Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive uma pulga

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 maio 2016
Quanto tempo vive uma pulga

As pulgas são parasitas externos de um tamanho muito pequeno que se alimentam do sangue dos mamíferos. São insetos bastante ágeis que se reproduzem com bastante facilidade, para que tenha uma ideia uma fêmea pode por até 20 ovos por dia.

Saber quanto tempo vive uma pulga ajuda-nos a compreender a sua fácil expansão tanto em cachorros como gatos, qualquer animal é susceptível de sofrer com uma infestação de pulgas.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir quanto tempo vive uma pulga e como podemos livrar-nos delas rapidamente.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive uma joaninha?

As pulgas, inquilinos que vivem muito tempo

Embora no geral as pulgas sejam hóspedes incômodos para o nosso animal, a verdade é que se pode converter em um problema sério se o animal for alérgico e inclusive se chega a transmitir-lhe alguma doença. A peste bubónica e o tifo são alguns exemplos.

As pulgas costumam viver cerca de 50 dias, embora alguns fatores possam aumentar ou reduzir a sua expectativa de vida como a temperatura ou a umidade no ambiente. Ainda assim, a rápida reprodução das pulgas faz com que apesar de sofrer condições desfavoráveis possam viver entre 2 e 14 dias sem se alimentarem.

Quanto tempo vive uma pulga - As pulgas, inquilinos que vivem muito tempo

Como eliminar as pulgas do meu cachorro ou gato

Se o nosso pet sofrer de uma infestação por pulgas devemos tomar medidas imediatas para evitar que os parasitas continuem reproduzindo. Tanto se quisermos eliminar as pulgas no nosso cachorro ou quisermos eliminar as pulgas no nosso gato, temos ferramentas muito úteis à venda como:

  • Pipetas
  • Coleiras
  • Xampus

Encontramos um tipo de produtos específicos para os diferentes animais que costumamos ter como pet, informe-se sobre qual é o mais indicado para o seu caso junto ao comerciante ou veterinário.

Além destes produtos também encontramos remédios caseiros ou naturais que podem resolver uma infestação de pulgas como é o caso da camomila ou o limão. Ambos aplicados sobre o pelo do nosso pet podem atuar como um eficiente repelente.

Para terminar, é importante referir que deve higienizar todo o tipo de superfícies (especialmente aquelas que forem têxteis) para evitar o seu reaparecimento. Lembre-se que podem viver sem se alimentar de 2 a 14 dias.

Quanto tempo vive uma pulga - Como eliminar as pulgas do meu cachorro ou gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive uma pulga, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto tempo vive uma pulga