Cuidado dos olhos

Como limpar os olhos do cachorro?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 26 setembro 2022
Como limpar os olhos do cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os olhos são órgãos delicados e sensíveis dos cachorros e por isso é importante que saibamos cuidar muito bem deles. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como são os olhos dos cachorros, quais os principais sinais de infecção ocular, como pode ser a secreção ou vermelhidão, como examinar os olhos e como extrair um corpo estranho.

Como limpar os olhos do cachorro? É o que também vamos falar em detalhes para evitar problemas e manter uma higiene de rotina correta. Siga lendo e aprenda a cuidar dos olhos do seu cachorro!

Também lhe pode interessar: Como limpar os olhos do gato

Índice

  1. Como é o olho de um cachorro?
  2. Como limpar os olhos do cachorro?
  3. Sinais de infecção ocular em cães
  4. Como pingar gotas nos olhos do cachorro? E como passar pomada?
  5. Como tirar corpos estranhos dos olhos do cachorro

Como é o olho de um cachorro?

O globo ocular, envolto pela esclera, está inserido na cavidade orbitária e protegido pelas pálpebras e pelos cílios, responsáveis por evitar a entrada de corpos estranhos. A área transparente da frente é a córnea. No centro do olho, o orifício redondo se denomina pupila e está rodeada pela íris, membrana pigmentada que tem a capacidade de se contrair segundo a incidência de luz. A conjuntiva é a membrana que recobre a parte que vemos da esclera. Contém vasos sanguíneos e terminações nervosas, por isso pode inflamar e ficar vermelho, produzindo conjuntivite no cachorro. Ainda, apresenta uma terceira pálpebra no canto interno do olho, denominado membrana nictitante, que não pode ser vista. Além disso, cada olho possui duas glândulas lacrimais. As lágrimas evitam que a córnea seque e ajudam a combater infecções.

Os cachorros são míopes e somente podem distinguir algumas cores. Possuem um campo de visão amplo, seguem bem objetos em movimento e conseguem boa visão em profundidade e na ausência moderada de luz. Suas carências neste sentido são supridas com o ouvido e pelo olfato, assim é imprescindível saber como limpar os olhos de um cachorro ou como administrar fármacos caso apresentem alguma patologia.

Como limpar os olhos do cachorro?

Nesta sessão vamos aprender como limpar os olhos do cachorro. O primeiro que temos que considerar é a zona periocular. Se nosso cachorro tem pelos abundantes que crescem ao redor dos olhos devemos ou pentear os mesmos para que os olhos fiquem livres ou apará-los. Do contrário, é possível que o contato dos pelos com os olhos provoquem irritações.

O mal-estar também pode aparecer quando os cílios entram nos olhos. Alguns cachorros apresentam uma afecção congênita que consiste no crescimento de uma fileira extra de cílios na borda da pálpebra e que crescem até dentro dos mesmos, encostando no interior do olho e irritando-o a ponto de que pode chegar a produzir uma úlcera na córnea. A distiquíase, como é denominado este problema, deve ser tratada por um veterinário. É normal que nosso cachorro produza remelas e somente nos casos que veremos a seguir serão motivos de consulta.

Passo a passo de como limpar os olhos do cachorro:

  1. Desde o primeiro encontro com nosso cachorro filhote devemos acostumar que ele nos deixe manipulá-lo. Os olhos, por serem muito sensíveis, devem ser tocados sempre com tranquilidade e em momentos de calma. Podemos ir acostumando o cachorro passando nossa mão neles. Logicamente o cachorro irá fechar os mesmos. Com nossos dedos indicador e polegar tentaremos abrir um pouco, sempre com delicadeza, de forma que possamos observar o olho separado das pálpebras. Se nosso cachorro aceita este manuseio será mais simples que nos deixe aplicar medicações quando as necessite, como veremos a seguir.
  2. Se observamos que nosso cachorro tem remelas podemos limpá-las de dentro para fora do olho, realizando uma ou várias passadas sempre nesse sentido.
  3. Para a limpeza podemos utilizar uma gaze ou algodão embebidos em soro fisiológico. É possível adquirir este soro em formato de monodose, o que facilita usar e desprezar.
  4. É importante utilizar uma gaze ou algodão para cada olho para evitar carregar germes de um para outro.
  5. Se encontrarmos uma remela endurecida que seja difícil de limpar, podemos aquecer um pouco o soro ou umedecer bem o olho (inclusive limpando diretamente com o soro) para que se amoleça e, assim, possamos retirá-las após alguns segundos.
  6. Claro, qualquer alteração como as que veremos na sessão seguinte será motivo de consulta com o veterinário.
Como limpar os olhos do cachorro? - Como limpar os olhos do cachorro?

Sinais de infecção ocular em cães

Uma vez que sabemos como limpar os olhos do cachorro corretamente, podemos nos concentrar em observar alterações que vão indicar problemas oculares. Devemos prestar atenção se os olhos mantêm o mesmo tamanho, forma e cor e, muito importante, se existe algum tipo de secreção anormal e suas características. Também podemos observar se está presente a membrana nictitante, se tem alguma coloração na córnea, se o cachorro apresenta dor quando tocamos, etc. Da mesma forma que explicamos na primeira sessão, podemos abrir o olho afetado para procurar alguma lesão ou corpo estranho. Entre os sinais típicos de afecção ocular destacam-se os seguintes:

  • Lacrimejamento.
  • Piscadas frequentes.
  • Estrabismo.
  • Coceira (veremos que o cachorro esfrega os olhos com as patas ou tenta coçar contra objetos).
  • Dor.
  • Fotofobia (sensibilidade à luz).
  • Membrana nictitante visível.
  • Secreção.
  • Vermelhidão.
  • Coloração esbranquiçada ou opaca do olho.
  • Consistência macia ou dura do olho.
  • Pálpebras inflamadas.
  • Crostas.
  • Perda de pelos na zona periocular.
  • Olhos saltados ou fundos.

Como mencionamos, qualquer um desses sintomas requer assistência veterinária.

Como limpar os olhos do cachorro? - Sinais de infecção ocular em cães

Como pingar gotas nos olhos do cachorro? E como passar pomada?

Antes de aplicar gotas nos olhos de um cachorro, ou qualquer outra medicação, temos que nos assegurar que o olho está limpo. Já vimos como limpar os olhos do cachorro em sessões anteriores. Se precisamos administrar uma pomada nos olhos do cachorro, seguiremos esses passos:

  1. Devemos puxar suavemente a pálpebra inferior, desde a pele da bochecha, e depositar uma pequena quantidade de pomada no espaço criado entre a pálpebra e o olho.
  2. Depois fecharemos o olho, massageando suavemente para que a pomada se espalhe.
  3. Com uma gaze ou algodão molhado em soro fisiológico podemos limpar o excesso, caso exista.

Para administrar gotas nos olhos do cachorro, faremos o seguinte:

  1. As gotas podem ser colocadas diretamente sobre o globo ocular, por isso devemos manter as pálpebras abertas, separando-as com cuidado com nossos dedos indicador e polegar.
  2. Para estas aplicações a cabeça do cachorro deve estar inclinada para cima. Em cachorros muito agitados podem ser necessárias duas pessoas para assegurar que a medicação entre no olho.
  3. Estas aplicações podem necessitar ser repetidas várias vezes ao dia durante, no mínimo, uma semana. Como sempre, será nosso veterinário quem prescreverá o tratamento adequado, bem como sua dose.
Como limpar os olhos do cachorro? - Como pingar gotas nos olhos do cachorro? E como passar pomada?

Como tirar corpos estranhos dos olhos do cachorro

Nos olhos dos cachorros podem entrar corpos estranhos como sementes, partículas vegetais, espinhos ou lascas. Viajar de carro com a cabeça fora da janela ou passar em vegetações densas são fatores de risco.

Podemos suspeitar de corpos estranhos se nosso cachorro coça um ou os dois olhos com as patas ou contra objetos, e se aparece lacrimação, piscadas frequentes, secreção ou protusão da terceira pálpebra. Já vimos como limpar os olhos do nosso cachorro, de forma que durante este processo também podemos chegar a observar algum corpo estranho.

Se for o caso, manteremos as pálpebras abertas, como já explicamos, e aplicaremos soro diretamente ou embebendo algodão e pressionando o mesmo em cima do olho, sem toca-lo, para que caia o líquido. Em algumas ocasiões esta irrigação consegue eliminar o corpo estranho. Se não elimina, mas o vemos superficialmente, podemos tentar empurrar o corpo estranho até a borda do olho próxima do nariz com um cotonete. Se não conseguimos ou o corpo estranho está encravado no olho devemos procurar diretamente o veterinário.

Agora que você já sabe como limpar o olho do cachorro passo a passo, além de identificar possíveis complicações, recomendamos o vídeo a seguir em que falamos sobre a visão dos cães:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos do cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado dos olhos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como limpar os olhos do cachorro?