Outros problemas de saúde

Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 15 fevereiro 2024
Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Castrar ou esterilizar nossos gatos machos geralmente evita o comportamento sexual ou a montagem, incluindo a montagem de objetos ou pessoas, e não parece normal que você pronuncie frases como "meu gato castrado monta em meu braço". No entanto, em alguns casos, nossos gatos castrados podem continuar a montar ou executar esse comportamento em determinadas situações, comportamentos aprendidos ou momentos específicos. Às vezes esse comportamento, mais do que uma questão hormonal, é uma questão de instinto e ocorre em homens e não em mulheres, cujos comportamentos sexuais são inibidos após a esterilização.

Se você quer saber a resposta à pergunta “por que meu gato quer cruzar com meu braço?”, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal onde discutiremos as principais causas que explicam esse comportamento em nossos gatos.

Também lhe pode interessar: Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Índice

  1. Estresse ou ansiedade
  2. Gatos não castrados sem possibilidade de sair de casa
  3. Territorialidade
  4. Castração incompleta
  5. Criptorquidia

Estresse ou ansiedade

Pequenos felinos que estão passando por um episódio de estresse ou ansiedade podem ficar irritados com seus cuidadores, sendo esses sentimentos algo a que os gatos são especialmente suscetíveis nas situações do dia a dia de seus cuidadores. Exemplos disso seriam reformas residenciais, mudanças na decoração, visitas, viagens ou introdução de novas pessoas ou animais.

Pensa-se que os gatos sobem no braço dos seus cuidadores ou tutores quando estão sofrendo de ansiedade ou estresse em busca de um lugar de calma, consolo e conforto e como forma de pedir ajuda para que você os leve em consideração e elimine aquela situação, para que você se sinta amado e valorizado mesmo que o comportamento não seja agradável.

O que fazer em caso de estresse ou ansiedade em gatos

Se você não sabe o que fazer se o seu gato montar em você devido ao estresse, a resposta é simples, desde que a fonte de estresse ou ansiedade possa ser evitada ou reduzida. Quando a causa do estresse é inevitável, como a chegada de um bebê ou uma mudança de casa, o que se deve fazer é ajudar o gato utilizando feromônios felinos sintéticos que criam um ambiente calmo e apaziguador.

Você também deverá estar muito atento ao pequeno felino estressado através de brincadeiras, mimos e carinho, não esquecendo de oferecer postes altos e locais para se esconder e distraí-lo com atenção frequente.

Neste artigo contamos "Como acalmar um gato".

Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer - Estresse ou ansiedade

Gatos não castrados sem possibilidade de sair de casa

Se o seu gato não foi castrado e nunca sai de casa ou tem a possibilidade de montar em gatos sexualmente receptivos, é bem possível que por falta de fêmeas ele monte no seu braço com frequência e monte em objetos domésticos, já que é um comportamento normal que o corpo solicita hormonalmente.

Além disso, os gatos são animais que adoram conforto e aconchego, por isso o seu braço é algo que lhes oferece essas sensações junto com bem-estar, carinho, segurança e proteção.

A solução diante de um gato que quer montar em seu braço, se ele não for castrado, é fazer uma esterilização o mais rápido possível, pois se for realizada antes do primeiro ano de idade esse comportamento costuma ser evitado ou bastante reduzido, enquanto se o seu gato for há mais de um ano, o normal é que esse comportamento não seja totalmente eliminado porque está muito estabelecido e porque também está relacionado ao vínculo com o tutor.

Aqui encontra mais detalhes sobre “Benefícios de castrar um gato”.

Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer - Gatos não castrados sem possibilidade de sair de casa

Territorialidade

Nossos gatos machos não apresentam cio como ocorre nas gatas fêmeas, por isso na natureza se dedicam constantemente à busca de fêmeas receptivas, o que é algo sexual e instintivo, relacionado também a questões de marcação de território ou reafirmação diante dos outros machos. Esse processo envolve a liberação de feromônios felinos, substâncias voláteis secretadas por glândulas em diversas partes do corpo. Ao marcar território montando e arranhando objetos, os gatos liberam esses feromônios, reforçando seu território e criando um ambiente mais seguro.

Mesmo assim, deve-se destacar que os gatos não demonstram domínio sobre os humanos, pois é um comportamento que só manifestam como iguais, ou seja, entre gatos. A dinâmica de dominância nos gatos difere da dos cães, pois, por serem animais menos gregários, não procuram “dominar” os humanos.

Ao contrário dos cães, os gatos não demonstram uma necessidade clara de identificar e seguir um líder, pois não vivem naturalmente em matilhas. Em vez disso, formam grupos sociais espontaneamente se isso proporcionar alguma vantagem adaptativa ao ambiente. Embora compartilhem certos espaços e recursos como “comuns”, cada membro desses grupos permanece independente e controlado, concordando em estabelecer acordos para obter benefícios mútuos.

Assim, a chegada de outro gato em casa, vista como convivência não voluntária, pode aumentar a marcação e os comportamentos territoriais. O gato pode marcar o tutor para se comunicar com o novo gato, esfregando e, em casos raros, urinando. Porém, esse comportamento não tem como objetivo estabelecer liderança, mas sim expulsar o intruso do ambiente.

O que fazer em caso de territorialidade ou domínio

Para controlar a monta relacionada à dominância ou territorialidade em gatos não castrados menores de um ano, a esterilização costuma ajudar bastante, enquanto em gatos adultos não castrados deve-se aplicar mais medidas de enriquecimento ambiental utilizando postes altos, postes para arranhar, comida e água, brinquedos interativos. e uma ou duas caixas de areia limpas sempre.

Além disso, não se deve esquecer que deve brincar e interagir com o seu gato frequentemente e se o comportamento já estiver muito estabelecido deve vê-lo como um comportamento instintivo e normal no gato devido ao seu jeito de ser e à sua natureza.

Talvez você se interesse em dar uma olhada na seguinte postagem sobre "Porque meu gato me morde quando faço carinho".

Castração incompleta

Não é comum, mas pode acontecer que o seu gato macho não tenha sido esterilizado completa ou corretamente. Quando isso ocorre, há a presença de restos de tecido testicular que produz hormônios sexuais, fazendo com que nossos gatos desenvolvam comportamentos como a monta.

Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer - Castração incompleta

Criptorquidia

Outra causa médica porque seu gato continua montando mesmo quando castrado é a presença de um testículo interno que nunca desceu, o que é conhecido como criptorquidia, razão pela qual seu gato macho continua produzindo testosterona, com seu consequente comportamento de monta. Portanto, você pode dizer "meu gato castrado monta em meu braço".

A solução nestes casos, tanto neste como no anterior, é realizar uma cirurgia para completar corretamente a esterilização ou localizar e retirar o testículo em gatos criptorquídeos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Meu gato quer cruzar com meu braço - Causas e o que fazer