Partilhar

Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 abril 2018
Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez que uma pessoa se aproxima de você enquanto passeia com o seu cachorro, ele começa latindo? Este comportamento se deve aos ciúmes. O seu cachorro não quer compartilhar você com mais ninguém e tentar chamar sua atenção sem parar.

Os ciúmes podem causar ansiedade no animal e provocar-lhe, inclusive, problemas de saúde. Por isso, é muito importante tentar resolver esta atitude o quanto antes consultando um especialista se for necessário.

Se o seu cachorro não deixa ninguém se aproximar de você, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual lhe damos algumas dicas para tentar resolver esta situação.

Sintomas de um cachorro ciumento

Se o seu cachorro mostra algum dos seguintes comportamento quando alguém se aproxima de você, então é um claro sintoma de que sente ciúmes:

  • Latidos: se começa a latir de forma descontrolada cada vez que outra pessoa se aproxima ou, inclusive, outro animal é porque está tentando chamar sua atenção para lhe prestar também atenção.
  • Urina por toda a casa: quando vem alguma visita a casa o seu cachorro urina por todos os lados. É uma forma de marcar a casa e deixar claro ao intruso que esse é o seu território, ao mesmo tempo que chama a sua atenção.
  • Não se afasta de si: persegue-o para onde for e mete-se entre as pernas quando você fala com outra pessoa? Isto é porque não o quer perder de vista e o quer só para ele. Quando o cachorro não se mostra agressivo, podemos ver este gesto como amável e até engraçado, mas a verdade é que se trata de um cachorro ciumento que precisa de aprender a compartilhá-lo com outras pessoas.
  • Agressividade: trata-se da fase mais aguda e perigosa dos ciúmes. Quando se aproxima alguém de você ele mostra os dentes, rosna e tenta inclusive morder nessa pessoa. O seu cachorro mostra sinais de uma grande instabilidade e, neste caso, o melhor será consultar um profissional.
  • Outras alterações de comportamento: cada cachorro é diferente e cada um mostra os ciúmes de uma forma diferentes. Muitas vezes estes ciúmes causam uma ansiedade no nosso amigo peludo que o faz ter comportamentos obsessivos como lamber as patas, comer em excesso ou deixar de comer. Quando a situação se torna insustentável, o melhor é consultar um profissional que o ajude a resolver o problema antes da saúde do seu cachorro piorar.
Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim - Sintomas de um cachorro ciumento

Como tratar o problema?

Se o seu cachorro não deixa que ninguém se aproxime de si, deve levar muito a sério a sua educação para não haver problemas deste gênero, problemas no seu estado de saúde ou se torne agressivo com outras pessoas.

Cada vez que o seu cachorro começar a demonstrar ciúmes, deve ser você a dizer-lhe um "Não" firme, nunca a outra pessoa. Deve fazê-lo ver que não gosta dessa atitude mas sem lhe dar demasiada atenção, pois é isso que ele está procurando.

Também não o deve ignorar por completo, ensine-lhe a ordem básica de "senta" e "quieto" e, quando se aproximar outra pessoa diga-lhe para estar calmo. Quando fizer o que está dizendo, dê-lhe uma recompensa em forma de guloseima ou carinhos.

O uso do reforço positivo é fundamental para tratar estes problemas, nunca o castigo ou a violência. Se for demasiado duro com ele, ele reforçará seus sentimentos. Se vir que se aproxima de forma curiosa da outra pessoa, deixe-o cheirar e se familiarizar com ela, isso é um bom sinal.

Se o seu cachorro não é agressivo, pode fazer exercícios de teste com conhecidos, para que o cachorro associe a presença de outra pessoa a algo bom. Podem ir passear os três, a outra pessoa pode dar-lhe carinho e brincarem todos juntos com a bola. Se funcionar, pode pedir a outros amigos que o ajudem, de maneira a que o cachorro se vá habituando à presença de pessoas diferentes.

Se o seu cachorro continuar receoso e não deixar que ninguém se aproxime de si, não force a situação e vá avançando pouco a pouco. O mais importante é que ele deve tomar a iniciativa.

Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim - Como tratar o problema?

Situações limite

Se depois de ter tentado com reforço positivo e com a ajuda de amigos, o seu cachorro não deixa que ninguém se aproxime de você, então é o momento de consultar um etólogo ou educador canino para o ajudar a controlar os ciúmes do animal.

Se for um cachorro agressivo e, especialmente se for de tamanho grande, deve colocar-lhe uma focinheira na rua para evitar morder outras pessoas até estar recuperado.

Lembre-se que os ciúmes são um problema com solução e, com a ajuda de um especialista a relação com o seu cachorro será mais saudável e ele estará mais equilibrado e feliz.

Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim - Situações limite

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosangela
Boa tarde!
Tenho um yorkeshire macho de 4 anos, moramos apertamento eu e meu marido e meu filho 20 anos , meu bebezinho de 4 patas é muito ciumento de mais, ninguem mas niguem mesmo pode chegar perto de mim pq se nao ele morde , mais morde de machucar. eu estou no sofa centada com meu filho de 4 patas e meu marido esta em outro sofa , quando meu marido se levanta do sofa eu tenho que segura lo se nao ele avança e morde. não castrei ele ainda, e tbem ele nunca teve uma namorada. até as visitas ele que morde. por favor me ajudem tirar este ciumes do meu filho de 4 patas.
quando chega visita em casa eu tenho que colocar ele no quarto do meu filho e fecha a porta. meu filho e meu marido ja foram mordidos varias vezes .
so basta eles falarem comigo que ele ja começa a latir. por favor vcs podem e ajudar?????
Desde ja agradeço pela atenção
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela. Já tentou as dicas do artigo? Penso que o seu caso requer a ajuda de um especialista, isto é um etólogo, um médico veterinário especialista em comportamento animal.

Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim
1 de 4
Meu cachorro não deixa ninguém se aproximar de mim

Voltar ao topo da página