Animais Artrópodes - O que são, características, classificação e exemplos
Se há um grupo com um número indefinido de espécies, são os artrópodes, uma vez que são os animais mais diversos do planeta. As estimativas variam de 2 a mais de 10 milhões de espécies, o que mostra sem dúvida a sua diversidade. Eles conquistaram todos os ambientes existentes, de modo a serem muito eficientes em termos de adaptação.
Por outro lado, este grupo é de grande importância para as relações ecológicas de todos os ecossistemas a nível planetário e é por isso que a sua presença neles é fundamental. Dada a sua relevância, neste artigo do PeritoAnimal apresentamos informação sobre os artrópodes, o que são, as suas características, classificação e exemplos.
O que são artrópodes?
A palavra artrópode vem do grego árthron, que significa "articulação", e podo, que significa "pé". Os artrópodes correspondem a vários grupos de invertebrados. São animais segmentados com um exoesqueleto articulado composto por uma substância chamada quitina. Além disso, têm vários apêndices com números pares nos seus segmentos corporais.
Devido à presença de quitina, muitos artrópodes têm uma certa rigidez e são, portanto, incapazes de crescer como outros animais. Por essa razão, normalmente passam por várias lesões à medida que o esqueleto externo se torna muito pequeno para o corpo em crescimento. Desfazem-se dele e criam um novo.
Os artrópodes são o grupo mais diversificado de animais multicelulares do planeta, variando em tamanho desde alguns milímetros até mais de um metro em espécies marinhas. As suas formas e adaptações variam muito de grupo para grupo, mas compartilham certos traços comuns.
Classificação dos animais artrópodes
Tradicionalmente, os artrópodes têm sido classificados em quatro subfilos, que são:
- Trilobitas: exclusivamente marinhos, estes animais atualmente estão extintos. Eram constituídos por três lóbulos, que eram cabeça, tórax e abdômen, e os seus apêndices eram birremes (dois eixos).
- Quelicerados: os primeiros apêndices destes animais foram modificados para quelíceras (partes da boca). Possuem um par de pedipalpos (segundo par de apêndices) e quatro pares de patas. Não possuem antenas e mandíbulas e têm geralmente um cefalotórax e um abdômen não segmentados.
- Unirâmios: caracterizado pela presença de apêndices de eixo único, um par de antenas e mandíbulas, e numerosos segmentos do corpo.
- Crustáceos: principalmente aquáticos, normalmente têm uma carapaça dorsal e os apêndices foram modificados para desempenhar várias funções. Têm dois pares de antenas e um par de mandíbulas.
Características dos artrópodes
Conheça quais são as principais características dos artrópodes:
- Possuem simetria bilateral.
- O corpo é dividido em tagmas, que podem formar cabeça e tronco, cabeça, tórax e abdômen, ou cefalotórax e abdômen.
- Geralmente, os apêndices são especializados para desempenhar funções particulares.
- O exoesqueleto é uma estrutura cuticular feita de proteínas, lipídeos e quitina, que é um polímero de tipo orgânico.
- Possuem um sistema muscular complexo, associado ao exoesqueleto.
- Quanto ao sistema digestivo, é completo. Os primeiros apêndices foram modificados em partes da boca e, dependendo do grupo, se alimentam de uma forma particular.
- O sistema circulatório é aberto, com a presença de um fluido chamado hemolinfa, que é análogo ao sangue.
- A forma como respiram varia. Em alguns casos é através da superfície do corpo, enquanto em outros é através de brânquias, traqueia ou pulmões folhosos.
- Têm glândulas excretoras.
- Algumas espécies são venenosas.
- O sistema nervoso inclui estruturas sensoriais altamente desenvolvidas.
- Normalmente, têm sexos separados e fecundação interna. Em alguns casos são ovíparos e em outros, ovovivíparos. Algumas espécies apresentam partenogênese.
- A metamorfose é muito comum.
Tipos de artrópodes
Como mencionado, os artrópodes são os animais mais diversos do planeta. Conquistaram os ambientes aquático, terrestre e aéreo, incluindo as profundezas da terra, cavernas, o interior das árvores e inúmeros outros espaços. Vejamos os diferentes tipos de animais artrópodes.
- Arácnídeos: têm quatro pares de patas, o abdômen pode ou não ser segmentado, são principalmente ovíparos e carecem de verdadeira metamorfose.
- Picnogónideos: geralmente bastante pequenos, cerca de 3-4 mm, embora alguns alcancem até cerca de 5 cm. Têm quatro a seis pares de patas longas, com probóscide longa e olhos simples.
- Merostomados: queliceratos aquáticos com cefalotórax e abdômen, olhos compostos e apêndices branquiais.
- Braquiópodes: são crustáceos que podem ou não ter conchas, olhos compostos e antenas muito pequenas.
- Remipedia: são crustáceos cegos, sem conchas, com antenas e antenas de eixo único, com todos os apêndices muito semelhantes.
- Cefalocordados: crustáceos bentónicos sem conchas. Antenas Unirrámeos e antenas birremes.
- Maxillopodes: crustáceos que podem ou não ter conchas e carecem dos apêndices típicos do abdômen
- Ostracodos: crustáceos microscópicos protegidos por conchas. Não têm mais do que dois apêndices torácicos.
- Malacostracos: todos os segmentos têm apêndices e geralmente têm antenas do tipo birremes. Alguns têm uma carapaça, cobrindo a cabeça e parte ou a totalidade do tórax.
- Diplópodes: têm antenas e patas curtas com olhos simples. O número de metâmero varia.
- Quilópodoes: o corpo é dorsoventralmente achatado e o número de metâmero é variável, mas cada um deles tem um par de patas e antenas longas.
- Paurópodes: pequenos animais cilíndricos, sem olhos, com 9-10 pares de patas.
- Sinfilos: com um corpo filiforme, antenas longas e sem olhos. O corpo tem 15-22 segmentos e 10-12 pares de patas.
- Insetos: corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Existência de um par de antenas e peças bucais adaptadas, dependendo do grupo, às várias formas de alimentação. Têm um ou dois pares de asas e três pares de patas articuladas. Metamorfoseiam-se gradual ou abruptamente.
Exemplos de animais artrópodes
Estes são alguns dos animais artrópodes mais conhecidos:
- Escorpiões.
- Aranhas.
- Ácaros.
- Carrapatos.
- Aranhas do mar.
- Caranguejos-ferradura.
- Pulgas-de-agua.
- Copépodes.
- Lagostas.
- Lagostins.
- Milípedes.
- Quilópode.
- Formigas.
- Borboletas.
- Libélulas.
- Gafanhotos.
- Bicho-pau.
- Moscas.
- Mosquitos.
- Baratas.
Agora que você já viu o que são artrópodes e conheceu diversos exemplos destes animais, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre os menores insetos do mundo.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais Artrópodes - O que são, características, classificação e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Hickman, C., Roberts, L. y Parson, A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana.
- Ribera, I., Melic, A. y Torralba, A. (2015). «Introducción y guía visual de artrópodos». Disponível em: <http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_2.pdf.>. Acesso em 19 de outubro de 2021.