Medicamentos

Pode dar Buscopam para gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 31 março 2023
Pode dar Buscopam para gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos estão em toda parte: nas cidades, nas áreas rurais, nas casas, nos apartamentos e nas ruas, e cada vez mais próximos das pessoas. E essa proximidade, muitas vezes, torna-se perigosa quando os tutores resolvem medicar os bichanos com os mesmos remédios que eles costumam tomar. Todo medicamento é potencialmente tóxico quando administrado de forma incorreta, por isso é necessário conhecer seu mecanismo de ação, vias de administração e posologia, assegurando o tratamento adequado e seguro aos animais.

A espécie felina possui características fisiológicas únicas, que a tornam mais sensível a algumas substâncias. Por exemplo, temos a deficiência da enzima glicuranil transferase nos gatos, responsável pela biotransformação de muitos fármacos, além da maior propensão da hemoglobina felina em se oxidar, resultando em anemia. Neste artigo, responderemos a uma pergunta bastante comum entre tutores: pode dar Buscopan para gatos? Falaremos sobre as implicações deste medicamento bastante utilizado pelas pessoas, mas proibido para os gatos.

Também lhe pode interessar: Pode dar azitromicina para gatos?

Índice

  1. Para que serve o Buscopan?
  2. Pode dar Buscopan para gatos?
  3. Dosagem do Buscopan para gatos
  4. Contraindicações do Buscopan para gatos
  5. Reações adversas do Buscopan em gatos
  6. O que posso dar para o gato com cólicas abdominais?

Para que serve o Buscopan?

O Buscopan, nome comercial de um medicamento à base de butilbrometo de escopolamina, é oriundo de plantas da família Solanaceae, a qual inclui os gêneros Nicotiana (tabaco), com um número de plantas ornamentais como a Petunia, a Browallia, a Capsicum, Lycianthes, e plantas com alcaloides psicoativos, como a Datura, Mandragora e Belladonna. Os compostos tóxicos são os tropanos e dentro destes existem diversos alcaloides como a escopolamina, a atropina, a cocaína e a hiosciamina. Estes alcaloides têm fortes propriedades anticolinérgicas, que inibem os impulsos nervosos por meio do bloqueio dos receptores das células nervosas. Como um derivado de amônio quaternário, não atravessa a barreira hematoencefálica e, deste modo, não produz efeitos colaterais anticolinérgicos sobre o Sistema Nervoso Central.

O Buscopan é utilizado em pessoas para aliviar espasmos sobre a musculatura lisa dos tratos gastrointestinal (estômago e intestino), geniturinário e vias biliares. Em humanos, é indicado principalmente em casos de úlcera gástrica e duodenal e cólicas, relaxando a musculatura dos órgãos, o que traz alívio para dores na região abdominal. Além do seu efeito anticolinérgico, possui bom efeito para dor. Sua ação analgésica é suficientemente forte para permitir que em doses muito elevadas possa ser utilizado como anestesia.

O medicamento é encontrado em farmácias e drogarias em várias apresentações, associado ou não a outras medicações, como dipirona (Buscopan composto) e paracetamol (Buscoduo), o que potencializa seu efeito analgésico. Diante disso, seu uso torna-se mais perigoso ainda para os felinos, pois o paracetamol é extremamente tóxico para os gatos, que pode falecer em apenas algumas horas.

Existe a versão genérica do butilbrometo de escopolamina, que também é vendido com os nomes comerciais Algexin, Belscopan, Neocopan composto, entre outros. Buscofem não possui escopolamina, sendo à base de ibuprofeno, podendo ser indicado para dores de garganta, de cabeça, nas costas, nos músculos, articulares e também cólicas menstruais.

Pode dar Buscopan para gatos?

O Buscopan não pode ser utilizado em gatos devido ao seu alto potencial de causar intoxicações nessa espécie. Mesmo em casos de obstrução urinária em gatos, o Buscopan não é indicado, havendo outras opções de medicamentos mais seguras para os bichanos.

Uma situação muito comum que culmina no uso do Buscopan nos gatos é quando a gatinha entra no cio. Os felinos possuem características reprodutivas bem singulares, e uma delas é a vocalização. Dessa forma, a gata mia bastante para atrair o macho, podendo passar a impressão ao tutor de que está sentindo dores, cólicas menstruais. Não é preciso se preocupar com isso! As gatas não sentem cólicas menstruais, não sendo necessária qualquer medicação nesses casos, pois a vocalização faz parte do ritual de acasalamento da espécie.

Dosagem do Buscopan para gatos

Não existe dosagem de Buscopan definida para gatos, pois o medicamento é contraindicado para a espécie. Mesmo em pequena quantidade, o medicamento pode se tornar perigoso para os bichanos, que podem morrer devido à incapacidade de metabolização.

Contraindicações do Buscopan para gatos

Em nenhuma hipótese o Buscopan deverá ser utilizado em gatos. Caso o animal esteja sentindo dores abdominais ou com obstrução urinária, deverá ser avaliado o mais breve possível pelo médico veterinário, que disponibilizará opções seguras de medicamentos para aliviar o sofrimento do felino.

Reações adversas do Buscopan em gatos

Intoxicações por Buscopan em gatos podem resultar em sintomas como:

O que posso dar para o gato com cólicas abdominais?

Primeiramente, a causa da dor deverá ser identificada. Caso seja necessário o uso de analgésico, várias opções de uso veterinário podem ser utilizadas. Listamos aqui alguns remédios para cólicas abdominais em gatos:

  1. Dipirona: a boa e velha dipirona pode ser usada para alívio da dor em gatos, mas na dosagem correta. É facilmente encontrada em farmácias e drogarias e possui baixo custo.
  2. Cetoprofeno: o cetoprofeno pode ser encontrado em farmácias e drogarias e em lojas de produtos para pets, na versão de uso veterinário. É um anti-inflamatório seguro para o uso em gatos, proporcionando boa analgesia.
  3. Tramadol: o tramadol é uma substância sintética derivada dos opioides. Possui um bom resultado em analgesia nos felinos, ainda mais quando usado em combinação com outros medicamentos.
  4. Meloxicam: o meloxicam é um anti-inflamatório com excelentes propriedades analgésicas e antipiréticas, utilizado em dores osteoarticulares, inflamação do trato genitourinário, lesões traumáticas e pós-cirúrgico.

Apesar de todas essas alternativas de remédios para dor em gatos, somente o médico veterinário poderá dizer qual o melhor medicamento a ser utilizado pelo animal, não sendo indicado seu uso sem acompanhamento.

Agora que você já sabe que não se deve dar Buscopan para gatos e conheceu outras opções mais indicadas por veterinários, recomendamos o vídeo a seguir no qual explicamos os principais sintomas de um gato com dor:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Buscopam para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Cardoso, J.I.G. Estudo sobre intoxicações em animais de companhia no Concelho de Lourdes. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa, 2016. Disponível em https://recil.ensinolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/7093/1/JoanaCardoso.pdf. Acesso em 24/03/2023.
  • Araujo, M.C.R. Intoxicações por medicamentos em felinos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175321/001065519.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/03/2023.
  • Schiavon, F. Buscopan: para que serve esse medicamento e seus similares. VejaSaúde, 2022. Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/buscopan-para-que-serve-esse-medicamento-e-seus-similares/#:~:text=O%20Buscopan%20composto%20tem%20dipirona,aumenta%E2%80%9D%2C%20esclarece%20o%20m%C3%A9dico. Acesso em 24/03/2023.
  • Konno, S., Sato, N.Y.S. Tratamento da Dor Crônica em Felinos. Newsletter Vet We Care, 2019. Disponível em https://blog.vetwecare.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Tratamento-da-Dor-Cr%C3%B4nica-em-Felinos-Jun-Jul-2019.pdf. Acesso em 24/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode dar Buscopam para gatos?