Problemas de alimentação

Como fazer o cachorro comer ração

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 10 dezembro 2020
Como fazer o cachorro comer ração
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora existam diferentes opções para alimentar o nosso cachorro, a verdade é que a ração, granulada ou de bolinhas, é a maneira mais comum, provavelmente pelo fato de ser a opção mais fácil e barata. Mas nem todos os cães aceitam bem esse tipo de alimentação, principalmente se estiverem acostumados à outra dieta.

Neste artigo do PeritoAnimal, daremos truques sobre como fazer o cachorro comer ração, tanto se for um cão saudável ou um doente, um filhote ou idoso com necessidades especiais. Boa leitural

Também lhe pode interessar: O meu cachorro não quer comer ração

Índice

  1. A alimentação dos cachorros
  2. Como fazer o cachorro comer ração
  3. O que misturar na ração para cachorro comer
  4. Como amolecer a ração do meu cachorro
  5. Como triturar ração de cachorro
  6. Meu cachorro come menos que antes - por que e o que fazer?

A alimentação dos cachorros

Existem diferentes opções para alimentar bem um cachorro. Além da conhecida ração, são comercializados produtos úmidos, as populares latas ou saquinhos de pestiscos, embora muitos cuidadores as reservem apenas para momentos especiais ou de recuperação do animal.

Mais recentemente, surgiram alternativas como os alimentos desidratados, os quais só é preciso adicionar água, ou dietas como a BARF, que implica a elaboração de um menu específico para o cão. Da mesma forma, recorrer à uma dieta caseira é uma opção válida, sempre que contemos com a orientação de um profissional de nutrição canina para garantir seu equilíbrio. Caso contrário, podem surgir deficiências nutricionais, como explicamos nesse outro artigo sobre alimentação do cachorro: tipos e benefícios. Em outras palavras, comida caseira não é a mesma coisa que dar as nossas sobras ao cachorro.

Neste artigo, vamos nos concentrar na ração. Se escolhemos essa alimentação desde o início ou se queremos adaptar um cão que até então seguia outro tipo de dieta, esses são os truques para que um cachorro coma ração.

Como fazer o cachorro comer ração - A alimentação dos cachorros

Como fazer o cachorro comer ração

Se optarmos pela ração, a primeira coisa a fazer é procurar uma de qualidade. Escolha uma opção que seja adequada às circunstâncias do seu cachorro, por exemplo, para filhotes, para cachorros idosos, para adultos, etc. Reserve um tempo para ler os rótulos com os ingredientes. O primeiro, já que estamos diante de um carnívoro-onívoro, deve ser carne, melhor desidratada, para garantir que mantenha seu percentual depois do processo de elaboração da ração, pois a carne fresca perderá água, o que diminuirá o percentual final.

Depois de selecionada uma ração, respeite a porção recomendada pelo fabricante para o peso do seu cão. Se ele perder peso, aumente na porção indicada na embalagem. Ao contrário, se engordar, diminua até encontrar a quantidade ideal para ele, pois suas necessidades também influenciam outros fatores, como sua atividade física. É preciso ter em mente que se exageramos na quantidade, é provável que o cão não coma tudo, indicando pra gente que está comendo mal, quando na verdade estamos oferecendo alimento em excesso. Por isso, respeite as quantidades.

Os filhotes comerão várias vezes ao dia, portanto, a ração deverá ser dividida nas refeições necessárias. Os cães adultos também podem comer várias vezes ou apenas uma. Embora exista a possibilidade da ração à vontade, racioná-la, ou seja, oferecê-la no comedouro e retirá-la em alguns minutos uma ou mais vezes ao dia pode evitar conflitos de recursos e podemos utilizá-la como ferramenta educativa, por exemplo, pedir para sentar antes de comer. Também nos ajuda a controlar quando terá mais ou menos fome, o que permite dar aulas de obediência com prêmios comestíveis quando sabemos que não está de barriga cheia. Claro que a ração tem pouca umidade, portanto a água, sem dúvida, sempre à vontade, limpa e fresca, é imprescindível.

Os cachorros são animais de hábitos, portanto, é benéfico para eles que sempre os alimentemos no mesmo horário ou em horários próximos. Manter um horário é o primeiro dos truques para que coma sua ração. Mas para alguns cães não será suficiente. A seguir, repassamos mais ideias sobre como fazer o cachorro comer ração

Como fazer o cachorro comer ração - Como fazer o cachorro comer ração

O que misturar na ração para cachorro comer

A primeira coisa que normalmente pensamos quando o cachorro está relutante em comer a ração é sobre o que misturar na ração para cachorro comer. E a verdade é que se recomenda que a adaptação ao novo alimento seja feita de maneira gradual. Mudanças bruscas na dieta comumente provocam distúrbios digestivos, especialmente fezes moles ou líquidas.

Assim, para evitar problemas, podemos dividir imaginariamente o comedouro em quatro partes e começar com três do alimento antigo e uma do novo. Em alguns dias, serão dois do novo, em mais algum tempo três, até que mudemos completamente o menu. Se o que damos é comida natural, também devemos fazer essa adaptação gradual, mas é melhor não misturar os dois tipos de alimentação, pois não são digeridos da mesma forma.

Esse truque para fazer o cachorro comer ração funcionará se formos constantes. Ou seja, haverá cães que se negarão a comer a ração e ficarão apenas com a parte que receberam da comida anterior. Não cometa o erro de dar mais por pena. Nenhum cachorro saudável deixará de comer para morrer de fome. Mantenha-se firme nas diretrizes estabelecidas e ele acabará se acostumando. Claro, se o cão está doente, você não pode deixá-lo sem comer. Nesse caso, o veterinário dirá como alimentá-lo com base em sua patologia.

Como fazer o cachorro comer ração - O que misturar na ração para cachorro comer

Como amolecer a ração do meu cachorro

A ração também pode ser misturada com líquidos para amolecê-la. É outro dos truques sobre como fazer o cachorro comer ração, pois alguns pets aceitam melhor a ração mais macia. Um caso típico é o dos filhotes durante o desmame. No início é provável que consigam comer melhor a ração se sua consistência for macia. Comer ração amolecida também é mais fácil para cachorros com problemas na boca ou alguma outra patologia.

Portanto, se você quer saber o que misturar na ração para cachorro comer, saiba que sim, a água pode ser adicionada à ração dos cães. Coloque água fria ou morna, não quente. Outra opção é embeber a ração com caldo, como de frango ou peixe, mas não deve conter sal ou qualquer ingrediente além do pedaço de carne e, de forma opcional, incluir arroz ou batata cozida. Utilizaremos apenas o líquido desses elementos cozidos, que podemos até congelar. Alguns minutos antes da hora da comida adicionaremos a quantidade suficiente para cobrir a ração, mais ou menos, dependendo da textura que buscamos. As bolinhas absorverão o líquido e, depois, poderemos dá-las ao cão amassando-as ou no estado em que estão.

Se criamos filhotes com leite artificial podemos amolecer com ele a ração ou fazê-lo apenas com água. Antes de recorrer ao caldo, é aconselhável consultar o veterinário se o cachorro tiver algum problema de saúde e seguir uma dieta especial. Se a nossa ideia é que o cão coma ração dura, só teremos que acostumá-lo pouco a pouco.

Como fazer o cachorro comer ração - Como amolecer a ração do meu cachorro

Como triturar ração de cachorro

Por fim, embora seja menos frequente, outro truque de como fazer o cachorro comer ração é triturando-a. É uma opção geralmente deixada para cães convalescentes, pois permite ser oferecida com seringa. Teríamos que amolecer a ração com água morna ou caldo, se o veterinário nos aconselhar. Então, ao invés de oferecê-la diretamente ou esmagá-la com um garfo, vamos passá-la pela trituradora ou batedeira, de maneira que tenhamos uma pasta.

Podemos adicionar mais líquido para alcançar a textura desejada. Por se tratar de uma pasta, pode ser ingerida lambendo-a ou podemos ajudar introduzindo pequenas quantidades na boca com uma seringa pela lateral, no espaço atrás da presa. É um recurso mais econômico que as latas para cachorros que precisam de uma ração específica, em razão da saúde, mas seu estado dificulta a ingestão.

Meu cachorro come menos que antes - por que e o que fazer?

Como você pode ver, existem diferentes truques de como fazer o cachorro comer ração, que geralmente funcionam em alguns dias se toda a família cumpre as normas e ninguém lhe dá outros alimentos que possam reduzir seu apetite. Uma vez que o cachorro está comendo ração com normalidade e lhe proporcionamos a dose recomendada pelo fabricante e nada mais, e você percebe que ele deixa comida no comedouro, esse é um sinal que deve ser avaliado pelo veterinário. A perda de apetite está por trás de várias patologias.

Mas certifique-se de que ele está realmente comendo menos. Por exemplo, se o filhote já cresceu, as quantidades deverão ser ajustadas ao seu peso de adulto. Se o cão come da nossa comida, comerá menos ração ou, quando por qualquer motivo fazem menos exercícios, também necessitará de menor quantidade de ração. Nesse caso, não come menos, mas apenas o que precisa e deixa o excesso.

Também pode precisar de menos gramas por dia se você mudou para uma ração de melhor qualidade. É por isso que você sempre deve prestar atenção nas orientações de administração fornecidas pelo fabricante e respeitá-las. Observe sua condição corporal para ver se está emagrecendo ou engordando e pese-o de vez em quando. Se você seguiu todas as recomendações e ele ainda não está comendo normalmente, procure o veterinário.

Agora que você já sabe como fazer o cachorro comer ração, indicamos a você este outro artigo: meu cachorro não quer comer - o que fazer?

Como fazer o cachorro comer ração - Meu cachorro come menos que antes - por que e o que fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro comer ração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Luciana
Muito obrigada pelo artigo!
A sua avaliação:
Viviane
Meu cachorro come ração e ama se colocar creme de leite. Mas ele é um bull terrier, portanto tem dermatite. Sem creme de leite ele não quer comer. O que eu faço?
A sua avaliação:
Diógenes
Na teoria... é bem fácil, mas na prática... nada funcionou pra minha cachorrinha, que ficou 2 dias sem comer, mas não comeu a ração.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Neste caso, Diógenes. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
andre tenorio
Raçao é composta basicamente por milho trangenico (glifosato em seu dna) podem ler no rotulo das embalgens, carnes rejeitadas dos frigorificos (a que nenhum humano comeria) alem dw conservantes bha e bht.
Pergunto: caes comem graos? Milho soja...
Voce daria carne com algum cisto ao seu pet?
Voce comeria a raçao que vc coloca ao seu pet? Se sim, por quanto tempo? 15 anos talves...
Nao sou contra raçoes mas da forma com9 sao fabricadas sao um verdadeiro veneno aos nossos pets.
Os questionamentos tem o objetivo de nos questionar a forma de como alimentamos nossos pets.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, André. Tudo bem? Infelizmente vemos várias rações sem qualidade no mercado, de fato. Neste outro artigo mostramos como escolher a melhor ração para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-escolher-a-melhor-racao-para-cachorro-23560.html.
Esperamos que seja útil.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
JOSE DE SA MIRANDA
A minha cadela pariu 10 cachoros completando um mes e neste momento a mae deles ja nao tem leite suficiente para eles.Existe uma alimentacao para a lem da racao que possa lhe ajudar a ter mais leite?
A sua avaliação:
Juliane
Artigos sempre muito úteis! Obrigada!!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Juliane! Nós é que agradecemos a você por fazer parte da comunidade de leitores do PeritoAnimal!
Um abraço!
A sua avaliação:
Catarine
Olá, Perito animal, tudo bem? Ração é uma boa opção pela praticidade, porém, vemos que alimentar os animais com uma dieta livre de conservantes e palatabilizantes, com ingredientes frescos e saborosos trazem bons resultados na saúde do seu cão ou gato.
Amélia Aparecida Alarcon Faria
Oi, boa tarde, tenho três cachorros, dois Shitzu e um poodle, eles não querem comer ração, se eu der só comida, eles podem adoecer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Amélia. Tudo bem? As rações comerciais oferecem aos peludos todos os nutrientes que eles precisam. Se você for oferecer apenas comida caseira, é importante equilibrar bem os ingredientes para que sua dieta seja completa. Por isso, recomendamos que converse com um veterinário e que leia estes artigos que temos:
O primeiro é sobre os benefícios da comida caseira para cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-da-comida-caseira-para-cachorros-23635.html
O outro é sobre a alimentação do cachorro de acordo com a idade: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-do-cachorro-de-acordo-com-a-idade-23799.html
Esperamos ter ajudado. Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 6
Como fazer o cachorro comer ração