Outros problemas de saúde

Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?

Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Infelizmente, a insuficiência renal é um distúrbio muito comum, especialmente em gatos de idade mais avançada. Esta insuficiência, que consiste no mal funcionamento de uns dos rins, pode apresentar-se de maneira crônica ou aguda. Em ambos os casos deve-se contar com a gestão de um veterinário, com tratamentos, alimentação especialmente formulada para tratar o problema e revisões periódicas.

Quando recebemos o diagnóstico de que nosso gato sofre esta doença, a primeira pergunta que costumamos fazer é: Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal? Neste artigo de Perito Animal daremos as chaves para poder responder a esta pergunta.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gato com câncer?

Índice

  1. Insuficiência renal em gatos
  2. Insuficiência renal aguda e crônica - factores a ter em conta
  3. Esperança de vida

Insuficiência renal em gatos

De maneira geral, a insuficiência renal consiste em um mal funcionamento dos rins, e pode afetar apenas um dos dois. O principal problema é que os danos renais demoram a aparecer porque o organismo ativa mecanismos de compensação com os quais se mantém em funcionamento.

Quando começamos a perceber a sintomologia, os rins podem estar já bastante lesionados. A insuficiência renal pode se apresentar de maneira aguda, repentina, com uma sintomologia que incluirá vômitos, anorexia, desidratação ou um cansaço mais evidente. Caso não seja tratado, o gato morrerá. Outras vezes, a insuficiência renal se apresenta de modo crônico. Podemos observar se nosso gato está emagrecendo, se está um pouco desidratado, vomita, bebe muita água, etc. Nesse caso, também requer tratamento veterinário mas a situação ainda não seria de morte iminente.

Um exame de sangue pode nos informar o estado dos rins e também é possível realizar um exame de urina e uma ecografia. Com todos estes dados em mãos, o veterinário classificará o estágio da enfermidade de nosso gato, já que deste fator dependerá o tratamento a ser seguido.

Na insuficiência renal aguda, o prioritário é que o animal se recupere, pois será apenas quando estiver estabilizado que será avaliado o dano da doença e estabelecido o tratamento mais adequado. A insuficiência renal não tem cura mas podemos oferecer qualidade de vida a nosso gato no tempo que permanecer conosco. Essa é a orientação do tratamento, já que os danos renais não afetam apenas os rins, mas tem consequências progressivas em todo o organismo e é esta deterioração que geralmente provoca a morte do animal.

Como os sintomas podem aparecer quando a doença já está muito avançada, é imprescindível que nossa gato seja submetidos a revisões a cada 6-12 meses a partir de, aproximadamente, os 7 anos de idade. Com simples exame de sangue, podemos detectar o dano renal, e também outras doenças, nas primeiras fases. Quanto antes iniciarmos o tratamento, maior será a esperança de vida. Mas quanto tempo vive um gato com insuficiência renal? Vejamos o que devemos levar em contra na próxima seção.

Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal? - Insuficiência renal em gatos

Insuficiência renal aguda e crônica - factores a ter em conta

É necessário começar este texto afirmando que é impossível determinar com exatidão quanto tempo vive um gato com insuficiência renal. Vamos então sinalizar alguns aspectos relevantes que podem proporcionar um maior tempo de vida para o gato afetado por este transtorno.

Factores que influenciam na esperança de vida de um gato com insuficiência renal:

  • Insuficiência renal aguda ou crônica: Uma apresentação aguda pode ser mortal em questão de horas, no entanto, se o nosso gato padece de uma insuficiência crônica, pode conseguir manter uma boa qualidade de vida durante anos.

  • O estágio da doença: os veterinários classificam a fase da insuficiência em que se encontra um gato a partir de diversos fatores como os sintomas, os níveis de fósforo do gato. Em razão destes indicadores a doença terá maior ou menor gravidade, o que logicamente irá repercutir na esperança de vida do animal. Portanto, os fatos em estados de menor gravidade terão uma maior expectativa de vida e vice-versa.
  • O tratamento: consistirá de uma dieta específica para doentes renais e maior ou menor ministração de remédios, em função da gravidade do quadro.
  • O manejo do animal: Caso o gato se negue a consumir o alimento prescrito ou não tenha como administrar a medicação, sua expectativa de vida diminuirá. Nesse momento, é importante avaliar se queremos forçar nosso gato a seguir com o tratamento, o que vai gerar um estresse que não irá colaborar com a manutenção de sua qualidade de vida, ou decidimos seguir a sua vontade, ainda que isso implique em que viva menos tempo. É uma situação que pode acontecer e que teremos que avaliar.

Esperança de vida

Já que não podemos estimar a cifra exata de quanto tempo vive um gato com insuficiência renal, pois são múltiplos e imprevisíveis os fatores a serem considerados, podemos calcular a esperança de vida média dos gatos acometidos pela insuficiência. Seria a seguinte:

  • No caso de insuficiência renal aguda, as primeiras 24-48 horas são cruciais já que, se houver melhoras, ou seja, os sintomas desaparecem, e o animal começa a comer e pode ser retirada a alimentação por soro e a medicação intravenosa, podemos dizer que o gato se recuperou mas geralmente costuma avançar para uma enfermidade crônica, e por isso, devendo seguir com os cuidados veterinários por toda vida.
  • Na insuficiência crônica, a expectativa de vida dependerá muito da fase em que se encontre o gato, sendo mais elevada conforme sejam mais leves os sintomas, e mais graves quando é ao contrário. Geralmente e tendo em conta este dado, os gatos com esse tipo de insuficiência podem viver desde vários meses a alguns anos.

Quando o felino se encontra em fase terminal, sem qualquer possibilidade de recuperação, o veterinário pode recomendar a eutanásia, que nos gatos que apresentam insuficiência renal, seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento que poderia vir a padecer. Esses gatos em fase terminal podem experimentar um grave mal-estar durante os dias próximos ao seu falecimento, o que impede que sejam efetuadas rotinas básicas do dia-a-dia.

Por esta razão, como último recurso e para evitar o padecimento grave pela enfermidade, alguns veterinários podem recomendar a eutanásia do gato. Caso este seja o seu caso, medite bem antes de tomar sua decisão e siga os conselhos e recomendações do especialista. Se não estiver de acordo, busque um segundo profissional para realizar uma segunda avaliação que assegure o diagnóstico ou as recomendações do primeiro veterinário que tenha visitado.

E para finalizar ressaltamos a importância de se valorizar a qualidade de vida em detrimento do tempo de vida que resta.

Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal? - Esperança de vida

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Elenice
Meu coração está em pedaços, hoje fazem 2 dias que minha Belinha partiu 💔 aos 20 anos, com insuficiência renal.
Foram 2 anos com a doença, viveu bem esse tempo comendo ração renal e usando Nexin, mas no último mês parou de se alimentar comia pouco e quase não bebia água. Quando fiz os exames deu que ela estava em estagio final da doença, poderia deixá-la internada ou optar pela eutanásia, mas eutanásia nunca foi uma opção para mim, preferi manter os cuidados paliativos para dor em casa.
Mas foi a pior decisão que tomei, deveria ter optado pela eutanásia, pois o sofrimento que ela passou não merecia.
No dia seguinte que passei no veterinário ela já parou de andar, tentava fazer as necessidades na caixinha se arrastando, alimentava com a seringa e ela vomitava,
Ficou agonizando assim por 3 dias sem comer, beber água foi horrível, e no dia 28 ela partiu as 1:15 da manhã agonizante a morte dela,e seu sofrimento em meus braços. Se eu pudesse voltar atrás eu teria optado a eutanásia e poupado de todo sofrimento que passou sinto muito não ter feito isso, por q agora estaria na minha memória os nossos momentos bons, e não de todo sofrimento que ela passou.Se vc tem o pensamento contra a eutanásia assim como eu tinha, reflita bem e pense se seu animalzinho no último estágio da doença merece todo sofrimento que vai passar, sendo que temos a opção de poupar de todo sofrimento, não sei se eutanásia é indolor como dizem, só sei que na eutanásia se fosse sofrer seria segundos de sofrimento se houver dor e não dias agonizando, pense com carinho como vc quer que seu animalzinho viva seus últimos dias.
Cleonice Marins
Eu compreendo bem essa dor. Perdi a minha preciosa gatinha ontem aos 7 anos. Nunca imaginei que ela teria algum problema de saúde. Foi muito súbito. Começou a vomitar a ração no sábado. No domingo já não comia nada e vomitava espuma. Parou de se alimenta e tomar água. Deitou na caixa de areia. Ficou muito desidrata e já não reagia a estímulos. Sentia muita ânsia de vomito e ao tentar vomitar ficava com a língua roxa. =(( levei ao hospital com urgência. Entrou no soro com medicações mas já não reconhecia ninguém e estava com o olhar perdido. Os médicos já avisaram que os exames estavam muito ruins e já não havia o que ser feito. Colocaram uma sonda para ver se conseguiam alimentá-la mas não deu tempo, o estomago dela esta muito inflamado pra receber alimentação. Recomendaram deixar ela descansar. Me disseram que o animalzinho recebe anestesia geral pra não sentir nada.
Foram muito humanos, fizeram ate um mini velório pra ela e um cartão com carimbo da patinha com as frases: Querida família guarde nossos melhores momentos. Esterei sempre em seus corações. Fique com essa lembrança do seu do se anjo de 4 patas. Estou vivendo um luto terrível!! Adoeceu no sábado e na quinta já estava morta. =(( Só Jesus na nossa vida!!
Elenice
Cleonice, meus sentimentos pela sua perda, que linda homenagem que vc fez para sua gatinha, fez o certo deixando ela descansar, triste perder nossos anjinhos de 4 patas, a saudade aperta💔 mas o amor que recebemos deles, sempre estará guardado em nossos corações sou muito grata por ter tido a oportunidade de tê-la comigo por todos esses anos❤️
A sua avaliação:
Queila
Descobri a ir na minha gata a dois meses. Está tomando fortekor, e gaviz ração renal e ração molhada renal. A dra. Me indicou fluidoterapia em casa, mas não consigo fazer....ela está muito magrinha e ei fico mal em espeta lá. Estou sem forcas. Alguém pode me aconselhar.
A sua avaliação:
Gustavo
Meu gato foi diagnosticado no início da doença, faz quase dois anos. A ração renal deu qualidade de vida para ele, pelo menos por um tempo determinado.

Ultimamente, no entanto, ele tem perdido muito peso. Come bem, bebe água e faz as necessidades normalmente. A magreza dele está visivelmente rápida. Será que está caminhando para o fim de sua vida? =( Ele está bem, considerando que seus hábitos estão normais, mas a cada dia que passa, fica mais magro.
A sua avaliação:
Ingrid
Vim do veterinário hj com minha gata..
Deu doença renal..
Creatina está 9 ..altíssima..
Mais ainda come..
Vou começar a medicação..
Ela tem apenas seis meses..
Estou MT triste..
O Vet falou que é raríssimo nessa idade..
Enfim..espero q ela melhore um ppuco
A sua avaliação:
Maria
Bianca desculpe mas onde conseguiu arranjar o lactato de ringer e a vitamina B12 ? Pois eu necessito mesmo. Meu gatinho tem 14 anos e está com insuficiência renal, mas eu tenho de o ajudar Por favor me ajuda. Encontro nas farmácias? Muito obrigada
lourdes
mercado livre - ou no pet da marginal lá e 24hs
A sua avaliação:
Bianca
O tempo que vive um gato com insuficiência renal varia muito. Tenho um gato que trata dessa doença há 3 anos. Ele desenvolveu a doença aos 05 anos, quando comeu uma cobrinha, ficou com essa seqüela. Desde o início do tratamento esteve no nível 04 da doença. Acreditem, ele era um gatão que pesava seus 06kg eemagreceu muitooo indo para 3,2kg!
Como eu tratei do meu gato em todo esse tempo? Tive muitos contratempos com erros em algumas clínicas até descobrir a IR o que só piorou a doença. O tratamento que se mostrou mais aceitável por esses 03 anos foi a fluidoterapia com a solução ringer lactato ( soro fisiológico não resolve). É interessante também acrescentar vitamina B12 na fluidoterapia, se decidir não fazer, pode comprar a vitamina oral Eritros cat e dar a dosagem recomendada (muito completa essa vitamina). A fluidoterapia eu aplico em média 02 vezes por semana, como o meu gato era grande, aplicava uma bolsa de 500 ml a cada aplicação ,caso seu gato seja menor, aplique uma bolsa de 250 ml a cada aplicação.
Sobre a alimentação, o meu gato não aceitava muito rações renais, a que ele aceitou melhor foi a da royal. Compre em pacotes pequenos as rações até ver uma q ele aceite, depois q ele aceitar compre o pacote grande que sai mais barato, o pacote pequeno das rações de tratamento é muito caro!
Agora o meu gato está em uma fase bem complicada da doença, só se alimenta com o sachê renaltriturado no liquidificador com água e eu dou para ele em uma seringa (se seu gato não estiver comendo,vc pode fazer isso).
Bom é isso, espero ter ajudado vocês, escrevi pq qnd eu precisei achar alguém dizendo sobre o q fazer, nunca achava e ficava desesperada.
Leonardo
Acabei de descobrir que minha gatinha de 5 anos está com insuficiência renal em estágio avançado. Estou devastado com o prognóstico porém seu depoimento me trouxe um pouco de conforto e direcionamento para eu debater com o veterinário. Obrigado.
Bianca
Leonardo, que bom que pede ajudar! Só esqueci de informar que a aplicação do soro ringer lactato é subcutânea ...qualquer coisa me chama aqui :)
Leonor
Muuuuito agradecida pelas informações, foi de grande ajuda!
CAROLINE FERREIRA BARROSO
Olá Bianca minha Luna de 3 anos está na clínica agora a princípio se recuperando, foi muito útil seu comentário, como está seu gato? Espero que bem
A sua avaliação:
sueli
olá, quinta feira quando fui alimentar meu gato ele não quis comer, separei imediatamente dos outros para observação, dei patezinho e nada, abri até uma lata de sardinha e nada, levei num veterinario em frente minha casa, que aplicou soro nas costinhas dele pois já estava desidratado,colheu sangue para hemograma que deu tudo certinho, esse mesmo veterinario pediu para eu levar em outro especialista em felino, procurei uma outra clinica também proxima a minha casa, isso na sexta mesmo a noite, me cobraram a consulta e não medicaram ele na hora, somente no outro dia que levei ele as 9:00, me disseram que colocaram soro, mas quando fui busca-lo a noite ele estava pior do que levei, falei isso com a veterinaria, que disse ter aplicados outros medicamentos, achei que ele estava dessa vez com a aparencia normal mas ela me disse que no exame renal, os rins estava completamente comprometido, 1:00 da manhã ele se bateu e morreu, será que foi erro do veterinario já não medicar desde o inicio já que tinha nas mãos o hemograma que levei de outro veterinario, ou ele não tinha chances mesmo?
Bianca
O hemograma não define um caso de insuficiência renal. Os exames necessários são os de uréia e creatina e se preciso um ultrassom.
Provavelmente seu gatinho estava com os índices bem elevados e não aguentou. Pelo que vc escreveu, acho que fizeram uma fluidoterapia nele. Insuficiência renal é muito grave, não tem cura e o animal sofre muito desgaste com o tempo.
João
Lamento muito saber do que ocorreu com o seu gatinho, Sueli. Estou passando por uma situação parecida e sei o quanto é punk segurar essa barra... :-/
O que ocorre é que o gato, quando estressado, tende a ficar pior de qualquer problema que já tenha. Logo, quero crer que não tenha sido erro ou negligência do veterinário que te atendeu.
A nossa colega Bianca é expert no assunto. A única diferença é que faço fluidoterapia subcutânea (250 ml) todos os dias ao invés de uma ou duas vezes por semana. Dia sim, dia não, dou 0,12 ml de eritropoeitina também... Fortekor 5 (1/4 de comprimido), todos os dias, esfarelado na comida... e um monte de comida em lata com o máximo possível de água enquanto o gato não aceita a ração renal... por enquanto eu estou conseguindo levar, mas te confesso que está difícil... até pra leite tô apelando...
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Olá!
Há uns 17 dias descobrimos que minha gatinha tem insuficiência renal crônica. Está muito avançada. Creatinina acima de 6, fósforo alto, ureia por volta de 250.
Já ficou internada, já mediquei em casa. Agora a única esperança é hemodiálise.
Não tenho dinheiro, preciso de um empréstimo. Mas faço o empréstimo se houver esperança. Preciso decidir até amanhã, pois amanhã ela terá alta para casa ou para a clínica de hemodiálise.
Me ajudem com o conhecimento de vocês e com a experiência.
Ela tem dez anos e dois meses. É minha filha, parte de mim. Amoooo ao extremo.
Ver ela quietinha, sem comer dói na minha alma...
Será a hemodiálise uma esperança real?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Valdir
Ontem perdemos nosso gato Paçoca com 6 anos de idade com insuficiência renal. Descobrimos a uns 8 meses atrás que ele tinha apenas 25% dos rins. Lutamos muito, fomos a vários veterinários e até a um neurologista.... dos 6 kilos ele chegou até 2.5kg, já com úlceras na boca não havia mais saída.... estamos sofrendo muito com a partida dele mas sabendo que o sofrimento dele acabou! Era muito bonzinho e carinhoso não merecia sofrimento!
A sua avaliação:
Marilyn BG
Perdí um gato de 17 anos em junho 2017 para essa doença, eu não tinha nenhuma idéia do que era, cometí muitos erros, descobrí a doença muito tarde, não havia mais tempo, fiz euthasia e até hoje eu sinto muita culpa de não ter percebido antes que ele emagrecia e definhava na minha cara.
Em jan2018 a minha gata Bella tinha 15 anos, fazia muito xixi, as fezes muito secas, ficava constipada, vomitava e estava emagrecendo. Foi diagnosticada IR estágio 2, ela sempre se recusou a comer ração seca, só come sachê, o VET receitou 1/4 de comprimido Mirtazapine 15 mg, a cada 3 dias, para gatos abre o apetite e trata nausea e ansia de vômito, passei a dar também 1/4 de comprimido de omeprazol para gastrite, 1/4 comprimido (que dissolve na lingua) de Vitamina B12 e 1 ml de azeite de oliva para ajudar a fazer as necessidades dela. Já faz 2 anos, agora ela está tomando os remédios de 2 em 2 dias. E eu sigo cuidando dela e agradecendo a benção dela estar sobrevivendo.
A sua avaliação:
Bruno Osório
De me seu contato tenho uma duvida
Catarina Castro
Minha gatinha foi diagnosticada com IR em junho de 2018, já tinha 16 anos e 2 meses. Após a 1 crise aguda ,se restabeleceu usando soroterapia no veterinário e fluidoterapia em casa junto com a ração renal. Sobreviveu por mais 1 ano e 3 meses com esses cuidados. Faleceu hoje, com 17 anos e 6 meses e há 15 dias tratando intensamente ela em casa e com orientações de um veterinário e realização de exames nos últimos dias. Suspeitava-se de ter ocorrido uma fratura no maxilar, amanhã pegarei o exame com o laudo. Tudo isso piorou a sua crise e infelizmente hoje ela partiu no final da tarde, 14/10/19, nas minhas mãos e cercada de amor.
Vitor Padilha
Lamento pela sua perda.
Houve fratura no maxilar? Qual seria a causa provável? Ela estava com dificuldade para mastigar a comida?
O meu fazia uso de Fortekor, Fe, B12 e Eritropoetina junto com o soro para o problema de IR.
Lauro
Prezada Catarina, acredito que a sua decisão tenha sido a mais correta! Passei pelo mesmo problema recentemente. Minha gata de 17 anos, também renal crônica, muito debilitada e sofrendo muito! Nos últimos dias a mantive em casa no conforto de sua caminha bem ao nosso lado... Também partiu, serena, em nossas mãos, às 03:30h da madrugada.
Fique com o coração em paz!

Abraços!
A sua avaliação:
Flavia Loureiro
Apreciei muito o artigo. Muito esclarecedor, principalmente em relação ao sofrimento deste ente querido, juntamente com quem os ama. Poderiam complementar como fica em relação ao seu/sua 'proprietário(a); mãe, pai, cuidador(a), protetor(a). Se tem condições, em geral ( financeiras, tempo, apoio, espaço,...), o Síndrome do Cuidador, ...
A sua avaliação:
Adriana
Estou com meu gato de 13 anos no colo agora, ele está na fase final da doença renal, com uréia e creatinina muito elevados. É muito difícil passar por isso. Há 5 dias ele não come e todos os dias toma soro. A veterinária indicou a internação, para que ele tenha um maior conforto nesse momento, porém resolvemos deixá-lo em casa conosco, onde ele viveu feliz toda a sua vida e ao nosso lado. Espero que seja a melhor decisão que tomamos. O céu estará em festa logo mais, com todos os meus animais que já partiram.
maria
Descobri que meu gatinho tbm esta com caso grave de insuficiência renal ,e vi seu comentário e fiquei curiosa querendo saber se seu gato esta vivo ou se acabou morrendo?
Adriana
Boa tarde Maria. Meu gatinho faleceu comigo em casa, no dia 12 de junho. Postei aqui era dia 04. Não internei ele, mesmo com a indicação dos veterinários. Queria que ele partisse em casa, junto de nós e em sua caminha. Assim foi. Boa sorte com seu gatinho.
Laura Kim
Certa, Adriana, a melhor decisão é o bichinho ficar em casa onde está acostumado, e com a família que o ama. No passado deixei um gatinho em estado terminal de lipidose hepática no veterinário, foi o maior remorso da minha vida. Não recomendo a ninguém deixar o gatinho internado; se tiver de sofrer, que seja feita eutanásia.
Ronaldo
Hoje é 02/10/2018. Meu gato, por anos comeu só da ração Golden. Em agosto/18, de repente passou a desejar nossa comida. Num jantar, ele subiu a mesa e avançou na nossa comida, disputando-a, mesmo com o pote cheio de ração. Comprei outra ração na hora, lá no mercado. Comeu bastante. Pensei que fosse uma simples rejeição. Rejeitou a nova ração. Até chegou a furar o saco que continha carne para nosso jantar, mesmo com a nova ração ali. Levei ate a veterinária, que constatou que tem insuficiência renal crônica. Foi internado. Receitou rações especiais. Rejeitou-as, uma a uma. Hoje temos 3 marcas de rações renais secas. Rejeitou todas. As únicas coisas que oferecemos e que ele aceita comer são o sache (que é caro) e frango cozido sem tempero (que dizem ter que reduzir sob pens de ele rejeitar ração seca e prejudicar Ainda mais os rins). Ele rejeita ração seca independente do frango e sabemos disso. Já demos medicamentos como OM3 GOLD 500, pepsamar (só 1/4 de comprimido), há 6 dias, mas ele sempre vomitou na manhã seguinte (incluindo pelos).
Mesmo após passarmos por 3 veterinários, com retorno daqui há 3 dias, ele continua igual: desejando comida humana, miando incessante e incansavelmente na hora que comemos e rejeitando as rações secas. Quase 2 meses assim. Ainda tem os vómitos, que ocorreram quase todos os dias, depois dos medicamentos. Ele está estressado por causa dessa mudança forçada de rotina, não o deixamos sair mais para a rua…

Ele não colabora com o tratamento. Não come o que oferecemos e só deseja comer o que vai fazer mal para ele.

A cada sugestão que ouvimos e vemos, infelizmente já tentamos, tipo, oferecer ração renal, que ele rejeita.
E o que nunca tentamos, nós nem tentamos, pois sabemos que vai dar errado.
Tabata
Fui a uma nutróloga veterinária e tenho um gato com seu mesmo problema! Ela me indicou fazer língua de boi cozida com legumes e fazer um pate ! Não faz mal para gatos renais e ele gostou
Aline
Minha gata tem 17 anos e Tb estava assim... miando sem parar principalmente a noite e vômitos com frequência. Levamos em dois vets diferentes e nada... após algumas tentativas frustadas infelizmente ela perdeu a visão, ficou cega!! Agora com uma nova Veterinaria descobrimos q ela é hipertensa e insuficiente renal, toma remédios p controlar a pressão todos os dias e ração especial. Finalmente os miados e vômitos frequentes diminuíram! Está aparentemente bem embora sem visão consegue fazer tudo. Espero ter ajudado! Peça p aferir a pressão do seu gato ele pode ser hipertenso...
Lilia
Oi gostaria de saber qual estágio o o que teria minha gata faz xixi em todos os cantos sempre pouco e com muito mau cheiro está perdendo peso
Fernando
Tenho uma gata de 10 anos e 6 meses com insuficiência renal crônica. Não come nada e tá bem magra. Estamos aplicando soro nela diariamente mas ñ vejo melhoras. Diálise ñ vou submetê-la. O q fazer?
João
Na verdade o soro subcutâneo é uma pseudo-diálise. De preferência ringer lactato. Como está a sua gatinha?
Neusa
Na minha família temos muitos gatos, um total de 45 e perdemos alguns com problema renal, porém após mudar alimentação que já faz três anos todos são saudáveis. Sem ração industrializada.
o que vcs dao para eles comerem?
Minha mae tem 24 gatos o q vxs dao para comerem?
Laura Kim
Neusa, que comida vc dá pros gatos?
Mari
Qual comida vocês dão para os gatos com problema renal, Neusa?
1 de 3
Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?