Aloe vera para a pele do gato
Ver fichas de Gatos
As pessoas que decidiram partilhar o seu lar com um gato podem desmentir através das suas próprias experiências todos os falsos mitos que rodeiam os felinos, como por exemplo que são ariscos ou que apenas precisam de alguns cuidados.
O certo é que o gato é um animal independente e explorador mas é precisamente por estas características que requer toda a nossa atenção, isto porque na sua ânsia de descobrir o seu ambiente que o rodeia pode sofrer diversos danos. Felizmente, muitos deles podem receber um tratamento natural eficaz.
Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe todos os benefícios e usos do aloe vera para a pele do gato.
O que é o aloe vera e quais são as suas propriedades medicinais?
O aloe vera é uma planta suculenta provavelmente originária da Arábia, conhece-se também com o nome de babosa e apesar de muitas pessoas acreditarem que é tóxica para os gatos, a verdade é que isto é apenas um mito que se tem propagado.
O aloe vera conta com múltiplas propriedades medicinais e muitas delas atuam sobre a pele. Essas propriedades são as seguintes e estão demonstradas cientificamente com base nos componentes químicos encontrados na planta:
- Ação antibiótica graças à presença de aloetina
- Ação antisséptica conferida pelo conteúdo em saponinas
- Apoio nos processos de regeneração da pele graças ao conteúdo de aminoácidos, imprescindíveis para a formação de novos tecidos
- Graças à presença da barbaloína, emolina e emodina o aloe vera produz de forma natural ácido salicílico, o qual atua como analgésico
- Favorece a cicatrização de feridas graças ao fosfato de monosa, um agente de crescimento que atua sobre os tecidos
- Possui mucílagos, uma substância vegetal e viscosa que atua como emoliente sobre a pele e a mantém protegida
- Melhora a hidratação da pele graças à presença de mucopolissacarídeos
- Ação anti-inflamatória graças à presença de fitoesteróis
Em que casos podemos aplicar aloe vera sobre a pele do gato?
O aloe vera utiliza-se amplamente para tratar diversos transtornos nos animais de estimação, por exemplo, o seu uso na dermatite dos cachorros está muito difundido, tal como também é muito benéfico para a pele dos gatos e representa um tratamento natural, respeitoso e muito eficaz diante de numerosas condições dermatologicas.
Podemos usá-lo nos seguintes casos:
- Cura e cicatrização de feridas
- Sintomas cutâneos de alergia
- Úlceras e aftas (também bucais)
- Inflamação da pele por picada de pulgas ou insetos
- Feridas nas almofadinhas das patas
- Lesões por queimaduras
Como aplicar o aloe vera sobre a pele do gato?
É imprescindível que antes de aplicar o aloe vera sobre uma ferida realize anteriormente a limpeza da mesma, aplicando suavemente água e um sabão neutro apto para uso veterinário.
Posteriormente pode aplicar o suco de aloe vera sobre a região afetada, repetindo a aplicação no mínimo 3 vezes ao dia.
Para conseguir o suco de aloe vera de boa quantidade tem duas opções:
- Extrair você mesmo a polpa dos talos de aloe vera, caso tenha plantas de cultivo próprio
- Adquirir um gel de aloe vera puro (o aloe vera deve figurar como primeiro componente na lista de ingredientes), preferivelmente apto para a aplicação sobre a pele humana (apresentam uma maior quantidade)
Se decidir extrair você mesmo a polpa dos talos deve certificar-se previamente de que a sua planta é da espécie aloe vera barbadensis, uma vez que existem múltiplas espécies de aloe e nem todas elas apresentam as mesmas propriedades medicinais.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Aloe vera para a pele do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.