Curiosidades do mundo animal

Onde os tubarões vivem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 outubro 2021
Onde os tubarões vivem?
Tubarões

Ver fichas de  Tubarões

Os tubarões, como acontece com as raias, são animais pertencentes à classe Chondrichtyes de peixes cartilaginosos. Eles são animais muito antigos e exclusivamente aquáticos. Apesar de sua temível reputação como devoradores de homens, existem na verdade poucas espécies que são potencialmente perigosas para os seres humanos. Os humanos que representam, na verdade, um perigo para eles.

Estes peixes cartilaginosos habitam todos os oceanos do planeta, desde águas rasas até zonas muito profundas e com temperaturas diferentes, e há até mesmo espécies capazes de viver em água doce. Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos onde os tubarões vivem para que você possa aprender sobre os diferentes habitats em que é possível encontrar estes animais impressionantes.

Também lhe pode interessar: Onde vivem os flamingos?

Índice

  1. Onde os tubarões vivem
  2. Distribuição dos tubarões
  3. Migração dos tubarões

Onde os tubarões vivem

Os tubarões são encontrados principalmente nos ecossistemas marinhos, mas há algumas exceções capazes de viver em água doce. As diversas espécies de tubarões ocupam todos os oceanos do mundo e, embora sejam mais abundantes nas zonas tropicais e temperadas, algumas espécies de tubarões estão presentes nos mares gelados.

Também, dependendo da espécie, podem habitar águas rasas, águas profundas, áreas costeiras, mar aberto ou áreas de corais. Neste sentido, os tubarões podem ser agrupados da seguinte forma:

  • Tubarões pelágicos: são aqueles que se desenvolvem em águas abertas, estando presentes em profundidades a partir de 200 metros a mais de 3.000 metros.
  • Tubarões demersais: deslocam-se para o fundo do mar ou perto dele para se alimentarem.
  • Tubarões bentônicos: vivem constantemente no fundo do mar.
Onde os tubarões vivem? - Onde os tubarões vivem

Distribuição dos tubarões

Se você quer saber onde os tubarões vivem, a seguir vamos dar uma olhada na distribuição das espécies de tubarão mais representativas.

Habitat do tubarão-branco (Carcharodon carcharias)

O tubarão-branco é uma espécie que está listada como vulnerável. Entre os mais conhecidos, se você está se perguntando onde vivem os tubarões-brancos, você deve saber que eles são animais cosmopolitas distribuídos em quase todos os oceanos tropicais e temperados, embora eles tenham preferência por estes últimos. Sua gama de distribuição inclui América, Ásia, África, Europa e Oceania, sendo encontrada em águas rasas e até 1.200 metros de profundidade, de modo que eles estão localizados na zona pelágica.

Habitat do tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier)

Com uma tendência populacional em declínio, o tubarão-tigre é classificado como quase ameaçado de extinção. Tem uma distribuição global em oceanos tropicais, temperados e quentes em todo o mundo. O habitat deste tubarão consiste em áreas com recifes e de declive. Embora geralmente associado a profundidades de 100 metros, o tubarão-tigre pode eventualmente se deslocar para a zona pelágica e mergulhar até cerca de 1.000 metros.

Habitat do tubarão-touro (Carcharias taurus)

O tubarão-touro é uma espécie em perigo crítico de extinção e altamente ameaçada. Seu habitat são os oceanos temperados e tropicais que estão localizados na plataforma continental globalmente. É demersal e pelágico, encontrado principalmente em águas rasas a 15-25 metros, mas pode mergulhar a pouco mais de 200 metros. Tem afinidade por áreas com cavernas, corais ou recifes rochosos.

Habitat do tubarão-martelo gigante (Sphyrna mokarran)

Para explicar onde vivem os tubarões-martelo, tomaremos como exemplo o tubarão-martelo-gigante. Este grande tubarão pode ser encontrado tanto em habitats costeiros quanto pelágicos, desde águas rasas até 300 metros de profundidade, de modo que pode ser encontrado próximo ou distante da costa. O grande tubarão-martelo vive em mares tropicais, temperados e quentes. É, infelizmente, uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

Habitat do tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Embora seja o maior peixe do mundo, este tubarão não é perigoso para os humanos. O tubarão-baleia pode ser encontrado tanto em habitats costeiros quanto em mar aberto. A temperatura é um fator importante para o tubarão-baleia, uma vez que é normalmente encontrado em mares com temperaturas que variam entre 26 e 30°C. Embora comumente encontrados na zona epipelágica, eles também podem mergulhar a profundidades de quase 2.000 metros. Embora considerada uma espécie cosmopolita, há outra resposta para a questão de onde vivem os tubarões-baleia, já que existem duas subpopulações principais que ocorrem nos oceanos Atlântico e Indo-Pacífico. Por outro lado, o tubarão-baleia está em perigo.

Habitat do tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas)

Este tubarão é distribuído globalmente em águas tropicais e quentes e ocorre sazonalmente em áreas temperadas e mais frias. O tubarão-cabeça-chata tem uma peculiaridade em termos de seu tipo de habitat: não só é encontrado em águas marinhas e até hipersalinas, mas também é capaz de habitar em águas doces, pois utiliza estuários para viajar a certos rios. Alguns habitats de água doce onde este tubarão foi identificado incluem os rios Amazonas, Gâmbia, Ganges, Mississippi, San Juan, Tigris, Zambeze e Lago Nicarágua. Seu status atual é classificado como vulnerável.

Habitat do tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus)

Esta espécie é vulnerável e é tanto demersal quanto mesopelágica, ocorrendo desde águas rasas até quase 3.000 metros de profundidade. O habitat do tubarão-da-Groenlândia varia sazonalmente, com áreas costeiras no verão e águas oceânicas no inverno. Seu alcance inclui o Atlântico Norte nos Estados Unidos e Canadá até a Groenlândia, assim como de Portugal até o mar de Barents e o da Sibéria Oriental.

Neste outro artigo contamos os tipos de tubarão que existem.

Onde os tubarões vivem? - Distribuição dos tubarões

Migração dos tubarões

A migração é um comportamento comum nos tubarões e é definida por aspectos como a alimentação, reprodução ou mudanças na temperatura da água. Embora estes animais possam ser solitários, eles também têm relações sociais determinadas por sexo e idade. Assim, há grupos de fêmeas ou machos de idades semelhantes que se movem juntos e até mesmo caçam de forma gregária.

As migrações de tubarões podem variar de acordo com a espécie. Por exemplo, o tubarão-branco faz deslocamentos transoceânicos, envolvendo grandes movimentos, tais como entre a África do Sul e a Austrália ou da Califórnia para as Ilhas Havaianas. Os tubarões-touro também são capazes de grandes migrações, determinadas pelo tamanho e sexo dos indivíduos, que se movem para fins reprodutivos, mas também por influência sazonal. No entanto, eles geralmente retornam aos seus locais de reprodução. Outro exemplo de altas taxas de mobilidade é o tubarão-baleia, que realiza deslocamentos diários de 24-28 km.

Agora que você já sabe onde os tubarões vivem, talvez possa se interessar por este outro artigo em que contamos curiosidades sobre os tubarões.

Onde os tubarões vivem? - Migração dos tubarões

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde os tubarões vivem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ecologistas en Acción (2008). «Tiburones». Disponível em: <https://www.ecologistasenaccion.org/17308/tiburones/>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Ferreira, L. C. y Simpfendorfer, C. (2019). «Galeocerdo cuvier». La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-1.RLTS.T39378A2913541.en.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2020. «Somniosus microcephalus». Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T60213A124452872.en.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019. «Sphyrna mokarran». Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T39386A2920499.en.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016. «Rhincodon typus». Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T19488A2365291.en.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Rigby, C. L. et al. (2019). «Carcharodon carcharias». La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T3855A2878674.en.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Rigby, C. L. et al. (2021). «Carcharias taurus». La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2021. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/3854/2876505>. Acesso em 21 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Onde os tubarões vivem?