Pode dar Buscopam para gatos?

Pode dar Buscopam para gatos?

Os gatos estão em toda parte: nas cidades, nas áreas rurais, nas casas, nos apartamentos e nas ruas, e cada vez mais próximos das pessoas. E essa proximidade, muitas vezes, torna-se perigosa quando os tutores resolvem medicar os bichanos com os mesmos remédios que eles costumam tomar. Todo medicamento é potencialmente tóxico quando administrado de forma incorreta, por isso é necessário conhecer seu mecanismo de ação, vias de administração e posologia, assegurando o tratamento adequado e seguro aos animais.

A espécie felina possui características fisiológicas únicas, que a tornam mais sensível a algumas substâncias. Por exemplo, temos a deficiência da enzima glicuranil transferase nos gatos, responsável pela biotransformação de muitos fármacos, além da maior propensão da hemoglobina felina em se oxidar, resultando em anemia. Neste artigo, responderemos a uma pergunta bastante comum entre tutores: pode dar Buscopan para gatos? Falaremos sobre as implicações deste medicamento bastante utilizado pelas pessoas, mas proibido para os gatos.

Para que serve o Buscopan?

O Buscopan, nome comercial de um medicamento à base de butilbrometo de escopolamina, é oriundo de plantas da família Solanaceae, a qual inclui os gêneros Nicotiana (tabaco), com um número de plantas ornamentais como a Petunia, a Browallia, a Capsicum, Lycianthes, e plantas com alcaloides psicoativos, como a Datura, Mandragora e Belladonna. Os compostos tóxicos são os tropanos e dentro destes existem diversos alcaloides como a escopolamina, a atropina, a cocaína e a hiosciamina. Estes alcaloides têm fortes propriedades anticolinérgicas, que inibem os impulsos nervosos por meio do bloqueio dos receptores das células nervosas. Como um derivado de amônio quaternário, não atravessa a barreira hematoencefálica e, deste modo, não produz efeitos colaterais anticolinérgicos sobre o Sistema Nervoso Central.

O Buscopan é utilizado em pessoas para aliviar espasmos sobre a musculatura lisa dos tratos gastrointestinal (estômago e intestino), geniturinário e vias biliares. Em humanos, é indicado principalmente em casos de úlcera gástrica e duodenal e cólicas, relaxando a musculatura dos órgãos, o que traz alívio para dores na região abdominal. Além do seu efeito anticolinérgico, possui bom efeito para dor. Sua ação analgésica é suficientemente forte para permitir que em doses muito elevadas possa ser utilizado como anestesia.

O medicamento é encontrado em farmácias e drogarias em várias apresentações, associado ou não a outras medicações, como dipirona (Buscopan composto) e paracetamol (Buscoduo), o que potencializa seu efeito analgésico. Diante disso, seu uso torna-se mais perigoso ainda para os felinos, pois o paracetamol é extremamente tóxico para os gatos, que pode falecer em apenas algumas horas.

Existe a versão genérica do butilbrometo de escopolamina, que também é vendido com os nomes comerciais Algexin, Belscopan, Neocopan composto, entre outros. Buscofem não possui escopolamina, sendo à base de ibuprofeno, podendo ser indicado para dores de garganta, de cabeça, nas costas, nos músculos, articulares e também cólicas menstruais.

Pode dar Buscopan para gatos?

O Buscopan não pode ser utilizado em gatos devido ao seu alto potencial de causar intoxicações nessa espécie. Mesmo em casos de obstrução urinária em gatos, o Buscopan não é indicado, havendo outras opções de medicamentos mais seguras para os bichanos.

Uma situação muito comum que culmina no uso do Buscopan nos gatos é quando a gatinha entra no cio. Os felinos possuem características reprodutivas bem singulares, e uma delas é a vocalização. Dessa forma, a gata mia bastante para atrair o macho, podendo passar a impressão ao tutor de que está sentindo dores, cólicas menstruais. Não é preciso se preocupar com isso! As gatas não sentem cólicas menstruais, não sendo necessária qualquer medicação nesses casos, pois a vocalização faz parte do ritual de acasalamento da espécie.

Dosagem do Buscopan para gatos

Não existe dosagem de Buscopan definida para gatos, pois o medicamento é contraindicado para a espécie. Mesmo em pequena quantidade, o medicamento pode se tornar perigoso para os bichanos, que podem morrer devido à incapacidade de metabolização.

Contraindicações do Buscopan para gatos

Em nenhuma hipótese o Buscopan deverá ser utilizado em gatos. Caso o animal esteja sentindo dores abdominais ou com obstrução urinária, deverá ser avaliado o mais breve possível pelo médico veterinário, que disponibilizará opções seguras de medicamentos para aliviar o sofrimento do felino.

Reações adversas do Buscopan em gatos

Intoxicações por Buscopan em gatos podem resultar em sintomas como:

  • Depressão
  • Taquicardia
  • Alucinações
  • Estresse respiratório
  • Ataxia
  • Vômito
  • Dor abdominal
  • Diminuição da produção de saliva
  • Retenção urinária
  • Hiperestesia
  • Aumento da temperatura corporal
  • Maior ingestão de água
  • Coma.

O que posso dar para o gato com cólicas abdominais?

Primeiramente, a causa da dor deverá ser identificada. Caso seja necessário o uso de analgésico, várias opções de uso veterinário podem ser utilizadas. Listamos aqui alguns remédios para cólicas abdominais em gatos:

  1. Dipirona: a boa e velha dipirona pode ser usada para alívio da dor em gatos, mas na dosagem correta. É facilmente encontrada em farmácias e drogarias e possui baixo custo.
  2. Cetoprofeno: o cetoprofeno pode ser encontrado em farmácias e drogarias e em lojas de produtos para pets, na versão de uso veterinário. É um anti-inflamatório seguro para o uso em gatos, proporcionando boa analgesia.
  3. Tramadol: o tramadol é uma substância sintética derivada dos opioides. Possui um bom resultado em analgesia nos felinos, ainda mais quando usado em combinação com outros medicamentos.
  4. Meloxicam: o meloxicam é um anti-inflamatório com excelentes propriedades analgésicas e antipiréticas, utilizado em dores osteoarticulares, inflamação do trato genitourinário, lesões traumáticas e pós-cirúrgico.

Apesar de todas essas alternativas de remédios para dor em gatos, somente o médico veterinário poderá dizer qual o melhor medicamento a ser utilizado pelo animal, não sendo indicado seu uso sem acompanhamento.

Agora que você já sabe que não se deve dar Buscopan para gatos e conheceu outras opções mais indicadas por veterinários, recomendamos o vídeo a seguir no qual explicamos os principais sintomas de um gato com dor:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Buscopam para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Cardoso, J.I.G. Estudo sobre intoxicações em animais de companhia no Concelho de Lourdes. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa, 2016. Disponível em https://recil.ensinolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/7093/1/JoanaCardoso.pdf. Acesso em 24/03/2023.
  • Araujo, M.C.R. Intoxicações por medicamentos em felinos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175321/001065519.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/03/2023.
  • Schiavon, F. Buscopan: para que serve esse medicamento e seus similares. VejaSaúde, 2022. Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/buscopan-para-que-serve-esse-medicamento-e-seus-similares/#:~:text=O%20Buscopan%20composto%20tem%20dipirona,aumenta%E2%80%9D%2C%20esclarece%20o%20m%C3%A9dico. Acesso em 24/03/2023.
  • Konno, S., Sato, N.Y.S. Tratamento da Dor Crônica em Felinos. Newsletter Vet We Care, 2019. Disponível em https://blog.vetwecare.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Tratamento-da-Dor-Cr%C3%B4nica-em-Felinos-Jun-Jul-2019.pdf. Acesso em 24/03/2023.