Problemas de alimentação

Chocolate faz mal para cachorro?

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 1 agosto 2023
Chocolate faz mal para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Chocolate faz mal para cachorro? O que acontece se o peludo comer uma barra pequena de chocolate ou vários bombons? Provavelmente você já sentiu vontade de compartilhar este delicioso alimento com o amigo peludo e ficou com receio por já ter ouvido que não podia. E saiba que realmente não pode dar chocolate para cães! Por mais que nossos companheiros de quatro patas convivam de forma bem próxima com as pessoas, devemos sempre lembrar que nem todo alimento consumido por nós pode ser degustado pelos peludos.

Os cachorros possuem um processo de metabolização diferente dos humanos e, devido a isso, alguns alimentos consumidos pelas pessoas, e até mesmo por outras espécies animais, podem representar risco para eles. O cão possui o comportamento alimentar menos seletivo que os gatos, sofrendo mais intoxicações por alimentos. Por mais que eles peçam um pedacinho da sua sobremesa, destacamos que não é benéfico para o pet comer doces e outros alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura. A solução é resistir aos olhares e informar-se sobre o que pode ser perigoso para o seu amigo.

Mas por que cachorro não pode comer chocolate? Descubra tudo sobre este assunto neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer chocolate?

Índice

  1. O que acontece se o cachorro comer chocolate?
  2. Qual a quantidade de chocolate faz mal ao cachorro?
  3. O cachorro pode morrer se comer muito chocolate?
  4. Chocolates para cachorros são indicados?

O que acontece se o cachorro comer chocolate?

O chocolate é um alimento admirado pelas pessoas e também pelos cães, mas é considerado um dos principais causadores de intoxicação nos peludos, pois contém altos teores de metilxantinas. O chocolate é composto por uma grande quantidade de carboidratos, lipídios (gorduras), aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (teobromina e cafeína). A manteiga de cacau representa o componente de maior quantidade no chocolate e é ela que possui a teobromina em sua composição, substância considerada a mais perigosa para os cães. Neste outro artigo explicamos os remédios caseiros para intoxicação de cachorros.

As quantidades de metilxantinas presentes nos chocolates mudam conforme o tipo e marca do chocolate, além da variação natural do cacau utilizado. Geralmente, os chocolates amargos e meio-amargos são os mais tóxicos para os cães, pois contêm maior quantidade dessas substâncias. Os chocolates brancos apresentam baixíssimas quantidades de metilxantinas, porém ainda possuem potencial tóxico para os caninos. Por isso, o chocolate faz mal para cachorros e nunca deve ser oferecido aos peludos.

Como saber se o cachorro comeu chocolate?

A teobromina provoca grande estimulação cerebral e intenso aumento no trabalho muscular cardíaco, ocasionando arritmias cardíacas importantes nos cães, sendo considerada o componente tóxico mais importante do chocolate. A grande quantidade de gordura presente nos chocolates pode causar pancreatite nos animais mais sensíveis, resultando em dores abdominais intensas.

Como essas substâncias ficam muito tempo no organismo do animal, nem sempre a intoxicação acontece de uma vez, ou seja, o cachorro pode ter comido um pedaço de chocolate no dia anterior e não ter apresentado sintomas, porém, no dia seguinte, ainda sob efeito da teobromina, ele come mais um pedaço, atingindo a dose suficiente para se intoxicar. Além disso, as metilxantinas são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica e a placentária e atingir níveis tóxicos nesses locais, o que pode ser preocupante para fêmeas gestantes[1].

Embora não haja relatos de intoxicação por ingestão de cafés em cães, tal alimento deve ser mantido longe do alcance de animais, por conter componente tóxico, existindo casos de intoxicação por ingestão de remédios humanos contendo cafeína.

Sintomas mais comuns de um cachorro que comeu chocolate

  • Alterações cardíacas
  • Vômito
  • Diarreia
  • Distensão abdominal
  • Inquietação
  • Tremores
  • Febre
  • Convulsão
  • Desidratação (em decorrência do vômito e da diarreia)
  • Hiperatividade
  • Hemorragias internas
  • Pressão alta
  • Respiração ofegante
  • Mucosas arroxeadas
  • Fraqueza
  • Falta de coordenação motora

Quanto tempo depois de comer chocolate o cachorro passa mal?

Os sintomas citados podem acontecer dentro de seis a doze horas após a ingestão do chocolate pelo cachorro.

Qual a quantidade de chocolate faz mal ao cachorro?

As doses tóxicas de teobromina estão próximas a 100mg/kg, sendo fatais perto de 200 mg/kg. Essa substância possui ação diurética e estimula o coração, sendo extremamente nociva. Os animais possuem sensibilidades individuais às metilxantinas, no entanto, mesmo quantidades baixas, como 20mg/kg, podem resultar em sintomas como vômito, diarreia e grande ingestão de água. Uma ingestão de 60mg/kg pode resultar em convulsões, podendo levar o animal ao estado comatoso e posteriormente à morte. Doses de 140 a 150mg/kg de cafeína podem ter efeito letal nos cães.

Cada tipo de chocolate possui uma determinada quantidade de teobromina e cafeína, sendo a quantidade tóxica para o cachorro dependente do chocolate ingerido, conforme a tabela abaixo.

A quantidade de chocolate que faz mal para o cachorro, provocando uma intoxicação, vai depender de vários fatores: sensibilidade do animal às metilxantinas, tipo de chocolate ingerido, tipo de cacau utilizado na sua fabricação e tamanho do animal (peso).

Chocolate faz mal para cachorro? - Qual a quantidade de chocolate faz mal ao cachorro?

O cachorro pode morrer se comer muito chocolate?

Sim, infelizmente o cachorro pode morrer se ingerir chocolate em uma quantidade tóxica. Mas por que isso acontece? Porque a teobromina pode permanecer ativa no corpo do animal por 24 horas, até ser eliminada. A morte pode ocorrer em aproximadamente 24 horas após a ingestão do chocolate, sendo precedida por náusea, vômito, diarreia, dificuldade respiratória, grande ingestão de água, aumento da produção de urina, vontade de urinar frequente, arritmia cardíaca e hipertermia (temperatura corporal muito alta, febre).

Chocolates para cachorros são indicados?

Muitos tutores se perguntam se existe algum chocolate para cachorro que não seja tóxico. E a resposta é que sim! Em lojas especializadas para pets é possível encontrar chocolates para cães semelhantes aos consumidos pelas pessoas, com o diferencial de suprir as necessidades nutricionais dos cães e sem riscos de intoxicação. Esses produtos, geralmente, são compostos por alfarroba, um fruto rico em vitamina A e do complexo B, além de minerais. Outra opção são os chocolates para cachorro à base de soja.

O ideal é que o tutor tenha consciência que seu amor pelo pet não precisa ser demonstrado em forma de compartilhamento de sua própria comida, principalmente doces e alimentos gordurosos. Apesar de ser considerado um membro da família, é crucial lembrarmos que ele possui características próprias, que devem ser respeitadas por todos.

Agora que você já sabe que chocolate faz mal para cachorro, não perca este outro artigo no qual te contamos quais são os principais alimentos proibidos para cães.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Chocolate faz mal para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Referências
  1. Waller, S.B, Cleff, M.B, Mello, J.R.B. Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais? Veterinária em Foco, v.11, n.1, 2013. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/282329072_Intoxicacoes_em_caes_e_gatos_por_alimentos_humanos_o_que_nao_fornecer_aos_animais. Acesso em 21/02/2023.
Bibliografia
  • Muller, L.W., Fernandes, J.C., Linck, I.M. D. Intoxicação por chocolates em caninos: do vômito à morte. XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019. Disponível em <https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2019/XXIV%20SEMINARIO%20INTERINSTITUCIONAL/Mostra%20de%20Iniciacao%20Cientifica/Ciencias%20Exatas,%20agrarias%20e%20engenharias/RESUMO%20EXPANDIDO/INTOXICA%C3%87%C3%83O%20POR%20CHOCOLATES%20EM%20CANINOS%20-%20DO%20V%C3%94MITO%20%C3%80%20MORTE%20-%209176.pdf>. Acesso em 21/02/2023.
  • Maraschin, D.Kneip. Intoxicações em cães. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/127062/000973250.pdf?sequence=1>. Acesso em 21/02/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
vivendo de produtos digitais
O chocolate melhora o ânimo de qualquer pessoa. Mas é muito triste saber que chocolate faz mal para cachorro.
1 de 2
Chocolate faz mal para cachorro?