Meu cachorro está triste: o que fazer?
Ver fichas de Cachorros
Cada tutor conhece perfeitamente seu cachorro e, por isso, logo percebe quando ele está se comportando de maneira estranha. Um cachorro, assim como uma pessoa, pode se sentir triste e desanimado por muitos motivos, e nem sempre é fácil encontrar uma explicação para essa apatia.
Para poder auxiliar o cão, é imprescindível conhecer algumas características e sinais que indicam que um cachorro está triste e saber quais são os principais motivos desse comportamento estranho. Se você percebe que seu cachorro não é mais o mesmo, recomendamos a leitura deste artigo do PeritoAnimal, no qual ajudaremos você sobre o que fazer frente à situação "meu cachorro está triste: o que fazer?".
Sinais de que seu cachorro está estranho ou triste
Diferentemente de outros animais, os cachorros são bastante expressivos e costumam refletir suas emoções no próprio comportamento. Se o seu amigo está triste ou há algo de errado, é possível que ele tenha algumas destas condutas:
- Rejeita comida: a anorexia em um cachorro costuma indicar que algo não vai bem, seja porque o animal sofre de algum tipo de dor ou porque seu humor está alterado;
- Passa muito tempo deitado: quando um cachorro, especialmente um ainda jovem ou que costuma ser muito ativo, passatempo demais deitado ou dormindo, é provável haver algo errado com ele;
- Não quer brincar nem sair para passear: recusar-se a fazer atividades das quais gostava antes é um dos sinais mais claros de que um cachorro está triste;
- Esconde-se: quando um cachorro, por qualquer motivo, não se sente bem, frequentemente ele não quer interagir com outros indivíduos e prefere buscar lugares tranquilos para descansar sozinho.
- Emite muitos sinais de calma: um animal apático comunicará que não quer brincar, comer ou sair para passear por meio de sua linguagem corporal. Se você insistir, verá que o animal evita olhar diretamente para você, coloca as orelhas para trás, lambe os lábios com frequência ou se move muito lentamente;
- Tem um comportamento ansioso: um animal que não está em um estado de saúde ideal nem sempre responde inibindo sua conduta. Às vezes, cachorros doentes ou que sofrem de transtornos emocionais mostram-se especialmente sensíveis e ansiosos, e podem desenvolver comportamentos destrutivos, vocalizar em excesso, realizar movimentos repetitivos ou demandar atenção excessiva.
Por que seu cachorro está triste?
Seu cachorro está triste e você se pergunta: o que será que ele tem? Mudanças de comportamento repentinas em cachorros sempre devem nos deixar em alerta por indicarem que algo não vai bem. Nesse sentido, é imprescindível encontrar a causa desse mal-estar para poder auxiliar o cão de maneira adequada. Um animal pode ficar triste, principalmente, por duas grandes causas: ou sofre de algum problema físico, ou de algum problema emocional.
Problemas de saúde física
A apatia é um sintoma genérico e comum à maioria das doenças que os cachorros podem sofrer. No final, é óbvio deduzir que, se um cão não se sente bem, também não terá vontade de correr, brincar, comer ou sair para passear. Assim como acontece conosco, um cachorro doente tenderá a permanecer deitado em sua cama e até pode ficar meio arredio ou se queixar se interagirmos demais com ele.
Normalmente, se o animal sofre alguma patologia fisiológica, a apatia virá acompanhada de outros sinais clínicos, como febre, vômitos, diarreia, dor ao ser apalpado, respiração alterada, etc. Aqui contamos tudo sobre como "Medir a temperatura do meu cachorro".
Problemas emocionais
Os cães são animais sensíveis que podem desenvolver facilmente transtornos emocionais se suas necessidades não forem adequadamente atendidas ou se não forem educados e socializados da maneira correta. Um animal com medo, ansiedade ou estresse crônico derivado de situações ambientais incontroláveis (punições, má relação com outros animais, fobia a certos estímulos, escassa estimulação ambiental, etc.), pode desenvolver alterações de conduta que o levam a apresentar comportamentos estranhos ou até a desenvolver uma apatia profunda.
É claro que ambos os problemas podem ocorrer ao mesmo tempo, e tudo isso, somado às características do ambiente do animal, faz com que às vezes seja realmente difícil determinar por que um cachorro está triste.
O que fazer se seu cão estiver triste?
Se você notar que seu cachorro está triste, é importante tentar encontrar a causa e, para isso, é fundamental que você dedique tempo para observá-lo muito bem. Anote em um caderno quais comportamentos seu cachorro mudou e tente animá-lo a realizar atividades de que ele gosta para avaliar sua reação. Pode ser que seu cachorro recuse comer sua ração, mas aceite comer petiscos ou comida caseira, assim como pode ser que ele não queira correr ou fazer exercício, mas se interesse em sair para um passeio tranquilo. Toda essa informação é importante para avaliar o grau de apatia do animal e também é valiosa para o veterinário.
Por outro lado, considere as seguintes recomendações:
- Verifique bem o ambiente do cachorro e avalie se ocorreu alguma mudança que possa tê-lo afetado. A chegada de um novo membro da família ou a saída de alguém por falecimento, ou mudança pode ter um impacto negativo sobre o cão, assim como estímulos estressantes, como reformas, mudanças de rotina, etc.;
- Examine muito bem o cachorro, apalpe todo o corpo dele em busca de qualquer tipo de lesão e movimente com cuidado as diferentes partes do corpo dele para ver se ele expressa dor ou mal-estar ao toque. Você também pode medir a temperatura dele inserindo um termômetro no reto e anotar algumas constantes básicas, como sua frequência cardíaca, frequência respiratória ou a cor de suas mucosas. Aqui falamos mais sobre os "5 sinais de dor no cachorro".
Quando procurar ajuda profissional?
Se, após avaliar a situação, você detectar que seu cachorro pode ter algum tipo de dor ou mal-estar físico, ou seja, se ele apresenta mais sintomas… Ou se, mesmo sem evidência clara de doença, o cachorro não muda seu comportamento e não fica mais animado no prazo de um ou dois dias, o melhor é consultar um veterinário. Toda a informação que você puder fornecer sobre a conduta do animal, com um exame veterinário completo e os exames pertinentes, permitirão ao profissional chegar a um diagnóstico definitivo.
Caso o veterinário determine que o cachorro não tem nenhum problema físico, é hora de entrar em contato com um etólogo canino. Esse profissional se encarregará de avaliar o caso do seu pet e estabelecer um tratamento comportamental visando melhorar seu bem-estar emocional, assim como a convivência entre cachorro e tutor.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu cachorro está triste: o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.
