Partilhar

Cachorro pode comer abacate?

 
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 5 agosto 2019
Cachorro pode comer abacate?

Ver fichas de  Cachorros

O abacate é um fruto muito saboroso típico das regiões tropicais e subtropicais que é muito apreciado em todo o mundo. Apresenta muitas propriedades benéficas para o ser humano, mas será o que o mesmo acontece com os cachorros?

As opiniões divergem e, enquanto uns defendem que o abacate não acarreta nenhum tipo de perigo, outros o inserem na lista de frutas que cachorro não pode comer. Não perca este artigo do PeritoAnimal no qual vamos esclarecer para você se cachorro pode comer abacate ou não.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer melancia?

Abacate para cachorro: propriedades

O abacate (persea americana) é um fruto piriforme com cores que podem ir desde o verde ao vermelho acastanhado e que é característico de regiões tropicais e subtropicais e encontrado em grande abundância no Brasil.

Consumido numa dieta equilibrada ele apresenta muitos benefícios e aplicações desde a nutrição, a cosmética e até a medicina humana:

  • É um fruto com os mais altos teores de proteína e vitamina A;
  • Também é rico em ferro, magnésio, vitamina B6, C e E;
  • É muito utilizado com componente em cosmética para hidratar e suavizar a pele;
  • Apresenta propriedades analgésicas e anti-inflamatórias;
  • Alguns autores defendem que é bom para controle da hipertensão, diabetes, colesterol, anemias, dores de estômago e diarreia.

O abacate é muito apreciado como fruto, preparado em saladas, transformado em guacamole ou como sobremesa. No entanto, apesar dos seus benefícios para o ser humano, será que cachorro pode comer abacate? Continue lendo para descobrir.

Cachorro pode comer abacate?

A prática de dar uma alimentação mais rica em frutas e verduras ao cachorro, sem produtos químicos como corantes ou conservantes, é algo cada vez mais comum e praticado. Afinal, essa dieta pode ser benéfica para o animal se o tutor estiver bem informado e fornecer uma dieta equilibrada ao pet.

Os cachorros são animais omnívoros, ou seja, podem se alimentar de fontes vegetais e animais. É muito normal que o seu pet peça os alimentos que você está comendo. Mas, atenção, por ele gostar do cheiro e do sabor não é suficiente para oferecer pois, não sabe distinguir se é um alimento tóxico para cachorro.

Pode dar abacate para cachorro?

Embora o abacate pareça um fruto inofensivo e benéfico para os seres humanos, ele apresenta uma toxina fungicida, a persina, que é tóxica para cachorros, gatos, cavalos e aves. Claro que alguns autores e tutores afirmam que pode dar abacate para cachorro, pois os seus próprios animais ingeriram abacate, gostaram e repetiram. No entanto, a verdade é que os animais não apresentam todos o mesmo tipo de metabolismo e o que em alguns tem efeitos adversos, em outros não tem. No entanto, grande parte das vezes o abacate é potencialmente tóxico para cães e gatos, sendo que em aves e cavalos é ainda mais grave, apresentando risco de morte.

Não se conhece ao certo qual a quantidade mínima que provoca intoxicação, contudo sabe-se que a toxina está mais concentrada nas cascas, nas folhas e no caroço, sendo que a polpa tem menos concentração. Por isso, porquê arriscar? Evite oferecer alimentos humanos ao seu cachorro, principalmente se eles estão temperados e se possuem ossos. Portanto, respondendo à sua pergunta inicial, cachorro não deve comer abacate nem os seus derivados. Se o seu cachorro já ingeriu abacate e não reagiu mal, tenha atenção com a casca, as folhas e o caroço.

Meu cachorro comeu abacate, e agora?

Os sinais clínicos decorrentes de um cachorro intoxicado por abacate são inespecíficos, ou seja, um animal intoxicado com outro alimento, produto ou com uma doença, também pode apresentar estes sintomas. No entanto, caso note alguma alteração das que vamos indicar a seguir, você deve consultar imediatamente o veterinário.

Os sintomas de cachorro intoxicado são:

  • Sintomas gastrointestinais como vômitos, diarreia, desconforto ou dilatação abdominal;
  • Pode desencadear acumulação de líquido nos tecidos e órgãos como pulmões e coração ou em espaços livres como o tórax ou o abdômen, podendo fazer com que ele apresente uma respiração alterada e incômoda (dispneia) ou que não consiga respirar;
  • Pancreatite;
  • Letargia/apatia;
  • Anorexia.

Se você deseja saber quais os alimentos proibidos para cães ou quais são as frutas recomendadas para cachorro, consulte esses artigos do PeritoAnimal.

E cachorro pode comer banana? Se você já se perguntou isso, confira também o nosso vídeo no YouTube com uma explicação completa:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer abacate?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Buoro I.B., Nyamwange S.B., Chai D., Munyua S.M., Putative avocado toxicity in two dogs. Onderstepoort J Vet Res. 1994 Mar; 61(1):107-9.
  • Kovalkovičová, N., Šutiaková, I., Pistl, J. and Šutiak, V. Some food toxic for pets. Interdiscip Toxicol. 2009 Sep; 2(3): 169–176.

Vídeos de Cachorro pode comer abacate?

1 de 3
Vídeos de Cachorro pode comer abacate?

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer abacate?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode comer abacate?
Cachorro pode comer abacate?

Voltar ao topo da página