Outros problemas de saúde

Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 29 agosto 2022
Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Uma hemorragia no cachorro, onde quer que ocorra, é sempre um motivo de preocupação para os tutores, pois o sangue está normalmente associado ao perigo. O sangramento anal, que será tratado neste artigo do PeritoAnimal, pode ter origens diferentes e, portanto, o diagnóstico correto, que será sempre realizado por um veterinário, determinará o tratamento adequado.

A seguir veremos as causas mais prováveis que podem explicar por que o cachorro está sangrando pelo ânus, diferenciando se o sangue tem uma origem local ou se, ao contrário, vem do trato digestivo ou mesmo respiratório devido à deglutição.

Também lhe pode interessar: Cachorro sangrando pelo nariz: causas

Índice

  1. O sistema digestivo do cachorro
  2. Cachorro sangrando pelo ânus devido à prisão de ventre
  3. Cachorro sangrando pelo ânus devido às glândulas anais
  4. Cachorro sangrando pelo ânus e vomitando, o que pode ser?

O sistema digestivo do cachorro

O ânus constitui o final de um sistema digestivo que começa na boca, continua através do esôfago e continua através do estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto, pouco antes do ânus. Uma hemorragia em qualquer parte deste sistema, mas também na cavidade nasal ou mesmo nos pulmões, sairá através do ânus.

Como podemos ver, há tantos lugares de onde um sangramento pelo ânus de um cachorro pode vir que devemos prestar atenção a certos detalhes a fim de podermos chegar a um diagnóstico. Assim, podemos distinguir entre a hematoquezia e a melena.

  • Hematoquezia: aqui se trata de uma emissão de sangue vermelho fresco e brilhante que pode aparecer em fezes normais ou diarréicas. Este sangramento nas fezes do cão geralmente vem do cólon, reto ou ânus.
  • Melena: do resto dos pontos virá o sangramento chamado melena, que é o sangue digerido que observaremos nas fezes escuras e/ou negras.

Além disso, para explicar por que um cachorro está sangrando pelo ânus, devemos reparar se o sangue está misturado com as fezes ou, ao contrário, se o sangue aparece apenas no exterior, apenas cobrindo as fezes. Este último caso é aquele em que vamos nos concentrar, pois significa que o sangue está saindo diretamente do ânus. Analisaremos as causas mais comuns nas seções seguintes.

Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus? - O sistema digestivo do cachorro

Cachorro sangrando pelo ânus devido à prisão de ventre

Vamos explicar aqui, portanto, as causas que explicam por que um cachorro está sangrando pelo ânus por conta de prisão de ventre. Quando o peludo não evacua ou o faz em pequenas quantidades e com dificuldade, durante esses esforços pode ocorrer uma hemorragia.

Há várias causas que provocam essa situação, como a desidratação, que, mesmo sendo leve, pode causar o ressecamento das fezes, dificultando a sua expulsão. Se o cachorro come ossos, tecidos e outras substâncias impossíveis de digerir, ele pode formar fezes com a consistência de pedras. Alguns medicamentos também podem ter a constipação como um efeito colateral e doenças como o hipotireoidismo são às vezes responsáveis pela prisão de ventre crônica. Além disso, alguns cães podem inibir o desejo de defecar, o que é outra causa de constipação.

Como prevenir este tipo de sangramento no cão

Se observarmos sangramento anal, dor na defecação e/ou deformação, devemos consultar o veterinário para determinar a causa e, consequentemente, o tratamento da constipação. A prisão de ventre pode ser evitada através da adoção de medidas como as seguintes:

  • Nutrição e hidratação corretas para facilitar o trânsito intestinal adequado.
  • Evite oferecer ossos ao cachorro.
  • Exames veterinários adequados que podem detectar várias doenças a tempo.
  • Manutenção de um ambiente seguro para evitar a ingestão de corpos estranhos.
  • Nunca medique o cão sem supervisão veterinária.
  • Proporcione oportunidades para movimentos intestinais e exercícios.

Neste outro artigo apresentamos alguns exercícios para cachorros adultos.

Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus? - Cachorro sangrando pelo ânus devido à prisão de ventre

Cachorro sangrando pelo ânus devido às glândulas anais

O cachorro possui duas glândulas ou sacos localizados em ambos os lados do ânus. Quando as fezes saem, exercem pressão sobre essas glândulas anais, esvaziando um líquido que promove a lubrificação, enquanto emitem um odor que será característico de cada cão. Algumas vezes estas glândulas podem se infectar, uma ou ambas, o que pode explicar por que um cachorro está sangrando pelo ânus. Nesses casos, o cão sentirá dor e uma descarga amarelada ou sangrenta será liberada. Nestes casos, vamos observar o cachorro esfregando o ânus no chão e lambendo a área. Devemos ir ao veterinário, que irá esvaziar as glândulas anais e administrar antibióticos.

Com os mesmos sintomas, mas geralmente a inflamação de apenas uma das glândulas, podemos estar lidando com um abcesso, que pode romper a pele, causando uma fístula perianal da qual sairá um líquido muito mal cheiroso. É muito importante consultar um veterinário o mais rápido possível, pois pode ser necessária uma cirurgia. Para tratar abscessos, são necessários desinfecção e antibióticos.

Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus? - Cachorro sangrando pelo ânus devido às glândulas anais

Cachorro sangrando pelo ânus e vomitando, o que pode ser?

Se observarmos sangue no ânus do cachorro e, ao mesmo tempo, ele vomita, podemos estar lidando com outros distúrbios além daqueles que explicamos, e estes são tão variados que é essencial visitar o veterinário para determinar por que o cachorro está sangrando no ânus e vomitando. Algumas dessas condições são as seguintes:

  • Úlceras: são lesões na mucosa do trato digestivo, frequentemente causadas pelo consumo de remédios como corticosteróides, mas também por doenças como a insuficiência renal ou hepática. Elas provocam vômitos, anemia, perda de peso e, nos casos mais graves, melena. Requer tratamento veterinário.
  • Parvovirose: afeta principalmente os filhotes e se caracteriza por vômitos e diarréia sangrenta. Trata-se de uma doença viral muito grave e contagiosa com tratamento apenas de apoio, portanto, a vacinação é essencial para a prevenção.
  • Intoxicação: a ingestão de alguns intoxicantes pode causar sintomas como hemorragias retais e vômitos de sangue. É necessária assistência veterinária imediata, pois a vida do cão está em risco.
  • Insolação: um aumento excessivo da temperatura corporal de nosso cão causa, entre outros sintomas, vômitos e diarréia sanguinolenta. Isto é o que acontece quando, por exemplo, o cão é deixado em um carro fechado durante as horas mais quentes do dia. Ela pode levar à morte, portanto, é necessária uma atenção veterinária imediata.
  • Insuficiência renal: A falha da função renal também pode levar a vômitos e diarréia sangrenta devido a sangramento gastrointestinal. O tratamento veterinário é necessário para estabilizar, tratar o máximo possível e manter um acompanhamento freqüente.

Agora que você já sabe as diferentes causas que explicam um cachorro sangrando pelo ânus, recomendamos este outro artigo em que te mostramos os tipos de fezes de cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • CASCON, Clarice M.; MELLO, Marcela F.V.; LEITE, Juliana S. and FERREIRA, Ana M.R.. Avaliação clínica, endoscópica e histopatológica de cães com doença inflamatória intestinal. Pesq. Vet. Bras. 2017, vol.37, n.11
  • STROTTMANN, Daisy Maria et al. Diagnóstico e estudo sorológico da infecção pelo parvovírus canino em cães de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Cienc. Rural. 2008, vol.38, n.2
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que meu cachorro está sangrando pelo ânus?