PARTILHAR

Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 7 fevereiro 2019
Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros eliminam substâncias residuais através da urina, graças ao trabalho de filtração realizado pelos rins. Se o cachorro não consegue urinar é possível presumir que está sofrendo de um problema que afeta algum ponto do sistema urinário.

O acúmulo de toxinas tem consequências negativas para o organismo, daí a importância de uma eliminação adequada da urina e a necessidade de recorrer ao veterinário assim que perceba sinais de problemas.
Para entender o que isso pode significar, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal sobre cachorro com dificuldade de urinar.

Também lhe pode interessar: O meu gato não consegue urinar - Causas

Cachorro com problemas urinários

Às vezes, um cachorro pode não urinar por sofrer algum problema no sistema urinário. Uma infecção de urina ou cistite pode fazer o cão não conseguir urinar e chore bastante, sentindo dor e ardência na área. Nesses casos, é normal que o cachorro tente urinar e faça esforço para isso.

Em alguns casos o cachorro está com dificuldade de urinar e defecar, se mostra aborrecido, anda com as pernas abertas, curvado e podemos inclusive notar o abdômen inchado e com dor ao tocar. Um quadro como esse requer atenção veterinária, uma vez que, se se trata de uma infecção, ela pode passar da bexiga para os rins, agravando o quadro e podendo causar danos renais.

A formação de cálculos e seu depósito no sistema urinário podem ser a causa de dificuldades na micção e obstruções, parciais ou totais, do fluxo da urina. Naturalmente, será necessária atenção veterinária pelas razões que já comentamos, além da dor causada ao cachorro.

outras causas que podem interromper a saída da urina, como tumores. Será o veterinário que chegará ao diagnóstico e para tal poderá recorrer a exames de urina, ecografias ou radiografias.

Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer - Cachorro com problemas urinários

Cachorro com problemas renais

Os rins dos cachorros podem falhar de maneira aguda ou crônica. No primeiro caso, o cão apresentará sintomas de maneira abrupta, enquanto que, no segundo, notará que o cachorro bebe uma quantidade maior de água, urina mais, emagrece, etc. Se se deparar com um cão que não consegue urinar e vomita, está diante de uma situação de emergência.

Os vômitos podem ser causados por danos a nível gástrico, que fazem as toxinas se acumularem ao não ser eliminadas na urina, por isso, o tratamento veterinário deve focar em esvaziar a bexiga, controlar os vômitos e a hidratação, além de avaliar o dano renal.

A insuficiência renal em cães se classifica em quatro fases de maior ou menor gravidade e, dependendo da gravidade em que o cão se encontre, será prescrito o tratamento. Os cachorros com doença renal aguda podem se recuperar completamente ou se tornar pacientes crônicos, que são tratados com dieta específica e diferentes medicamentos com o objetivo de controlar os sintomas, já que é muito importante manter uma hidratação correta com base no equilíbrio entre a entrada e saída de líquido.

Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer - Cachorro com problemas renais

Cachorro com problema na bexiga

Em uma minoria dos casos, o cachorro pode não urinar porque a bexiga não funciona. Isso costuma ser causado por alguma lesão a nível neurológico, como as que podem ser produzidas por um atropelamento ou um golpe forte. Nesses casos, a urina é formada normalmente, mas fica acumulada na bexiga, sem poder sair ao exterior.

Dependendo da natureza do dano causado, será possível ou não a recuperação da funcionalidade, mas em todo caso, deve esvaziar a bexiga para que o animal possa permanecer vivo, uma vez que se o cachorro passar um dia sem urinar estará diante de uma situação de risco de vida e é preciso buscar um médico veterinário o quanto antes.

Se o seu cachorro estiver urinando sangue, saiba o que pode ser neste artigo do PeritoAnimal.

O que fazer quando o cachorro está com dificuldades de urinar

Em casos como o descrito na seção anterior, em que o cachorro não consegue urinar por falta de funcionalidade da bexiga, enquanto esta não se recupera, se for possível o veterinário ensinará a esvaziá-la manualmente. Com ele aprenderá a localizar a bexiga no abdômen e a pressioná-la com suavidade para fazer a urina sair.

Isso é imprescindível para a vida do animal, mas só poderemos fazer com recomendação veterinária e unicamente nesses casos, uma vez que nos outros casos que abordamos anteriormente, esvaziar a bexiga seria contraindicado.

Neste vídeo do YouTube você poderá ver como esvaziam a bexiga de um cachorro, no canal Neurologia em animais de companhia:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • BROWN, Scott. Noninfectious Diseases of the Urinary System in Dogs. Disponível em: < https://www.merckvetmanual.com/dog-owners/kidney-and-urinary-tract-disorders-of-dogs/noninfectious-diseases-of-the-urinary-system-in-dogs >. Acessado em: 07 Fev. 2019

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Luiz
Muito interessante.
Muitas vezes procuramos informações como essas para um caso de emergência e nao temos.
A sua avaliação:
Lina
Boa tarde minha cachorrinha tem 17 anos e ela está urinando com sangue o devo fazer
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Lina!
Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
monique alves
minha cadela não faz xixi sozinha precisa de ajuda manual hoje dia 12/06/2020 ela fez a ultima sessão de quimioterapia para o T.V.T que esta no canal vaginal porem o xixi não sai ! a doutora pediu um exame de sangue e um ultrassom só que desempregada e com filho pequeno fica um pouco difícil agora o xixi já goteja mas não é o suficiente pra se aliviar sozinha
A sua avaliação:
Gessia Sousa de Oliveira
Meu cachorro esta amarelo e nãoquer come
A sua avaliação:
Geanete jacinto
A minha cachorrinha está com poplema para urinar o que eu posso fazer
A sua avaliação:
Ana Paula de Souza Vieira
Boa noite meu cachorro ,está sem urinar e as fezes estão poucas ,tem bebido água e se alimentado pouco mais está se alimentando o que faço, onde moro não conto com ONGs, o que eu a faço,???
Luísa Savala
Oi Ana Paula! Temos um artigo sobre cachorro com dificuldade de urinar que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-dificuldade-de-urinar-o-que-fazer-22872.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um profissional pois só ele pode fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carlos ribeiro dos santos
Meu. Cachorro está com. Dificuldade para urinar
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carlos! Você leu as informações do artigo? Elas podem te ajudar.
A sua avaliação:
Emilia da silva Cezar
Meu cãozinho edta em crise a uma semana não consegue urinar direito a urina só pinga
E esta com intestino preso também e não vome ou bebe água o que fazer pof favor me ajude sou pobre e não tenho dinheiro pr levar ele ao veterinário,não quero que meu cãozinho morra esta não éa primeira crise e o irmãozinho dele morreu com estes sintomas desde já obgd
Luísa Savala
Oi Emilia! O seu cachorro precisa ser visto por um médico veterinário de confiança o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam atender o seu pet sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
LUZIA FIGUEIRA
com que idade o cachorro para de levantar a pata para urinar?
A sua avaliação:
Maria Antonia
Quantas vezes o cachorro deve urinar por dia?
Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer
1 de 3
Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer

Voltar ao topo da página ↑