Cuidado das orelhas

Como tirar água do ouvido do cachorro

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 23 abril 2023
Como tirar água do ouvido do cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você já teve dor de ouvido, sabe bem o quanto é desagradável. Agora se imagine com dor de ouvido e sem saber falar! É exatamente isso que acontece com os animais! Por isso, os tutores devem estar sempre atentos ao comportamento de seus amigos peludos, pois eles indicam que estão com problemas de saúde por meio de atitudes incomuns.

Banhos frequentes, tomar chuva, nadar e tomar banho de mangueira em dias quentes podem resultar em otites devido ao acúmulo de água no ouvido do cachorro. E o que se deve fazer para evitar que o cachorro tenha dor de ouvido por causa da água que entrou no seu canal auditivo? Alguns cuidados básicos podem ser tomados para prevenir esse problema, como secar bem as orelhas após os banhos.

Além disso, outros cuidados podem ser tomados durante os banhos, seja em casa ou no pet shop. Cães que gostam de nadar costumam ter otite crônica, o que acaba resultando em um contínuo desconforto para eles. Neste artigo, vamos mostrar como tirar água do ouvido do cachorro corretamente com dicas de como evitar problemas de ouvido em cães por causa de excesso de umidade. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Como limpar as orelhas do cachorro

Índice

  1. Qual o problema de entrar água no ouvido do cachorro?
  2. Como saber se entrou água no ouvido do cachorro?
  3. Como tirar água do ouvido do cachorro?
  4. O que é proibido fazer quando se quer tirar água do ouvido do cachorro?
  5. O que significa quando está saindo água e cerume do ouvido do cachorro?
  6. Como evitar que entre água no ouvido do cachorro?

Qual o problema de entrar água no ouvido do cachorro?

O ouvido possui uma microbiota própria, que não causa doença ao animal quando em equilíbrio. No entanto, quando a microbiota natural sofre alterações por conta do microclima auricular, como variações de temperatura, umidade e potencial hidrogeniônico (pH), prolifera-se de forma intensa, resultando em patógenos oportunistas.

Quando a água permanece por períodos prolongados no interior do canal auditivo, ocorre maceração (apodrecimento) do canal, diminuindo a função da barreira de proteção do epitélio de revestimento contra infecções secundárias, o que propicia a proliferação descontrolada de leveduras. Isto geralmente é observado em cães que mergulham ao nadar, ou que tomam banho com certa frequência.

A água dentro do canal auditivo vai alterar sua temperatura, umidade e pH, tornando o ambiente propício para fungos e bactérias patogênicas. Por isso, deve-se evitar que entre água nos ouvidos do cachorro, para que não aconteça um desequilíbrio no microclima do ouvido.

Como saber se entrou água no ouvido do cachorro?

O ouvido é extremamente sensível, causando desconforto quando não está em seu estado normal. Para saber se entrou água no ouvido do cachorro, é importante observar se o peludo:

  • Está sacodindo muito a cabeça, algo normal quando entra água no ouvido
  • Coça as orelhas com as patas
  • Esfrega a cabeça na parede ou em algum objeto, tentando se livrar do desconforto.

Neste artigo detalhamos as causas e como aliviar a dor de ouvido em um cachorro.

Mas como tirar água do ouvido do cachorro corretamente? É o que explicaremos a seguir:

Como tirar água do ouvido do cachorro?

Caso você perceba que entrou água no ouvido do seu cachorro, você pode, rapidamente, partir para alguns procedimentos. Aqui está o passo a passo para fazer isso corretamente:

  1. Seque bem a orelha do cão com uma toalha, para que não escorra mais água para dentro do ouvido;
  2. Pegue uma toalha bem macia ou um chumaço de algodão e enrole no seu dedo. De forma delicada, vá secando o ouvido do cachorro, até onde seu dedo conseguir alcançar, sem forçar. Faça movimentos leves, pois o epitélio dessa região é muito sensível e sangra facilmente;
  3. Utilize um produto para próprio para limpeza de ouvidos de cachorros, para facilitar a saída de sujeiras junto com a água;

Caso o cachorro fique muito incomodado ou sinta dor, não continue o procedimento, pois isso pode indicar que ele já esteja com otite e não está suportando a manipulação. Nesse caso, procure a ajuda de um médico veterinário.

Como tirar água do ouvido do cachorro - Como tirar água do ouvido do cachorro?

O que é proibido fazer quando se quer tirar água do ouvido do cachorro?

Você já viu que é muito simples tirar água do ouvido do cachorro. No entanto, é bom destacar que há uma uma lista de proibições para quem vai fazer isso, ou seja, coisas que você nunca deve fazer:

  • Nunca utilize pinças ou instrumentos pontiagudos, pois o canal auditivo possui muitas curvas, o que pode fazer com que a ponta perfure o epitélio do ouvido, causando sangramentos;
  • Não utilize cotonetes no cachorro. Eles empurram a sujeira para o fundo do ouvido, dificultado ainda mais a limpeza;
  • Evite gotejar produtos que não sejam específicos para limpeza de ouvidos de cachorros, como álcool, óleo, vinagre, éter e outros. Muita gente acha que estes são remédios caseiros, mas como o pH do ouvido é rigorosamente controlado pelo corpo, e esses produtos causarão alterações muito prejudiciais à microbiota;
  • Não arranque os pelos do ouvido do cachorro. Se eles estão lá, é porque exercem alguma função no corpo, e nesse caso, é a de proteção.

O que significa quando está saindo água e cerume do ouvido do cachorro?

O cerume é uma emulsão que reveste o meato acústico externo. É composto por células epiteliais descamadas e pelas secreções lipídicas (gordurosas) das glândulas sebáceas e ceruminosas da orelha. A grande quantidade de gordura do cerume ajuda a manter a queratinização da epiderme e auxilia na captura e excreção de detritos que são produzidos e/ou que entram no canal auditivo. O cerume normal geralmente possui coloração clara e possui odor de gordura.

No entanto, caso você perceba que o ouvido do seu cachorro está drenando um conteúdo líquido com cerume escurecido, pode ser indicativo de que há uma infecção. Geralmente, o material que sai do ouvido doente possui um odor fétido e uma coloração escura. Nesse caso, o tratamento deverá ser iniciado imediatamente, com o auxílio de um médico veterinário, que prescreverá os medicamentos mais adequados para cada tipo de problema.

Como evitar que entre água no ouvido do cachorro?

Em algumas situações, não há como evitar que entre água no ouvido do cachorro, como no caso de cães que mergulham ou fazem natação. O ideal é secar bem os ouvidos após cada mergulho, para diminuir a umidade dentro do canal auditivo. Cães que apresentem otite frequente devido à prática de esportes aquáticos deverão ficar afastados por um período, até que se recuperem completamente.

Em outras situações, podemos utilizar um chumaço de algodão, colocado delicadamente no ouvido do cachorro. Durante o banho, é bom sempre verificar se o algodão não saiu do lugar ou se não ficou enxarcado, pois caso isso aconteça, entrará água no ouvido do cachorro. Outra dica é tampar os ouvidos com as próprias orelhas dos cães, protegendo-os da água do banho quando for lavar a cabeça. Isso não será possível em cães com orelhas em pé, nos quais poderá ser usado o chumaço de algodão.

Agora que você já sabe como tirar água do ouvido do cachorro e aprendeu o que você não deve fazer nesses casos, recomendamos o vídeo a seguir no qual mostramos como limpar a orelha de um cachorro corretamente:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar água do ouvido do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das orelhas.

Bibliografia
  • Custódio, C.S. Otite externa em cães: Revisão de literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203064/OTITE%20EXTERNA%20CANINA%20REVIS%C3%83O%20DE%20LITERATURA%20REPOSIT%C3%93RIO%20%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/04/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar água do ouvido do cachorro