Problemas de comportamento

Como se aproximar de um gato assustado?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 4 setembro 2023
Como se aproximar de um gato assustado?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Igualmente aos humanos, os gatos podem mostrar medo devido a vários motivos. Esta emoção é uma importante aliada de sua sobrevivência, já que lhes permite permanecer alerta e escapar de possíveis predadores ou outras ameaças. É normal encontrar um gato assustado e com medo de certos ruídos fortes ou estímulos desconhecidos em seu ambiente, já que seus sentidos são muito aguçados. No entanto, o medo pode aparecer como um sintoma negativo do estado de saúde física e mental do gatinho.

Neste artigo do PeritoAnimal, resumimos as principais causas do medo entre os felinos. E se você se pergunta como se aproximar de um gato assustado para ajudá-lo, também poderá conhecer conselhos chave para se aproximar de um felino medroso ou tímido sem provocar sentimentos negativos.

Índice

  1. Por que meu gato está assustado e com medo?
  2. Passo a passo para se aproximar de um gato assustado
  3. Dicas para atrair um gato assustado ou tímido

Por que meu gato está assustado e com medo?

Um gato pode ter medo ao ser surpreendido por estímulos desconhecidos ou agressivos. Isso é parte do seu mecanismo de sobrevivência. Se o felino escuta um barulho muito forte, por exemplo, poderá sair correndo e se esconder em um local escuro e de difícil acesso, onde encontre um refúgio para se sentir seguro. No entanto, se o felino é muito medroso ou se assusta com muita facilidade, preste atenção para levá-lo rapidamente à clínica veterinária para descartar qualquer problema de saúde.

Os felinos que têm um histórico de abuso físico e emocional, que foram abandonados ou nasceram nas ruas, são especialmente vulneráveis a transtornos psicológicos. Se recentemente você adotou um gato filhote ou adulto, preste bastante atenção ao seu comportamento para perceber rapidamente os sintomas de medo, insegurança ou agressividade por autodefesa. Também é importante respeitar seu período de adaptação ao lar, enquanto estimulamos sua curiosidade para explorar o novo ambiente e seus diversos estímulos. Será muito importante contar com a ajuda de um especialista em etologia ou educação felina para estabelecer tratamentos específicos que ajudem seu gatinho a retomar sua autoconfiança e se expressar de forma segura.

Se o gato é muito medroso ou tímido, isso também pode ser um sintoma de uma socialização deficiente ou de algum trauma desenvolvido por certas experiências negativas. Além disso, é fundamental descartar possíveis causas patológicas, como doenças que alteram sua capacidade sensorial ou provocam dor intensa.

Em todos os casos mencionados, é indispensável consultar um veterinário de confiança para averiguar a causa que nos leva a estar diante de um gato assustado. Na clínica veterinária, o profissional poderá realizar a avaliação adequada para diagnosticar a causa do medo e as possibilidades de tratamento.

Como se aproximar de um gato assustado? - Por que meu gato está assustado e com medo?

Passo a passo para se aproximar de um gato assustado

Existem diversas causas que podem contribuir para um felino se mostrar medroso ou assustado. Um gato pode estar assustado em uma nova casa, tanto que pareça que tem medo de tudo, que se esconda e não queira sair. Se este é o seu caso e observa que o gatinho tem medo de ti ou de qualquer estímulo, anote estas dicas:

  1. Manter a calma e atuar com normalidade: pode parecer um conselho "bobo", mas é um dos aspectos mais fundamentais para se aproximar de um gato assustado com segurança. Os animais são muito sensíveis e percebem rapidamente as mudanças no nosso estado de ânimo. Se você se aproxima de um gato medroso ou com uma postura alterada (que seja de medo ou ansiedade), isso aumentará o estresse desta situação, e favorecerá que o gato tente se defender ou que fuja de você. Tente manter a postura corporal relaxada, não olhar fixamente para ele nem realizar ações bruscas. Também pode se aproximar pelo lado.
  2. Falar suavemente: como já mencionamos, os gatos têm uma audição muito sensível. Se você se aproxima de um gato falando muito forte ou gritando, este estímulo parecerá agressivo aos ouvidos felinos e perturbará ainda mais a tranquilidade do animal. O ideal é falar suavemente, preferencialmente em tons baixos, agudos e positivos que lhe transmita confiança.
  3. Avançar devagar e lentamente: com certeza você terá que caminhar para se aproximar do gato, e deverá fazer isso de forma lenta e com uma postura calma. Mas é importante manter uma distância segura, principalmente se se trata de um felino desconhecido. Se você se aproxima rapidamente ou corre para alcançá-lo, o felino entenderá isso como uma perseguição ou como uma ameaça. Observe em todo momento sua linguagem corporal e, se observar que ao se aproximar o gato tenta se esconder mais, mantenha uma distância prudente.
  4. Estimule-o a se aproximar: o ideal é que o gato se sinta motivado a avançar em sua direção. Pular sobre um gato assustado ou tentar agarrar ele a força não são atitudes nada positivas, já que ocasionam mais medo ao animal e favorecem o desenvolvimento de comportamento de autodefesa. Além disso, é muito provável que o gato consiga escapar de todas as formas, devido à sua agilidade impressionante. Você pode estimulá-lo a sair do esconderijo com alguma comida saborosa, brinquedos ou palavras amáveis.

Dicas para atrair um gato assustado ou tímido

O princípio para atrair qualquer felino é estimular sua curiosidade em um ambiente que ofereça a menor quantidade de estímulos negativos ou agressivos, como ruídos fortes. Ou seja: incentivá-lo a querer descobrir algum objeto ou algum aroma em um ambiente em que se sinta seguro para avançar com calma. Os gatos gostam de ser estimulados mentalmente, já que são muito inteligentes. Esta inteligência felina notável será justamente nossa melhor aliada para ganhar a confiança de gato com medo ou tímido.

Se você adotou recentemente um gatinho, deverá compreender que cada felino tem seu próprio tempo de adaptação ao novo lar. É provável que o bichano passe muito tempo escondido e se mostre medroso ou tímido por algumas semanas, o que pode naturalmente chegar a te preocupar. No entanto, se está se perguntando como tirar um gato do seu esconderijo, saiba que você jamais deve obrigá-lo a sair do esconderijo para não provocar mais estresse. O ideal é atrair o felino para descobrir um objeto que lhe cause muita curiosidade, como um brinquedo, uma caixa de papelão com uma guloseima dentro, ou uma simples sacola de papel.

Uma excelente opção é dar a ele ou fazer você mesmo uma varinha com penas coloridas em sua extremidade, que é um dos brinquedos mais apreciados pelos gatos. Para atrair o gatinho, balance a varinha para simular o voo de um pássaro, mantendo uma distância razoável para permitir que ele avance com segurança. Lembre-se de balançar suavemente a varinha para não assustar seu gatinho. Pouco a pouco, você poderá aumentar o ritmo do jogo, bem como a complexidade dos estímulos mentais que lhe oferece.

A cada atitude positiva e demonstração de valentia do felino, lembre-se de reconhecer seu esforço e recompensar utilizando o reforço positivo, para continuar estimulando a aprendizagem e conquistando seu afeto. Não se trata de oferecer a ele comida, também pode utilizar a voz, carícias ou uma atitude positiva com ele.

Nem sempre é fácil se aproximar de um gato com medo ou que seja tímido por natureza, principalmente em situações de extremo estresse, como num resgate. Como pode imaginar, nas ruas, é muito difícil se distanciar de estímulos negativos ou ruídos agressivos. Por isso, pode ser mais eficiente utilizar comida para atrair o felino do que despertar seu interesse em jogar. Semelhante a nós, os gatos têm dificuldade de dizer "não" aos seus pratos e guloseimas favoritos. E considerando que o animal possa ter sofrido algum tipo de violência, é natural que tenha medo e evite brincar com um ser humano.

Vale a pena ressaltar que, com a devida socialização e com a dedicação do seu tutor, um gato assustado que tenha sido resgatado se adaptará e estará bem disposto a se divertir em seu novo lar.

Como se aproximar de um gato assustado? - Dicas para atrair um gato assustado ou tímido

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se aproximar de um gato assustado?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como se aproximar de um gato assustado?