Problemas oculares

Olho do gato tremendo - Causas e tratamento

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 16 outubro 2023
Olho do gato tremendo - Causas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os olhos são órgãos intimamente interligados como o sistema nervoso central, podendo nos dizer muito do que está acontecendo no corpo do animal. Algumas doenças de origem neurológica podem manifestar alguns sintomas nos olhos, além de outras patologias oriundas de partes diversas do corpo. É o que chamamos de manifestações oculares de doenças sistêmicas.

O nome parece complicado, mas é bem fácil de entender. Os olhos apresentam alterações em decorrência de doenças em outros órgãos do corpo, como por exemplo o nistagmo, uma disfunção que provoca movimentos involuntários, oscilatórios rítmicos e repetitivos nos olhos, parecendo um tremor. Pode ser causado por fatores como síndromes neurológicas, problemas oftálmicos, anomalias congênitas, doenças inflamatórias e hipotiroidismo.

Ficar atento a alterações de comportamento no gato, assim como em outros sintomas, é de fundamental importância para o diagnóstico e tratamento das doenças. Algumas patologias exigem um tratamento rápido e eficaz para que não se agrave em pouco tempo. Este artigo do PeritoAnimal fala sobre o nistagmo, aquele tremor que acontece no olho do gato mesmo quando acordado. Se você ficou curioso com o assunto, aproveite todas as dicas e fique por dentro do assunto!

Índice

  1. Nistagmo felino: o que é e como identificar
  2. Como identificar uma doença no olho do gato?
  3. Os olhos dos gatos tremem por estresse?
  4. Como tratar o olho do gato quando está tremendo?
  5. Principais doenças nos olhos dos gatos
  6. Quando devo me preocupar com problemas nos olhos dos gatos?
  7. Como cuidar dos olhos dos gatos?

Nistagmo felino: o que é e como identificar

O nistagmo é definido como oscilações rítmicas involuntárias dos olhos. No nistagmo fisiológico, quando a cabeça se movimenta para um lado, as células pilosas dos receptores vestibulares desse lado são estimuladas, fazendo com que os olhos se movam devagar na direção oposta, seguindo-se um movimento rápido para a direção do movimento da cabeça, passando a ocupar uma posição mais centralizada. Esta fase rápida ocorre quando a tensão nos músculos extraoculares atinge o seu limite, provocando um movimento corretivo dos olhos na direção do movimento da cabeça. Este movimento ocorre devido à fixação do olhar num ponto durante um breve momento, antes de se fixar rapidamente na nova posição. A fase lenta deste reflexo envolve os receptores vestibulares no labirinto membranoso, e a fase rápida envolve os núcleos vestibulares no tronco cerebral.

Apresentar nistagmo quando a cabeça está parada pode ser um sintoma de que algum problema está ocorrendo no sistema nervoso central. Essa alteração ocular pode acontecer de 3 maneiras diferentes, descrito pelos tutores com um tremor nos olhos do gato:

  1. Nistagmo horizontal: movimentos laterais dos olhos;
  2. Nistagmo vertical: deslocamento superior-inferior (para cima e para baixo);
  3. Nistagmo rotativo: movimentos circulares dos olhos.

Todos os tipos de nistagmo apresentados com a cabeça parada devem ser investigados.

Como identificar uma doença no olho do gato?

Os olhos dos gatos, quando saudáveis, são brilhosos, bem lubrificados, sem vasos sanguíneos aparentes, com ausência de secreções e com as pálpebras bem abertas, quando atentos. A terceira pálpebra ou membrana nictitante não deve estar aparente, pois ela costuma ficar visível quando ocorre alguma irritação no olho, protegendo-o de agressões.

Gatos com olhos semiabertos, com secreções e a terceira pálpebra aparente podem estar padecendo de alguma inflamação, como uma conjuntivite. Os gatos possuem hábitos de higiene rigorosos, inclusive nos olhos, que sempre estão bem limpos e sem secreções.

Os olhos dos gatos tremem por estresse?

Por mais que pareça uma reação comum para os humanos, ficar com o olho tremendo por estresse não é uma situação que ocorre com o gato. Os sinais de estresse nos felinos são outros, como bufar, ficar ofegante, agredir, tentar se esconder e até mesmo atacar.

Como tratar o olho do gato quando está tremendo?

A primeira atitude a ser tomada pelo tutor é levar o gato para uma avaliação do médico veterinário. Nistagmo pode ser um sintoma de alguma doença grave, que não deve ser negligenciada ou tratada em casa, sem orientação profissional. O animal deverá ser submetido a um detalhado exame neurológico, acompanhado de exames complementares, assim como uma boa avaliação dos olhos e dos ouvidos.

Olho do gato tremendo - Causas e tratamento - Como tratar o olho do gato quando está tremendo?

Principais doenças nos olhos dos gatos

Os gatos padecem de várias doenças oftalmológicas, sendo comum a ocorrência de conjuntivite viral e bacteriana, principalmente nos filhotes. O complexo respiratório felino refere-se à apresentação aguda característica de doença respiratória contagiosa ou ocular causada por um ou múltiplos patógenos.

Além da conjuntivite, os agentes causadores da doença podem danificar a córnea, resultando em úlceras e até mesmo perfuração do órgão. Essas lesões causam muita dor e incômodo no gato, podendo levar o animal à cegueira caso não seja tratado a tempo. Filhotes são mais afetados por não possuírem imunidade contra os vírus e bactérias envolvidos, mas os sintomas são os mesmo que nos adultos.

As lacerações nas pálpebras também são comuns nos gatos, principalmente nos machos não castrados, que frequentam a rua e brigam por território e fêmeas. As unhas podem ferir as pálpebras e a córnea durante uma luta, resultando em lesões infeccionadas e dolorosas. Lesões na córnea podem se tornar graves se não tratadas rapidamente, evoluindo para a perfuração e a cegueira.

Quando devo me preocupar com problemas nos olhos dos gatos?

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis, devendo receber cuidados diários. Quando o gato apresentar qualquer alteração oftalmológica, já deverá receber o tratamento adequado, para não correr o risco de ter a situação agravada. Algumas doenças só serão curadas se tratadas precocemente, o que mostra a necessidade de um socorro rápido e efetivo para as patologias oftalmológicas.

Olhos com ferimentos, com secreções, dor para abrir as pálpebras, terceira pálpebra aparente, dificuldades para enxergar e desconforto são sintomas de que o bichano precisa de ajuda. Alguns animais podem coçar os olhos, com o objetivo de se livrar do incômodo, ferindo mais ainda o órgão, causando ferimento na córnea e gerando mais dor. Por isso, diante da menor alteração nos olhos do gato, preste socorro o mais breve possível, sempre com a orientação de um médico veterinário especializado.

Como cuidar dos olhos dos gatos?

Um gato saudável não precisará de muitos cuidados com seus olhos, sendo a higiene realizada por ele mesmo, durante seu “banho de língua”. A melhor maneira de cuidar dos olhos do gato é dar um tratamento adequado para o animal como um todo, com boa alimentação, vacinação em dia, ambiente agradável e seguro e evitar as brigas entre eles.

Você pode encontrar mais informações sobre como limpar os olhos do gato, neste artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Olho do gato tremendo - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • Antunes, J.R. Síndrome vestibular periférica em gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1016. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148181/001000739.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/09/2023.
  • Lopes, L.R. Manejo de doenças infecciosas em gatos de abrigos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/95096/000917526.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Olho do gato tremendo - Causas e tratamento