Partilhar

Remédios caseiros para piolhos em cachorros

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Remédios caseiros para piolhos em cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro apresenta una coceira excessiva e constante, além disso, está inquieto e quando decide examinar o seu pelo observa a presença de uns parasitas que se movem lentamente, com forma achatada e de cor cinza? Este é o indicativo mais evidente de que o seu cachorro pode ter piolhos.

Inicialmente deve saber duas coisas: esses piolhos não se contagiam às pessoas nem a nenhum outro pet que não os cachorros, uma vez que são exclusivos dos cães, e em segundo lugar, também deve ter bem claro que esta condição deve ser tratada o quanto antes para evitar complicações. Se quer usar um tratamento mais natural que os clássicos inseticidas, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe os melhores remédios caseiros para piolhos em cachorros.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para desparasitar cães

Quando devemos usar remédios caseiros para os piolhos em cachorros?

Os piolhos são parasitas externos que se alimentam do sangue dos seus hospedeiros e que além disso podem ser portadores de algumas doenças. Existem três tipos de piolhos que podem afetar um cachorro: Heterodoxus spiniger, Linognathus setosus e Trichodectes canis.

Os remédios caseiros são uma boa alternativa para tratar os piolhos em cães sempre que a infestação não seja grave, caso contrário, apesar de ser verdade que existem numerosas substâncias naturais que reduzirão a população de parasitas, será muito difícil erradicá-los na sua totalidade.

Como avaliar se infestação é grave?

O método mais adequado é recorrer ao veterinário para conhecer com exatidão se temos suficiente margem de tempo para aplicar os remédios naturais e poder observar a eficácia dos mesmos. Outras formas de avaliar isto é através de uma simples inspecção do pelo, se se observam muitos parasitas, áreas corporais sem pelo ou feridas devido a coceira excessiva, não é uma boa ideia utilizar os remédios caseiros.

Em casos graves devemos recorrer ao especialista e seguir um tratamento para os piolhos no cachorro a partir de produtos comerciais, que nos ajudarão a eliminar a praga por completo e a proteger o nosso cachorro futuramente.

Remédios caseiros para piolhos em cachorros

Alguns dos tratamentos caseiros para piolhos em cachorros, são os mesmo que se utilizam para tratar as pulgas com remédios caseiros (tal como acontece com os inseticidas convencionais) uma vez que apresentam propriedades anti-parasitárias e anti-sépticas. Os mais indicados para tratar os piolhos são os seguintes:

  • Óleo essencial da árvore de chá: É muito adequado devido à sua grande capacidade antibacteriana, anti-parasitária e anti-séptica e ajudará a que o nosso pet não sofra infecções tópicas devido à coceira excessiva. Neste caso o mais adequado é misturar 5 gotas de óleo com o xampu habitual do cachorro, esta aplicação pode ser repetida uma vez por semana.
  • Massagens com infusão de citronela: A citronela é uma excelente planta repelente devido a todos os componentes que contém. Para realizar as massagens deve adicionar um punhado de citronela fresca em meio litro de água fervente, desligue o fogo e deixe repousar até esfriar. Em seguida, filtre e empape a solução em um disco de algodão, aplicando-o sobre o pelo do cachorro e prestando atenção às zonas afetadas.
  • Óleo essencial de lavanda: É muito adequado devido à sua capacidade anti-séptica e além disso pode aplicar-se diretamente sobre a pele sempre que não existam feridas abertas. Adicione 5 gotas sobre um disco de algodão e aplique sobre as zonas afetadas. Se existirem feridas é preferível adicionar estas 5 gotas ao xampu habitual do cachorro.
  • Alho: Embora a crença popular assinale o alho como um dos alimentos mais tóxicos para os nossos cachorros, a verdade é que se trata de um dos remédios mais adequados para desparasitar os nossos pets. Neste caso recomenda-se adicionar à comida um dente de alho diariamente em cachorro grandes e meio alho em cachorro pequenos, triturado em pedacinhos pequenos para que nãos seja muito perceptível. Nestas doses não se trata de um componente tóxico para o seu cachorro, pode comprová-lo no estudo veterinário "Garlic: Friend ou Foe?" da Dogs Naturally Magazine, de Abril de 2014.
  • Artemisia: Esta planta medicinal contém óleo essenciais que são eficazes contra os piolhos devido à sua ação inseticida. Será necessário fazer uma infusão de artemisia, empapando posteriormente esta solução sobre um algodão e aplicando-a diariamente nas zonas afetadas.

Nãos e recomenda que todos estes remédios caseiros sejam utilizados ao mesmo tempo, de fato, o mais adequado seria optar pelo alho como remédio de aplicação interna e apenas um remédio de aplicação externa.

Considerações a ter em conta

Geralmente acreditamos que um remédio natural é necessariamente um remédio inócuo e apesar de ser verdade que o risco que se corre ser mínimo, é fundamental que consulte previamente o seu veterinário diante dos seguintes casos:

  • O seu cachorro encontra-se ainda na etapa de filhote
  • O seu cachorro já é idoso
  • Existe alguma doença subjacente
  • O seu cachorro está tomando alguma medicação

Na presença destes casos, os remédios naturais podem provocar algum problema, que se independentemente de ser leve ou grave, convém prevenir. Em qualquer caso e como já foi explicado, o ideal é usar um produto comercial para tratar casos mais graves.

Não se esqueça que a prevenção é fundamental para evitar que o seu cachorro volte a sofrer uma infestação de piolhos ou de qualquer outro parasita, por esse motivo é conveniente prepara um calendário de desparasitação para o seu cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para piolhos em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para piolhos em cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para piolhos em cachorros
1 de 3
Remédios caseiros para piolhos em cachorros