Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os cavalos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 outubro 2021
Curiosidades sobre os cavalos
Cavalos

Ver fichas de  Cavalos

Há vários animais que têm uma relação próxima com os humanos há séculos, fazendo parte de sua dinâmica social. Um deles são os cavalos, mamíferos da ordem Perissodactyla pertencentes à família dos equídeos e intimamente relacionados com zebras e burros, entre outras espécies.

Estes quadrúpedes possuem vários traços particulares que foram explorados pelas pessoas para sua domesticação. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir as principais curiosidades sobre os cavalos.

Índice

  1. Nome comum do cavalo
  2. Nome científico do cavalo
  3. Domesticação do cavalo
  4. Qual a velocidade de um cavalo?
  5. Tipos de andamentos dos cavalos
  6. Os cavalos vivem em manadas?
  7. Como os cavalos dormem?
  8. Onde os cavalos vivem?
  9. Raças de cavalos
  10. A comunicação dos cavalos

Nome comum do cavalo

Iniciamos esta série de curiosidades sobre os cavalos falando especificamente de sua nomenclatura. Há vários nomes associados ao cavalo. Primeiramente, a palavra "cavalo" vem do latim caballus, que significa "cavalo de carga"[1]. A palavra "corcel" também é usada para se referir a estes animais, um termo usado anteriormente para cavalos usados em torneios e batalhas[2].

Por outro lado, a fêmea desta espécie é conhecida como égua e as crias são geralmente chamadas de potro e potranco. Além disso, há pôneis, que são uma variedade caracterizada por não exceder 142-147 cm de altura, sendo de estrutura robusta, tendo uma crina abundante e pernas mais curtas. Em qualquer caso, todos esses nomes se referem à mesma espécie.

Nome científico do cavalo

Os cavalos pertencem à ordem Perissodactyla, à família dos equinos e ao gênero Equus. O nome científico que lhes foi dado por Linnaeus foi Equus caballus. Entretanto, duas espécies selvagens foram mais tarde distinguidas e nomeadas como Equus ferus e Equus przewalskii. A segunda foi incluída por alguns autores na primeira, enquanto outros a consideraram como uma subespécie.

Posteriormente, a comunidade científica concluiu que Equus caballus e Equus ferus pertenciam à mesma espécie e, portanto, deveria ser atribuído o mesmo nome científico, escolhendo, como de costume, o primeiro utilizado, neste caso Equus caballus. No entanto, alguns especialistas eram contra esta solução porque este nome estava ligado a um animal domesticado e não a um animal selvagem, entendendo que o último deveria substituir o primeiro. Como não se chegou a um consenso sobre esta questão, dependendo do autor, o cavalo é referido de uma forma ou de outra.

Em uma petição à Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, o órgão máximo para a designação desses nomes, a Comissão estabeleceu que o nome Equus ferus não era inválido, mas não indicou explicitamente qual nome deveria ser escolhido. Por todas estas razões, o nome Equus ferus caballus se generalizou e explica por que podemos encontrar diferenças no nome científico destes animais.

Curiosidades sobre os cavalos - Nome científico do cavalo

Domesticação do cavalo

Sabe-se que os cavalos têm acompanhado a história humana por séculos e havia até mesmo suspeitas de que eles poderiam ter sido domesticados por grupos humanos antes do uso de metais. Mas uma das curiosidades sobres os cavalos é que, ao contrário de outros animais domesticados, eles não sofreram muitas mudanças anatômicas, exceto as fisionômicas, quando comparados com a variedade selvagem, de modo que esta comparação não ofereceu nenhuma evidência de quando sua relação com os humanos começou.

Um estudo[3] realizado sobre aspectos químicos em um local no Cazaquistão sugeriu que a domesticação desta espécie teve início há cerca de 5.600 anos, pois os resultados mostraram que estes animais eram muito provavelmente mantidos em grupos próximos a assentamentos humanos naquela época.

Qual a velocidade de um cavalo?

Os cavalos são bastante rápidos, o que os levou a serem usados como entretenimento nas famosas corridas de cavalos. Mas é importante saber que esta é uma prática para a qual eles são treinados, não sendo uma atividade natural para eles. Devido às suas características anatômicas, os cavalos podem atingir velocidades de pelo menos 65 km/h, mas em alguns casos até mais altas.

Há registros de que a velocidade máxima de um cavalo tenha sido de 88 Km/h.

Curiosidades sobre os cavalos - Qual a velocidade de um cavalo?

Tipos de andamentos dos cavalos

Outra das curiosidades sobre os cavalos é que eles podem se deslocar de três maneiras diferentes, conhecidas como andamentos. Estas formas são:

  • Passo
  • Trote
  • Galope

Devido à domesticação a que foram submetidos, eles podem se mover de uma forma ou de outra de acordo com as diversas atividades para as quais são utilizados, tais como corridas, equitação ou exposições.

Curiosidades sobre os cavalos - Tipos de andamentos dos cavalos

Os cavalos vivem em manadas?

Os cavalos são animais sociais que, quando vivem em comunidades selvagens, formam grupos liderados por um macho. A maioria dos membros do grupo são éguas acompanhadas por seus descendentes. Os machos alfa, ao contrário dos outros, são muito ativos, estão constantemente em movimento e geralmente ficam localizados atrás da manada.

Se perceberem uma ameaça, é interessante saber que, entre as curiosidades sobre os cavalos machos alfase, eles se movem imediatamente para a frente para agir em defesa do grupo, seja mordendo ou chutando o agressor em potencial. As éguas frequentemente apresentam o mesmo comportamento quando cuidam de seus descendentes.

Curiosidades sobre os cavalos - Os cavalos vivem em manadas?

Como os cavalos dormem?

Os cavalos, curiosamente, têm duas formas de dormir: deitados ou em pé. No primeiro caso, eles deitam no chão, mas não passam muito tempo assim. Eles também podem dormir de pé, pois têm uma disposição anatômica que lhes permite fazer isso. Por outro lado, eles têm padrões de sono de diferentes durações ao longo do dia, ou seja, eles dormem por períodos.

Curiosidades sobre os cavalos - Como os cavalos dormem?

Onde os cavalos vivem?

Os cavalos, devido à domesticação, estão espalhados pelo mundo; porém, em algumas regiões eles desapareceram em sua forma selvagem, embora tenham sido reintroduzidos. Dentre as curiosidades sobre os cavalos, saiba que estes animais quadrúpedes estão muito bem adaptados a vários tipos de ecossistemas, embora em habitats naturais eles tenham preferência por pastagens, estepes, savanas, semi-desertos, pântanos e florestas.

Raças de cavalos

Como você sabe, existe apenas uma espécie de cavalo, mas, como acontece com outros animais, o cruzamento seletivo como resultado da domesticação resultou em uma grande variedade do que são conhecidas como raças. Elas são utilizadas para uma variedade de propósitos e diferem em tamanho, peso e cor. Uma das curiosidades sobre os cavalos é que, embora seja difícil estabelecer um número exato, diz-se que há mais de 100 raças de cavalos, incluindo as variedades de pônei.

Se você quiser conhecer algumas raças que se destacam no mundo equino, não perca este artigo sobre os cavalos mais bonitos do mundo.

A comunicação dos cavalos

Os cavalos percebem seu entorno principalmente através da visão e dos receptores químicos localizados em suas narinas e bigodes. A comunicação entre os membros de uma manada é baseada em vocalizações, mais notadamente o relincho. Mas eles também se comunicam através de movimentos corporais, tais como o pisar e o pular.

Agora que você já viu uma série de curiosidades sobre os cavalos, não perca este outro artigo em que falamos sobre as doenças mais comuns nestes equinos.

Curiosidades sobre os cavalos - A comunicação dos cavalos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os cavalos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Real Academia Española. Disponível em: <https://dle.rae.es/caballo>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  2. Real Academia Española. Disponível em: <https://dle.rae.es/corcel?m=form.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  3. Noticias de la Ciencia y la Tecnología (2006). «Nueva evidencia de domesticación temprana del caballo». Disponível em: <http://www.amazings.com/ciencia/noticias/011206b.html.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
Bibliografia
  • Clement, C. 2015. «Equus caballus». Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Equus_caballus/.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.
  • Wilson, Don E. y Reeder, DeeAnn M. (eds.) (2005). «Equus caballus». Mammal Species of the World. Disponível em: <https://www.departments.bucknell.edu/biology/resources/msw3/browse.asp?id=14100015.>. Acesso em 21 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Curiosidades sobre os cavalos