Partilhar

Remédio caseiro para micose em cachorro

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 6 novembro 2019
Remédio caseiro para micose em cachorro

Ver fichas de  Cachorros

A dermatofitose (conhecida como micose ou 'tinha') é caracterizada por uma infeção das camadas superficiais da pele. Trata-se de uma das doenças de pele mais comuns nos cachorros e é causada por fungos que invadem a pele do cachorro e se alimentam de tecido queratinizado (como pele, pelos e até unhas). Os gatos também podem sofrer deste problema.

O tratamento da micose em cachorros pode ser demorado e levar de 1 a 3 meses. Saiba que você não verá resultados logo no primeiro dia de tratamento, mas não desespere pois com o tempo você consegue eliminar esses fungos do seu cachorro. Em complemento ao tratamento prescrito pelo veterinário, existem tratamentos alternativos que podem ajudar a aliviar o sintomas. Então, neste artigo do PeritoAninal explicamos o tratamento para micose canina e remédios caseiros para fungos em cachorros.

É essencial que o seu animal seja visto por um médico veterinário para que ele possa diagnosticar e definir o tratamento mais adequado. Pois, tal como qualquer outra doença, sem um diagnóstico correto é muito difícil combater o problema.

Também lhe pode interessar: Tratamento da micose em cachorros

Tratamento para micose em cães

Os médicos veterinários, conforme a gravidade do problema, optam por tratamentos sistêmicos e/ou localizados. A avaliação veterinária é fundamental para um diagnóstico correto, já que nem todos os problemas de coceira fungos em cães sempre são causados por micoses.

Em fases iniciais, uma melhora da imunidade do cachorro pode ser suficiente para que a micose desapareça. Mas, no geral, é importante cuidar dos sintomas causado pelo fungo em cães para evitar a sua propagação e evitar o desconforto nos cachorros.

O tratamento para micose em cachorros costuma durar de 1 a 3 meses e mesmo que o animal aparente estar curado, é importante seguir o tempo prescrito pelo veterinário. Testes veterinários determinarão se micose foi, de fato, curada.

Se realmente trata-se de um quadro de dermatofitose, os tratamentos comumente receitados podem ser:

  • Tratamento sistêmico: este tratamento atua nos folículos pilosos, atuando no local onde estão localizados os fungos e permitindo assim eliminá-los. A dose de medicação deve ser sempre indicada pelo veterinário.
  • Tratamento local: existem diferentes shampoos, pomadas, cremes e pós antifúngicos receitados por veterinários que ajudam a resolver o problema localmente e servem essencialmente para prevenir a contaminação do meio ambiente. No caso das loções, elas podem ser aplicadas com mais facilidade quando aplicadas com uma escovinha, pois isso já ajuda a eliminar esporas fúngicas acumuladas no pelo do cachorro.

Descontaminação do meio ambiente

Este é um ponto essencial no tratamento deste problema. Você deve limpar todos os locais frequentados pelo cachorro e todos os objetos e acessórios dele. Desde a caminha, comedouros, escovas, etc. Se tem tapetes ou carpetes em casa, deve destruí-los ou lavar com água quente acima de 43ºC (temperatura mínima para destruir os esporos fúngicos).

Fungos em cães: tratamento caseiro

Vinagre, alho, óleos essenciais ou chá de casca de ipê-roxo são remédios caseiros para fungo em cães com potente ação antifúngica e antibacteriana. Os probióticos podem ser misturados diretamente na comida do animal enquanto os outros devem ser aplicados sobre a pele ou nas patas (como no caso de fungos nas patas dos cães).

Antes de qualquer aplicação, consulte o seu médico veterinário de confiança e siga os conselhos dele. Como referimos, em primeiro lugar ele terá de confirmar que se trata de uma infeção fúngica. O método de diagnóstico mais utilizado é a cultura fúngica (retiramos alguns pelos da área em redor da lesão com uma pinça ou escova e colocamos numa placa própria de cultura para fungos).

Conheça a seguir tratamentos caseiros para micose em cachorro complementares ao tratamento veterinário:

Remédio caseiro para micose em cachorro - Fungos em cães: tratamento caseiro

Vinagre de maçã para micose em cachorro

O vinagre de maçã é conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas e pode aliviar os sintomas em combinação com o tratamento receitado pelo veterinário.

Como vinagre no tratamento caseiro da dermatofitose canina

  1. Em uma garrafa de meio litro misture: 125ml de vinagre de maçã + 125ml de chá verde + 250ml de água destilada;
  2. Aplique diretamente sobre a pele limpa e seca do cachorro;
  3. Massaje suavemente a pele do cachorro e deixe agir por 5 minutos;
  4. Lave e seque o cachorro.

Probióticos

Uma vez que a proliferação dos fungos acontece, na maior parte das vezes, quando o sistema imunológico do animal está fragilizado, o probióticos são muito úteis pois ajudam a reequilibrar a flora intestinal, para além de melhorarem o sistema imunológico.

Para isso, basta adicionar iogurte natural ou kefir na ração do seu cachorro. Existem também muitas versões comerciais de probióticos disponíveis para animais. Consulte o seu médico veterinário.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média que têm efeitos anti-infecciosos. Este óleo combate, para além dos fungos, bactérias e vírus. Você pode usá-lo de maneira complementaria como tratamento caseiro para fungos em cachorros da seguinte maneira:

Como usar óleo de coco para fungos em cachorros

  1. Limpe e seque muito bem a pele do cachorro;
  2. Aplique uma camada de óleo de coco por todas as zonas afetadas da pele do cachorro.
  3. Repita uma aplicação a cada 3 ou 4 dias.

Chá de casca de ipê roxo para micose de cachorro

Esta é uma planta muito utilizada em naturopatia. É originária da América do Sul e tem múltiplas utilidades terapêuticas. O pau d'arco, ou ipê, ajuda a combater infecções fúngicas da pele e é também um excelente antidiarreico, cicatrizante, anti-inflamatório, diurético e anticancerígeno.

Ele pode ser utilizado para limpar e desinfetar feridas, queimaduras e úlceras da pele como remédio caseiro para micose de cachorro complementar ao tratamento tradicional:

Como usar ipê roxo para micose de cachorro

  1. Ferva 100 ml de água com 3 g da casca do pau d'arco durante 5 minutos;
  2. Deixe repousar 15 minutos após ferver;
  3. Aplique sobre a pele do animal 3 vezes ao dia.

Nota: é muito importante respeitar as proporções porque existe o risco de que o animal lamba a mistura. Se as proporções não estiverem corretas, a mistura pode ser tóxica. Não se esqueça de checar a temperatura da água antes de aplicar, para não correr o risco de queimar o cachorro.

Alho

As propriedades desinfetantes do alho também podem ser usadas no tratamento caseiro para micose de cachorro. Da seguinte maneira:

  1. Pique ou amasse 1 ou 2 dentes de alho;
  2. Misture com vaselina neutra;
  3. Passe sobre as áreas afetadas da micose e tape com uma gaze para uma ação mais eficaz;
  4. Deixe durante toda a noite e siga os tratamentos de banhos recomendados pelo veterinário durante o dia;
  5. Renove a mistura de alho a cada dia e troque a gaze durante 3 dias.

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais também podem ser usados como tratamentos alternativos para problemas em cachorros. No caso da micose, é possível usar os seguintes óleos essenciais como remédio caseiro:

  • Óleo da árvore do chá: tem propriedades antissépticos e pode ser aplicado diretamente sobre as zonas afetadas em complemento ao tratamento veterinário;
  • Óleo de Neem: sua ação antifúngica permite aplicá-lo diretamente sobre a pele do cachorro duas vezes por dia. Pode ser misturado com gel de aloe vera.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para micose em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Vídeos de Remédio caseiro para micose em cachorro

1 de 3
Vídeos de Remédio caseiro para micose em cachorro

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para micose em cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Gaby
O que devo passar no meu cachorro que aparenta ser Micose ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gaby! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário para que ele passe o tratamento indicado para o seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eliziane
Na minha cachorra apareceu coceira e estão caindo os pêlos, levei ela ao veterinário ele pediu um exame de raspagem de pêlos.
foto do exame.
A sua avaliação:
ELCIA
O pau d"arco é o mesmo pau d"óleo?
Eli
Meu cão está fazendo tratamento para fungos, com cetoconazol sistemico, aplicação de povedine nas lesões e a desinfecção dos locais fazemos com lisoforme. Está correta essa conduta?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eli! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. Se você já visitou o veterinário, o mais indicado é seguir com as orientações profissionais.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Laura
O que colocar em volta do olho do cão está com uma alergia q fica coçando.
ELIANE
Oque faço pra tratar meu cão parece uma micose
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliane! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Karine
Meu cachorro está começando a ficar assim. Isso é sarna ou micose?
A sua avaliação:
Odete pernomian nesi
Meu cachorro está com coceira e tipo uma caspa oque eu faço.
Administrador PeritoAnimal
Oi Odete! Apenas um veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
SIONI OLIVEIRA
Violeta genciana acalma a pele. Coloque no xampu germicida 30 gotas. Tem vídeos no youtube. Porém imprencidível fazer exame para ver se é fungo ou alergia.
A sua avaliação:
Jorge fernando
Temos uma Pitbull de cinco meses, que apresentou um micose embaixo do pescoço, na lateral do corpo e por dentro da coxa, devo usar o vinagre de maçã e o óleo de coco...séria um bom começo!!!
Dene Menezes
Uma das minhas poodle tem uma micose nas fendas das patas.Já levei no veterinário por muitas vezes. Sempre volta.Ñ sei mais a quem recorrer! Já usei até medicação humana. Alguém pode me ajudar? Ñ quero usar mais medicação oral devido a idade dela
Lih
Cadê o Perito pra nos responder? Meu poodle está na mesma situação e não sei mais o que fazer!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lih! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
No entanto, recomendamos que busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Remédio caseiro para micose em cachorro
1 de 2
Remédio caseiro para micose em cachorro

Voltar ao topo da página