Por que há sangue no olho do cachorro? - Causas e tratamento
Ver fichas de Cachorros
Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar de uma situação que pode constituir uma emergência e que, portanto, exigirá atenção veterinária imediata. Agora vamos explicar o que fazer se nosso cachorro estiver com sangue no olho.
Sangrar em um órgão tão sensível é sempre motivo de alarme, por isso vamos ver o que pode causar isso, para tentar evitá-lo e descobrir qual é o tratamento mais adequado. Veremos também como distinguir entre um ferimento menos e mais grave, que exigirá intervenção veterinária. Boa leitura.
Por que há sangue no olho do cachorro?
Os olhos são órgãos suscetíveis a traumas devido a diferentes causas. Assim, poderemos observar uma mancha vermelha no olho do cachorro ou, de fato, sangue, após determinadas situações, tais como:
- Batidas na cabeça, que podem ser causados por brincar, saltar ou ser atropelados.
- Contato com arbustos ou qualquer objeto vegetal ou cortante capaz de causar perfurações no impacto ou permanecer alojado dentro do olho.
- Arranhões ou lesões similares que podem ocorrer durante o jogo com conspecíficos ou interações com outros animais. O aranhão de um gato é comum.
- Um cão com um problema ocular ou um corpo estranho no olho pode causar ferimentos se for arranhado ou esfregado contra objetos.
- Se os olhos entrarem em contato com substâncias irritantes, também ocorrerão lesões de gravidade variável.
Estas lesões podem explicar porque há sangue no olho do cachorro. Os cães mais jovens são mais propensos a esses acidentes, pois são mais brincalhões, têm menos controle sobre seu ambiente ou têm menos experiência em relação a outros animais.
A gravidade das lesões oculares em cães
Se notarmos que há sangue no olho do cachorro, a primeira coisa que devemos fazer é manter a calma e tentar examiná-lo. Para isso, devemos segurar sua cabeça com firmeza, mas suavemente e, circundando o olho machucado com nossas mãos, usaremos ambos os polegares para separar as pálpebras e, assim, ser capazes de examinar o olho por dentro e por fora. Se o olho do cão estiver ensanguentado, podemos primeiro lavá-lo com solução salina ou água, que aplicaremos diretamente em um jato (de uma seringa, por exemplo).
Se o cão estiver muito nervoso, devemos procurar ajuda, pois movimentos bruscos podem agravar a lesão. Se virmos um corpo estranho, podemos tentar removê-lo com a ajuda de gaze, desde que não esteja preso no olho, caso em que teremos que visitar o veterinário. Se formos capazes de ver uma ferida e ela estiver sobre as pálpebras sem afetar a integridade do globo ocular, podemos limpá-la com soro e observá-la. Se o cão se machuca ainda mais ao tentar se coçar, podemos usar um colar elizabetano para evitar que ele o faça. Se notarmos um agravamento, devemos consultar nosso veterinário no caso de ser necessário tratar com um medicamento.
Na região dos olhos não podemos usar os mesmos produtos que para o resto do corpo, pois eles podem causar irritação. Lesões graves, nas quais podemos observar um derrame ocular, ou seja, uma hemorragia dentro do olho do cão, ou uma alteração de sua morfologia habitual, constituem uma emergência que deve ser tratada imediatamente por nosso veterinário.
Neste outro artigo falamos sofre as feridas ao redor dos olhos do cachorro, suas causas e tratamentos.
Luxação do globo ocular em cães
Nos casos mais graves, o sangue no olho do cachorro esconde o deslocamento ou protrusão do globo ocular, o que significa que o olho está fora de sua órbita. Este problema é mais comum em cães com olhos salientes, como pugs ou bulldogs franceses. Batidas e mordidas são frequentemente as causas desta situação, que é uma emergência veterinária.
Ao levar o animal para a clínica veterinária é muito importante manter o cão muito calmo porque o possível desgaste a levá-lo podem fazer com que o olho se projete ainda mais e as pálpebras se fechem para trás. Quanto mais tempo for necessário para buscar assistência, mais difícil será retornar os olhos à sua posição correta, daí a importância da atenção imediata. Um pano ou gaze pode ser embebido em soro fisiológico ou água para cobrir o olho e evitar que o cão o toque durante o transporte.
Tratamento e prevenção das lesões oculares em cachorros
Como vimos, se há sangue no olho do cachorro, o tratamento dependerá da gravidade da lesão. Como medidas gerais, podemos destacar o seguinte:
- Limpar, examinar e visitar o veterinário se a ferida estiver dentro do olho, se sua morfologia tiver mudado ou se o sangramento for profuso.
- Evite que o cão se toque, mesmo usando um colar elizabetano.
- Aplique o medicamento prescrito pelo veterinário.
- Mantenha o cão em um ambiente seguro, longe de substâncias irritantes.
- Controle as interações com outros animais.
- Passeie com ele usando peitoral ou arnês para evitar que seja atropelado ou entre em áreas de vegetação densa.
Agora que você já sabe as causas e o que fazer se observar sangue no olho do cachorro, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre como os cachorros enxergam:
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que há sangue no olho do cachorro? - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.