Partilhar

Quantidade de comida para dogue alemão

Por Katja Polisseni. 17 abril 2018
Quantidade de comida para dogue alemão

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação do grande dinamarquês (ou dogue alemão), seja adulto ou filhote, deve ser específica para cães de porte gigante e deve levar em conta suas necessidades nutricionais concretas, assim como alguns suplementos extras, que sejam benéficos para a raça.

Neste artigo de Perito Animal, lhe informaremos sobre o crescimento da raça, as diferentes opções alimentícias, e lhe ajudaremos a saber a quantidade de comida diária para um dinamarquês. Descubra na sequência como deve ser a dieta de um dogue alemão.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida para um chihuahua

Tabela de crescimento do dogue alemão

O dogue alemão está entre as raças maiores do mundo, por isso se considera um cão de tamanho gigante. A tabela de crescimento demonstra como, em pouco tempo, alcança um peso considerável, o que se supõe ser trabalho extra para seus ossos e articulações.

O desenvolvimento rápido do dogue alemão exige que se cuide de sua alimentação, especialmente em sua fase de filhote. Atender-lhe corretamente nos primeiros meses de vida será fundamental para um estado de saúde ótimo.

Deve-se assinalar ainda que a alimentação do cachorro irá variar conforme a fase em que se encontre, já que as necessidades nutricionais de um filhote, um cão adulto ou um idoso não são as mesmas.

A altura e o peso de um dog alemão adulto macho está entre os 80 e 90 cm e cerca de 54 ou 90 kg., enquanto que as fêmeas rondam os 72 e os 84 cm e los 45 ou 59 kg.

Quantidade de comida para dogue alemão - Tabela de crescimento do dogue alemão
Fonte: flickr.com/photos/brandonsneatphotos/

Comida caseira ou ração?

Atualmente é possível encontrar tipos de alimentação muito distintos para cachorros, que podem ser desde receitas caseiras, a ração ou a dieta BARF. Também há quem prefira combinar uma dieta à base de ração com receitas caseiras ou lata de ração úmida ocasionais. Não existe uma escolha "melhor", todas podem ser válidas.

As necessidades calóricas do dogue alemão são especialmente elevadas, situando-se perto das 2.480 Kcal/dia em machos e as 1.940 Kcal/dia em fêmeas. Mas como saber qual o melhor alimento para um dogue alemão?

Podemos avaliar os prós e contras gerais de cada tipo:

  • Comida caseira: este tipo de dieta é muito vantajosa já que se escolhem produtos de qualidade que impactam na pelagem e na saúde do cão, além disso, costuma ter muito boa aceitação por parte do animal. No entanto, tendo em conta as necessidades calóricas, esse tipo de dieta pode ser muito cara. Também requer que seja feito exames de sangue a cada seis meses para detectar qualquer deficiência nutricional em tempo.
  • Dietas cruas ou BARF: se diferenciam das dietas caseiras pela ausência de cozimento, embora haja quem dora ligeiramente as carnes e peixes para para evitar possíveis vírus e bactérias. A vantagem principal é a mesma do caso anterior, com a vantagem de que se necessita menos tempo para a preparação. Como no outro caso, é cara e requer o acompanhamento, por parte do veterinário.
  • Ração: este tipo de alimento, desde que contenha a etiqueta "nutricionalmente completo" está formulado para cobrir as necessidades de um cão. No entanto, há produtos de melhor ou pior qualidade e, inclusive, rações específicas para dogue alemão, o que seria uma grande vantagem. Economicamente é mais rentável, especialmente se for comprada grandes quantidades.
  • Comida úmida: este preparado comercial também pode ser considerado correto no caso de contar com a etiqueta "nutricionalmente completo", no entanto, o consumo contínuo de patês e comidas úmidas pode provocar diarreia e acúmulo de tártaro.

Cada proprietário é livre para escolher um tipo de dieta ou outra, entretanto não é recomendável, misturar a ração e outro tipo de dieta na mesma refeição, já que têm tempos de digestão distintos.

Quantidade de ração para dogue alemão

A ingestão diária de alimento varia conforme a idade, pois os filhotes necessitam comer de forma repartida durante o dia, enquanto que os adultos estarão bem com duas frações. Na sequência lhe explicaremos a quantidade de comida aproximada para um dogue alemão.

Quantidade de comida para um filhote de dogue alemão

Os filhotes necessitam ser alimentados de forma constante, especialmente quando são muito pequenos. Seguir as recomendações de ingestão é fundamental para assegurar o bom crescimento e não gerar problemas de saúde. Os filhotes de 2 a 3 meses se alimentarão 4 vezes ao dia, os que estão entre os 4 e 5 meses poderão receber 3 porções e, a partir dos 6 meses de idade, já poderá comer duas vezes ao dia, como farão na fase adulta.

Lembre-se de que os números que apresentamos a seguir são aproximados e foram obtidos após calcular o peso futuro médio de adulto e comparar as quantidades de vários produtos. Estas porções podem variar conforme cada vasilha, por isso, recomendamos que sempre seja consultada a recomendação do fabricante.

  • 2 meses: 410 gr machos, 350 gr fêmeas.
  • 3 meses: 520 gr machos, 430 gr fêmeas.
  • 4 meses: 615 gr machos, 500 gr fêmeas.
  • 5 meses: 755 gr machos, 580 gr fêmeas.
  • 6-7 meses: 860 gr machos, 600 gr fêmeas.
  • 8-18 meses: 890 gr machos, 610 gr fêmeas.

Quantidade de comida para um dogue alemão adulto

Próximo aos 18, até os 20 meses, o dinamarquês é considerado um jovem adulto, ou seja, suas necessidades calóricas se reduzirão ligeiramente. Te explicamos qual é a quantidade de comida diária para um dinamarquês segundo o seu peso:

  • 45 kg de peso: 500 gr
  • 50 kg de peso: 550 gr
  • 55 kg de peso: 590 gr
  • 60 kg de peso: 520 gr
  • 65 kg de peso: 650 gr
  • 70 kg de peso: 585 gr
  • 75 kg de peso: 720 gr
  • 80 kg de peso: 775 gr
  • 85 kg de peso: 800 gr
  • 90 kg de peso: 860 gr

Não se esqueça de que o dogue alemão deve ter sempre a sua disposição água fresca e abundante, fundamental para manter-se hidratado. Recomendamos que se utilizem recipientes de qualidade e que sejam limpos regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias.

Quantidade de comida para dogue alemão - Quantidade de ração para dogue alemão

Cuidados relacionados com a comida

Como já mencionamos, o dinamarquês é um cachorro que necessita que cuidemos de suas articulações e ossos já que é suscetível a sofrer doenças próprias de seu tamanho, como a displasia de quadril. Além disso, o sobrepeso poderia propiciar a aparição de outros problemas, razão pela qual é importante controlar seu peso e não deixar que caia em excessos.

Escolher uma alimentação que favoreça a preservação da massa muscular e a estrutura óssea é muito benéfico, inclusive é recomendável planejar o uso de suplementos, no caso de oferecer dietas caseiras, sempre consultando o veterinário para as devidas orientações.

Devido a sua morfologia a torção gástrica é outro problema que pode afetar a raça. Por isso, evitaremos dar-lhe de comer antes de sair para passear. Podemos detectar esta doença se observarmos náuseas, abdômen inflamado e dificuldade para respirar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para dogue alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Calorie needs for an average healthy adult dog in ideal body condition, WSAVA

Escrever comentário sobre Quantidade de comida para dogue alemão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jose roberto paglia
gostaria de saber se ele se da com outros cães, e tambem quanto tempo de vida tera um dog alemão. quero saber quando começa o cio das femeas quantos meses ou anos obrigado
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jose! Se você tem interesse em conhecer mais sobre o dogue alemão pode consultar este artigo do PeritoAnimal com a ficha completa da raça: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/dogue-alemao.html

Quantidade de comida para dogue alemão
Fonte: flickr.com/photos/brandonsneatphotos/
1 de 3
Quantidade de comida para dogue alemão

Voltar ao topo da página