Doenças hereditárias

Doenças de cachorro poodle

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 25 abril 2023
Doenças de cachorro poodle
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Antigamente, o poodle era considerado uma raça exclusiva da alta burguesia. Atualmente, ele ganhou popularidade, devido à sua atraente pelagem encaracolada, que lhe confere uma aparência elegante e um estilo único. De personalidade lúdica, eles são animais inteligentes que ficam alerta em qualquer circunstância.

Esta raça de origem francesa é propensa a sofrer certas doenças, principalmente genéticas e hereditárias. Assim, para além de conheces os cuidados com poodle, se você está interessado em adotar um, é hora de saber quais são para estar atentos a qualquer sinal. Continue lendo este artigo para saber quais são as doenças de cachorro poodle.

Também lhe pode interessar: Doenças comuns do Cocker Spaniel

Índice

  1. Doenças da vista
  2. Doenças de pele em cachorro poodle
  3. Doenças auditivas
  4. Doenças dos ossos
  5. Doenças neuronais
  6. Doenças hormonais

Doenças da vista

O poodle geralmente sofre de doenças da visão, pois, elas são hereditárias. Se você tem um animal de estimação desta raça, recomendamos que mantenha o controle médico adequado para evitar qualquer uma das seguintes doenças:

  • Catarata: afeta o cristalino, uma pequena lente localizada atrás da pupila e que permite que o olho se concentre. Elas ocorrem na forma de uma nebulosidade que cobre a superfície e afetam a capacidade de distinguir as coisas, fazendo com que os objetos sejam percebidos borrados, turvos ou menos coloridos.
  • Atrofia progressiva da retina: a deterioração progressiva dos fotorreceptores encontrados na retina que impede a captação de luz. Pode ser evitada se detectada precocemente, caso contrário, causa a perda total da visão.
  • Glaucoma: é uma doença silenciosa e difícil de detectar, na qual a visão é reduzida quase imperceptivelmente, até que o animal esteja completamente cego.
  • Entrópio: ocorre quando a superfície da pálpebra se inverte e invade a área dos olhos, causando desconforto, prurido, úlceras e, em casos extremos, cegueira total.
Doenças de cachorro poodle - Doenças da vista

Doenças de pele em cachorro poodle

Quando se trata de doenças de pele em cachorro, entre as doenças mais comuns que afetam esta raça, temos:

  • Adenite sebácea: é uma inflamação das glândulas da pele causada pelo acúmulo de gorduras. Provoca a perda de pelo, irritação, escamas, emanação de odores fortes, caspa, entre outros sinais. É possível que piore com outras infecções, devido ao coçar constante do animal.
  • Fungos: são causados ​​por parasitas que afetam a pele, o pelo ou as unhas dos cães. Eles se manifestam principalmente como uma mancha na área afetada. São muito infecciosos, por isso, é recomendado manter as crianças longe do contato do animal enquanto durar o tratamento.
  • Alergias: Os poodles geralmente são bastante alérgicos a inúmeros elementos, como poeira, pólen, mofo, saliva de pulgas, entre outros. Se manifestam principalmente na pele, causando irritação e coceira, especialmente no rosto, abdômen e pernas. Se suspeitar, o veterinário pode recomendar a realização de qualquer um dos testes de alergia para cães.
  • Pioderma: é uma infecção causada por bactérias, que geram o aparecimento de parasitos, úlceras cobertas de pus, diferentes tipos de alergias, inchaço, prurido, entre outras doenças.
Doenças de cachorro poodle - Doenças de pele em cachorro poodle

Doenças auditivas

A otite externa é a doença do ouvido que mais afeta os poodles. Provoca inflamação desde tímpano até o exterior, inchaço, vermelhidão, abundantes secreções e mau odor. Todos esses sinais facilitam a detecção. Além disso, o intenso prurido leva o cão a coçar constantemente, o que causa e sangra muitas vezes. A otite em cães geralmente tem um prognóstico favorável, especialmente se for detectada imediatamente.

Doenças dos ossos

Patologias ósseas e de extremidades são comuns em poodles, dentre as quais é possível citar:

  • Displasia de quadril: é uma doença genética, que se manifesta de forma progressiva e degenerativa. Afeta a estrutura anatômica do cão, especificamente na área do quadril. A doença danifica a parte de trás do corpo do cão, causando dor intensa, claudicação e até mesmo comportamentos relacionados à agressão. É recomendado consultar um veterinário para assumir o controle adequado da doença e, assim, dar ao seu amigo peludo uma melhor qualidade de vida.
  • Luxação da patela: afeta a patela, osso localizado em um pequeno sulco do fêmur. A luxação ocorre quando o osso se desloca do seu lugar, causando claudicação, devido à dor. É tratado principalmente com cirurgia, embora também possa acontecer que o osso retorne ao local após alguns minutos.
  • Doença de Legg-Calvé-Perthes: é uma desintegração que ocorre na cabeça do fêmur, osso localizado nas patas traseiras. O fêmur se degenera repentinamente, causando dor intensa, devido à qual o cão manca, podendo até ficar incapacitado.
Doenças de cachorro poodle - Doenças dos ossos

Doenças neuronais

Quando se trata de patologias neurológicas, a que mais afeta os poodles é a epilepsia em cães. É uma doença genética e hereditária, caracterizada pela produção de pequenas descargas elétricas no cérebro, resultando em convulsões. Durante episódios de crise, observa-se espuma no focinho e o cão perde a consciência. Se o seu poodle sofre de epilepsia ou teve convulsões, vá ao veterinário imediatamente: com o tratamento certo, ele pode levar uma vida normal.

Doenças hormonais

Em geral, a doença hormonal que mais afeta essa raça é o hipotireoidismo canino. O hormônio tireoidiano é responsável por gerenciar o funcionamento adequado de todos os órgãos do corpo. Quando esta doença ocorre, há uma diminuição de hormônio no sangue, causando uma perda de tensão nos ligamentos, tendões e músculos; esta ocasiona atrito entre as cartilagens, para finalmente danificar as articulações.

O cão que sofre desta condição se fatiga facilmente durante as atividades físicas, aumenta o peso e os seus movimentos se tornam desajeitados. Eles também podem começar a mostrar comportamentos relacionados à agressividade ou ritmo cardíaco anormal. Se você suspeitar o aparecimento desta ou de outras doenças, procure o veterinário.

Doenças de cachorro poodle - Doenças hormonais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças de cachorro poodle, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Mazilda
O meu falecido poodle de 16 anos tinha alergia a flor. Menos lavanda.
A sua avaliação:
Decio Rodrigues Coutinho
Minha cachorrinha poddle tem oito anos e de 2 meses para cá ela apresenta um quadro diferente no modo de andar. Ela joga as
patas trarzeiras como se estivesse escorregando. a visao dela tambem esta ruim.
JOSE TEIXEIRA DANTAS
Tenho um poodle e o mesmo apresenta umas feridas no corpo inteiro. Que remédio devo dar pra ele
Luísa Savala
Oi José! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, também não recomendamos que você medique o seu pet sem recomendação profissional. Por isso, o mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
SERGIO GONÇALVES DOS SANTOS
Tenho uma Pet Poodle Toy que fez agora este mês 09 anos. A mesma apresenta um quadro de saúde, que constantemente ele cai para os lados, já levei a vários veterinários do Rio, Minas e São Paulo e eles sempre aproveitam da situação indicando diversos tipos de tratamento que não levam a uma solução definitiva. Gostaria de saber, se vcs podem me indicar um veterinário que de alguma forma possa me orientar um tratamento específico para a minha cachorrinha, não importa em que cidade brasileira o veterinário trabalhe, só quero que minha amiguinha fique curada.
Kaka
Vc ja tentou fazes acupuntura?


Sergio Gonçalves dos Santos
Kaka, já tentei tratamento com acupuntura por diversos meses e não surtiu nenhum tipo de benefício, ao final descobri que o profissional estava tirando proveito da situação.
Lucia
Oi
Tenho uma poodle de 6 anos, que esta apresentando esse problema, levei a ao veterinário especialista em neurologia, e foi feito varias testes clínicos e verificada um problema de ordem neurológico, esse diagnostico vai ser confirmado após mais um exame.....ela foi medicada e ja recuperou um pouco o equilíbrio .
RLG
Sérgio, meu Poodle tem 12 anos e desde que o adotei ele apresenta sempre algum tipo de problema semelhantes ao que relatastes. Bem, já tentei de tudo também e surtiu pouco ou nenhum efeito os tratamentos que eu tentei. Mas não desista e quando encontrar o tratamento, compartilhe.
A sua avaliação:
Marcus Marquezotti dos Santos
Minha cachorrinha poodle tem uma alergia constante (fizemos de tudo)nada resolveu até hj. Teria algum medicamento caseiro ou remédio q pudessem indicar?
Luísa Savala
Oi Marcus! Esse artigo sobre remédio para alergia de cachorro pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-alergia-de-cachorro-22737.html
No entanto, indicamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
EDER BARROS DA CRUZ MOTA
Sérgio eu só quero parabeniza-lo pela forma e cuidado que tem com a sua cachorrinha. Espero que consiga resolver o problema.
Angelica Guarnier Jouri
Impressionante!!! Mas o meu cachorro é um poodle de 5 anos e 5 meses e pesa 4,900 Kg. Fiz sérios tratamentos dele com dermatologista, por conta de alergia! A otite eu trato constantemente porque é crônica! Já fez cirurgia por ruptura no ligamento cruzado da pata traseira esquerda! Agora constatou -se displasia coxo-femural! Desde os três meses de idade já está tomando o gardenal com o Brometo de Potássio por conta da epilepsia!
Bom! Esse é meu filhote! Nasceu com apenas 180 gramas!!!! Isso mesmo! 180 gramas!
E ele vive comigo. Mas confesso q anda meio baqueado agora por conta da displasia. Mas não deixo ele esmorecer.
Amo demais e o trato muito bem
A sua avaliação:
Taiane Meneses Rosa
O poodle pode ter a tendência de ter artrite e quais os sintomas.
1 de 5
Doenças de cachorro poodle