Partilhar

Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 23 abril 2018
Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções

Ver fichas de  Gatos

Os nossos felinos domésticos são protagonistas de inúmeras situações que nos fazem rir demais. O comportamento peculiar dos gatos não deixa ninguém indiferente. Desde a obsessão pelas caixas de cartão, à vontade súbita de querer brincar às 3 da madrugada, às posições aparentemente desconfortáveis mas nas quais conseguem dormir durante horas...

Um comportamento estranho e frequente em alguns gatos é dormir na liteira. O seu gato dorme na caixa de areia? Ele não é o único! Neste artigo do PeritoAnimal, nós vamos explicar o motivo deste comportamento e algumas soluções. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Diferença entre cobra e serpente

Gato dormindo na caixa

Muitos gatos gostam de ficar dormindo na caixa de areia. Se o seu gato sempre teve este comportamento, isso não quer dizer que necessariamente que isso seja um sintoma de um problema de saúde. Pode ser apenas uma questão comportamental. Porém, se esse comportamento é recente, você deve se preocupar, pois pode ser um dos primeiros sintomas de doença no seu gato.

De seguida, vamos te contar algumas das possíveis explicações para o seu gato estar dormindo na caixa de areia.

Está doente

Um gato que não se encontra bem e tem necessidade de ir ao banheiro mais vezes que o normal, pode optar por ficar sempre perto da caixa ou mesmo dormir dentro dela. Assim, ele evita o risco de ter de ir correndo quando tem uma súbita vontade. Por isso, você também deve observar se o seu gato:

  • Urina mais vezes do que o normal
  • Tem dificuldade em urinar
  • Defeca normalmente
  • Tem a urina e fezes com a cor e consistência habituais.

Se você notar alguma das alterações que referimos, muito provavelmente é esse o motivo pelo qual o seu gatinho está dormindo na caixa de areia. Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança para que o seu felino seja devidamente examinado e diagnosticado.

Para além disso, vários médicos veterinários descrevem esta alteração comportamental como um sinal precoce de diferentes doenças, com por exemplo Diabetes ou Doença renal. Por esse motivo, é imprescindível que você consulte o seu médico veterinário sempre que você observa uma alteração comportamental no seu gato. A sua atenta observação e consulta antecipada do médico, pode ser a chave para o sucesso do tratamento pois permite que uma doença seja detectada na sua fase inicial.

Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções - Está doente

Conforto

Outra possibilidade é que o seu gato se sinta mais confortável na caixa de areia do que em outro lugar da casa. Principalmente se você tem mais do que uma caixa de areia ou tem sempre a caixa de areia limpa, o seu gato pode se sentir confortável dentro dela e preferir dormir aí do que em outro lugar. Porém, isto não é aconselhável! Você não tem como controlar que a caixa esteja sempre limpa, porque ele pode urinar ou defecar a qualquer momento nela. Por motivos de higiene e pela própria saúde do gato, você deve procurar que ele tenha outros locais onde se sinta confortável para dormir.

Uma simples caixa de cartão pode ser o local eleito para o seu gato dormir descansado e parar de ficar dormindo na caixa de areia.

Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções - Conforto

Estresse

Gatos estressados podem alterar o comportamento deles. Um novo membro na família, um novo pet, uma mudança de casa, são todos motivos de estresse para o seu felino e que o podem levar a procurar um local mais seguro para descansar. E, na cabeça dele, que sítio melhor do que a caixinha onde ninguém o vai incomodar e que ainda para mais apenas tem o cheiro dele?

Geralmente as caixas de areia estão em locais de pouco movimento e o gato se sente muito seguro aí. Caso ele se sinta ameaçado no resto da casa, é normal que ele procure o local mais seguro para descansar.

Defesa de território

Os gatos são animais muito territoriais. A chegada de um novo membro na casa pode fazer com que o seu gato sinta os recursos dele ameaçados e acabe sentindo a necessidade de ficar protegendo o que é dele, incluindo a caixa de areia.

O mesmo pode acontecer a um gato novo na casa e que o residente atual não o deixe utilizar a caixa. Se ele já levou umas quantas patadas ao ir no banheiro, é normal que durma na caixa de areia para assegurar que a pode utilizar quando a necessita.

Embora alguns gatos possam partilhar pacificamente os seus recursos, como a liteira, alguns preferem a privacidade deles e se recusam a usar uma caixa usada por outros felinos. Para evitar estes problemas, você deve sempre adequar o número de caixas de areia ao número de gatos em casa. O ideal é ter n+1 caixas, sendo n o número de gatos. Ou seja, se você tem 2 gatinhos, deveria ter 3 caixas de areia.

Para além disso, relembre que a introdução de um novo gato em casa deve ser sempre feita de forma gradual. Leia o nosso artigo completo sobre essa matéria: Como acostumar um gato a outro.

Meu gato dorme na caixa de areia - soluções

Tendo em conta tudo o que referimos, é importante que você analise a situação específica do seu gato e consulte o seu médico veterinário de confiança. Para além disso, siga estas dicas:

  • Você deve garantir que tem o número de caixas de areia adequada ao número de gatos da casa.
  • Disponha de diferentes lugares confortáveis e seguros para o seu gato dormir (caminha num canto da casa pouco frequentado, uma mantinha naquela prateleira no alto em que ele adora subir e outros locais em que o seu gato se sinta totalmente seguro).
  • Todas as mudanças em casa devem ser feitas de forma progressiva, para evitar o estresse do seu gato.
  • Se o seu gato é muito nervoso, a utilização de feromonas sintéticas, como as da marca feliway, pode ser muito útil para que ele se sinta mais calmo em casa.

É importante também que você observe diariamente tanto o comportamento do seu gato, assim como outras pequenas alterações que podem indicar que algo não está bem com ele. Seja a quantidade de água que ele bebe, se está comendo bem, se perde mais pelo do que o habitual e mesmo a consistência, aparência e frequência da urina e fezes. Um tutor atento a pequenas alterações é sem dúvida fundamental para a detecção precoce de determinadas doenças o que melhora bastante o prognóstico das mesmas. E na dúvida, consulte sempre o seu médico veterinário de confiança. Há alguém melhor do que ele, um profissional capacitado, para confiar a vida do seu peludo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Luana
Gostaria de saber o que pode está acontecendo com meu gato, tem dois dias q ele está desanimado e só quer ficar deitado dentro da caixa de areia.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Você conferiu as informações do artigo?
Isabella
Tenho dois filhotes com cerca de 40 dias, não importa o momento ou a situação da caixa, eles querem brincar lá dentro desde o primeiro dia que a viram. Não sei como impedir eles disso, não é saudável nem para eles e nem para nós da casa, eles ficam sujos e ainda nem podem tomar banho. Estou desesperada.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabella! Você já testou as soluções do artigo?
Isabella
Eu tentei sim, só n tentei o ultimo sobre feromonas sinteticas pq n tenho dinheiro uashuahsa
A sua avaliação:
josé largman
Muito importante as informações.Obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! Obrigada pelo comentário. Continue seguindo o PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Marcia
Porque o gato mia em cômodo vazio sabendo que estou no andar de baixo e mia alto o meu faz isso.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Márcia! Muito provavelmente porque sabe que você virá ao seu encontro, ele está chamando por você.
A sua avaliação:
Julie
Gostei muito da explicação
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Julie! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!

Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções
1 de 3
Gato dorme na caixa de areia - causas e soluções

Voltar ao topo da página