Partilhar

Limpar as orelhas do cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 13 junho 2016
Limpar as orelhas do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Limpar as orelhas do cachorro é algo que devemos fazer de forma regular, quer se trate de um filhote ou de um cachorro adulto. É muito importante fazer uma higiene frequente das orelhas do seu cão para evitar o aparecimento de fungos.

De seguida, vamos lhe explicar que produtos precisa para levar a cabo esta tarefa, assim como deve ser feita a higiene para ficar tudo bem feito.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como limpar as orelhas do cachorro passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como limpar as orelhas do gato
Passos a seguir:
1

Antes de começar a limpar as orelhas do seu cachorro, é importante reunir todos os materiais necessários para isso:

  • Compressas de gaze estéreis
  • Cotonetes
  • Soro fisiológico

Ao invés de soro fisiológico também pode optar por usar água oxigenada ou preparados específicos que encontrará à venda em lojas de animais. O que é recomendável é usar mesmo as compressas de gaze estéreis, pois se tentar fazê-lo com algodão este pode entrar para dentro da orelha do cão e desfazer-se. Por último e, para uma limpeza mais a fundo pode usar cotonetes de bebê que são mais seguros.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 1
2

É importante ter em conta que deve habituar o cachorro a esta rotina pouco a pouco, especialmente se se tratar de um cachorro adulto, pois este processo pode assustá-lo. Utilize o reforço positivo sempre que estiver quieto e deixar mexer nele, desta forma conseguirá distrai-lo premiando a sua atitude correta.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 2
3

Para começar a limpar as orelhas do cachorro, comece por afastar o pelo das orelhas e por retirar o pelo morto que existir. Se tiver um cuidado regular com esta parte do corpo do seu cachorro, à partida não irá se deparar com muita sujeira.

O segundo passo consiste em umedecer a compressa de gaze com o produto que escolheu. É aconselhável aplicar algum tipo de produto indicado, uma vez que isso tornará a higiene mais fácil e não vai irritar a pele do cachorro. Comece por limpar as dobras exteriores da orelha onde se costuma acumular a sujeira.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 3
4

Uma vez que tenha limpo o exterior da orelha, recomendamos que mude de compressa e utilize uma nova para limpar o interior. Volte a umedecer a compressa de gaze e introduza os dedos na orelha do cachorro pouco a pouco, sem se exceder.

Nos cachorros adultos podemos avançar um pouco mais na orelha, mas deve ter cuidado com os filhotes. Não introduza o dedo mais de um centímetro de profundidade.

Massageie o interior da orelha com a compressa de gaze, pouco a pouco, e com cuidado para o cão não se mexer. É especialmente importante ir pouco a pouco neste processo se não conhecer o cão. Além disso, se o fizer de forma lenta e pausada poderá analisar melhor a zona da orelha.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 4
5

Por último, podemos usar um cotonete de algodão para bebês (por serem mais grossos) para acabar de limpar aquelas zonas de acesso difícil para os nossos dedos. É importante ir com cuidado neste passo, especialmente se o seu cachorro é nervoso, uma vez que poderá causar-lhe um dano grave na orelha.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 5
6

Uma vez finalizado o processo de limpeza, só tem de massagear a orelha do cachorro na zona exterior para se acalmar e oferecer-lhe uma recompensa por esse momento incômodo.

Se sentir que não é capaz de o fazer adequadamente, pode consultar o seu veterinário e pedir-lhe alguns conselhos. Também é fundamental consultar o especialista se observar uma sujeira excessivamente escura, mau cheiro e barulhos de salpicos.

Limpar as orelhas do cachorro - Passo 6
7

Cuidar de um cachorro em todos os aspetos da sua higiene diária é fundamental para prevenir problemas de saúde no futuro, por isso consulte estes artigos do PeritoAnimal que podem ser úteis para você:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Limpar as orelhas do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das orelhas.

Escrever comentário sobre Limpar as orelhas do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Limpar as orelhas do cachorro
1 de 7
Limpar as orelhas do cachorro

Voltar ao topo da página