O meu gato não consegue urinar - Causas

O meu gato não consegue urinar - Causas

A disúria ou dificuldade para urinar é um sintoma que pode indicar uma condição grave ou muito grave ao dono do gato. A dificuldade para urinar costuma estar acompanhada de uma diminuição do volume de urina excretado ou da ausência total da mesma (enurese). Ambas são situações de emergência real, pois a função de filtração do rim para quando a urina não é expulsa. Rins que não funcionam representam uma insuficiência renal, situação que pode comprometer realmente a vida do gato. Assim, à mais mínima suspeita de disúria ou enurese, é necessário levar o gato ao veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tanto como identificar a disúria como as causas que podem fazer com que um gato não consiga urinar. Continue lendo e se informe para conseguir descrever ao veterinário cada um dos sintomas que o seu felino apresenta.

Como se identifica a disúria em gatos?

Não é fácil saber se o gato urinou muito ou pouco, pois nunca se mede diretamente a quantidade de urina produzida. Por isso, é necessário que o dono esteja muito atento a qualquer mudança no comportamento de urinar do gato. Os detalhes a ter em conta para detetar disúria ou enurese são:

  • Se o gato for mais vezes que o normal à caixa de areia.
  • Se o tempo que o gato está na caixa de areia aumentar, assim como os miados, que se devem à dor que sente ao urinar.
  • Se a areia não ficar manchada tão rapidamente como antes. Também se podem observar colorações anormais na areia (hematúria, ou seja, cor sangrenta).
  • Se o gato começar a urinar fora da caixa de areia, mas a posição de micção for agachada (não está marcando território). Isto é porque o gato associa dor com a caixa de areia.
  • Se começar a ter manchada a parte de trás, pois se o animal passa mais tempo na caixa de areia, fica mais suscetível a manchar-se. Além disso, pode começar a observar-se que o comportamento de limpeza do gato é menor.

O que causa a disúria?

A dificuldade para urinar em gatos está associada a condições das vias urinárias baixas, principalmente:

  • Cálculos urinários. Podem estar formados por diferentes minerais, embora no gato seja muito frequente os cristais de estruvita (fosfato amoníaco magnesiano). Apesar da causa que pode dar lugar ao cálculo possa ser variada, está muito associada a uma ingestão pobre de água, um alimento com pouca quantidade de água na sua composição, um alto conteúdo de magnésio na dieta e urinas alcalinas.
  • Infecções urinárias. Cistite e uretrite infecciosas costumam gerar inflamação e um estreitamento nas vias urinárias, provocando dificuldade para urinar no felino.
  • Massas externas ou internas que pressionem a bexiga e a uretra. Tumores tanto nas fêmeas como nos machos, ou a inflamação da próstata (pouco frequente nos gatos).
  • Inflamação do pênis no gato. Devido principalmente à presença de pelos que se enrolam ao seu redor.
  • Traumáticas. Pode existir uma rotura da bexiga da urina. A urina continua sendo produzida, mas não é expulsa para o exterior. É uma situação muito perigosa para o gato, pois sofre o risco de peritonite aguda pela presença de urina na cavidade abdominal.

O que se deve fazer?

O dono tem que ser consciente que uma anurese é uma situação potencial de morte do animal em 48-72 horas, pois gera-se uma insuficiência renal aguda e pode entrar em coma urêmica em pouco tempo, consequência da acumulação de toxinas no organismo. Quanto mais tempo passar entre o aparecimento da disúria ou anurese e a consulta no veterinário, pior será o prognóstico para o animal. Pelo que, mais do que identificar o fato do gato não conseguir urinar, deverá ir ao especialista para este ser examinado e se determinar tanto a causa como o tratamento.

Se o seu gato, para além de não conseguir urinar, também não consegue defecar, leia o nosso artigo sobre o que fazer se o gato não consegue defecar.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato não consegue urinar - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.