Outros problemas de saúde

Gato cambaleando, o que pode ser?

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 5 julho 2023
Gato cambaleando, o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O seu gato está cambaleando? O que pode ser? Esse pode ser um sintoma da ataxia em gatos, um problema neurológico que pode afetar a coordenação e o equilíbrio do seu felino. Os sinais clínicos incluem tropeços frequentes, dificuldade para pular e movimentos descoordenados. Se você notar esses sintomas em seu gato, é importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação.

As causas da ataxia podem ser diversas, desde lesões na coluna vertebral até intoxicações e infecções. O tratamento dependerá da causa subjacente e pode incluir medicação, fisioterapia ou até mesmo cirurgia, dependendo do caso.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre este problema de saúde que é mais comum do que pode parecer a princípio. Continue lendo se quiser descobrir o que é a ataxia em gatos, seus sintomas e os tratamentos possíveis.

Também lhe pode interessar: Gato fraco, o que fazer?

Índice

  1. O que é a ataxia em gatos?
  2. Gato cambaleando, o que pode ser?
  3. Sintomas de ataxia em gatos
  4. Diagnóstico de ataxia em gatos e possíveis tratamentos

O que é a ataxia em gatos?

Talvez você já tenha visto um gatinho com um andar peculiar, caminhando descoordenado, com o gato cambaleando e caindo. Isso acontece porque ele sofre de algo conhecido como ataxia. Se define como a falta de coordenação e precisão nos movimentos de um animal. Afeta o sentido de movimento e equilíbrio, a estabilidade, a postura corporal, especialmente as extremidades e a cabeça do animal que padece dessa condição. Se os passos que o gato toma são bastante curtos, isto é, se ele avança com a marcha mais curta, e parece que ele salta em lugar de andar, diremos que ele sofre de hipometria. Por outro lado, se os seus passos são mais longos e parece que o felino se arrasta para avançar, estaremos diante de um caso de hipermetria.

Essa condição ocorre quando existe um conflito ou lesão em uma das áreas que controlam os movimentos, por isso, a ataxia é considerada um sintoma e não uma doença. Estas principais áreas responsáveis ​​pelos movimentos do corpo de um animal são:

  1. A propriocepção ou sistema sensorial é encontrada nos nervos periféricos e na medula espinhal. Ajuda o animal a detectar a posição ou movimento dos seus músculos, tendões e articulações. Portanto, um problema ou lesão nesse sistema causa a perda de controle da posição e do movimento.
  2. O sistema vestibular serve para manter a posição correta das extremidades, do tronco e dos olhos do animal quando movimenta a cabeça, para conferir a sensação de equilíbrio. Normalmente, os problemas ocorrem no ouvido médio ou interno, no nervo vestibular e no tronco cerebral. As lesões geralmente são unilaterais e podemos observar o gato virar a cabeça para o lado afetado.
  3. O cerebelo possui várias funções que afetam a coordenação e precisão dos movimentos. Primeiro, recebe informações do sistema sensorial, vestibular e dos sistemas visual e auditivo. Então, o cerebelo processa as informações recebidas sobre a posição e os movimentos, compara os dados com o movimento que deseja realizar e dá a ordem, coordenando os músculos necessários para realizá-las.

A ataxia no gato pode ocorrer após uma complicação de algum tipo ou acidente que o felino sofreu, provocando uma lesão. Pode ainda ter nascido com o problema ou aparecer dentro de semanas, ou meses de vida. A melhor coisa que podemos fazer pelo nosso pequeno companheiro é entrar em contato com o nosso veterinário de confiança para diagnosticar o problema imediatamente, já que existem outras doenças que produzem um quadro semelhante, como o gato cambaleando. Uma vez detectado o problema e a sua causa, o especialista indicará como proceder para que o felino possa se recuperar, se for possível, ou retomar a normalidade máxima, de acordo com a gravidade do problema.

Gato cambaleando, o que pode ser? - O que é a ataxia em gatos?

Gato cambaleando, o que pode ser?

A ataxia em gatos tem várias causas, as mais importantes, são:

  • Uma lesão em algum dos três sistemas: vestibular, sensorial ou cerebelo;
  • Condições do sistema nervoso
  • Uma grande fraqueza causada por outros problemas, como fome, anemia, etc.
  • Problemas musculares
  • Problemas em sistemas que afetam o funcionamento do cérebro e nervos periféricos
  • Condições ortopédicas que afetam os ossos e as articulações
  • Alguns dos sintomas e lesões podem resultar de acidentes, envenenamentos, problemas sérios na dieta, tumores e infecções graves, entre muitas outras possibilidades.

Tipos de ataxia em gatos

A ataxia pode ser dividida em três tipos diferentes, dependendo da área afetada:

  1. Ataxia Cerebelar: É aquela que afeta o cerebelo, enfraquecendo o controle sobre o equilíbrio e a coordenação dos movimentos. Os felinos com este tipo de ataxia podem ficar de pé, mas, caminham de forma descoordenada e exagerada, com as pernas abertas, saltando e tremendo, tem a precisão muito afetada, portanto, se torna bem dificultoso saltar e quando o fazem acaba sendo um salto exagerado e desajeitado. Por isso, é muito comum ver o gato cambaleando neste quadro.
  2. Ataxia Vestibular: Causada por algum problema no ouvido médio ou interno, ou em alguns nervos que conectam o ouvido ao cérebro. Normalmente o problema é unilateral, para o lado em que o gato inclina a cabeça. Eles tendem a balançar e cair para o lado afetado. Por outro lado, quando ocorre bilateralmente, observa-se uma oscilação de lado a lado, pois, eles perdem o equilíbrio, fazendo com que o gato também fique cambaleando e caindo. Apresentam todos os sintomas de uma doença vestibular.
  3. Ataxia Sensorial: Também conhecida como ataxia proprioceptiva generalizada. É aquela que ocorre quando o problema está no cérebro, na medula espinhal ou nos nervos periféricos. Portanto, a informação não atinge bem o sistema nervoso central e como responsável pelo movimento e pela posição do corpo, devido à falta de informação, não consegue atuar corretamente. Os felinos que sofrem com isso podem ficar de pé e andar com as suas extremidades muito separadas, porque, geralmente, há um atraso na extensão dos membros ao caminhar, portanto, ocorre um passo mais longo que o normal. Existem gatos que até caminham com a parte dorsal das pernas, arrastando os dedos. Além disso, eles têm fraqueza muscular devida aos problemas situados nos nervos do sistema muscular.
Gato cambaleando, o que pode ser? - Gato cambaleando, o que pode ser?

Sintomas de ataxia em gatos

A sintomatologia é muito variada na ataxia em gatos. De acordo com o tipo e, consequentemente, segundo a causa da ataxia, alguns dos sintomas variam. Além de encontrarmos o gato cambaleando, os sintomas mais importantes são os seguintes:

  • Descoordenação
  • Desorientação
  • Fraqueza
  • Tremores
  • Gato cambaleando e caindo, sem equilíbrio
  • Passos estranhos (menores ou maiores que o normal)
  • Permanece sentado mais do que o habitual por medo de se mover
  • Dificuldades para comer, beber, urinar e defecar
  • Arrasta as patas, apoiando os dedos para caminhar
  • Se move próximo ao chão
  • Se move pulando
  • Seus saltos são exagerados e descoordenados
  • Torce a cabeça para um lado
  • Movimento descontrolado dos olhos
  • Anda em círculos para o mesmo lado
  • Pouca precisão nos movimentos
  • Perda de apetite e vômito
  • Estresse e constantes miados

É de vital importância dirigir-nos diretamente ao veterinário de confiança diante de qualquer um desses sintomas, especialmente se ocorrerem vários ao mesmo tempo. Desta forma, começaremos a realizar testes até encontrarmos a razão para os sintomas poderem encontrar um diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Gato cambaleando, o que pode ser? - Sintomas de ataxia em gatos

Diagnóstico de ataxia em gatos e possíveis tratamentos

Se voê reparou que o gato está cambaleando e se pergunta o que pode ser, a primeira coisa a fazer é visitar a clínica, o veterinário terá que realizar vários testes e deverá fazer um exame físico detalhado onde poderá ver como o gatinho se move e quais são as suas reações diante de diferentes estímulos, o que irá ajudá-lo a avaliar que tipo de ataxia pode ser.

Além disso, deve realizar exames de sangue, testes de urina, raios-x, alguns testes neurológicos, um exame de vista e todos os tipos de análises que o especialista possa requerer para estar seguro do diagnóstico e descartar outras doenças, além de determinar corretamente que tipo de ataxia o nosso felino sofre.

É verdade que muitas causas da ataxia em felinos não têm remédio, portanto, o nosso gato terá que aprender a conviver com essa condição. Felizmente, na maioria dos casos, o gatinho consegue aprender a viver com a ataxia perfeitamente, pois, ela aparece em idades muito precoces.

Também é verdade que algumas das causas têm solução. Por exemplo, algumas das causas da ataxia vestibular são tratáveis. Deve-se saber como lidar com o principal dano no sistema vestibular e estudar se é realmente um problema corrigível ou não. Se o problema é ocasionado por um tumor, deve-se examinar se é operável ou não e se apresenta uma infecção, ou um envenenamento deve-se saber se é reversível e que danos podem resultar no gato. É por isso que é vital para o futuro do nosso filhote visitar o veterinário para uma revisão, mediante o menor sinal ou qualquer coisa incomum no seu comportamento, já que existe menos chance de complicações se identificamos os problemas de saúde a tempo.

Gato cambaleando, o que pode ser? - Diagnóstico de ataxia em gatos e possíveis tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato cambaleando, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Irene
Minha gatinha estava muito bem,de repente ficou tonta sem equilibro,ficou parece bobinha,o que pode ser e tratamento,obrigada
A sua avaliação:
Luiz felipe
Boa noite. Minha gata tem sintomas de e ataxia não sei oque fazer para acalmá-la. Ela está desinquieta e não come ração. Existe algum remédio para isso??
A sua avaliação:
Marcelo
Bom dia. Minha gata esta com problema de calcificação no joelho e o tratamento esta sendo a base de gabapentina. No entanto, logo após ela tomar a medicação é como se ela perdesse totalmente os sentidos, parecendo anestesiada. A medicação pode fazer isso? Qual é a solução?
A sua avaliação:
Raimunda
Oi Luisa obrigada pela atenção, ja tinha levado ao vet mais parece que eles só enchergam o lucro que vão obter com o animal. Salvo algumas exessõe.Fui a outro vet que tambem não fechou diagnóstico, só me restou uma alta dívida para o meu padrão financero, que pagarei parceladamente, mais estaria satisfeita se minha felícia não tivesse soofrido tanto, e depois morrido com apenas um aninho de vida. Sempre digo que não vou pegar essas criaturas abandonadas que nos dar tanto amor, mais ao velo sofrendo não resisto, e esqueço de todas as implicações calsadas ao adotalas. Felícia virou estrelinha no dia 09/09/2019
A sua avaliação:
Raimunda
Depois que minha gata, pegou gripe do irmão dela, vive doente. agora anda cambaleante. Não tenho mais como pagar o tratamento o que faser?
Luísa Savala
Oi Raimunda! Você deve levar a sua gata em um médio veterinário de confiança o mais rápido possível para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar um tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Raimunda
Oi Luisa obrigada pela atenção, ja tinha levado ao vet, eles só pensam no luro que vão obter com o animal, salvo algumas exessões. Levei em outro mais o diagnóstico não foi fechado. Perdí minha menina dia 09/09 virou estrelinha.
jorge
qual o remédio devo dar ele esta cambaleando. come normal e urina mas parece está tonto.
Luísa Savala
Oi Jorge! Antes de começar qualquer tratamento, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele passe um diagnóstico e um correto tratamento de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bya
João e Renata descobriram o que os gatos estão? A minha esta assim e ainda não consegui ve o que é... ja levei ao veterinário e esta fazendo exames ainda..... quero saber se os gatos de vocês estão bons.. a minha não está se mexendo. Só fica deitada.. desesperada aqui....
Renata
Boa noite, João. Seus Gatos melhoraram? Estamos com o mesmo problema.
Joao
2 gatos de+/- 1 ano derrepente os 2 tiveraram os mesmos sintomas,cambaleando sem direção, como se estivesse cegos,as pupilas se dilataram,um caiu e não se cantou mais,o outro de ves enquando se levanta e atrás dos outros gatos,e depois se acalma e volta a dormir,os 2 não comem nem bebe e não fãs as suas nessessidades fisiológicas ha quase 24 horas.
A sua avaliação:
Janaine
Meu gato esta respirando sangue e o nariz dele esta diminuindo, tipo roendo! Não sei o que é!😢
A sua avaliação:
Matheus Vieira
meu gato esta cambaleando, pode estar com ataxia?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Matheus! Sim, consulte o seu médico veterinário para ter um diagnóstico o quanto antes.
1 de 5
Gato cambaleando, o que pode ser?