Outros problemas de saúde

Gato não consegue andar direito: causas e soluções

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 4 agosto 2023
Gato não consegue andar direito: causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre as causas mais comuns que podem explicar porque o gato não consegue andar direito. Embora as causas que provocam essa dificuldade nem sempre sejam graves, geralmente é necessário ir ao veterinário para que ele possa prescrever o tratamento mais adequado depois de descobrir a causa que impede o gato de caminhar adequadamente.

Veremos que, às vezes, a recuperação pode exigir cirurgia, por isso a consulta veterinária é tão importante. Dessa forma, se seu gato estiver andando estranho ou não conseguir andar, não hesite em visitar o especialista.

Índice

  1. Gato com fraqueza nas pernas
  2. Causas de gato com paralisia nas pernas traseiras
  3. Causas de gato sem equilíbrio ao caminhar
  4. Gato cambaleando e caindo, o que pode ser?
  5. Meu gato não consegue andar direito, pode ser uma ferida?
  6. Outras causas para gato com dificuldade de andar

Gato com fraqueza nas pernas

Antes de começar a explicar as razões pelas quais o gato está com fraqueza nas pernas você deve prestar atenção às características desse impedimento. Um gato pode estar sofrendo de paralisia quando para completamente de andar. Esse problema, mais comum nas pernas traseiras, impede completamente que ele se mova. Portanto, o gato não anda nem consegue ficar em pé.

Outras vezes, o gato pode não conseguir andar porque suas pernas falham, o que também é mais comum nas patas traseiras. Nestes casos, você notará fraqueza. O gato consegue ficar em pé mas cai e não consegue se mover. Algumas vezes até consegue andar mas com movimentos estranhos, levantando as pernas de maneira anormal ou se movendo em círculos. Outras vezes, a dificuldade de locomoção ocorre porque o gato apresenta tremores, tiques ou convulsões por todo o corpo.

Causas de gato com paralisia nas pernas traseiras

Um atropelamento, um impacto, um ataque de cachorro ou uma queda de grande altura podem ser a causa do gato não conseguir andar direito. Isso acontece quando há um comprometimento da coluna vertebral, de modo que a comunicação nervosa com as pernas é interrompida e elas ficam imóveis. Além disso, esses traumas podem causar lesões mais graves, sendo necessária uma visita urgente ao veterinário, sempre manuseando o animal com cuidado.

Em geral, quando se trata de paralisia por trauma, o animal tende a tentar se mover com as pernas não danificadas, arrastando as que foram afetadas. Por esse motivo, você poderá notar que o gato está arrastando as patas traseiras ou as patas da frente. E se todos os membros foram danificados obviamente ele não se moverá.

Um raio-x ou uma ressonância podem fornecer informações sobre o estado da coluna vertebral. O prognóstico dependerá do dano, medicação, reabilitação ou cirurgia podem ser necessárias. O gato pode se recuperar ou ter sequelas. Para prevenir isso, você deve impedir que o gato tenha acesso ao exterior sem supervisão e instalar redes mosquiteiras nas janelas para que não caia.

Por outro lado, a cardiomiopatia hipertrófica também pode causar paralisia nas pernas do gato, principalmente nas traseiras e na cauda, porque o sistema cardiovascular falha e, consequentemente, diminui o fluxo sanguíneo para essas áreas.

Causas de gato sem equilíbrio ao caminhar

Existem diversas causas quando um gato não consegue andar por causa da fraqueza nas penas, sendo mais comum nas pernas traseiras. No caso de gatos com mais idade você pode notar que param de subir em alturas, mesmo que sejam pequenas. Isso pode ser um sinal de dor devido à algum processo degenerativo, como a osteoartrite. Além disso, os gatos que se recuperaram de doenças como a panleucopenia podem ter sequelas neurológicas que afetam a locomoção. São gatos que não andam completamente retos, levantam exageradamente as pernas para dar um passo, perdem o equilíbrio facilmente ou manifestam descoordenação entre as pernas. Esses danos podem ser irreversíveis, mas não os impedem de levar uma vida normal.

A síndrome vestibular é um distúrbio neurológico que produz sintomas como inclinação da cabeça, andar em círculos, nistagmo (movimentos oculares contínuos), estrabismo ou ataxia, que produz a descoordenação que impedirá a locomoção do gato. Esta síndrome pode ser causada por trauma, otite, doenças infecciosas, etc. A solução passa por um bom exame neurológico que permite identificar a causa. Pode ser curada, mas alguns gatos permanecem com a cabeça inclinada como uma lesão permanente.

Por fim, a falta de equilíbrio também pode ser justificada pelo desenvolvimento de uma infecção no ouvido.Novamente, a visita ao especialista é obrigatória.

Gato cambaleando e caindo, o que pode ser?

Às vezes, o gato não consegue andar porque perdeu o controle de seu corpo, tendo convulsões, tremores ou tiques, por vezes acompanhados de outros sintomas. Esse quadro geralmente corresponde a um envenenamento e requer ajuda veterinária imediata. O prognóstico dependerá da substância com a qual o gato entrou em contato, do tempo de contato e do tamanho do gato.

Para evitar sustos, você deve garantir que o ambiente que oferece ao seu gato seja seguro, impedindo o acesso à substâncias ou plantas potencialmente tóxicas. É necessário tomar muito cuidado com produtos antiparasitários para cachorros, pois eles incluem ingredientes ativos que são tóxicos para gatos.

Se você conhecer a substância que envenenou seu gato deve informar ao veterinário. Com a fluidoterapia e medicação, é possível recuperar o gato sem sequelas, embora o prognóstico seja reservado. Para mais informações, não hesite em consultar o nosso artigo sobre envenenamento em gatos.

Meu gato não consegue andar direito, pode ser uma ferida?

Por vezes o gato não consegue andar direito ou o anda com dificuldade devido a uma lesão, geralmente na pata. Portanto, se você suspeitar de algum dano localizado, desde que o gato não tenha sofrido nenhum acidente e não tenha mais sintomas, deve examinar bem os dedos, unhas e almofadas das patas. Se encontrar uma lesão, você deve avisar ao veterinário.

Evitar que o gato pise em superfícies quentes e manter as garras bem cuidadas pode minimizar esses problemas. Da mesma forma, estabelecer uma rotina para verificar o estado dessas áreas ajuda a identificar rapidamente qualquer ferida, impedindo que ela se infeccione e o quadro clínico se agrave.

Outras causas para gato com dificuldade de andar

Se as pernas traseiras ou dianteiras do seu gato estão falhando e nenhuma das causas acima corresponde à sua condição, saiba que existem muitos outros motivos que tem como sintoma essa situação. Por isso, destacamos a importância de procurar o veterinário o mais rápido possível pois pode estar enfrentando um quadro grave de prisão de ventre, trombose, hérnia de disco, displasia de quadril ou uma possível diabetes.

Em todos os casos anteriores é necessária intervenção veterinária, caso contrário a vida do animal pode ficar seriamente comprometida. Dessa forma, se você se pergunta o que fazer se as pernas do seu gato falharem ou ele não conseguir andar, a primeira coisa que recomendamos é verificar se existe alguma lesão externa. Em seguida, visite o especialista com todas as informações coletadas para facilitar o diagnóstico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato não consegue andar direito: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Gato não consegue andar direito: causas e soluções

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato não consegue andar direito: causas e soluções
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
ROBERTA AMIANTI
Minha gata deu cria faz 15 dias os gatinhos já abriram os olhos e um deles fica com as patas traseiras igual a sapo e não consegue ficar de pé como os outros, será algum tipo de paralisia? Ou ainda é cedo pra diagnosticar?
A sua avaliação:
Val Santos
Então meu gato apareceu a um dois meses com o patinha traseira.
Provavelmente quebrou ou quebraram.
Mas agora ele anda arrastando a patinha pra trás e está sangrando
A sua avaliação:
Sandra
Gato foi castrado e ESTÁ com a barriga inchada e uma perna dura. Sem movimentos que remédio posso dar a ele não posso levar ao veterinário pois estou desenpregada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Sandra. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nelson Inácio Neto
Boa noite, tenho vários gatos e alguns deles estão com problema no quadril, como se estivesse com algo nas pernas, tipo pernas fracas e tremendo e passam o dia inteiro deitado e dormindo e sem comer.
A sua avaliação:
iara aparecida das neves
bom dia, meu gatinho adoeceu derrepente, primeiro não bebia e nem comia, andava cambaleando, depois nem andou mais, fica deitado com a cabeça molinha e o corpinho também molinho, mais as pernas estão duras não dobram de jeito nenhum, estou dando leite e água com seringa, por favor me diga o que ele tem e o que fazer, amo meu Joy e não quero perder.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Iara. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o seu gatinho. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rayane
Vc conseguiu saber o que foi o meu tá só mesmo jeito
A sua avaliação:
Nilmara
Meu gatinha tem um mês ela foi picada por um inseto faz duas semana eu conseguir tira o ferrão mais ela não consegue anda com as penas traseiras ,mais ela mexe as pernas o que será q aconteceu ?ela ainda pode volta à anda?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nilmara. Tudo bem? Sentimos muito pelo ocorrido com sua gatinha! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
joyce
meu gato tá sem andar e minha mae não tem condição de leva ele ao veterinário, oque eu posso fazer me ajudem
A sua avaliação:
Eduardo
ola boa noite,achei uma gata hoje na rua onde ela nao movimenta as patas trazeiras, ela esta gravida e esta abortando sangrando muito fedido, oque pode ser as patas sem movimento? ela esta muito mal nao come nem bebe agua...
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Eduardo. Parabéns pelo resgate! Você consegue levá-la até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Beatriz Ferreira
Resgatei um gato esse fim de semana e à peincípio ele estava bem. Apenas muito magro e sujo. Ontem (terça-feira, 13) o levei em um veterinário. Descobri que ele está com alguns problemas de saúde e então demks início ao tratamento. Hoje de manhã quando fui vê-lo, estava sem equilíbrio e, aparentemente, sem força nas pernas traseiras. Não sei o que fazer. Não tenho mais dinheiro para levar ao médico
A sua avaliação:
Izabelle Bernardo
Minha filha passou cypermil no lombo do gatinho dela pra matar pulga logo em seguida ele começou apresentar problema de intoxicação levamos ao veterinário em.mais ou menos 2 horas após o ocorrido. Ele foi medicado e ficou internado em observação por 24 horas, mas agora ele tá apresentando uns espasmos na barriga e tipo uns tremores na parte de trás e quando isso ocorre ele fica agitado e a.parte traseira dele fica rebaixada quando ele tentam andar.
O que pode ter acontecido? O veneno pode ter causado isso?
Ele vai ficar normal?
A sua avaliação:
María Conceição do nascimento Dantas da Silva
Tenho meu gatinho de 5 meses ele faz dez dias que começou a puxar as patas trazeira eu não sei o que ouve com ele e não sei o que fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nilton Dias
Tenho uma gata, paraplégica, mordida por cachorro. Não movimenta as patas traseiras, se move arrastando, não controle da feses e urina. Desde o acidente tratamos com veterinário e, mesmo com aplicações, injeções e medicamentos, não apresenta melhoras. O que faço?
A sua avaliação:
Simone
Por causa de uma batida meu gato tá arrastando traseiro não está chorando
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Neiry Sandra
Olá. Meu gato, desde julho/2019, começou a não ter firmeza nas pernas traseiras. Não é sempre. Ele sobre no sofá ou na cama, mas, algumas vezes, quando desce ele tenta andar mas parece que a perna se desloca, às vezes a direita, outras a esquerda. Levei ao veterinário e, após radiografia, foi constatado Displasia coxofemoral; Desvio medial da patela direita e Desvio lateral da esquerda. Na ocasião tomou q ml diário, por 2 meses, de Complexo anti-envelhecimento = UCII. Em fevereiro voltou a ter o sintoma novamente e o veterinário prescreveu novamente o remédio. O estranho é que parece que o sintoma se torna mais frequente, durante o tempo de uso do remédio. Dói muito ver meu gato, que vai completar 5 anos em junho, algumas vezes arrastando as duas patas traseiras. Qual a recomendação, por favor, para que tenha uma vida menos sofrida? Desde já, agradeço
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte uma segunda opinião de outro profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jane
Boa noite alguem pode mim ajudar urgente
Achei um gatinho na rua trouxe pra casa acho que não tem 1 mês ainda .
O que fazer ele não está mechebdo as patinhas da frente e nem o quadril tenta ficar em Pe mas cai . O que faço .
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Khettilyn
Minha gatinha de 1 mês é surda e acabou levando um susto enorme com cachorros que avançaram nela no portão de casa. Ela não se machucou mas as patas traseiras dela estão paralisadas e ela anda caindo e se rastejando. Ela está comendo e bebendo água normal mas só rasteja e cai. Não há veterinários onde eu possa levá-la devido á pandemia todos estão fechados. O que eu faço? As patinhas dela voltam com o tempo ou é permanente? Me ajude por favor,estou desesperada.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Khettilyn! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e recomendar um tratamento de acordo com o diagnóstico. Recomendamos que você continue tentando encontrar um profissional disponível o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
Maria
Meu gato apareceu hoje com as pata de tras totalmente sem movimento e com a respiraçao cansada nao sei oque devo fazer pois nao tenho condiçoes de paga um veterinario pois aqui na minha regiao e muito caro
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria. Existem algumas clínicas que atendem gratuitamente ou com preços reduzidos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html

Apenas um profissional pode te ajudar nesse momento. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
Ana
Tenho uma gatinha de 6 meses, ela estava boa,porém de manhã ela n conseguia mexer as patas da frente e nem tem o controle da cabeça, mais tá comendo e bebendo do jeitinho dela,o ali se ser
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana. Neste caso é muito importante consultar um veterinário de confiança para um diagnóstico correto. Esperamos que a sua gatinha fique bem!
A sua avaliação:
Maria Cecília Congio Dias
Por quê meu gato treme uma das pernas traseiras?
Gato não consegue andar direito: causas e soluções