menu
Partilhar

Quantos dedos tem um gato?

Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 5 julho 2023
Quantos dedos tem um gato?

Ver fichas de  Gatos

Você já se perguntou quantos dedos tem um gato? Bem, muitas pessoas podem pensar que os dedos dos gatos podem ser contados pela quantidade de almofadinhas nas patas, ou que os bichanos possuam 20 dedos, assim como o ser humano. Porém, as patas dos gatos geralmente possuem 18 dedos, 5 em cada uma das patas da frente e 4 em cada uma das patas de trás. Mas existe uma razão para essa quantidade de dedos? E será que essa quantidade de dedos pode variar?

Bem, não se preocupe se o seu gatinho apresenta mais que 18 dedos. Neste artigo do Perito Animal compartilharemos informações que podem ser úteis para sanar suas dúvidas em relação a quantos dedos tem um gato.

Também lhe pode interessar: Quantos dentes tem um gato?

Contar os dedos de seu gato

Se em algum momento você já tentou contar a quantidade de dedos que o seu gato possui, muito provavelmente ele ficou incomodado com a situação, tentando escapar de você. Os gatos apresentam sensibilidade em diversas regiões de seus corpo, e as patas fazem parte dessas regiões sensíveis. O seu bichano sente um incomodo quando você toca em suas patas, e isso torna a contagem de seus dedos uma situação que pode ocasionar alguns arranhões.

Quantos dedos tem um gato?

Os gatos geralmente possuem 18 dedos, 5 dedos em cada uma das patas da frente, e 4 dedos em cada uma das patas de trás. Mas qual a motivo dessa diferença de dedos entre as patas da frente e as patas de trás? Bem, acredita-se que os dedos auxiliam na sustentação do gato, facilitando a sustentação de seu corpo e sua locomoção. A grande diferença é um dedo "extra" que o seu gato possui em suas patas da frente.

Esse dedo "extra" tem o nome de ergot, e tem função muito importante de garantir firmeza aos movimentos do seu gato, o auxiliando em escaladas e/ou quando agarra sua presa. Dessa forma, essa diferença entre a quantidade de dedos entre as patas da frente e as patas de trás é uma característica comum à gatos sadios.

Anatomia das patas dos gatos

As patas dos gatos são estruturas complexas e adaptadas para suas necessidades de locomoção e habilidades de caça. Cada pata consiste em uma série de ossos, articulações, músculos e tecidos conectivos que trabalham em conjunto para proporcionar agilidade e equilíbrio. As garras retráteis localizadas nas patas podem ser estendidas quando necessário e, por serem afiadas, permitem que os gatos se agarrem a superfícies, escalando árvores ou capturando presas com precisão.

As almofadas das patas são cobertas por uma camada de pele grossa e resiliente, oferecendo proteção contra impactos e ajudando na absorção de choque durante os saltos e corridas. Além disso, as patas dos gatos possuem uma alta densidade de receptores sensoriais, permitindo-lhes detectar informações táteis, como texturas e vibrações sutis, auxiliando na exploração do ambiente e na caça. A anatomia especializada das patas dos gatos é uma parte fundamental de sua habilidade felina e contribui para sua destreza e mobilidade excepcionais.

Almofadinhas indicam quantidade de dedos?

A quantidade de almofadinhas que existe nas patas do seu gato não indica a quantidade de dedos que as patas possuem. O seu gatinho provavelmente tem 24 almofadinhas, 7 nas patas da frente e 5 nas patas de trás. O nome científico dessas almofadinhas é conxim, são formas de proteção para as patas do gato, e abafam o som de suas pegadas, o que é útil para quando seu gatinho quiser caçar. Podemos dizer então que os conxins tem uma função semelhante à uma sola de sapato para o seu bichano.

Além disso, existe um par de conxins em formato de gancho nos "pulsos" das patas da frente do seu gato que são muito importantes, pois eles tem a função de freio, impedindo que o animal escorregue, ou que possa parar rapidamente após umas corrida.

Podemos então dizer que as patas possuem um conxim para cada dedo, um conxim maior, e as patas da frente possuem um par de conxins em seus "pulsos" para frear seus movimentos.

Quantos dedos tem um gato? - Almofadinhas indicam quantidade de dedos?

Polidactilia em gatos

Você já ouviu falar de um gato polidáctilo? Se o seu gatinho possuir mais de 18 dedos, não se preocupe, isso é uma anomalia genética bem comum entre os gatos, e não traz nenhum risco à saúde e bem-estar para o seu bichinho. Essa condição é conhecida como polidactilia e ocorre por herança genética. Sendo assim, se um casal de gatos cruzar, e um deles for um gato com polidactilia, existe a chance de 50% de cada um de seus filhotes nascerem com a mesma condição.

Gatos com polidactilia podem possuir até mais de 7 dedos em cada uma de suas 4 patas, mas atingem principalmente as patas traseiras dos animais.

Existem dois tipos principais de polidactilia em gatos:

  • Polidactilia pré-axial: Nesse tipo, o dedo extra está próximo ao polegar e é bem formado e desenvolvido.
  • Polidactilia pós-axial: Nessa variação, o dedo extra está próximo ao dedo mínimo e é menos desenvolvido.

Em algumas regiões, como o Reino Unido, esses gatos são conhecidos como "cardi-cats" ou "gatos polidáctilos". Curiosamente, marinheiros dessas regiões acreditavam que esses gatos eram bons caçadores de presas pequenas, devido aos seus dedos extras, e costumavam tê-los como amuletos a bordo de seus barcos.

É importante destacar que a polidactilia em gatos não causa problemas de saúde adicionais, nem mesmo quando acompanhada de hipoplasia radial. A hipoplasia radial é uma condição em que o osso rádio das patas dianteiras não se desenvolve adequadamente, resultando em membros mais curtos e dificuldades de movimentação. No entanto, a hipoplasia radial não está diretamente relacionada à polidactilia, sendo uma condição separada causada por desenvolvimento ósseo insuficiente.

Em resumo, a polidactilia é uma característica intrigante nos gatos, resultado de mutações genéticas. Embora não cause problemas de saúde significativos, é importante entender suas causas e procurar informações sobre raças predispostas, caso você esteja pensando em adotar um gato com essa condição.

Quantos dedos tem um gato? - Polidactilia em gatos

Raças de gatos com polidactilia mais comum

Embora a polidactilia em gatos ocorra em todo o planeta, existem lugares em que há maior concentração de gatos com essa anomalia genética, como por exemplo raças americanas, asiáticas e europeias. Acredita-se que essa distribuição é resultado de uma cultura popular, que diz que gatos com polidactilia trazem boa sorte para marinheiros. Devido à isso, em muitas regiões é promovido o cruzamento de gatos com polidactilia, o que resultou em raças e linhagens que a polidactilia é um traço morfológico comum, como por exemplo os Maine Coons.

Mesmo assim, existe uma discussão sobre se essa condição genética deve ser incentivada por cruzamentos ou deve ser eliminada. Qual a sua opinião sobre isso?

É interessante destacar aqui que a polidactilia é raramente observada em felinos de grande porte, sendo registrada apenas em leopardos que viviam em cativeiro.

Agora que você já sabe quantos dedos tem um gato e conheceu mais sobre os gatos polidáctilos, não perca este outro artigo no qual falamos sobre quantos dentes tem um gato.

Quantos dedos tem um gato? - Raças de gatos com polidactilia mais comum

Quantas unhas tem um gato?

Os gatos, assim como a maioria dos mamíferos carnívoros, possuem 18 unhas no total, com exceção dos gatos polidáctilos, que podem ter um número maior de unhas devido a uma anomalia genética.

É importante ressaltar que as unhas dos gatos crescem continuamente. Para manter a saúde e o bem-estar do seu gato, é recomendado realizar a manutenção adequada das unhas, como a oferta de arranhadores apropriados para que ele possa afiar suas garras, além de realizar o corte regular das unhas para evitar que fiquem muito compridas e causem desconforto ao animal.

Neste artigo explicamos quando cortar as unhas de um gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dedos tem um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências

1- Porque meu cachorro tem 05 dedos na pata traseira <https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-cachorro-tem-5-dedos-nas-patas-traseiras-6090.html>

Bibliografia
  • Uma pequena intrudução à genética de felinos domésticos. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Rubens_Pazza/publication/309653509_Uma_pequena_introducao_a_genetica_de_felinos_domesticos/links/581bda8108ae40da2ca9241d/Uma-pequena-introducao-a-genetica-de-felinos-domesticos.pdf>
  • Principais afecções congênitas de conceptos felinos - revisão. Disponível em: <http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/1381>.
  • Percy, A. (2009). La magia de los gatos. Grup Editorial 62 S.L.U., Ediciones Luciérnaga.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Adriana Cristina de Moraes
Observei que meus gato tem 9 unhas em cada pata dianteira. Pôr que?
A sua avaliação:
Gabriel Mendes
quantas unhas tem um gato?
Quantos dedos tem um gato?
1 de 4
Quantos dedos tem um gato?

Voltar ao topo da página