menu
Partilhar

O que dar para o cachorro quando não tem ração?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 6 agosto 2021
O que dar para o cachorro quando não tem ração?

Ver fichas de  Cachorros

Se acontecer de você ter ficado sem ração para o cachorro em casa e você não pode sair para comprar ou qualquer outra situação similar, o que dar para o cachorro quando não tem ração? Bem, os cães são animais onívoros, adaptados para comer tanto alimentos com origem na carne quanto aqueles ricos em carboidratos, vegetais ou frutas.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre situações específicas, pois oferecer ao nosso companheiro canino uma alimentação caseira desequilibrada pode levar a deficiências nutricionais, pondo em risco sua saúde. Continue lendo para saber mais sobre quais alimentos humanos um cachorro pode comer, assim como aqueles que devemos evitar.

Também lhe pode interessar: O meu cachorro não quer comer ração

O que os cães podem comer além de ração?

Ficou sem ração e não sabe o que dar para o cachorro? Bem, antes de falar sobre as opções, vale destacar que os cães são onívoros, como é confirmado por dados como a sua dentição. Comparados aos gatos, ambos têm um número semelhante de dentes incisivos e caninos, mas os cães têm mais molares e pré-molares, que são úteis para moer e mastigar alimentos. Isso sugere uma dieta mais variada e acostumada a mais alimentos do que a carne.

Graças a este comportamento alimentar, podemos preparar, em situações de emergência, outros alimentos, mesmo que não sejam especificamente caninos, a partir dos alimentos que temos em casa, desde que, é claro, não sejam considerados proibidos para eles. Você pode consultar uma lista completa de alimentos proibidos para cães aqui.

Insistimos que esta é uma solução pontual, pois não é uma opção deixá-los sem comida até conseguirmos ração de cachorro, pois poderíamos piorar sua saúde, enfraquecê-los e mesmo, se a situação se prolongar, causar desequilíbrios nutricionais e eletrolíticos.

Na próxima seção estão algumas opções de alimentos que os cães podem comer em caso de emergência devido à falta de ração.

O que dar para o cachorro quando não tem ração? - O que os cães podem comer além de ração?

Carne e peixe

Os cachorros podem comer todos os tipos de carne e peixe, mas tenha cuidado para que os pedaços não contenham ossos que possam se fragmentar no trato digestivo e causar danos e que, claro, não tenham espinhas, que podem ser bastante prejudiciais, especialmente para cachorros de porte pequeno.

Carne e peixe devem ser oferecidos cozidos em vez de crus para evitar o risco de transmissão de patógenos, tais como parasitas. Por exemplo, os parasitas anisakis e as ténias como o Echinococcus granulosus são proeminentes nos peixes. Além disso, uma deficiência de tiamina, também conhecida como vitamina B1, pode ser causada pelo consumo de peixe cru ou vísceras de peixe.

Cereais e tubérculos

O organismo dos cachorros consegue ingerir carboidratos a fim de utilizá-los e digerí-los corretamente. Em outras palavras, os carboidratos são necessários em sua dieta. Os alimentos com as maiores quantidades de carboidratos que podemos oferecer são os seguintes:

  • Batata-doce: possui uma alta quantidade de nutrientes, tais como cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, vitamina A e vitamina C, assim como 20 gramas de carboidratos por 100 gramas de batata-doce.
  • Batata: pequenos pedaços de batata madura cozida, madura, não frita ou ensacada e congelada, podem ser dados. A batata fornece 17 gramas de carboidratos por 100 gramas, assim como vitamina C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e zinco. Evite dar batatas quando estiverem cruas ou verdes, pois elas contêm solanina, um composto tóxico que bloqueia a acetilcolinesterase, aumentando a acetilcolina e causando aumento de secreções no sistema digestivo, respiratório e urinário, diminuição da frequência cardíaca, vasodilatação e aumento da atividade cerebral. O mesmo composto também é encontrado em tomates verdes, pimentões e beringelas cruas. É por isso que devemos evitar dá-las assim aos nossos amigos de quatro patas.
  • Arroz: é uma boa fonte de carboidratos, especificamente 28 gramas por 100 gramas de arroz, além de ser altamente digerível e baixo em fibra. Os principais nutrientes que ele fornece incluem vitamina B1, B2, B3, fósforo, manganês, selênio, ferro e zinco.

Verduras, legumes e hortaliças

Os vegetais são fonte de vitaminas, fibras e carboidratos. Assim, se você quer saber o que dar para o cachorro quando não tem ração, descubra as seguintes verduras, legumes e hortaliças que são boas para cachorros:

  • Abóbora: este é um alimento rico em fibras, vitaminas A, C, K e alfa e beta-caroteno. É melhor dá-la ao cachorro cozida e cortada em pequenos pedaços.
  • Cenoura: é benéfica para cães e é altamente digerível, além de conter vários nutrientes, como cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E e K. Também ajuda a prevenir o tártaro.
  • Abobrinha: é bastante saudável e recomendada para nossos cães. Composta de 95% de água e baixa em calorias, podemos dar-lhe cozida, assada, grelhada ou crua, amassada ou fatiada. Nesta última opção, ela pode ser usada como recompensa.
  • Brócolis: este vegetal tem altas quantidades de vitaminas C, A, E e K e fornece propriedades curativas e protetoras para os ossos e a visão dos cães.
  • Vagem: oferece vitamina C, A e K, assim como ácido fólico e fibra.
  • Couve-flor: fornece vitaminas K, C, ácido fólico, potássio e manganês. Possui propriedades anticancerígenas, devido a seu conteúdo de isotiocianato, e propriedades anti-inflamatórias. Este último benefício o torna um aliado importante para cachorros idosos com artrose.
O que dar para o cachorro quando não tem ração? - Verduras, legumes e hortaliças

Frutas

As frutas fornecem muita umidade e vitaminas. Podemos dar as seguintes frutas para cachorros, mas na medida certa e sob certas condições:

  • Pêssego: esta é uma das frutas que os cães mais gostam. Tem um sabor suave e doce e fornece vitaminas A, B12, B6 e B1, além de ser fonte de hidratação. Mas tenha cuidado para não lhes dar nem a pele nem o caroço.
  • Maçã: fruta com alto teor de água, antioxidantes e vitaminas dos grupos C e B. Também fornece cálcio, fósforo e potássio. Neste caso, entretanto, devemos evitar que o cachorro coma as sementes, pois elas contêm cianeto e podem causar envenenamento, provocando um processo de privação de oxigênio ao nível dos tecidos, bloqueando a enzima responsável pela respiração nas mitocôndrias das células. Isto pode ser fatal para nossos cães.
  • Banana: uma pequena porção desta fruta para cães pequenos e até mesmo uma banana inteira para cães grandes fornece vitaminas K, A, C, E, B1, B2, B3, B6 e B9, assim como potássio, fibras e taninos com uma ação adstringente.
  • Morango: Os cães podem comer morangos com segurança, mas não exagere. Estas frutas coloridas fornecem-lhes vitaminas C, K, B1, B6, fibras, antioxidantes e minerais como o cobre e o magnésio.
  • Melancia: é recomendada em pequenas porções e sem sementes, pois pode ajudar o cachorro a combater o calor corporal. Recomendamos oferecer a melancia com moderação pelo sua grande quantidade de frutose.
  • Melão: fonte de vitamina A e E, também conta com propriedades diuréticas e antioxidantes que ajudam a manter a saúde do cachorro. Assim como nas outras frutas citadas, é preciso retirar as sementes e cortá-la em pedaços para oferecer ao nosso amigo de quatro patas.
O que dar para o cachorro quando não tem ração? - Frutas

O que dar para o cachorro quando não tem ração?

Se um dia você ficar sem ração de cachorro, você pode preparar um prato de comida com alguns dos ingredientes que mencionamos, que são comuns nas despensas de nossas casas. Aqui estão algumas ideias de receitas caseiras para cachorro que podem ser úteis:

Além disso, no vídeo a seguir do nosso canal no YouTube, você encontrará uma bela receita de comida natural para cachorro saudável e caseira:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que dar para o cachorro quando não tem ração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Elices, R. (2010). Atlas de nutrición y alimentación práctica en perros y gatos. Editorial Servet.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que dar para o cachorro quando não tem ração?
1 de 4
O que dar para o cachorro quando não tem ração?

Voltar ao topo da página