Doenças parasitárias

Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 5 outubro 2022
Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros
Hamsters

Ver fichas de  Hamsters

Os ácaros são ectoparasitas hematófagos que fazem parte de uma grande subclasse de aracnídeos de pequeno tamanho, conhecidos ao redor do mundo como um dos alérgenos mais comuns. Não só as pessoas podem ser afetadas pelos ácaros, mas também todos os animais de estimação sofrem as consequência da presença desses parasitas em seu corpo.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os ácaros em hamsters, esses roedores encantadores que se tornaram um dos animais de estimação mais queridos pelas crianças. Neste artigo, te contaremos os seus principais sintomas, as formas de tratamento e prevenção, bem como algumas ideias de remédios caseiros eficazes para combater os ácaros nos hamsters.

Índice

  1. Por que meu hamster tem ácaros?
  2. Sintomas de ácaros em hamsters
  3. Tratamento de ácaros em hamsters
  4. Remédios caseiros para os ácaros em hamsters
  5. Como prevenir ácaros no seu hamster?

Por que meu hamster tem ácaros?

Os ácaros habitam de forma natural a pele e a pelagem dos hamsters, mas eventualmente pode acontecer uma superpopulação desses ectoparasitas, o que pode provocar consequências negativas para a saúde do roedor. De fato, as infestações de ácaros estão entre as doenças mais comuns nos hamsters, o que requer uma atenção especial por parte de seus tutores.

De maneira geral, a infestação de ácaros em hamsters está associada a desequilíbrios em sua rotina ou em seu organismo, como a debilidade do sistema imunológico, uma nutrição inadequada, uma higiene deficiente de sua gaiola e de seus objetos, ou à exposição a situações de estresse elevado. Além disso, também pode estar associada a problemas de saúde subjacentes, como infestações bacterianas ou problemas dérmicos.

Os hamsters que compartilham a casa com outros animais podem se contagiar por ácaros e outros ectoparasitas (principalmente carrapatos e pulgas) por contato direto. Lembremos de que os ácaros podem afetar outros animais de estimação, como cachorros, gatos, furões, canários, entre outros. É importante ressaltar que a sarna em hamsters é causada por ácaros.

Sintomas de ácaros em hamsters

Os primeiros sintomas de uma infestação de ácaros em hamsters costumam ser as coceiras intensas, a pele inflamada e avermelhada, e as calvas em sua pelagem. Depois, pode-se observar a formação de crostas ou eczemas em sua pele, bem como a presença de líquido ou de pontos escuros principalmente em seus ouvidos (onde geralmente começam as infestações por ácaros).

A coceira e a irritação provocadas pelos ácaros também são rapidamente refletidas no comportamento do roedor, que costuma se mostrar mais hiperativo e nervoso do que o normal, podendo caminhar de maneira agitada pela sua gaiola, e até desenvolver problemas de comportamento, como ansiedade ou agressividade.

Caso a infestação de ácaros não seja tratada corretamente e de maneira rápida, pode provocar sarna no hamster.

A seguir está uma lista dos sintomas mais comuns de ácaros nos hamsters:

  • Coceiras intensas
  • Pele inflamada
  • Pele avermelhada
  • Pele seca e escamosa
  • Arranhões excessivos
  • Inflamação da pele
  • Perda de pelo
  • Calvas
  • Infecção de pele

Também podem se formar bolhas nas regiões em torno de seu nariz, seus genitais, orelhas e em suas extremidades.

Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros - Sintomas de ácaros em hamsters

Tratamento de ácaros em hamsters

Mas o que fazer caso o seu hamster tenha ácaros? Ao reconhecer qualquer sintoma mencionado anteriormente ou detectar alguma anomalia em sua aparência ou em seu comportamento, você deverá ir a um veterinário especializado em animais exóticos. Lembre-se de que os ácaros se reproduzem rapidamente, e por isso as infestações e seus sintomas se agravam com a mesma velocidade, colocando em risco o bem-estar e a saúde do seu hamster.

Na clínica, o veterinário fará exames para o diagnóstico, procedimento fundamental para escolher um tratamento efetivo e adequado. Geralmente são administrados acaricidas à base de ivermectina, que costumam ser aplicados durante várias semanas. Caso seja diagnosticada a presença se infecções subjacentes, o veterinário também analisará a possibilidade de tratá-las com antibióticos.

A completa higienização do ambiente do hamster, incluindo seus objetos, acessórios, brinquedos, vasilhas de comida e de bebida, será essencial para que o tratamento dê certo. Primeiro, você precisará lavar todos esses utensílios e a gaiola utilizando sabão neutro e água quente. Depois, poderá aplicar algum produto inseticida/acaricida prescrito pelo veterinário. Não utilize limpadores tradicionais ou produtos de limpeza corrosivos, como creolina ou cloro, já que eles poderão agravar a irritação da pele e das mucosas do roedor.

Se você tiver mais de um hamster na mesma gaiola ou outros animais na sua casa, também precisará examiná-los para detectar qualquer problema. Caso identifique alguma anomalia, será essencial levá-los também a uma clínica veterinária. Mesmo que não tenham sintomas, você deverá separá-los imediatamente do roedor ou dos roedores afetados.

Remédios caseiros para os ácaros em hamsters

Também existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a eliminar os ácaros nos hamsters. Entretanto, lembre-se de que os remédios não substituem o tratamento veterinário, e que sua aplicação deve sempre ser supervisionada pelo especialista que está cuidando do seu caso.

A seguir, listaremos alternativas naturais para combater os ácaros em hamsters e sua dosagem:

  • Alho: tem propriedades antivirais, inseticidas, antibacterianas, vermífugas e antiparasitárias. Por mais que seja tóxico em altas concentrações, sua ingestão ou aplicação moderada ajuda a manter nossos animais de estimação livres de parasitas internos e externos. Para combater os ácaros em hamsters, aplicaremos alho de forma tópica, fazendo uma maceração com azeite de oliva, de milho, de amêndoas, etc. Primeiro, trituramos um dente de alho e, depois, deixamos ele macerar por 12 horas em 100ml de azeite morno. Então, devemos aplicar algumas gotas dessa solução sobre a pele do hamster diariamente até o desaparecimento dos sintomas.
  • Vitamina E: a vitamina E também é um excelente remédio natural para combater os ácaros e manter a pele do seu hamster sadia. Nas farmácias, podemos adquirir cápsulas de vitamina E, que são feitas para uso dermatológico. Vamos diluir uma cápsula em cerca de 500ml de azeite neutro (de amêndoas, oliva, milho, etc.). O tratamento deve se dar em dias alternados, espalhando apenas algumas gotas sobre a pele do hamster com ajuda de uma gaze esterilizada, durante uma ou duas semanas (ou conforme o tempo recomendado pelo veterinário).
  • Óleo da árvore-do-chá: esse é um dos remédios caseiros mais eficazes contra os ácaros nos hamsters. Antes de aplicá-lo, devemos diluir cerca de 20 gotas de óleo da árvore-do-chá em aproximadamente 100ml de azeite, como azeite de oliva, de coco, de milho ou de amêndoas. Em tratamentos preventivos, podemos aplicar essa solução uma ou duas vezes por semana. Mas se o hamster já apresenta ácaros ou tem a pele ressecada e inflamada, podemos aplicá-la diariamente até a extinção dos sintomas. No caso do desenvolvimento da sarna no hamster, é preciso levá-lo o quanto antes ao veterinário.
Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros - Remédios caseiros para os ácaros em hamsters

Como prevenir ácaros no seu hamster?

Para impedir que os ácaros afetem a saúde dos seus roedores, evitando também a sarna, será essencial seguir a seguintes regras básicas para fortalecer o sistema imunológico dos seus hamsters e evitar desequilíbrios em seu organismo:

  • Oferecer uma alimentação completa e equilibrada ao seu hamster, que supra integralmente suas necessidades nutricionais. Caso tenha dúvidas, consulte o seu veterinário.
  • Ofereça a eles uma medicina preventiva adequada, que inclua necessariamente visitas ao veterinário a cada 6 ou 12 meses, bem como lhes proporcionar os cuidados básicos com hamsters.
  • Enriquecer a sua gaiola, proporcionando brinquedos, acessórios e complementos que lhes permitam exercitar seu corpo e sua mente, combatendo os sintomas do estresse e do tédio.
  • Manter uma higiene excelente em sua gaiola e na casa toda, bem como ventilar a casa e lhe oferecer uma iluminação adequada.
  • Caso tenha outros animais de estimação, siga essas mesmas regras para preservar a sua boa saúde e evitar o contágio por ectoparasitas e endoparasitas.

Agora que você já sabe as causas e tratamentos para ácaros em hamster, não perca o vídeo a seguir no qual listamos 10 curiosidades sobre os hamsters:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Ácaros em hamsters - Sintomas, tratamento e remédios caseiros