Partilhar

Sintomas de uma gata no cio

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 julho 2018
Sintomas de uma gata no cio

Ver fichas de  Gatos

Quando uma gata está no cio é difícil não reparar, pode ser que algumas raças sejam mais discretas que outras, mas no geral elas comunicam perfeitamente quando estão no cio.

Se está pensando em adotar uma gata, talvez seja bom saber distinguir quando se encontra no cio, por isso continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os sintomas de uma gata no cio.

Além dos sintomas habituais sobre as gatas no cio também lhe vamos mostrar algumas curiosidades e informações sobre a esterilização.

Também lhe pode interessar: Ajudar uma gata no cio

Miados caraterísticos

As gatas no cio emitem miados caraterísticos que são muito mais prolongados que os miados habituais, para além de serem mais fortes e com um volume muito maior.

Além dos miados constantes, as gatas rebolam no solo contorcendo-se e levantam os seus genitais apontando para as nossas faces. Também é comum se esfregarem nas nossas pernas com mais frequência que o normal.

Também existem miados característicos enquanto cruzam, o típico grito de gato cruzando.

Quando as gatas estão no cio os seus órgãos sexuais ficam inflamados e lambem-nos com mais frequência, mas pode ser que não sangrem, depende muito de gata para gata. Algumas gatas podem eventualmente marcar o território com uma urina muito forte quando estão no cio.

Sintomas de uma gata no cio - Miados caraterísticos

Seduzindo os machos

Outra caraterística do cio das gatas é que ficam sedutoras com todos os seres machos de casa, independentemente da idade do ser humano. Os outros pets machos também são seduzidos pelas felinas fêmeas.

Se não fechar bem a porta do seu quarto é provável que a gata entre no seu quarto (geralmente de madrugada) para miar e fazer sabê-lo quais são as suas necessidades.

Fases do cio

O cio das gatas conta com 5 fases:

  1. Proestro: Esta fase dura uns dois dias, embora a gata não esteja propriamente no cio. Um sintoma habitual é que se mostra mais carinhosa que o normal.
  2. Estro: Esta fase é quando a gata mostra claramente o seu cio com miados fortes e piruetas corporais. Neste período é quando a gata se mostra mais receptiva com os machos. É um período que dura entre 3 a 15 dias. A duração habitual é de uma semana.
  3. Interestro: Esta fase é quando não ocorre ovulação entre um estro e outro e, dura em média 7 dias, podendo variar entre 2 e 19 dias. Durante esta fase nenhum sinal de reprodução é visto.
  4. Diestro: É quando a gata ovulou sem ficar grávida. Nestes casos a gata costuma manifestar sintomas idênticos ao estado de gravidez, acusando uma falsa gestação que poderá levar a outro proestro.
  5. Anestro: É um período longo sem cio, normalmente ocorre durante o inverno.
Sintomas de uma gata no cio - Fases do cio

A luz e o cio

Está demonstrado que as épocas de cio nas gatas são mais frequentes a partir do início da primavera, prolongando-se esses períodos de cio até terminar o verão. Este fenômeno está relacionado com as maiores horas de luz solar. Também está demonstrado que as gatas de pelo curto têm períodos de cio mais frequentes que as gatas de pelo comprido.

Aparentemente, o instinto da gata considera que num maior período de luz solar, é mais fácil criar as suas ninhadas porque caçará mais alimento.

Esterilização das gatas

As gatas podem ser esterilizadas e o problema do cio desaparece, à exceção de algumas vezes em que a gata castrada entra no cio porque uma porção de ovário ficou no corpo dela, a chamada síndrome do ovário remanescente. Existe a falsa teoria que afirma que para que as gatas sejam mais saudáveis devem ter filhotes no mínimo uma vez. Isto não é verdade.

Deve saber que a esterilização das gatas consegue diminuir as chances de ter tumores ao crescerem. Também faz com que fiquem com um caráter mais estável. Saiba mais sobre os benefícios de castrar um gato no nosso artigo.

Sintomas de uma gata no cio - Esterilização das gatas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de uma gata no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Sintomas de uma gata no cio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Márcia
Olá, minha gata não pára de ficar emitindo um som que parece de papagaio, será que está com dor ou está no cio
Administrador PeritoAnimal
Oi Laís! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da sua cachorra e recomendar o tratamento mais adequado para o problema após o diagnóstico. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
MARIANA
Eu tb achei q minha bb estivesse doente. Só tem 4 meses. Muito obrigada Perito Animal.
maria lira
obrigada,vocês me responderam tudo o que eu queria saber,minha gata esta fazendo tudo isso que está no site ,pensei até que ela estava doente
Maria
Não sei com quantos meses tá minha gata, ela foi achada na rua. Agora quando passamos a mão nas costas dela ela levanta a traseira. Ela pode está perto do primeiro cio?
VINICIUS
isso tbm aconteceu comigo e sim,é sinal do primeiro cio.a minha está até prenhe e eu pensei q levantar a traseira era um tipo de reação para auto defesa mas é cio.
Luana Rodrigues
Olá. Minha gata entra no cio de 15 em 15 dias! Porque acontece isto?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Isso acontece porque as gatas são animais poliestricos estacionais, ou seja, o ciclo reprodutivo da gata é influenciado pela luz e temperatura. Em média, o cio das gatas dura uma semana e no verão e primavera ocorre com intervalos de 2 ou 3 semanas. Aconselhamos a esterilização da sua gatinha, para evitar uma gravidez indesejada e problemas reprodutivos.
antonio xavier
gostaria de saber se posso castrar minha gata no cio
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antonio. Apesar de não ser o mais indicado, porque existem mais riscos associados, é possível. O melhor é contactar diretamente a clínica veterinária e perguntar ao médico veterinário que fará o procedimento.
ana
qdos meses uma gata pode ser castrada. ele e uma gata que vive em apartamento
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Se a gata já for adulta, então já pode castrá-la. Caso contrário, também vai depender da raça dela, o melhor é falar com o veterinário, ele saberá dizer com mais exatidão qual a melhor altura para castrar. Obrigada pelo seu comentário!

Sintomas de uma gata no cio
1 de 4
Sintomas de uma gata no cio

Voltar ao topo da página