Outros problemas de saúde

Sintomas de uma gata no cio

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 3 dezembro 2020
Sintomas de uma gata no cio
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando uma gata está no cio é difícil não reparar, mesmo que algumas raças sejam mais discretas que outras. E como saber se a gata está no cio? Se você está pensando em adotar uma gata, precisa saber tudo sobre o cio do gato. Por isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os sintomas de uma gata no cio, quanto tempo dura o cio de uma gata e como acalmar gata no cio.

Além dos sintomas habituais, também vamos mostrar algumas curiosidades e informações sobre a castração. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Gata castrada entra no cio

Índice

  1. Sintomas de gata no cio
  2. Quanto tempo dura o cio da gata?
  3. Como acalmar gata no cio
  4. Gestação

Sintomas de gata no cio

1. Miados caraterísticos

A gata no cio emite miados característicos que são mais prolongados que os miados habituais, além disso, os sons são mais fortes e com volume muito maior.

Além dos miados constantes, as gatas se esfregam no chão e levantam os seus genitais apontando para as nossos rostos. Também é comum elas se esfregarem nas nossas pernas com mais frequência que o normal. Assim como os miados do cio, existem miados característicos enquanto cruzam, o típico grito de gato cruzando.

2. Urina com cheiro forte ou sangramentos

Durante o cio de gata, os seus órgãos sexuais ficam inflamados e elas costumam lamber a zona genital com mais frequência. É possível que ela não tenha sangramento, depende de gata para gata. Algumas gatas podem eventualmente marcar o território com uma urina com cheiro muito forte quando estão no cio, embora não seja muito comum.

3. Seduzindo os machos

Outro sintoma característico do cio das gatas é que elas ficam sedutoras com todos os gatos machos de casa e até com os seres humanos. Os outros pets machos também são seduzidos pelas felinas fêmeas.

Se você não fechar bem a porta do seu quarto, é provável que a gata entre no quarto (geralmente de madrugada) para miar e manifestar as suas necessidades.

No seguinte vídeo você confere os sintomas e o que fazer nos casos de gata no cio:

Quanto tempo dura o cio da gata?

O primeiro cio pode ocorrer entre seus quatro e dez meses de idade. Mas afinal, quantos dias dura o cio de uma gata? Ele pode durar de 7 a 20 dias. É importante destacar que o cio da gata conta com 5 fases:

  • Proestro: Esta fase dura cerca de dois dias, embora a gata não esteja propriamente no cio. Um sintoma comum nessa fase é a gata se mostrar mais carinhosa que o normal.
  • Estro: Esta fase é quando a gata mostra claramente o seu cio com miados fortes e piruetas corporais. Neste período é quando a gata se mostra mais receptiva com os machos. É um período que dura entre 3 a 15 dias. A duração habitual é de uma semana.
  • Interestro: Esta fase é quando não ocorre ovulação entre um estro e outro e dura em média 7 dias, podendo variar entre 2 e 19 dias. Durante esta fase, nenhum sinal de reprodução costuma ser visto.
  • Diestro: É quando a gata ovulou, sem ficar grávida. Nestes casos, a gata costuma manifestar sintomas idênticos ao estado de gravidez, acusando uma falsa gestação que poderá levar a outro proestro.
  • Anestro: É um período longo sem cio, normalmente ocorre durante o inverno.

Período do cio

Geralmente, as épocas de cio nas gatas são mais frequentes a partir do início da primavera, continuam em períodos de cio até terminar o verão. Este fenômeno está relacionado com a quantidade maior de horas de luz solar. Também está comprovado que as gatas de pelo curto têm períodos de cio mais frequentes que as gatas de pelo comprido.

Aparentemente, o instinto da gata acredita que num maior período de luz solar, é mais fácil criar as suas ninhadas, porque vai conseguir mais alimento.

Sintomas de uma gata no cio - Quanto tempo dura o cio da gata?

Como acalmar gata no cio

Com a castração das gatas, elas podem ter os sintomas do cio amenizados de forma significativa, com exceção de algumas vezes em que a gata castrada entra no cio porque uma porção de ovário ainda ficou no corpo dela, a chamada síndrome do ovário remanescente.

Castrando a gata, ela não poderá engravidar, o que é uma boa opção para evitar a chegada de animais indesejados que terminam sendo abandonados em muitos casos. Existe a falsa teoria que afirma que para que as gatas sejam mais saudáveis, elas devem ter filhotes no mínimo uma vez. Isto não é verdade.

É importante saber que a esterilização das gatas consegue diminuir as chances de tumores ao crescerem. Também faz com que fiquem mais tranquilas e sem as alterações do cio. Saiba mais sobre os benefícios de castrar um gato nesse outro artigo do Perito Animal.

No vídeo abaixo você confere detalhes como a idade, prós e contras para castrar gatos:

Gestação

Caso a gata consiga acasalar durante o período do cio, ela tem mais chances de engravidar. Se isso acontecer, você precisa da ajuda de um veterinário, pois é ele que pode indicar qual será a alimentação mais adequada para a nova fase de sua gata, além de orientar sobre todo o processo de gestação dos gatos, como cuidar da mãe e dos seus filhotes que vão nascer. Saiba mais sobre a gestação de gatas nesse outro artigo do PeritoAnimal.

Sintomas de uma gata no cio - Gestação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de uma gata no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • MERCK MANUAL Veterinary Manual. Autumn P. Davidson. “Management of Reproduction of Cats”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/reproductive-disorders-of-cats/management-of-reproduction-of-cats?query=reproductive%20cycle%20cats
  • MERCK MANUAL Veterinary Manual. John A. Bukowski. “Breeding and Reproduction of Cats”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/routine-care-and-breeding-of-cats/breeding-and-reproduction-of-cats?query=reproductive%20cycle%20cats

Vídeos relacionados com Sintomas de uma gata no cio

1 de 3
Vídeos relacionados com Sintomas de uma gata no cio
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Ana Paula Passos da Silva
Gostaria de saber se pode castrar uma gata com ela esta no cio?
A sua avaliação:
Priscila Goncalves de Sousa Ferreira
Minha gata está no primeiro cio ,e nunca saiu de casa ,ela fugiu já tem 4 dias e meio ,ela é muito mansinha e de raça será q ela volta ?se alguém não tiver a pegado
A sua avaliação:
Sandra Mara Gozzi
Essa gata foi castrada em 08/04/2019. Faz 20 dias que ela voltou o comportamento de gata no cio, e estou ficando maluca. Será que ó caso do ovário remanescente? E agora o que devo fazer? Reoperar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra, recomendamos que você confira as informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/gata-castrada-entra-no-cio-22699.html
Sandra Mara Gozzi
Bom dia. Fizemos ultrassom com diagnóstico normal, sem encontrar vestígios de ovário. Fizemos a citologia que continua negativo. A Dra.Fabiana aconselha tratarmos como distúrbio de comportamento. Vamos aguardar qual o procedimento daqui para a frente. Gratidão pela resposta, e enviarei nossa decisão e ou acompanhamento veterinário, para ajudá-los também em outras futuras orientações.
A sua avaliação:
Melanyemarrye
Marrye entrou num cio sem fim. Tem pouco mais de um mês que ela tá sim. Ficou muito magra e com uma queda de pelos considerável.
Atualmente tô sem condições de castra-la, terei que esperar mais alguns meses.
Não há risco dela fugir, moro em apartamento todo telado. O que fazer para amenizar esses sintomas?
Luísa Savala
Oi! Você deve levar a sua gata em um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele faça um correto diagnóstico.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Laurinda
Tenho uma persa com 20 meses, fez o primeiro cio em Junho deste ano... Começou a ir a caixa mais vezes.. Está bem disposta... Será que estará com o cio? Obrigada.. Aguardo resposta
diléia adolfo maria
agora ela está acasalando com o chão!!!
diléia adolfdo maria
minha gata e assim: os miados começam miau miauu miauuu miauuuu e o miado é bem alto, quer sair toda hora, come muito , sempre pede comida por mais que o pote esteja cheio, vai toda hora na caixa, não sei se ela está no cio.
A sua avaliação:
Melissa Pinheiro
Minha gata fica miando muito diferente,um som auto e diferente de todos,e também tem um gato do meu vizinho que não para de vir aqui em casa por causa dela,ele já machucou ela várias vezes,será que ela tá no cio?
THAMIRES
Sim. É igual com a minha.
Débora
Minha gata ainda não foi vacinada, tem aproximadamente 7 meses e iria fazer nesta semana mas começou a apresentar sintomas do cio, é possível vacina-la nesse período ou tem que esperar passar?
A sua avaliação:
Creise Carluche
Boa tarde, minha gatinha esta gravida , esta com verme , posso vermifugar ela gravida ?
A sua avaliação:
Serena
Minha gata está um louco estranha ela sobe no telhado mas tem um gato em cima do telhado também mas depois ela corre cheio de medo se esconde em baixo do cama ela já tem 7 meses será que ela já está no cio ou já está prenha
Márcia
Olá, minha gata não pára de ficar emitindo um som que parece de papagaio, será que está com dor ou está no cio
Administrador PeritoAnimal
Oi Laís! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da sua cachorra e recomendar o tratamento mais adequado para o problema após o diagnóstico. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
MARIANA
Eu tb achei q minha bb estivesse doente. Só tem 4 meses. Muito obrigada Perito Animal.
maria lira
obrigada,vocês me responderam tudo o que eu queria saber,minha gata esta fazendo tudo isso que está no site ,pensei até que ela estava doente
Maria
Não sei com quantos meses tá minha gata, ela foi achada na rua. Agora quando passamos a mão nas costas dela ela levanta a traseira. Ela pode está perto do primeiro cio?
VINICIUS
isso tbm aconteceu comigo e sim,é sinal do primeiro cio.a minha está até prenhe e eu pensei q levantar a traseira era um tipo de reação para auto defesa mas é cio.
Luana Rodrigues
Olá. Minha gata entra no cio de 15 em 15 dias! Porque acontece isto?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Isso acontece porque as gatas são animais poliestricos estacionais, ou seja, o ciclo reprodutivo da gata é influenciado pela luz e temperatura. Em média, o cio das gatas dura uma semana e no verão e primavera ocorre com intervalos de 2 ou 3 semanas. Aconselhamos a esterilização da sua gatinha, para evitar uma gravidez indesejada e problemas reprodutivos.
antonio xavier
gostaria de saber se posso castrar minha gata no cio
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antonio. Apesar de não ser o mais indicado, porque existem mais riscos associados, é possível. O melhor é contactar diretamente a clínica veterinária e perguntar ao médico veterinário que fará o procedimento.
ana
qdos meses uma gata pode ser castrada. ele e uma gata que vive em apartamento
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Se a gata já for adulta, então já pode castrá-la. Caso contrário, também vai depender da raça dela, o melhor é falar com o veterinário, ele saberá dizer com mais exatidão qual a melhor altura para castrar. Obrigada pelo seu comentário!
1 de 3
Sintomas de uma gata no cio