Outros problemas de saúde

O meu gato não consegue urinar - Causas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 março 2019
O meu gato não consegue urinar - Causas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A disúria ou dificuldade para urinar é um sintoma que pode indicar uma condição grave ou muito grave ao dono do gato. A dificuldade para urinar costuma estar acompanhada de uma diminuição do volume de urina excretado ou da ausência total da mesma (enurese). Ambas são situações de emergência real, pois a função de filtração do rim para quando a urina não é expulsa. Rins que não funcionam representam uma insuficiência renal, situação que pode comprometer realmente a vida do gato. Assim, à mais mínima suspeita de disúria ou enurese, é necessário levar o gato ao veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tanto como identificar a disúria como as causas que podem fazer com que um gato não consiga urinar. Continue lendo e se informe para conseguir descrever ao veterinário cada um dos sintomas que o seu felino apresenta.

Índice

  1. Como se identifica a disúria em gatos?
  2. O que causa a disúria?
  3. O que se deve fazer?

Como se identifica a disúria em gatos?

Não é fácil saber se o gato urinou muito ou pouco, pois nunca se mede diretamente a quantidade de urina produzida. Por isso, é necessário que o dono esteja muito atento a qualquer mudança no comportamento de urinar do gato. Os detalhes a ter em conta para detetar disúria ou enurese são:

  • Se o gato for mais vezes que o normal à caixa de areia.
  • Se o tempo que o gato está na caixa de areia aumentar, assim como os miados, que se devem à dor que sente ao urinar.
  • Se a areia não ficar manchada tão rapidamente como antes. Também se podem observar colorações anormais na areia (hematúria, ou seja, cor sangrenta).
  • Se o gato começar a urinar fora da caixa de areia, mas a posição de micção for agachada (não está marcando território). Isto é porque o gato associa dor com a caixa de areia.
  • Se começar a ter manchada a parte de trás, pois se o animal passa mais tempo na caixa de areia, fica mais suscetível a manchar-se. Além disso, pode começar a observar-se que o comportamento de limpeza do gato é menor.
O meu gato não consegue urinar - Causas - Como se identifica a disúria em gatos?

O que causa a disúria?

A dificuldade para urinar em gatos está associada a condições das vias urinárias baixas, principalmente:

  • Cálculos urinários. Podem estar formados por diferentes minerais, embora no gato seja muito frequente os cristais de estruvita (fosfato amoníaco magnesiano). Apesar da causa que pode dar lugar ao cálculo possa ser variada, está muito associada a uma ingestão pobre de água, um alimento com pouca quantidade de água na sua composição, um alto conteúdo de magnésio na dieta e urinas alcalinas.
  • Infecções urinárias. Cistite e uretrite infecciosas costumam gerar inflamação e um estreitamento nas vias urinárias, provocando dificuldade para urinar no felino.
  • Massas externas ou internas que pressionem a bexiga e a uretra. Tumores tanto nas fêmeas como nos machos, ou a inflamação da próstata (pouco frequente nos gatos).
  • Inflamação do pênis no gato. Devido principalmente à presença de pelos que se enrolam ao seu redor.
  • Traumáticas. Pode existir uma rotura da bexiga da urina. A urina continua sendo produzida, mas não é expulsa para o exterior. É uma situação muito perigosa para o gato, pois sofre o risco de peritonite aguda pela presença de urina na cavidade abdominal.
O meu gato não consegue urinar - Causas - O que causa a disúria?

O que se deve fazer?

O dono tem que ser consciente que uma anurese é uma situação potencial de morte do animal em 48-72 horas, pois gera-se uma insuficiência renal aguda e pode entrar em coma urêmica em pouco tempo, consequência da acumulação de toxinas no organismo. Quanto mais tempo passar entre o aparecimento da disúria ou anurese e a consulta no veterinário, pior será o prognóstico para o animal. Pelo que, mais do que identificar o fato do gato não conseguir urinar, deverá ir ao especialista para este ser examinado e se determinar tanto a causa como o tratamento.

Se o seu gato, para além de não conseguir urinar, também não consegue defecar, leia o nosso artigo sobre o que fazer se o gato não consegue defecar.

O meu gato não consegue urinar - Causas - O que se deve fazer?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato não consegue urinar - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
A sua avaliação:
Maria
Ótimo artigo! Gente, meu gato passou meses assim, mesmo com acompanhamento de veterináriOS e nada resolvia, gastamos um monte e tinhamos q ficar vendo o coitado sofrer sem urinar e tendo q fazer sonda, era horrivel. Começamos a dar chá de quebra pedra pra ele e funcionou demais, nunca mais teve nada. Agora voltou a ter pq paramos com o chá e com a ração urinary por recomendação d veterinário e então ele ta sofrendo novamente. Voltamos com a ração e com o chá e damos dipirona pra dor, estamos torcendo pra que de tudo certo. Sobre o chá, n acho legal dar se o bichinho já estiver cheio de urina, querendo ou não é mais líquido, aconselho levar no vet para retirar a urina e depois dar o chá. Melhor q muito remédio caro.
A sua avaliação:
Maria Marcilene
Boa tarde! Minha gatinha está sem urinar, faz uns dias que ela estava agitada e desde de ontem ela ñ está urinando, ela já teve isso outra vez, consultei ela num veterinário ele passou um medicamento injetável para aplicar durante 5 dias. Foi um anti-inflamatório de nome: Dexaflan, resolveu, ela passou a fazer xixi normalmente, mas agora voltou novamente e eu ñ sei se é o msm caso. E nesse momento ñ estou com condições de levar ela num veterinário.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html. O ideal seria levá-la a um profissional para determinar exatamente o que está acontecendo.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tayara
bom dia! Meu gato tem 2 anos e meio, ele faz o primeiro xixi, mas depois ficar indo varias vezes na caixa e só faz um pingo de xixi. O que pode ser?
A sua avaliação:
Rafael
Boa noite, o meu gato vai sempre urinar quando chego a casa depois do trabalho. Ontem mudei a areia e ele tentou urinar 5 vezes e não conseguiu, demorava bastante tempo nas tentativas e fazia um miar de sofrimento. Pesquisei em relação ao assunto e li este post, "como identificar" descreveu exatamente o que se estava a passar.
Liguei ao veterinário e em 10 min estava a ser atendido, o Tommy foi anestesiado e a urina com areia e pedrinhas acumulada na bexiga foi retirada, vai tomar dois comprimidos por dia durante 1 semana e mudou a alimentação.
Vou deixar uma imagem da ração atual dele.
Obrigado por esta publicação, foi a mais útil que encontrei até agora.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em saber que nosso artigo foi útil e você conseguiu proporcionar qualidade de vida ao seu gatinho, Rafael!
A sua avaliação:
Suelen
Meu gatinho nao urina eu levei ele no veterinário q absurdo. A mulher nem toco. Nele nem examino
A sua avaliação:
Isabela
Queria saber se as pessoas que comentaram que seu gatinho nao andava com as pernas traseiras e tinham que pressionar bexiga Para urinar, fizeram algum tratamento especial? E como foi?
A sua avaliação:
Livia Ribeiro
O Meu Nino, caiu e não consegue urinar e nem ficar de pé nas pernas traseiras... já fizemos um RX, TAC e nada apresentou... ele já recuperou (em 3 dias) o movimento da perna de trás esquerda, + a direita ainda não (mas sente ela, só não tem o controle) ..... vamos amanhã no Neurologista e talvez tenha q fazer uma RM... estamos sem entender o q está a acontecer... meu medo é ele não consguir mais urinar.... e se ele pode ter uma vida normal, mesmo sendo eu a ter que apertar a bexiga dele para urinar?! tem alguma contraindicação?! Se puder me ajudar, para q fiquemos mais tranquilos?! Obrigado
Demétrios Vieira
Bom dia Livia Ribeiro! O meu gato continua vivo e com vida totalmente normal, fora as limitações dele. Não tem contraindicação, mas tem que apertar sempre, todos os dias, pois a urina pode retornar para os rins e dar complicações. O problema é que alguns dias é um pouco difícil, pois parece que a depender de como o gato está naquele dia, ele consegue de alguma forma trancar a urina. Daí eu tento relaxar ele para conseguir soltar. No começo eu usava um medicamento, acepran se não me engano, para poder liberar a urina com mais facilidade, mas o gato ficava bem "grogue". Daí parei e comecei a apertar sem o remédio, apenas tentando relaxar ele. Um problema que você pode ter é se seu gato for muito arisco, ele pode tentar arranhar ou morder você. No começo o meu fazia isto, mas agora está acostumado. Eu consigo apertar a bexiga dele sozinho, deitando ele de lado e levantando uma das pernas traseiras com a mão esquerda e apertando com a direita. O veterinário apertava com ele em pé. Enfim, espero que tenha ajudado e que seu gato melhore totalmente sem sequelas, sem que seja preciso apertar a bexiga. Mas se preciso for, pode parecer difícil no começo, eu pensei que não ia conseguir, mas não desisti e consegui. Hoje acho relativamente fácil.
A sua avaliação:
Augusto
Olá Perito Anilmal você sabia que os gatos entendem os humanos e também falam?
A sua avaliação:
Victoria
Minha gata não tem bebido agua e esta com dificuldade para urinar, tenta na caixa de areia e em outros lugares da casa, ela teve a mesma coisa ano passado, a veterinaria passou remédios pra cistite e eu dei mais nao estava funcionando, quanto o exame saiu deu desidratação e ela me disse para dar 5 ml de agua a cada duas horas, levou mais de uma semana mas ela ficou boa, agora esta tendo isso de novo e comecei a dar a agua a cada duas horas como da ultima vez, mas duas vezes ela vomitou a agua, devo continuar? O que é melhor fazer?
A sua avaliação:
Demétrios
No início de agosto de 2018, acertaram uma pancada nas costas do meu gato, quebrando duas vértebras. Não tem mais movimento na cauda, não urina e nem faz cocô sozinho. Na época levei ele em dois veterinários e até acupuntura foi feito, mas nada adiantou. Por fim a orientação foi eutanásia ou passar a vida dele toda apertando a bexiga para que ele faça xixi. Escolhi que ele continuasse vivendo e todos os dias, com o maior cuidado possível, eu aperto a bexiga dele para que consiga urinar. Ele está vivo ainda, fazendo tudo o que qualquer gato faz, extremamente carinhoso e dócil. Apenas com as limitações dele, mas recentemente a cola começou a mexer um pouco e ele conseguiu marcar território. Torço para que continue vivo por muito tempo e que com o tempo volte ao normal, dado aos sinais que vem apresentando.
Livia Ribeiro
Ola, primeiro gostaria de saber como está seu gatinho?! ... O Meu Nino, caiu e não consegue urinar e nem ficar de pé nas pernas traseiras... já fizemos um RX, TAC e nada apresentou... ele já recuperou (em 3 dias) o movimento da perna de trás esquerda, + a direita ainda não (mas sente ela, só não tem o controle ..... vamos amanhã no Neurologista e talvez tenha q fazer uma RM... estamos sem entender o q está a acontecer... meu medo é ele não consguir mais urinar.... o seu está a ter a vida normal, mesmo sendo vc a ter que apertar a bexiga dele?! O seu vet disse se tem alguma contraindicação?! Se puder me ajudar, para q fiquemos mais tranquilos?! Obrigado
Demétrios Vieira
Bom dia Livia Ribeiro! O meu gato continua vivo e com vida totalmente normal, fora as limitações dele. Não tem contraindicação, mas tem que apertar sempre, todos os dias, pois a urina pode retornar para os rins e dar complicações. O problema é que alguns dias é um pouco difícil, pois parece que a depender de como o gato está naquele dia, ele consegue de alguma forma trancar a urina. Daí eu tento relaxar ele para conseguir soltar. No começo eu usava um medicamento, acepran se não me engano, para poder liberar a urina com mais facilidade, mas o gato ficava bem "grogue". Daí parei e comecei a apertar sem o remédio, apenas tentando relaxar ele. Um problema que você pode ter é se seu gato for muito arisco, ele pode tentar arranhar ou morder você. No começo o meu fazia isto, mas agora está acostumado. Eu consigo apertar a bexiga dele sozinho, deitando ele de lado e levantando uma das pernas traseiras com a mão esquerda e apertando com a direita. O veterinário apertava com ele em pé. Enfim, espero que tenha ajudado e que seu gato melhore totalmente sem sequelas, sem que seja preciso apertar a bexiga. Mas se preciso for, pode parecer difícil no começo, eu pensei que não ia conseguir, mas não desisti e consegui. Hoje acho relativamente fácil.
A sua avaliação:
kátia
Qual o melhor medicamento para dar meu gato que está com muita dificuldade para urina?
Di
Boa tarde meu gato começou hoje não consegue urinar fica tempos abaixado tentando urinar e nada, as x mudando de local esta comento e tomando água normalmente.
Adilai santana
Meu gato não está urinando
Nelci
O Júnior faz cocô normalmente, mas não aparece urina na caixa de areia há 2 dias, estou preocupada.
A sua avaliação:
Gustavo
Bom dia. O meu gato de 1 ano passou uma noite fora, e quando voltou, percebi que parecia meio fraco, e com uma perna tremendo um pouco. Ao final do dia ele acabou defecando em cima da cama, onde sempre dorme (coisa que nunca fez antes), e depois disso percebi que em todos os lugares da casa (não só na caixa de areia), ele se abaixa como na posição de urinar, mas não faz nada. Ele não mia nem reclama de nada, mas vejo que está comendo muito menos e tomando pouca água, e parece triste, quieto pelos cantos. Já fazem três dias que está assim. Também me parece estar com dificuldades para dormir pois sempre que olho, está deitado, quieto, mas de olhos abertos. Gostaria de saber se esse pode ser um dos casos mencionados no artigo.
Luísa Savala
Oi Gustavo! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, o mais recomendável é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rodrigo
Meu amigo, seu gato estava a 3 dias nesta situação e você veio pesquisar na internet ? num caso deste tem que levar o coitado urgente no veterinario! tadinho...
A sua avaliação:
Thierry
Por favor me ajudem! O meu gatinho está sem poder urinar pq está com o pênis inchado,e ele quando está com muita vontade de urinar,ele fica sem jogando no chão e batendo as patinhas. Estou muito preocupado, oque devo fazer?? 😢
Luísa Savala
Oi Thierry! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, pelo que você descreve ele parece estar com um problema no trato urinário. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
eliane
minha gatinha nao ta conseguindo urunar,so sai pingo,toda hora vai na caixa de areia,e so sai pingo
Quesdia
Leva ela correndo ao Veterinário (a)! ! ! ! !
Cláudia ramos de Jesus
Meu gato tem dois meses e meio faz dois dias que ele vai na caixa a cada segundo e não faz xixi o que posso fazer
Luísa Savala
Oi Cláudia! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
João
Meu gato parou de urinar totalmente na noite de sábado e ficava grunhindo, tentando muitas vezes, fazendo força como se fosse defecar. No Domingo, continuou do mesmo jeito e aqui é tudo fechado, então pesquisei e descobri que grande parte dos medicamentos para esse tipo de situação, possuem amoxicilina, então peguei uma raspa de amoxicilina trihidratada, diluída em água, em 30 a 50 minutos passou a urinar, embora em gotas, mas foi várias gotas. Agora vou ficar observando até amanhã, quando poderei comprar o medicamento correto.

Só administrei desta forma devido a emergência e porque a única veterinária que me atendeu não podia atender.

Sempre é importante prevenir para não remediar. Boa alimentação e água, caso ocorra isso é indispensável veterinário. Este tipo de procedimento é apenas em caso de estrema emergência e não é indicado.
Vanusia
Meu gato nao esta conseguindo urina pelo q percebir comescou hoje,vir alguns comentarios e vir q a troca da racao pode causar infeguicao urinaria,comprei uma colorida racao coloroda hoje pois onde compro nao tinha a dele.
A sua avaliação:
Mary
Olá... meu gatinho sofreu um acidente e teve a coluna quebrada...ele fez a cirurgia mais não faz xixi... oq fazer??
1 de 4
O meu gato não consegue urinar - Causas