Medicamentos

Pode dar azitromicina para gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 13 abril 2023
Pode dar azitromicina para gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Assim como as pessoas, os gatos podem se beneficiar do uso de vários tipos de antibióticos para tratar as mais diversas infecções. Esses medicamentos são o grupo mais prescrito nos hospitais humanos e veterinários, causando grande preocupação quanto à adequação do seu uso, principalmente quando pensamos no aumento na resistência dos microrganismos aos fármacos existentes.

A azitromicina é muito utilizada no tratamento de infecções em humanos e está disponível, atualmente, no mercado veterinário, como alternativa para tratamento em processos infecciosos dos sistemas geniturinário, respiratório, oral e de pele. É especialmente indicada para infecções bucais (como gengivite e periodontite), assim como para a profilaxia pré e pós-cirúrgica associada à limpeza dental.

No entanto, o uso de antibióticos em gatos não deve ser uma prática rotineira, devendo ser prescrito somente pelo médico veterinário, que saberá qual o melhor antimicrobiano para cada tipo de infecção ou profilaxia. O uso incorreto dessas substâncias podem resultar em agravo da condição de saúde do bichano ou até mesmo em intoxicação medicamentosa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber se pode dar azitromicina para gatos, dosagem e contraindicações. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Pode dar Dramin para gatos?

Índice

  1. O que é azitromicina e para que serve?
  2. Pode dar azitromicina para gatos?
  3. Dosagem da azitromicina para gatos
  4. Contraindicações da azitromicina para gatos
  5. Efeitos adversos da azitromicina em gatos
  6. Alternativas de antibióticos para gatos

O que é azitromicina e para que serve?

Antibióticos são substâncias produzidas por microrganismos que matam outros microrganismos ou inibem seu crescimento, sendo empregados no tratamento ou prevenção de doenças causadas por agentes infecciosos. Esses medicamentos são desenvolvidos de forma a serem os mais tóxicos possíveis contra o microrganismo infectante, ou seja, são produzidos para terem uma toxicidade seletiva.

A azitromicina é o primeiro antibiótico de uma nova classe de substâncias denominadas “azalídeos”. Os membros desse grupo são derivados dos macrolídeos. Esses fármacos agem inibindo a síntese proteica das bactérias, sendo efetiva contra um grande número de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.

Pode dar azitromicina para gatos?

Sim, a azitromicina pode ser usada em gatos. Esse medicamento é bastante utilizado em doenças do trato respiratório anterior dos felinos, comuns na espécie, principalmente naqueles provenientes ou que vivem em ambientes com vários indivíduos (colônias ou criatórios de gatos – locais com cinco ou mais gatos).

A maioria dos casos de doenças respiratórias em felinos é causada pelos seguintes agentes:

  • Herpesvírus;
  • Calicivírus;
  • Chlamydia felis;
  • Mycoplasma sp. e
  • Bordetella bronchiseptica.

Nesses casos, antibióticos de amplo espectro que atuem contra bactérias usualmente encontradas na orofaringe dos gatos são indicados, devendo ser utilizados por períodos de duas a três semanas, como, por exemplo, a amoxicilina com clavulanato de potássio, azitromicina ou cefalosporina.

Dosagem da azitromicina para gatos

Experimentos farmacológicos indicam que a dose terapêutica recomendada para cães e gatos é de 10 a 20mg/kg por via oral a cada 24 horas ou de 5 a 10mg/kg a cada 12 horas, com duração média de 7 dias. No entanto, somente o médico veterinário poderá prescrever antibióticos para os gatos, pois ele saberá qual a melhor dose e o tempo de uso, considerando as diferentes doenças e a resposta de cada animal.

Contraindicações da azitromicina para gatos

A azitromicina deve ser utilizada com cautela em gatos com histórico de vômitos. Não é recomendada a utilização durante a gestação ou lactação, a não ser que os benefícios superem os riscos relacionados.

Efeitos adversos da azitromicina em gatos

Em alguns gatos, podem ocorrer vômitos e diarreias. É aconselhável administrar o medicamento após a alimentação e utilizar um protetor gástrico durante o tratamento.

Alternativas de antibióticos para gatos

Você viu que podemos dar azitromicina para gatos. Destacamos que existem diversas opções de antibióticos que podem ser utilizados, mas tudo dependerá do agente causador da doença, da gravidade da infecção e da resposta do gato. Citaremos alguns medicamentos antimicrobianos usados em felinos, mas sempre lembrando que somente o médico veterinário poderá dizer qual o mais adequado e a sua dose terapêutica.

1. Amoxicilina e clavulanato de potássio

A amoxilina para gatos apresenta um amplo espectro de atividade, atuando contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Essa característica, associada à excelente distribuição e persistência da combinação amoxicilina/clavulanato de potássio no organismo animal, permite a utilização do medicamento nos variados processos infecciosos de cães e gatos, tais como: infecções cutâneas (causadas por Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli, Proteus spp), infecções respiratórias (causadas por Staphylococcus spp, Pasteurella spp, Bordetella bronchiseptica, Haemophilus spp, Streptococcus spp), infecções do trato gastrintestinal (tais como as diarreias causadas por Escherichia coli, Klebsiella spp, Proteus spp, Salmonella spp), infecções geniturinárias e de outros tecidos moles, tais como piodermites, dermatites, abscessos, feridas infectadas (por Streptococcus spp, Corynebacterium spp, Bacillus spp, Fusobacterium necrophorum, Moraxella spp), infecções periodontais causadas por cepas de bactérias aeróbicas e anaeróbicas susceptíveis.

2. Cefalexina

A cefalexina faz parte da família dos antibióticos beta-lactâmicos, do grupo das cefalosporinas. Esse medicamento atua impedindo a síntese de peptideoglicanos na parede celular das bactérias, causando a morte do microrganismo. A cefalexina é muito utilizada para problemas dermatológicos nos cães e gatos, podendo também ser prescrita para casos de infecções ósseas, pulmonares e outras mais.

3. Enrofloxacina

A enrofloxacina é um antimicrobiano de amplo espectro, do grupo das fluorquinolonas, de grande uso em gatos, sendo a droga de escolha no tratamento de diversas doenças. O grande espectro de ação do medicamento, a distribuição tecidual favorável e a baixa toxicidade têm feito dela a droga de escolha no tratamento de vários processos infecciosos e tem sido administrada com sucesso em milhões de cães e gatos desde 1990.

4. Penicilina

A penicilina é um antibiótico muito antigo, produzido a partir de um fungo, que sintetiza a substância capaz de matar ou inibir o metabolismo de bactérias e sua replicação, dando oportunidade ao sistema de defesa do animal de combater a infecção. Esse medicamento é utilizado para uma grande variedade de doenças, desde problemas de pele até dores de ouvido.

Agora que você já conhece diversos antibióticos indicados para felinos e viu que pode dar azitromicina para gatos, não perca este outro artigo sobre os antibióticos para gatos machucados indicados por veterinários.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar azitromicina para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Pereira, I.A. et al. Suscetibilidade à azitromicina de agentes bacterianos isolados de processos infecciosos em diferentes sítios de animais de companhia. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/abmvz/a/jmxFtDGmqGGys7S9KXqN4Sc/?lang=pt. Acesso em 11/04/2023.
  • Daniel, A.G.T. Doenças de trato respiratório anterior em gatos. Boletim Pet Agener União, vol. 3, 2015. Disponível em https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/vetsmart-contents/Documents/DC/AgenerUniao/Doencas_Trato_Respiratorio_Anterior_Gatos.pdf. Acesso em 11/04/2023.
  • Ramadinha, R.H.R. et al. Avaliação da eficácia da azitromicina no tratamento de piodermites em cães. VetSmart, 2020. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/estudo/20028/avaliacao-da-eficacia-da-azitromacina-no-tratamento-de-piodermites-em-caes. Acesso em 11/04/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode dar azitromicina para gatos?