Outros problemas de saúde

Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2022
Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Com certeza você já viu, mais de uma vez, o seu cachorro ou outros pets a arrastarem o seu bumbum pelo chão na rua em uma posição um pouco estranha. Mas saiba que o seu cachorro não está arrastando o ânus pelo solo, ele está esfregando as suas glândulas anais ou tentando livrar-se de algum incômodo e, para ele é um exercício bastante incômodo e desagradável que acontece por uma razão, coceira.

A verdadeira pergunta é: por que o cachorro tem coceira? Os cachorros podem ter coceira no ânus por vários motivos, e uma vez que não têm mãos para amenizar a sensação, a melhor solução que encontraram é arrastá-lo pelo solo. Os sacos anais dos cachorros às vezes podem estar bloqueados com abscessos ou inflamados, o que lhes causa coceira.

Se o seu cachorro arrasta o ânus pelo chão, é importante saber qual é a verdadeira causa do problema e como resolvê-la. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde vamos abordar as causas e dar-lhe algumas soluções no caso do seu cachorro esfregar o bumbum no chão.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato esfrega o bumbum no chão?

Índice

  1. As glândulas anais estão cheias
  2. Parasitas internos e diarreia
  3. Proctite
  4. Falsa constipação
  5. Obstruções intestinais
  6. Algumas dicas para ajudar o seu cachorro

As glândulas anais estão cheias

Como referimos anteriormente, o seu cachorro esfrega o bumbum pelo chão porque sente coceira no ânus. Uma das causas mais prováveis para isto acontecer é porque suas glândulas anais estão cheias.

O que são as glândulas anais? Para que servem?

Alguns mamíferos, como cachorros e gatos contam com glândulas ao redor do ânus que secretam uma substância quando defecam. Este ato fisiológico tem um propósito específico: deixar o seu cheiro pessoal em cada lugar onde fazem as suas necessidades, é como uma marca pessoal que indica que um cachorro em particular esteve ali. O líquido das glândulas anais de cada cachorro tem um cheiro único, é sua impressão digital, muito eficaz para se diferenciar entre outros da sua mesma espécie. Também servem para lubrificar o ânus e permitir que as fezes não lhes causem incômodos.

Geralmente os cachorros esvaziam esta substância quando defecam. No entanto, por vezes estas glândulas não se esvaziam como deveriam e o seu cachorro sofre de uma coceira muito incômoda, que faz com que arraste o ânus para aliviar a sensação. Este é um processo natural que ocorre de vez em quando.

Se estas glândulas não drenarem de vez em quando, a substância torna-se mais espessa ao ponto de tapar o orifício da glândula e isto pode derivar não só em incômodos mas também em problemas mais sérios que requeiram atenção médica como é o caso das glândulas anais inflamadas ou os abscessos.

Se houver algum motivo que dificulte o esvaziamento das glândulas anais do cachorro, pode ser necessário fazê-lo manualmente, seja em casa ou por um veterinário. Se este problema for recorrente, a remoção destas glândulas pode até ser considerada pelo profissional. As doenças que as afetam e podem fazer com que tenhamos um cachorro arrastando a bunda no chão são as seguintes:

  • Impactação: ocorre pela acumulação de secreções quando, por qualquer razão, as glândulas não são completamente esvaziadas natualmente quando o cão faz cocô. É mais comum em raças de pequeno porte. As glândulas devem ser esvaziadas manualmente e a causa do acúmulo deve ser diagnosticada e tratada. Alguns cães precisam ter suas glândulas anais esvaziadas vez ou outra.
  • Infecção ou sacculite: profoca inflamação de uma ou ambas as glândulas e corrimento amarelado ou com sangue, além de dor. As glândulas precisam ser esvaziadas, mas também é necessário um tratamento antibiótico prescrito pelo veterinário.
  • Abscesso: neste caso, há uma acumulação de pus. Veremos os mesmos sinais que na infecção, assim como a febre. Um abcesso pode se abrir e causar uma fístula, que é um trato entre a pele e a glândula. Não é suficiente esvaziar a glândula. O veterinário terá que drenar o abscesso, limpar e medicar.
Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas - As glândulas anais estão cheias

Parasitas internos e diarreia

Outro motivo pelo qual o seu cachorro pode estar arrastando o seu ânus é porque tem parasitas internos. A maioria dos cachorros não têm filtro quando vão cheirar, lamber e comer coisas, seja urina de outros cachorros, animais vivos e mortos, lixo, comida estragada, etc. É muito comum um cachorro sofrer alguma vez na sua vida de parasitas intestinais.

Isto causa-lhes uma forte coceira no seu bumbum. Lembre-se que isso não significa que não o devemos permitir cheirar, devemos simplesmente desparasitá-lo de forma regular e vaciná-lo segundo o seu calendário de vacinação. Para saber se o cachorro tem uma infecção parasitária, basta olhar para suas fezes, os parasitas costumam ser bastante visíveis (finos, compridos e esbranquiçados).

Por outro lado, a diarreia também pode ser uma das causas pelas quais o seu cachorro arrasta o seu ânus pelo chão, tapete ou grama do parque. Alguns cachorros que estão saudáveis e que esvaziaram as suas glândulas poderiam arrastar o seu ânus numa tentativa de eliminar qualquer resíduo. Se não o conseguir fazer depois de se arrastar desesperadamente, ajude-o. Tente limpar-lhe os restos com um pano úmido quente (não muito quente) ou uma toalhinha úmida de bebê.

Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas - Parasitas internos e diarreia

Proctite

A inflamação do ânus e do reto é chamada proctite. Você notará que, além de arrastar a bunda no chão, o cachorro tem dificuldade de evacuar normalmente e lambe e dá pequenas mordidas na área. A proctite pode ter muitas causas, tais como:

  • Falsa prisão de ventre, que discutiremos em outra seção.
  • Diarreia, especialmente se nosso cão é um filhote. Isto sempre requer assistência veterinária.
  • Picadas de insetos.
  • Parasitas internos, daí a importância de uma desparasitação interna regular e sempre que se suspeite de sua presença.
  • Fezes duras ou com fragmentos de osso, que podem ser evitadas com uma dieta de qualidade que fornece fibras suficientes, bem como exercício diário e boa hidratação.

Além do tratamento específico prescrito pelo veterinário dependendo da causa, uma pomada pode ser necessária para aliviar a irritação da mucosa anal. Isto, é claro, terá de ser prescrito pelo veterinário.

Falsa constipação

A falsa constipação também é conhecida como pseudoconstipação e consiste em um acúmulo de fezes ao redor do ânus que ocorre quando o pelo na área fica compactado com fezes secas, formando uma espécie de tampão que impede a evacuação normal. É é uma desordem que veremos em cães de pêlo longo e geralmente após um episódio de diarreia.

Acaba causando irritação na pele, dor e até mesmo uma infecção que leva o cão a defecar o mínimo possível, numa tentativa de evitar desconforto. Logicamente, o cão estará muito desconfortável e, além do cachorro arrastar o ânus no chão, ele lamberá e morderá a área ou tentará evacuar de pé. Além disso, será detectado um odor muito desagradável.

Nos estágios iniciais do problema algo que pode ajudar é aparar o pelo ao redor do ânus, mas se já houver dor, o veterinário terá que intervir, provavelmente anestesiando o cão. O tratamento é baseado na higiene da área e no medicamento considerado pelo profissional, dependendo de cada caso. Também é necessário adotar medidas que favoreçam a fácil evacuação, tais como uma boa hidratação, uma dieta rica em fibras e exercícios regulares. Como medida preventiva, os cabelos ao redor do ânus podem ser aparados com a frequência necessária.

Neste outro artigo te contamos como tosar um cachorro em casa.

Obstruções intestinais

Uma obstrução intestinal ocorre quando alguma causa torna difícil a passagem das fezes. Os cães não apenas arrastam o ânus no chão, eles também fazem uma tensão evidente para defecar e as fezes podem sair achatadas. Ocasionalmente ocorre sangramento. Há muitas causas deste tipo de obstrução e deve ser o veterinário que, por meio de um exame retal, determine qual delas afeta nosso cão. Destacamos as seguintes:

  • Aumento da próstata, que é mais comum em cachorros mais velhos. É resolvido pela castração.
  • Presença de corpos estranhos que devem ser removidos por meio de sedação ou anestesia do cão.
  • Fraturas na pelve que se soldaram causando um estreitamento na área retal.
  • A cauda enrolada típica de algumas raças pode ter uma extensão para baixo afetando o canal anal. Corrigido por intervenção cirúrgica.
  • Impactações fecais.
  • Falsas constipações.
  • Estruturas retais que podem ser devidas a infecções na área perianal, fístulas ou cirurgia. Estes são tratados por cirurgia.
  • Tumores nas glândulas perianais e pólipos retais e tumores.
  • Hérnias perineais ao longo do ânus, mais comuns em machos mais velhos. Também será necessário castrar o cão e, em alguns casos, reparar a hérnia.

Como podemos ver, em numerosas ocasiões a solução para a obstrução envolve a intervenção cirúrgica. Se isto, por qualquer razão, não for viável, é essencial incentivar a evacuação. O veterinário prescreverá laxantes e uma dieta para amolecer as fezes.

Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas - Obstruções intestinais

Algumas dicas para ajudar o seu cachorro

A primeira coisa que deverá fazer na próxima vez que o seu cachorro arrastar o seu ânus, e antes de chegar a uma conclusão, é verificar que não tem algo agarrado, como um pedaço de grama por exemplo. Os cachorros adoram comer grama, plantas e ramos. Às vezes quando defecam, um pedaço fica preso no seu ânus. Isto não é nada agradável, por isso tentará tirá-lo de qualquer forma. Se vir algo estranho ajude-o a tirar o pedaço de material orgânico antes de arrastar demasiado o seu ânus.

A solução mais prática para os parasitas é um comprimido antiparasitário uma vez a cada três meses, junto com a comida. Desta forma, não os terá e não sofrerá com a coceira que este tipo de infeção provoca.

Mais fibra na dieta do seu cachorro. Para aqueles animais que sofrem com frequência de não poderem esvaziar as suas glândulas anais, recomenda-se uma dieta alta em fibra para aumentar o volume de fezes e fazer com que a pressão sobre os sacos anais quando defeca seja maior. Isto irá favorecer a expulsão da sua substância pessoal. Também pode adicionar abóbora à sua dieta para aliviar a dor e a coceira que ocorra com uma glândula irritada.

Outros conselhos que pode seguir:

  • Aplique compressas quentes para o alívio da sensação de coceira.
  • Alguns especialistas recomendam alimentar o cachorro duas vezes por dia com comida seca, pois isso pode impedir que as glândulas anais se irritem.

Por último e às vezes o mais prático, é esvaziar manualmente as glândulas do seu cachorro. Isto pode não ser nem do seu agrado nem do dele e, em alguns casos, é necessária uma visita ao veterinário. Deverá usar sempre luvas de látex e, com a ajuda de papel higiênico que não seja demasiado duro ou toalhitas úmidas para bebê, segurar bem o ânus do cachorro e puxar ligeiramente para fora, de maneira a que as glândulas se esvaziem, como espremidas, no papel.

Seja qual for a causa que estiver provocando mal-estar no seu cachorro, é fundamentar consultar sempre que for necessário o especialista. O veterinário irá fazer-lhe um diagnóstico adequado e indicará o tratamento que deve seguir.

E agora que você já sabe por que o cachorro arrasta a bunda no chão, o que vai muito além de um cachorro com coceira no ânus, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos por que o cachorro te encara quando faz cocô:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Camila
Minha cachorra tem 1 ano, e sempre quando eu chego em casa ela fica esfregando o bumbum no chão, eu achava que era pq ela estava muito feliz, mas ela está fazendo com mais frequência. Fui ao veterinário e disseram que é ansiedade, mas não fizeram nenhum exame. Pode ser ansiedade mesmo?
A sua avaliação:
Rita
No item hérnias perineais falam de "homens" mais velhos! 🤔
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rita! Agradecemos seu comentário. Já fizemos a correção... era para ser "machos mais velhos"
A sua avaliação:
Filipe Sousa
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS
PARA CÃES E GATOS
A sua avaliação:
Elaine Cristina
Ola boa noite meu cachorrinho fez tosa higiênica pela primeira vez e agora ele esta arrastando o bumbum no chão... e não para... chega chora... ja levei no veterinário ele deu remédio para verme mas nao para.. desde o tia da tosa higiênica o que posso fazer para amenizar essa coceira no bumbum???
A sua avaliação:
Amauri dos Santos
Preciso com urgência a solução pra o meu cachorro.
Ele tá com alguns carocinho e se coça muito
Tô suando um remédio para isso mas assim que
Paro de dar o mesmo a coçeira volta em seguida o quê fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Amauri. Tudo bem? Temos dois artigos que podem ser úteis. O primeiro é um sobre remédio para coceira no cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-coceira-no-cachorro-22727.html. O segundo é sobre caroço em cachorro - o que pode ser:
https://www.peritoanimal.com.br/caroco-em-cachorro-o-que-pode-ser-22740.html. De qualquer maneira, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Daisy
Pode estar com dermatite, que é o caso da minha cachorra. Ela toma apoquel todos os dias ( tem q ver a dosagem por peso). Se ela nao toma, volta a coçar. o ideal é levar em um dermatologista animal para fazer os exames e constatar a doença e pescrever a dosagem se for o caso.
A sua avaliação:
PEDRO PAULO.
BOA NOITE.AS VEZES ACONTECE ISSO NÃO COM A NOSSA 🐕CACHORRADA E🐱GATARADA TAMBÉM.NAO SABEMOS OQUE FAZER E E.SE NÃO SABEM FALAR.NAO É?.PODEM NOS ORENTARMOS NAO SÓ NESSE CASO?.
A sua avaliação:
Valéria Mendes Angelo
como fazer para n cocar mais o bumbum no chão dicas
A sua avaliação:
Tânia Cristina
Meu cachorro tem coçando muito o ânus, pode ser o mesmo problema?
Ele está fazendo cocô normalmente.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Charles
Meu cachorro esfrega a bunda no chão a todo tempo, mas já tem dois dias que não defeca, o que fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Wanessa
Qual seria esse comprimido parasitario?
Isabéti
Vermífugo para cães ou gatos.
A sua avaliação:
Emerson Vieira
Tenho animais e gostaria de acompanhar as postasgens , muito interessante.
Estou com minhas duas.cadelas esfregabdl o zezin no chão, e as duas comem cocô da minha gata , por favor me dê uma luz.
Rs...

Eeto
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luciele
Boa noite tenho uma shitzu ela fez côco e ficou grudado no ânus dela ,quando eu vir lavei e cortei os pelos ao redor do ânus para tirar o côco ,só que ela ficar lanbemdo o ânus acho que emframou o que devo fazer? Me ajuda
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luciano da cruz santos Lopes
o meu cachorrinho tava assim acabei comprando 2 albendazol para ele por que sabia era verme , dei um esperei 15 dias e mais outro pra completa, daí por diante não coçar mais nem nada
A sua avaliação:
Bianca
Meu cachorro tem o habito de esfregar o anus pelo chão por comportamento. Deve ser observado isto no cão também. Ele fica muito feliz quando vou arrumar a cama pra ele dormir e sai esfregando pelo chão com a carinha mais boa e dando varias voltas.
Raimundo elson
Meu cachorro há muito tempo está esfregando o anus no chao.......me fale um remedeio casriro para matar esta bactéria no anus dele
Simone Regina Lima
Minha cadela coca muito o ânus e tá saindo um líquido amarelo já dei remedre de verme tô muito preoculpada com esse problema ok pode ser ?


por favor me ajudem obrigada!

Tairone
Tenho um filhote de labrador de 2 meses, a uns dois ele acabou de tomar os remédios para verme, agora começou a fazer isso, de tempos em tempos estrega no chão, qual dessas possibilidades pode ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tairone! Apenas através de um exame físico podemos chegar a um diagnóstico. Consulte o seu médico veterinário habitual para que ele possa diagnosticar de que se trata.
A sua avaliação:
Mandela
O texto foi lido com atenção. Meramente esclarecedor.
Obs. Entrei no site por curiosidade.
Meu cão teve coceira, como é vacinado regularmente, preferi ligar para a veterinária, pois me encontrava distante, em viagem. Ela explicou direitinho como proceder e deu resultado positivo. Isso porque fiz como foi indicado, coloquei luva e depois lavei com água e sabão,
Marcos
Minha cachorrinha não fica sossegada ela está com muita coçeira no bumbum já dei remédio para verme mais não adiantou o que pode ser.
Mário
Qual medicamento usado pra acabar coceira no anus do filhote de cachorro já dei remédio de verme
A sua avaliação:
josenildo
tem remedio pra cao que fica esfregando a bunda no chao



meu cao fica esfregando a unda no chha tem remedio pra isso e uma doença

Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josenildo! Você pode aplicar compressas quentes, isso ajuda a aliviar a sensação de coceira no seu cachorro. Mas é importante se certificar que se cachorro não está com parasitas internos, mantendo as desparasitações em dia. Obrigada pelo seu comentário!
1 de 4
Meu cachorro esfrega o bumbum no chão - Causas e dicas