Doenças de cachorro poodle
Ver fichas de Cachorros
Antigamente, o poodle era considerado uma raça exclusiva da alta burguesia. Atualmente, ele ganhou popularidade, devido à sua atraente pelagem encaracolada, que lhe confere uma aparência elegante e um estilo único. De personalidade lúdica, eles são animais inteligentes que ficam alerta em qualquer circunstância.
Esta raça de origem francesa é propensa a sofrer certas doenças, principalmente genéticas e hereditárias. Assim, para além de conheces os cuidados com poodle, se você está interessado em adotar um, é hora de saber quais são para estar atentos a qualquer sinal. Continue lendo este artigo para saber quais são as doenças de cachorro poodle.
Doenças da vista
O poodle geralmente sofre de doenças da visão, pois, elas são hereditárias. Se você tem um animal de estimação desta raça, recomendamos que mantenha o controle médico adequado para evitar qualquer uma das seguintes doenças:
- Catarata: afeta o cristalino, uma pequena lente localizada atrás da pupila e que permite que o olho se concentre. Elas ocorrem na forma de uma nebulosidade que cobre a superfície e afetam a capacidade de distinguir as coisas, fazendo com que os objetos sejam percebidos borrados, turvos ou menos coloridos.
- Atrofia progressiva da retina: a deterioração progressiva dos fotorreceptores encontrados na retina que impede a captação de luz. Pode ser evitada se detectada precocemente, caso contrário, causa a perda total da visão.
- Glaucoma: é uma doença silenciosa e difícil de detectar, na qual a visão é reduzida quase imperceptivelmente, até que o animal esteja completamente cego.
- Entrópio: ocorre quando a superfície da pálpebra se inverte e invade a área dos olhos, causando desconforto, prurido, úlceras e, em casos extremos, cegueira total.
Doenças de pele em cachorro poodle
Quando se trata de doenças de pele em cachorro, entre as doenças mais comuns que afetam esta raça, temos:
- Adenite sebácea: é uma inflamação das glândulas da pele causada pelo acúmulo de gorduras. Provoca a perda de pelo, irritação, escamas, emanação de odores fortes, caspa, entre outros sinais. É possível que piore com outras infecções, devido ao coçar constante do animal.
- Fungos: são causados por parasitas que afetam a pele, o pelo ou as unhas dos cães. Eles se manifestam principalmente como uma mancha na área afetada. São muito infecciosos, por isso, é recomendado manter as crianças longe do contato do animal enquanto durar o tratamento.
- Alergias: Os poodles geralmente são bastante alérgicos a inúmeros elementos, como poeira, pólen, mofo, saliva de pulgas, entre outros. Se manifestam principalmente na pele, causando irritação e coceira, especialmente no rosto, abdômen e pernas. Se suspeitar, o veterinário pode recomendar a realização de qualquer um dos testes de alergia para cães.
- Pioderma: é uma infecção causada por bactérias, que geram o aparecimento de parasitos, úlceras cobertas de pus, diferentes tipos de alergias, inchaço, prurido, entre outras doenças.
Doenças auditivas
A otite externa é a doença do ouvido que mais afeta os poodles. Provoca inflamação desde tímpano até o exterior, inchaço, vermelhidão, abundantes secreções e mau odor. Todos esses sinais facilitam a detecção. Além disso, o intenso prurido leva o cão a coçar constantemente, o que causa e sangra muitas vezes. A otite em cães geralmente tem um prognóstico favorável, especialmente se for detectada imediatamente.
Doenças dos ossos
Patologias ósseas e de extremidades são comuns em poodles, dentre as quais é possível citar:
- Displasia de quadril: é uma doença genética, que se manifesta de forma progressiva e degenerativa. Afeta a estrutura anatômica do cão, especificamente na área do quadril. A doença danifica a parte de trás do corpo do cão, causando dor intensa, claudicação e até mesmo comportamentos relacionados à agressão. É recomendado consultar um veterinário para assumir o controle adequado da doença e, assim, dar ao seu amigo peludo uma melhor qualidade de vida.
- Luxação da patela: afeta a patela, osso localizado em um pequeno sulco do fêmur. A luxação ocorre quando o osso se desloca do seu lugar, causando claudicação, devido à dor. É tratado principalmente com cirurgia, embora também possa acontecer que o osso retorne ao local após alguns minutos.
- Doença de Legg-Calvé-Perthes: é uma desintegração que ocorre na cabeça do fêmur, osso localizado nas patas traseiras. O fêmur se degenera repentinamente, causando dor intensa, devido à qual o cão manca, podendo até ficar incapacitado.
Doenças neuronais
Quando se trata de patologias neurológicas, a que mais afeta os poodles é a epilepsia em cães. É uma doença genética e hereditária, caracterizada pela produção de pequenas descargas elétricas no cérebro, resultando em convulsões. Durante episódios de crise, observa-se espuma no focinho e o cão perde a consciência. Se o seu poodle sofre de epilepsia ou teve convulsões, vá ao veterinário imediatamente: com o tratamento certo, ele pode levar uma vida normal.
Doenças hormonais
Em geral, a doença hormonal que mais afeta essa raça é o hipotireoidismo canino. O hormônio tireoidiano é responsável por gerenciar o funcionamento adequado de todos os órgãos do corpo. Quando esta doença ocorre, há uma diminuição de hormônio no sangue, causando uma perda de tensão nos ligamentos, tendões e músculos; esta ocasiona atrito entre as cartilagens, para finalmente danificar as articulações.
O cão que sofre desta condição se fatiga facilmente durante as atividades físicas, aumenta o peso e os seus movimentos se tornam desajeitados. Eles também podem começar a mostrar comportamentos relacionados à agressividade ou ritmo cardíaco anormal. Se você suspeitar o aparecimento desta ou de outras doenças, procure o veterinário.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças de cachorro poodle, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.