Problemas de alimentação

Meu gato come pouco - Causas e o que fazer

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 9 agosto 2022
Meu gato come pouco - Causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Seu gato está comendo pouco ou do nada parou de comer? Neste artigo do PeritoAnimal classificaremos as possíveis causas associadas à diminuição do apetite nos pequenos felinos. Afinal, por que seu gato come pouco?

A anorexia ou perda de apetite nos gatos é um sinal frequente e inespecífico nas consultas veterinárias, além de ser uma grande preocupação para seus tutores. A anorexia pode provocar consequências na saúde de nossos gatos como desidratação, debilidade, perda de musculatura, queda da imunidade, até doenças graves como o fígado gorduroso ou alterações na função intestinal que, por sua vez, complicariam o diagnóstico da causa primária da perda de apetite. A primeira coisa que pode vir na cabeça como causa da anorexia é uma doença, no entanto, existem outras várias respostas que podem alterar o comportamento alimentar do felino, desde alterações ambientais externas ao animal que provocam desde estresse à uma intoxicação ou seus próprios ciclos reprodutivos. Continue lendo!

Índice

  1. Por que meu gato come pouco mesmo mostrando interesse pela comida?
  2. Por que meu gato está comendo pouco e está apático?
  3. Outros motivos que levam um gato a comer pouco
  4. O que fazer se o gato estiver comendo pouco?

Por que meu gato come pouco mesmo mostrando interesse pela comida?

Caso você notar que o gato parece ter apetite mas não come, principalmente se o alimenta com ração seca, pode acontecer de o gato sentir alguma dor que o impeça de comer. Possíveis causas destes problemas são doenças da boca como as que afetam a gengiva e os dentes (gengivite, gengivoestomatite crônica felina, periodontite, reabsorção dentária, tumores ou corpos estranhos na boca ou língua), assim como transtornos ortopédicos ou neurológicos da mandíbula. Em qualquer caso, se você observar o gato comendo pouco, é importante examinar a boca do animal e procurar o veterinário para que a causa seja diagnosticada.

Meu gato come pouco - Causas e o que fazer - Por que meu gato come pouco mesmo mostrando interesse pela comida?

Por que meu gato está comendo pouco e está apático?

Nos casos em que aproximamos a comida e o gato rejeita ou ignora e não se interessa nem por seu alimento preferido, devemos pensar em algo que está acontecendo internamente. Possíveis doenças que podem fazer um gato comer menos, ficar apático, vomitar ou apresente outros sintomas de alarme, são:

Insuficiência renal

Além de comer menos, o gato tem mais sede ou urina mais do que o normal? Se a resposta for afirmativa e, além disso, você notou que o gato come pouco e toma muita água, pode se tratar de uma doença dos rins. É recomendável uma consulta veterinária ao ano nos gatos maiores de sete anos para realizar um check-up renal e medir a pressão.

Problemas abdominais

Gato comendo pouco e com outros sintomas como dor abdominal, vômitos ou diarreia? Se é assim, pode se tratar de uma doença gastrointestinal causada por inflamações, tumores ou corpos estranhos no estômago ou intestino que reduziram notavelmente o apetite do felino. Também pode ser devido a uma doença do fígado ou do pâncreas, e inclusive estar afetando o intestino, fígado e pâncreas e se tratar de uma tríade felina. Esta última somente pode ocorrer em felinos pela anatomia particular do conduto que sai do pâncreas e do conduto do fígado que terminam no mesmo local do intestino, o que pode conduzir a extensão de infecções ou inflamações entre os três órgãos.

Doenças infecciosas ou alterações que afetam o olfato

Os gatos são muito sensíveis à perda do olfato e, diferente de outros animais, somente respiram pelo nariz. A perda do olfato é uma causa a se considerar como possível perda de apetite nos gatos e pode ser devido à alterações nervosas ou derivada de uma doença do nariz causada em grande parte dos casos pela chamada "síndrome respiratória felina", que envolvem diversos vírus e bactérias.

Se o seu gato apresenta sinais clínicos como ruídos respiratórios, sintomas oculares, espirros ou secreção nasal, pode estar com essa síndrome, mas normalmente recuperará o apetite de sempre com o tratamento e a limpeza adequada.

Outras doenças infecciosas

Você levou o felino para fazer um teste para o vírus da leucemia e o da imunodeficiência felina? Você vive com um gatinho jovem de menos de dois anos? É de raça? O vírus da peritonite infecciosa felina pode afetar gatos jovens, mas também pode afetar gatos mais velhos de qualquer raça e se trata de uma doença muito grave que pode iniciar com sintomas inespecíficos como anorexia, febre e perda de peso. Estes mesmos sintomas em gatos jovens nos podem fazer pensar em vírus semelhante a parvovirose dos cachorros, a chamada panleucopenia felina. Pequenas bactérias que causam uma doença denominada anemia infecciosa felina podem causar uma queda do apetite, assim como sintomas de anemia hemolítica tais como palidez ou coloração amarelada das mucosas, depressão e aumento da frequência cardíaca e respiratória.

Em todos os casos, se você perceber que o gato está comendo pouco e dormindo muito, está apático, vomita ou tem diarreia, não deixe de procurar a clínica veterinária para que ele seja examinado e a causa seja determinada. Somente um profissional pode receitar o melhor tratamento e realizar os exames necessários.

Meu gato come pouco - Causas e o que fazer - Por que meu gato está comendo pouco e está apático?

Outros motivos que levam um gato a comer pouco

Um gato comendo pouco pode ter outras causas além das que mencionamos anteriormente. A seguir, vamos expor outros motivos que também são comuns:

Mudança de alimento

Mudanças repentinas de marca ou tipo de alimento podem ser a causa da redução da sua ingestão por não gostar ou por necessitar de um período de adaptação ao mesmo. Por isso, em gatos se recomenda mudanças progressivas, começando por misturar o novo alimento com o antigo.

Cabe ressaltar que os gatos são considerados carnívoros estritos, o que faz com que necessitem de maior quantidade de proteínas na dieta e nunca poderiam ser alimentados com dieta vegetariana. Por esta razão, alimentos que não tenham carne ou que não permitam obter os nutrientes essenciais que necessitam, como os aminoácidos arginina e taurina, podem repercutir muito gravemente na saúde do seu gato.

Intoxicação

Se o gato come pouco também pode ser um sintoma de ter ingerido um alimento estragado ou ter provado uma planta tóxica (poinsétia, lírios, aloe vera, oleandro, hera ou hortência) ou algum alimento “proibido” para nossos felinos, como cebola ou uvas.

Por outro lado, sempre é importante recordar que alguns fármacos produzem toxicidade, por isso cabe ressaltar a importância de nunca administrar ibuprofeno em gatos porque lhes causa sérios danos e também uma perda de apetite. Em caso de acontecer uma intoxicação, é fundamental procurar o veterinário o quanto antes.

Cio

Quando uma gata está no cio pode experimentar uma redução do seu apetite. Sempre é recomendável a castração das gatas, pois previne doenças como tumores de mama ou de útero e piometras.

Estresse

Os gatos são muito sensíveis às mudanças no ambiente, incluindo as mais sutis podem ser muito estressantes para eles. O estresse contribui para fazer com que o gato passe a comer pouco, fique nervoso ou manifeste outras mudanças no seu comportamento. Situações estressantes podem ser desde pequenas mudanças na casa até mudanças na organização de suas tigelas, reformas na casa, mudança de casa, introdução de um novo animal, ter um filho, uma perda de um familiar ou uma nova pessoa na casa. É importante identificar a causa do estresse para tratar e devolver ao animal sua estabilidade emocional. Igualmente, os feromônios sintéticos também podem ser grandes aliados nesses casos.

Descubra neste vídeo diferentes formas de acalmar um gato.

O que fazer se o gato estiver comendo pouco?

Por tudo o que vimos neste artigo, comprovamos que existem muitas causas possíveis que explicam a redução do apetite de nossos gatos, às vezes inclusive podem ocorrer de forma simultânea. Se o problema é que ele não gosta do alimento, bastará comprar um alimento novo e introduzir gradualmente. Assim mesmo, se o gato come pouco por estresse, se pode tentar identificar a causa e a tratar na medida do possível.

Agora, quando o problema é uma doença em que o gato manifesta outros sintomas, nos piores casos, a melhor opção em que se pode salvar a vida do seu querido felino é levá-lo a um centro veterinário onde será realizada uma história clínica, exame físico, diagnóstico e o melhor tratamento segundo cada caso.


Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato come pouco - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Referências
  1. Harvey, A., Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de
  2. Llobregat, Barcelona, España. Palmero, M.L., Carballés, V. (2010). Enfermedades infecciosas felinas. Ed. Servet. Zaragoza, España.
  3. GEMFE. Gatos y alimentación. iCatCare, High Street, Tisbury, Wiltshire, SP3 6LD, UK. Disponível em: <https://www.avepa.org/articulos/alimentacion.html>. Acesso em 28 de julho de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu gato come pouco - Causas e o que fazer