Medicamentos

Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 janeiro 2023
Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Devido ao seu comportamento quieto e expressão sutil de dor, os gatos recebem relativamente menos analgésicos em comparação com outros animais. Os bichanos, normalmente, escondem-se quando não estão bem, ficam quietos em um canto quando sentem dor ou algum desconforto e não costumam vocalizar, como os cães. Diante disso, os tutores podem ficar na dúvida se o animal está com dor ou apenas não quer conversa naquele momento.

Atualmente, existe uma infinidade de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para uso seguro em gatos. No entanto, a dipirona continua sendo muito utilizada pelos veterinários e, principalmente, pelos tutores. Talvez o uso intenso desse fármaco em gatos ocorra devido ao costume das pessoas de o utilizarem nelas próprias. Mas os gatos podem tomar dipirona? É seguro dar dipirona para gatos? Essas são dúvidas comuns, e que podem evitar intoxicações medicamentosas nos felinos domésticos.

Há uma variação grande entre as doses e como dar dipirona para o gato por recomendação dos veterinários. Além disso, não existem estudos que comprovem, de fato, a eficácia analgésica na espécie, utilizando-se os efeitos nos cães e nos humanos como parâmetro para os gatos. Se você costuma utilizar dipirona nos seus amigos bigodudos, não deixe de ler este artigo, onde explicaremos os riscos do uso desse analgésico, dose e tempo de utilização adequados, além de reações adversas e a melhor forma de se administrar o medicamento nessa espécie. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Pode dar Buscopam para gatos?

Índice

  1. Para que serve a dipirona em gatos?
  2. Contraindicações da dipirona para gatos
  3. Dosagem recomendada de dipirona para gatos
  4. Pode dar dipirona em gotas para gato?
  5. Como dar dipirona para o gato?
  6. É normal o gato espumar quando toma dipirona?
  7. O que fazer em caso de intoxicação por dipirona em um gato?

Para que serve a dipirona em gatos?

A dipirona é indicada para gatos como analgésico e antipirético (para diminuir a febre), nos estados dolorosos agudos ou crônicos e febris, de variadas etiologias. Algumas pesquisas revelam que a dipirona é amplamente utilizada como analgésico em gatos. No entanto, ainda há grande variação de doses e posologia informadas.

Não há estudos demonstrando a eficácia analgésica da dipirona em gatos. Apesar disso, a julgar pelo efeito já descrito em humanos e cães e pela farmacocinética deste fármaco na espécie felina, além da experiência prática veterinária, o uso da dipirona deve estar relacionado à promoção de analgesia também nessa espécie, restando saber as doses adequadas para este efeito.

Diante disso, o ideal é que o gato seja avaliado por um médico veterinário, que saberá dizer se o uso da dipirona é adequado ou se existe uma opção melhor. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados durante a administração do medicamento, para evitar que o gato salive intensamente e não seja possível saber a quantidade real ingerida por ele. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Contraindicações da dipirona para gatos

A dipirona é um derivado pirazolônico com efeitos analgésico, antipirético e espasmolítico (evita as contrações do tecido muscular liso), que deve ser empregada com cautela em gatos, pois a biotransformação da dipirona nessa espécie, da mesma forma que o paracetamol, ocorre lentamente, de maneira que doses altas podem levar à intoxicação.

Vários são os efeitos colaterais relatados do uso de dipirona em gatos:

  • Sialorreia (salivação) é o efeito mais observado
  • Vômito
  • Agitação
  • Apatia
  • Reação alérgica
  • Diarreia

Náusea e vômito são os efeitos adversos mais observados, além de reação alérgica e diarreia.

Dosagem recomendada de dipirona para gatos

Há uma grande variação de doses e posologia da dipirona em gatos. A dose mais recomendada é de 12 a 25 mg/kg a cada 12 horas, aplicados por um máximo de 2 dias, com cautela. Em caso de vômitos, a medicação deve ser descontinuada. Em algumas situações, pode-se utilizar essa mesma dose, mas em uma frequência de 8 horas, por 3 dias, no máximo. O uso prolongado de dipirona pode causar gastrite e intoxicação no gato.

Pode dar dipirona em gotas para gato?

Sim, a dipirona em gotas pode ser administrada em gatos. O grande problema é o sabor do medicamento, que estimula a salivação no bichano, fazendo com que não se saiba ao certo o quanto do medicamento ele ingeriu. Para evitar esse problema, o medicamento pode ser manipulado em farmácias especializadas para animais, com sabores que agradem o paladar do gato, como carne, peixe e frango.

Como dar dipirona para o gato?

Administrar remédios para gatos não é um procedimento fácil, ainda mais se eles tiverem sabores muito intensos e desagradáveis. Vamos detalhar como dar dipirona para o gato:

  • De início, deve-se garantir que o animal esteja bem seguro, imobilizado, de forma que a medicação não seja desperdiçada e se tenha certeza de que o gato ingeriu a dose completa.
  • No caso da dipirona, só utilize se o médico veterinário tiver prescrito, pois é um medicamento que oferece riscos à vida do gato se utilizado da forma incorreta.
  • A dipirona gotas pode ser diluída em um pouco de água e administrada na boca do gato com o auxílio de uma seringa.
  • Deve-se ter o cuidado de não fornecer a mistura de forma rápida, para que o bichinho não se engasgue.
  • A salivação ocorrerá de forma intensa caso o medicamento não esteja diluído.
  • Em alguns animais, nem a diluição ajudará na menor produção de saliva, sendo mais indicado o uso do medicamento manipulado com outros sabores.
Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações - Como dar dipirona para o gato?

É normal o gato espumar quando toma dipirona?

Sim. Sabores fortes e desagradáveis fazem os gatos salivarem de forma intensa, formando uma espécie de espuma na boca. Essa reação é uma tentativa do corpo de expulsar o medicamento, sendo normal nessa espécie.

Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações - É normal o gato espumar quando toma dipirona?

O que fazer em caso de intoxicação por dipirona em um gato?

Gatos possuem uma metabolização mais lenta da dipirona, podendo ser intoxicados com doses maiores que as indicadas. Caso o animal apresente sinais de intoxicação, como vômito, diarreia, apatia, fraqueza e falta de apetite, o correto é levá-lo imediatamente ao médico veterinário, para que sejam realizados os primeiros socorros.

O uso de leite, clara de ovos e outros remédios caseiros não é indicado, pois pode fazer com que o corpo absorva o medicamento de forma mais rápida.

Agora que você já sabe como dar dipirona para o gato corretamente, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre como saber que um gato está doente:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Teixeira, L.G. et al. Uso de dipirona em gatos na América do Sul – Pesquisa. Pubvet, v.12, 2018. Disponível em <file:///C:/Users/alvar/Downloads/uso-de-dipirona-em-gatos-na-ameacuteri.pdf>. Acesso em 18/01/2023.
  • Araújo, M.C.R. Intoxicações por medicamentos em felinos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175321/001065519.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 18/01/2023.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como dar dipirona para gato - Dosagem e contraindicações