menu
Partilhar

O que é melhor, coleira ou arnês para cães?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 22 maio 2021
O que é melhor, coleira ou arnês para cães?

Ver fichas de  Cachorros

Há algumas coisas que devemos levar em conta ao escolher a coleira ou o arnês para cães. Há muitas variáveis no mercado com cores e formas que podem nos deixar em dúvida sobre qual escolher. No entanto, o principal fator que devemos levar em consideração é o conforto para o nosso amigo peludo durante o passeio.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos analisar e responder à eterna questão sobre o que é melhor, coleira ou arnês para cães. Avaliaremos os benefícios e desvantagens de cada um para que você possa escolher o mais adequado para você e seu companheiro de quatro patas. Boa leitura.

O uso da coleira para cachorro

Os colares para cachorro são mais antigos e sempre tiveram melhor marketing, portanto é comum que as pessoas nem cheguem a considerar a opção do arnês para cães por simples desconhecimento de sua existência. Mas há alguns anos veterinários e profissionais do mundo pet passaram a questionar o uso da coleira e iniciaram uma busca por melhores alternativas de acessórios para os passeios caninos.

Há várias razões que explicam por que os colares são cada vez menos escolhidos pelos tutores, aconselhados por veterinários e/ou etólogos. A coleira está localizada no pescoço do animal, uma região que abriga uma série de estruturas muito importantes que, se feridas, causarão dor e outros tipos de problema para nosso companheiro de quatro patas.

Dentre os danos físicos causados pelo uso de coleira entre os cachorros, estão:

  • Contratura muscular
  • Pinçamento da medula espinhal
  • Problemas neurológicos devido aos vasos e nervos
  • Problemas de tireóide
  • Alterações respiratórias como tosse crônica quando a traqueia passa por esta área

Estes danos geralmente aparecem quando o cachorro ou seu tutor têm o costume de puxar a guia com força durante um passeio (quando ele fica animado a ver outro animal e quer correr em sua direção ou quando queremos impedir que ele se aproxime de algo). Os problemas que mencionamos também podem surgir quando usamos a coleira como ferramenta de punição, tal como pendurando o cachorro pela coleira ou semi-pendurada, prática totalmente condenável e até mesmo proibida em alguns países.

Além disso, os cachorros reativos que atacam outros cães, acabam tendo uma má associação com o passeio ou com a coleira, devido às fortes puxadas que recebem, o que acabará condicionando o comportamento do cachorro com uma maior agressividade, com nervosismo ou até mesmo com medo. Portanto, não é estranho que eles fiquem relutantes em querer sair ou a colocar a guia com o colar, pois ele pode associar tais acessórios a desconforto ou dor.

Levando tudo isso em consideração, a coleira pode sim ser indicada para cachorros muito tranquilos, que passeiam bem, sem solavancos. Neste caso, a coleira pode ser considerada um ornamento ou uma boa ferramenta e não um elemento de tortura, como nos casos mencionados acima. Além disso, para aqueles que decidem de qualquer forma colocar uma coleira em seu cachoro, é interessante buscar boas opções pois existem no mercado algumas coleiras feitas com materiais menos nocivos ou acolchoadas na área de contato com o animal.

Neste outro artigo do PeritoAnimal falamos sobre como ensinar o cachorro a usar a coleira e guia.

O que é melhor, coleira ou arnês para cães? - O uso da coleira para cachorro

Características do arnês para cães

O arnês para cães ou também chamado peitoral não é a solução para todos os problemas, mas sim, é menos prejudicial e mais vantajoso que a coleira, pois evita danos físicos significativos, tais como os mencionados na seção anterior.

Por outro lado, também há considerações que devemos ter em mente ao escolher o arnês certo para nosso cão: devemos escolher aquele que não cause danos físicos, ou seja, seu material deve ser macio, de forma com que não provoque lesões em áreas de fricção como axilas e peitoral; deve ser feito de material que permita transpiração; e o anel de fixação à guia deve estar na parte de trás, de modo que a força seja distribuída por todo o corpo e não centralizada nos membros dianteiros.

Devemos saber colocar o arnês de forma correta, nunca imediatamente atrás dos cotovelos para que não esfregue nas axilas, não comprometa o livre movimento de nosso canino, e deve ir sobre o peito ou esterno e nunca sobre o pescoço.

Sendo assim, entre o arnês para cães é indicado para:

  • Cachorros que possuem problemas respiratórios.
  • Cachorros que praticam esportes.
  • Cães que precisam de um controle maior durante os passeios.

Entre os benefícios do arnês para cães, estão:

  • Ele estimula o cachorro a caminhar ao seu lado durante um passeio.
  • Não impõe tensão no pescoço do pet.
  • Auxilia em um passeio mais tranquilo com o cachorro.
O que é melhor, coleira ou arnês para cães? - Características do arnês para cães

O que é melhor, coleira ou arnês para cães?

Em resumo, o arnês é mais apropriado para cães, não importa o tamanho ou a idade. É um acessório bastante útil para animais medrosos, agressivos ou que tenham problema de comportamento. Por outro lado, nós o recomendamos por ser o que causará menos aversão ao ambiente externo ao nosso cão, além de proporcionar mais conforto.

Se você preferir uma coleira de qualquer forma, deixamos algumas recomendações para escolhê-la:

  • A coleira deve ser larga
  • A guia deve ficar solta durante a caminhada
  • Nada de correntes
  • As melhores opções são as mais almofadadas.
  • As coleiras mais profissionais são feitas de materiais semelhantes aos dos cintos de segurança ou com tecidos resistentes
  • Há opções feitas de outros materiais como o nylon e diferentes tipos de elásticos, o importante é que ela seja residente para aguentar possíveis estirões e evitar que se rompa durante um passeio

Agora que você já sabe como escolher entre a coleira e o arnês para cães, não deixe de conferir o vídeo que preparamos para você no canal do PeritoAnimal no YouTube sobre este mesmo tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é melhor, coleira ou arnês para cães?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • AMERICAN KENNEL CLUB. Is a dog harness better than a dog collar? Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/training/best-dog-harnesses/>. Acesso em 21 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que é melhor, coleira ou arnês para cães?
1 de 3
O que é melhor, coleira ou arnês para cães?

Voltar ao topo da página