Cuidados extra

Como espantar as moscas do cachorro

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 24 janeiro 2018
Como espantar as moscas do cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As moscas sempre parecem ser um grande problema enfrentado pelos tutores, principalmente se o seu cachorro tem o costume de ficar na área externa da casa, em especial no verão. A princípio, evitar moscas pode parecer apenas incômodo ao cão, e uma questão irritante de higiene, porém pesquisas recentes encontraram indícios de que moscas carregam em si 351 bactérias diferentes, sendo que nem todas são conhecidas, portanto, além das doenças de importância veterinária conhecidas que as moscas podem transmitir, ainda há micro-organismos desconhecidos ao Homem, do qual não temos conhecimento nenhum de quais outras doenças elas também podem trazer.

Além disso, moscas ainda são a causa de feridas nas pontas das orelhas dos cães, problema muito comum enfrentado por criadores de raças como Pastor Alemão, Husky Siberiano e outras. E, podem transmitir a berne ou a miíase, que são na verdade, larvas. Por isso, o PeritoAnimal preparou este artigo com tudo o que você precisa saber para espantar as moscas do cachorro e acabar com o problema.

Também lhe pode interessar: Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Índice

  1. Como evitar moscas no ambiente
  2. Como acabar com as moscas no orelha do cachorro
  3. Mosquitinhos no cachorro
  4. Repelente de moscas e mosquitos caseiro para cachorro
  5. Como eliminar moscas do canil

Como evitar moscas no ambiente

As infestações de moscas são mais frequentes no verão, pois a alta temperatura incide na taxa de reprodução das espécies conhecidas no Brasil. Dentre elas, uma das mais conhecidas espécies de importância veterinária e que infesta nossas casas, quintais e consequentemente nossos animais domésticos, é a espécie conhecida como Musca domestica em latim, a mosca doméstica.

A espécie da mosca doméstica se reproduz rapidamente, e uma mosca adulta chega a viver cerca de 30 dias, chegando a botar em torno de 500 a 800 ovos durante toda a sua vida. Os locais preferidos para a deposição de ovos são lixo, fezes, locais úmidos com qualquer substância fermentável e orgânica sem muita incidência de raios solares diretos, os ovos eclodem no primeiro estágio larval em até 24 horas, e cerca de 8 a 10 dias após completarem o segundo estágio larval, se transformam em moscas jovens.

Devido a isso, manter a higiene do ambiente em que o cachorro vive é de extrema importância, em especial em áreas externas, recolhendo sempre as fezes do animal e lavando a urina do quintal para que o odor não atraia mais moscas. Mantendo a área externa organizada, livre de dejetos e material orgânico em decomposição como um saco de lixo esquecido, por exemplo, contribui para a diminuição na população de moscas, já que ela não será capaz de completar seu ciclo de reprodução. A mosca doméstica não se reproduz no animal, porém como são insetos oportunistas, pode acontecer quando o animal estiver com alguma ferida aberta sem tratamento. Por isso o PeritoAnimal preparou estes outros dois artigos sobre Miíase: causas, sintomas e tratamento e Berne em cachorro - como tirar berne de cachorro, para quando casos assim acontecerem.

Como acabar com as moscas no orelha do cachorro

Moscas se sentem atraídas por odores fétidos e açucarados, por isso algumas moscas oportunistas podem picar as regiões das pontas das orelhas dos cachorros para se alimentarem do sangue, já que é uma região onde a pele é mais fina e fácil de ser perfurada.

As feridas nas pontas das orelhas causadas por moscas, formam crostas de sangue coagulado, o que pode ser bastante dolorido com o cachorro visivelmente incomodado, chacoalhando a cabeça constantemente, fazendo que o sangramento no local aumente. E como o cão está incomodado com as orelhas, pode desencadear outro problema chamado de Otohematoma, que é quando vasos menores da orelha estouram e ocorre o acúmulo de sangue na região, formando uma espécie de bolsa com sangue e por vezes pus.

Geralmente, este problema é encontrado em raças de cães com orelhas pontudas como pastor alemão, husky siberiano, no entanto, também pode acometer raças de cães com orelhas caídas de pelagem curta como dobermans, dálmatas, mastiffs e mastinos. Gatos são raramente acometidos por esta infestação.

O tratamento das feridas com unguento e outros remédios deve ser avaliado e orientado por um médico veterinário, pois dependendo do tamanho das lesões o cachorro poderá necessitar de pomadas com antibiótico, além da limpeza diária nas regiões com soro fisiológico ou sabonete antisséptico. Além disso, deve-se evitar que outras moscas pousem no local com o auxílio de repelentes.

Como espantar as moscas do cachorro - Como acabar com as moscas no orelha do cachorro

Mosquitinhos no cachorro

Além de manter o ambiente em que o cachorro vive sempre limpo e higienizado para não atrair mais moscas, a melhor maneira de manter as moscas afastadas do cão é com o uso de um spray repelente, associado com banhos frequentes, com intervalos de 1 semana, já que contribuem para que não fique muita sujeira acumulada no pelo do cachorro, principalmente para aqueles animais que vivem em áreas externas.

Repelente de moscas e mosquitos caseiro para cachorro

Remédios contra carrapatos e pulgas não são eficazes contra moscas e mosquitos, apesar de algumas coleiras prometerem proteger contra mosquitos transmissores de doenças como Dirofilariose e Leishmaniose, e moscas, em áreas endêmicas e no verão faz-se necessário uma proteção extra por meio do uso de repelentes.

Existem produtos prontos e naturais a base de óleo de citronela e óleo de Neen que você pode encontrar nos Pet Shops da sua região, para uso veterinário, já que os repelentes de uso humano, mesmo contendo essência de citronela não são indicados aos animais. Deve-se borrifar todo o corpo do animal, tomando cuidado com boca, narina e olhos, 1 ou 2 vezes ao dia, se a infestação de moscas for muito grande.

E, já que a prevenção é a melhor solução, também é possível fazer um repelente de moscas e mosquitos para o seu cachorro totalmente caseiro:

  1. Misture 300ml de óleo mineral e 40ml de óleo de citronela. O óleo de citronela pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, e esta solução pode ser aplicada nas orelhas do cachorro.
  2. Misture 100ml de óleo de citronela em 500ml de veículo para perfumaria, e coloque em um borrifador para aplicar no corpo do cachorro. Pode, inclusive, ser usado em humanos.
Como espantar as moscas do cachorro - Repelente de moscas e mosquitos caseiro para cachorro

Como eliminar moscas do canil

Ao comprar o Óleo de citronela, deve-se ter cuidado com a diluição para ser usada no animal e no ambiente, já que o olfato deles é muito mais apurado do que o nosso.

Para a limpeza do ambiente e eliminar as moscas do canil, além de manter os utensílios do animal limpos e secos, deve-se trocar a água de 2 a 3 vezes por dia, e sempre higienizar comedouros e bebedouros. No mercado pet, há produtos desinfetantes com essência de citronela com os quais você pode lavar o canil ou a casinha em que o animal dorme, pelo menos 1 vez por semana. Importante lembrar que estes não devem ser passados no animal, e deve-se seguir as orientações de diluição no rótulo da embalagem para uma melhor eficácia.

Os repelentes naturais a base de citronela para cachorros também podem ser borrifados na caminha, casinha ou canil em que o animal dorme 1 ou 2 vezes ao dia. Não borrife no comedouro, bebedouro e brinquedos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar as moscas do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
cassia regina risseto
a ajuda de vocês valeu muito obrigado
Marisa Nunes da Silva
Vou tentar fazer esse repelente com citronela., já estou apavorada de tantas moscas que aparecerem nesse outono, parece que bem mais do que ano passado. A minha cachorra é boxer e é perseguida pelas moscas. O artigo é muito bom. Gostei mesmo.Estava procurando uma orientação.Tenho fé que vai dar certo.
A sua avaliação:
Norma Soeli Pereira da Silva
Eu costumo colocar vinagres pode usar esse produto para espantar moscas ? Mas anotei uma receita parece boa no decorrer dessa semana estarei fazendo uso obrigada.
1 de 3
Como espantar as moscas do cachorro