Outros problemas de saúde

Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 28 setembro 2022
Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Ocasionalmente, podemos ver nosso gato com o ânus irritado. Existem diferentes causas para esta irritação, que pode se complicar a ponto de se tornar um prolapso retal em gatos. Nesta situação, uma visita ao veterinário é uma obrigação, pois sem atenção, as consequências podem ser graves.

Neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre o prolapso retal em gatos, o que o causa e qual é o tratamento mais recomendado. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Hemorroidas em cães - Sintomas e tratamentos

Índice

  1. Gato com o ânus em carne viva, é prolapso retal?
  2. Tipos e sintomas de prolapso retal em gatos
  3. Prolapso retal em gatos - Causas
  4. Prolapso retal em gatos filhotes
  5. Tratamento para o prolapso retal em gatos
  6. Prolapso retal em gatos - Tratamento caseiro

Gato com o ânus em carne viva, é prolapso retal?

O ânus de um gato pode ficar inflamado por vários motivos. Por exemplo, uma diarreia, que deve ser analisada para descobriur porque foi causada, aumenta a quantidade de fezes e gera tensão, o que acaba irritando a área, que veremos avermelhada. Mas às vezes essa vermelhidão ou inflamação corresponde ao tecido que deveria estar dentro do corpo. Isto sim é o prolapso retal em gatos.

Dito isto, nem sempre um gato com prolapso retal fica com o ânus em carne viva ou muito inchado. Entretanto, se não for tratado, o problema pode eventualmente se desenvolver.

Tipos e sintomas de prolapso retal em gatos

O prolapso retal ocorre em diferentes graus, dependendo de sua gravidade. Por um lado, pode afetar apenas o revestimento do canal anal, que é o que sairá para a parte externa. Isto é conhecido como prolapso incompleto. Mas em completo prolapso, o que se projeta através do ânus é um segmento do reto, que será visto como uma massa avermelhada ou rosada na forma de um tubo.

Além de observar a protrusão do reto, é comum notar os seguintes sintomas no gato:

  • Esforço e dor durante a defecação
  • Lambedura frequente na área anal
  • Apatia e fraqueza
  • Perda do apetite

Abaixo apresentamos uma foto de prolapso retal em um gato.

Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia - Tipos e sintomas de prolapso retal em gatos
Imagem: veterinaria1994.blogspot.com

Prolapso retal em gatos - Causas

Os esforços na hora de defecar são a principal causa do prolapso retal em gatos. Eles devem ser bastante intensos e prolongados para causar esse efeito colateral. Portanto, é mais provável que um gato sofra de prolapso quando sofre de constipação severa, diarreia ou uma obstrução anorretal como a causada por um corpo estranho. Também pode ocorrer quando o esforço é devido à dificuldade de urinar ou, no caso de gatos fêmeas, empurrando durante o parto. Em gatos mais velhos, pode ocorrer devido a tumores retais.

Prolapso retal em gatos filhotes

Destacamos o prolapso retal em gatos filhotes porque eles são os mais suscetíveis à diarreia associada à presença de parasitas no trato gastrointestinal. Na verdade, o prolapso retal é mais comum em gatinhos com menos de seis meses de idade. A evacuação frequente pode levar à irritação anal e, em casos graves, ao prolapso, como descrito acima.

O tratamento será o mesmo que para os adultos, levando em conta sua idade jovem, o que também é um motivo para buscar assistência veterinária imediata, já que são animais mais vulneráveis.

Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia - Prolapso retal em gatos filhotes

Tratamento para o prolapso retal em gatos

Os prolapsos retais mais leves geralmente resolvem por si mesmos uma vez tratados e a causa do prolapso desaparece. Antiparasíticos e antibióticos são geralmente necessários. Portanto, mesmo que a inflamação anal seja leve, é necessário visitar o veterinário. Sem resolver a causa, existe o risco de que o prolapso se agrave. Em casos graves, por outro lado, é necessária uma intervenção direta e rápida. O tecido prolapsado deve ser recolocado no lugar.

Portanto, a correção do prolapso retal em gatos é feita reintroduzindo o tecido prolapsado, é claro, com o gato sob anestesia. Dizemos que devemos intervir rapidamente porque, caso contrário, a porção do reto que foi exteriorizada pode se tornar necrótica, levando à morte do tecido. Neste caso, a cirurgia é necessária para remover o fragmento exteriorizado.

Após a operação, o veterinário geralmente recomendará uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal e a consistência das fezes, assim como produtos para amaciar as fezes e medicamentos para dor e irritação. Em seguida, como medida preventiva, recomenda-se desparasitar o gato internamente com regularidade e consultar um veterinário ao primeiro sinal de diarreia ou constipação.

Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia - Tratamento para o prolapso retal em gatos

Prolapso retal em gatos - Tratamento caseiro

Embora o aloe vera ou produtos similares sejam recomendados para aplicação em pele irritada, o prolapso retal sempre requer intervenção veterinária. Quando o prolapso é leve, podemos ficar tentados a tratá-lo em casa, mas se nos lembrarmos das causas que o provocam, mesmo que sejam simples como a diarreia, se elas conseguiram causar o prolapso significa que são sérias o suficiente para ir ao veterinário.

Deve-se lembrar que um prolapso mal tratado ou negligenciado pode levar a uma situação tão grave quanto a necrose de parte do reto. Em caso de prolapso, a massa deve ser coberta com gaze embebida em solução salina e o cão deve ser levado ao veterinário.

Agora que você já sabe tudo sobre o prolapso retal em gatos, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as doenças mais comuns em gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Nelson y Couto. (2000). Medicina interna de pequeños animales. Buenos Aires. Intermédica.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: veterinaria1994.blogspot.com
1 de 4
Prolapso retal em gatos - Causas, tratamento e cirurgia