Problemas oculares

Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 14 dezembro 2022
Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Acidentes oftalmológicos causados por traumas ocorrem frequentemente em gatos, principalmente com aqueles que passeiam pela rua, sendo os machos os mais afetados devido ao seu comportamento reprodutivo. Podemos incluir nesses acidentes os atropelamentos, brigas, quedas de grandes alturas, ferimentos por projéteis balísticos e, infelizmente, maus tratos. As quedas de janelas e sacadas de prédios ainda são as causas mais comuns e resultam em diversas lesões, como fraturas de mandíbula, de membros e do crânio. Por isso, quem deseja viver com um bichano em apartamento, precisa, antes de tudo, telar todas as janelas e sacadas, para evitar acidentes.

Traumas na cabeça podem resultar em lesões graves, tanto no sistema nervoso central como nos ossos do crânio, nos dentes e nos olhos. Dependendo do local atingido, o bulbo ocular pode se deslocar da órbita, resultando em prolapso ou proptose ocular. Trata-se de uma emergência, sendo necessário atendimento veterinário o quanto antes, para que seja evitada a perda do olho prolapsado. Além disso, a ruptura de estruturas adjacentes ao bulbo ocular, como músculos e vasos sanguíneos, causam hemorragia e muita dor, tornando a situação extremamente delicada para o gato e seu tutor. Mas o que fazer caso isso aconteça? Como tratar o prolapso no olho do gato? Se você já passou por isso ou quer saber mais sobre o assunto, não perca as informações e dicas que daremos neste artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. O que é prolapso do globo ocular em gatos?
  2. O que causa o prolapso no olho do gato?
  3. Sintomas do prolapso de globo ocular em felinos
  4. O que fazer quando a terceira pálpebra do gato aparece?
  5. Como tratar a Síndrome de Haw em gatos?
  6. Tratamento para o prolapso de globo ocular em gatos

O que é prolapso do globo ocular em gatos?

O prolapso do globo ocular ou proptose é o deslocamento anterior súbito do bulbo ocular, saindo da órbita. É como se o olho “pulasse” para fora do seu local anatômico, deixando as pálpebras dobradas e presas atrás dele. É considerado uma emergência cirúrgica e o reposicionamento do olho o mais rápido possível fornece melhores prognósticos de se manter as funções oculares.

O animal com proptose deve ser levado ao veterinário com uma compressa úmida sobre o olho atingido, para preservar a viabilidade do órgão. A demora para reposicionar o olho pode causar ressecamento na córnea e sua inflamação e, caso ocorra interrupção da irrigação sanguínea, pode haver necrose de tecidos e perda da visão.

O que causa o prolapso no olho do gato?

As causas mais comuns para o prolapso no olho do gato são traumas contusos na cabeça, como acidentes automobilísticos, mordidas ou quedas de grandes alturas. O prolapso do bulbo ocular é menos comum em gatos, quando comparado com cães, devido a diferenças conformacionais ósseas. Na maioria das raças felinas, o bulbo ocular está bem situado no fundo da órbita, com exposição mínima. A força física necessária para protruir um globo felino é consideravelmente maior quando comparada com a relativa facilidade com que alguns globos caninos podem ser expulsos da órbita, principalmente em raças braquicefálicas, como o pequinês e o shih tzu[1]. Gatos persas possuem a órbita menos profunda, ficando mais propensos à proptose.

Além do trauma, outras causas são apontadas: problemas dentários, corpos estranhos e neoplasias.

Sintomas do prolapso de globo ocular em felinos

O sintoma mais comum do prolapso no olho dos gatos é o bulbo ocular encontrar-se parcial ou totalmente fora da órbita, podendo haver grande quantidade de sangue e edema das estruturas. Caso o prolapso do bulbo ocular tenha acontecido há algum tempo, pode haver comprometimento da córnea (ceratite por exposição progressiva, perfuração ou necrose), além de músculos oculares rompidos e fraturas faciais.

O que fazer quando a terceira pálpebra do gato aparece?

A terceira pálpebra (ou membrana nictitante) é considerada uma estrutura de proteção móvel, localizada entre a córnea e a pálpebra inferior, coberta por conjuntiva, amparada por uma cartilagem em forma de T, com uma glândula lacrimal na base da cartilagem, responsável por 30% a 50% do total da produção do filme lacrimal.

Em um olho normal, a terceira pálpebra costuma se manter escondida, aparecendo geralmente quando o gato está quase dormindo ou com dor. No entanto, lesões na inervação desse órgão podem resultar em prolapso (quando a terceira pálpebra fica evidente) da membrana nictitante, ocorrendo de forma uni ou bilateral. Ainda, irritações e lesões oculares também podem ser agentes causadores desse sintoma, geralmente se apresentando de forma unilateral. A glândula da terceira pálpebra também pode sofrer prolapso quando inflamada, ficando exposta, com o aspecto de uma massa avermelhada (“olho de cereja”).

Como as causas para o prolapso de terceira pálpebra são diversos, o ideal é levar o bichano para uma avaliação do médico veterinário, que o examinará por inteiro, pois uma avaliação geral é de extrema importância para um diagnóstico preciso.

Abaixo, deixamos uma foto de um gato com a terceira pálpebra aparecendo em ambos os olhos.

Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento - O que fazer quando a terceira pálpebra do gato aparece?

Como tratar a Síndrome de Haw em gatos?

A Síndrome de Haw é a protrusão bilateral aguda da terceira pálpebra, a qual pode ser observada em felinos e que pode ser acompanhada ou não por doença gastrointestinal ou parasitária. A causa ainda é desconhecida, acreditando-se que decorra de doença na inervação simpática, de ganglionite simpática cervical anterior ou associada a infecções virais[2].

A síndrome afeta gatos com idade inferior a 3 anos e não possui predileção por sexo. A condição é autolimitante, indicando-se o tratamento apenas quando a protrusão da terceira pálpebra implica em déficit visual. A terapia deverá ser instituída pelo médico veterinário, que saberá qual o melhor medicamento a ser usado, a dosagem e qual o tempo necessário de utilização.

Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento - Como tratar a Síndrome de Haw em gatos?

Tratamento para o prolapso de globo ocular em gatos

O prolapso do globo ocular é considerado uma emergência. O reposicionamento do bulbo ocular é o procedimento indicado, exceto nos casos em que ocorra a extrusão ou destruição de suas estruturas internas, assim como naqueles com ruptura da maioria dos músculos extraoculares, presença de tecido necrótico ou altamente infeccionado, quando o tratamento de escolha será a enucleação. Caso o bulbo ainda se encontre íntegro, conforme a avaliação do médico veterinário, deve-se proceder o reposicionamento ocular, acompanhado de tarsorrafia (sutura das pálpebras) temporária, para evitar reincidência. Mesmo com um rápido reposicionamento do globo ocular, a perda da visão ainda pode acontecer.

Agora que você já sabe tudo sobre o prolapso no olho do gato, talvez possa se interessar pelo vídeo a seguir no qual explicamos por que os gatos ficam com as pupilas dilatadas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Referências
  1. Carozzo, M.B.A. Proptose ocular em cães e gatos: Revisão de Literatura. Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Agronomia e Veterinária, 2018. Disponível em https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/21300/1/2018_MariaBelenAritaCarozzo_tcc.pdf. Acesso em 13/12/2022.
  2. Corrêa, L.F.D. et al. Síndrome de Haw em Gatos. Acta Scientiae Veterinariae, 2014. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/2890/289039188008.pdf. Acesso em 13/12/2022.
Bibliografia
  • Lopes, R.S. Protrusão da glândula lacrimal da terceira pálpebra em gato: relato de caso. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, 2019. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14977/1/RSL04072019.pdf. Acesso em 13/12/2022.
  • Brandão, C.V.S, et al. Proptose em cães e gatos: análise retrospectiva de 64 casos. Archives of Veterinary Science, v.10, n.1, p.83-87, 2005. Disponível em https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/4089/3316. Acesso em 13/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Prolapso no olho do gato - Sintomas e tratamento