Medicamentos

Pode dar Dramin para gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 4 abril 2023
Pode dar Dramin para gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Viajar com gatos nunca foi uma tarefa fácil para os tutores. Os bichanos se sentem extremamente incomodados quando estão fora de casa e em meios de transporte que balançam demais, como carros, ônibus, barcos etc. Durante o trajeto da viagem, o gato pode sentir náuseas, chegando a vomitar na maioria das vezes. Além disso, quem já viu um gato vomitando sabe que o bichano não é nada discreto nesse momento, vocalizando com intensidade e assustando quem não está acostumado com os felinos.

Para tentar contornar a situação, muito tutores utilizam o medicamento dimenidrinato, conhecido comercialmente por Dramin. Esse medicamento é um antialérgico que possui bom efeito antiemético (que evita o vômito), sendo seu mecanismo ainda desconhecido. Além desse resultado, ainda produz um leve estado de sonolência nos animais. Mas será que pode dar Dramin para gatos? É correto usar o Dramin para fazer o gato dormir na viagem? Ou o medicamento é indicado somente para tratar náuseas e vômitos em situações de doenças? É seguro dar Dramin para gatos? Neste artigo do PeritoAnimal você verá que sim, é possível oferecer este medicamento desde que orientação médica. Continue lendo para conhecer os aspectos farmacológicos do dimenidrinato, seu uso em gatos, dosagem, contraindicações e reações adversas. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Pode dar azitromicina para gatos?

Índice

  1. Para que serve o Dramin?
  2. Pode dar Dramin para gatos?
  3. Pode dar Dramin para o gato parar de vomitar?
  4. Dosagem de Dramin para gatos
  5. Em quanto tempo o Dramin faz efeito em gatos?
  6. Contraindicações do Dramin e reações adversas em gatos
  7. Posso dar Dramin para o gato dormir?
  8. Qual outra opção de remédio posso usar o gato dormir em viagens?

Para que serve o Dramin?

Para os humanos, o DRAMIN® é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatório e após tratamento com radioterapia, na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, automóvel etc.), na prevenção e tratamento das labirintites e vertigens em geral.

O uso mais comum de antieméticos em animais consiste na profilaxia da cinetose (náuseas e vômitos causados pelo balanço dos veículos) durante o transporte de animais domésticos, tratamento das gastroenterites e ocasionalmente na terapia de gastrite crônica. Nos casos de vômitos inespecíficos ou sem diagnóstico definido, é preferível aguardar a definição da causa antes de aplicar medidas paliativas que possam alterar a sintomatologia e evitar o diagnóstico correto. Além dos usos aqui descritos, o Dramin é largamente utilizado também para deixar os animais sonolentos e mais tranquilos durante viagens.

Neste outro artigo falamos sobre os diferentes tipos de calmantes para gatos.

Pode dar Dramin para gatos?

Sim, o Dramin pode ser utilizados em gatos, mas somente com a orientação de um médico veterinário, que saberá indicar qual a melhor dosagem para o bichano.

Pode dar Dramin para o gato parar de vomitar?

O Dramin é utilizando para prevenir e tratar vômitos, por isso, sim, pode ser utilizado para essa finalidade em gatos. Caso o animal esteja vomitando várias vezes em um pequeno período, não é aconselhável utilizar medicação pela via oral, sendo necessária a medicação injetável.

Dosagem de Dramin para gatos

Como os gatos possuem peculiaridades na metabolização dos medicamentos, todo cuidado é pouco na hora de dar algum comprimido ou gotinhas para o pet. A dosagem ideal de Dramin para gatos varia de acordo comcada caso e, por isso, deverá ser prescrita por um médico veterinário, que vai avaliar isso a partir da raça e do peso do felino, entre outras questões. O uso indiscriminado de medicamentos em animais pode colocar suas vidas em risco.

Em quanto tempo o Dramin faz efeito em gatos?

Quando administrado por via oral, seu efeito pode ser perceptível após cerca de 15 minutos. Uma consideração a ser feita em casos de vômitos muito intensos e frequentes é que a medicação por via oral pode não ser efetiva, pois o animal vomitará o remédio antes que ele tenha iniciado seu efeito. Além disso, não será possível saber qual a quantidade do medicamento foi realmente absorvida pelo organismo. Nesses casos, é aconselhável o uso de medicações injetáveis.

Pode dar Dramin para gatos? - Em quanto tempo o Dramin faz efeito em gatos?

Contraindicações do Dramin e reações adversas em gatos

Toda medicação administrada em gatos necessita de um cuidado especial, pois os felinos não metabolizam várias substâncias, podendo ser vítimas de intoxicações graves e até mesmo fatais. Você já viu que pode dar Dramin para gatos, mas uma superdosagem pode causar nos felinos sonolência, tonturas, aumento dos batimentos cardíacos ou batimentos fora do ritmo, convulsões, insuficiência respiratória, coma e morte.

Além disso:

  • Animais com problemas hepáticos e obstrução urinária não devem utilizar a medicação;
  • Em gatos fracos e debilitados, muito jovens e com problemas cardíacos, o medicamento deve ser utilizado com muita cautela, pois estão mais sujeitos a reações adversas;
  • Não deve ser utilizado em fêmeas gestantes e lactantes.

Posso dar Dramin para o gato dormir?

Sim, é possível dar Dramin para o gato dormir em casos de extrema necessidade. No entanto, algumas dicas podem ajudar a deixar o felino mais tranquilo durante a viagem, não sendo necessário o uso de medicamentos:

  1. Fique sempre perto dele, para que ele possa ouvir a sua voz e se sentir mais seguro;
  2. Acostume o gato com a caixa de transporte dias antes da viagem. Você pode colocar paninhos ou brinquedos com o cheiro dele na caixa e deixá-la aberta, para que ele explore o ambiente. Quando chegar o dia da viagem, ele já estará acostumado com a caixa;
  3. Evite grandes refeições no dia da viagem. Isso pode causar mais náuseas no animal. Tente deixá-lo em jejum cerca de duas horas antes do início da viagem. Calcule o tempo total de transporte e forneça pequenas quantidades de comida caso a viagem seja muito longa. E cuidado! Estômago vazio por muito tempo também pode causar náuseas.
  4. Ofereça água para o gato durante a viagem. Você pode fazer algumas paradas para que ele possa se hidratar.

Qual outra opção de remédio posso usar o gato dormir em viagens?

Outra opção de remédio para um gato dormir em viagens é a acepromazina. Essa substância é indicada para cães e gatos como sedativo e tranquilizante para facilitar procedimentos diagnósticos, contenção para exames e radiografias, tratamento de feridas, curativos, sondagem uretral e quando se deseja obter um efeito tranquilizante e de indiferença aos estímulos ambientais. Encontrado com o nome comercial de Acepran, esse medicamento é especialmente indicado para transporte de animais, promovendo a tranquilização, sonolência e efeito antiemético.

A acepromazina é vendida sob prescrição e com retenção da receita e deverá ser administrada sob a orientação de um médico veterinário.

Agora que você sabe que pode dar Dramin para gatos e conheceu melhor os efeitos e contraindicações deste medicamento em felinos, talvez você possa se interessar por este outro artigo no qual explicamos como fazer um gato dormir a noite toda.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Dramin para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Dramin, Bula do Paciente. Disponível em https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7896641807510.pdf. Acesso em 04/04/2023.
  • Borda, L.M., Cardoso, S.B.G, Montanha, F.P. Aspectos farmacológicos sobre eméticos e antieméticos – Revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2011. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/h5G8z1OIAhvBIHW_2013-6-27-15-37-40.pdf. Acesso em 04/04/2023.
  • Bula da Acepromazina. Consulta Remédios. Disponível em https://consultaremedios.com.br/acepromazina/bula. Acesso em 04/04/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode dar Dramin para gatos?