Outros problemas de saúde

Cachorro babando muito, o que pode ser?

 
Sandra Sotoca
Por Sandra Sotoca, Jornalista. Atualizado: 5 julho 2023
Cachorro babando muito, o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você vive com um cachorro em casa, provavelmente já notou que às vezes ele baba um pouco. Na verdade, um cachorro babando é um fenômeno normal, já que as glândulas salivares do animal estão em constante funcionamento para ajudá-lo enquanto se alimenta, contribuindo assim para o processo de digestão. No entanto, um cachorro salivando muito mais do que deveria, tornando-se algo constante, pode indicar algum problema que deve ser atendido por um veterinário.

Se você se pergunta por que seu cachorro está babando muito, neste artigo do PeritoAnimal explicamos se isso é normal e quais são as causas, para que assim você tenha todo o conhecimento necessário para entender o que está acontecendo com seu animal de estimação.

Também lhe pode interessar: Gato babando transparente, o que pode ser?

Índice

  1. Por que o cachorro baba?
  2. Cachorro babando muito devido a raça
  3. Cachorro babando muito por causa de ptialismo
  4. Cachorro babando muito por causa das emoções
  5. Cachorro babando muito devido a desconfortos na boca
  6. Cachorro babando muito por desidratação
  7. Cachorro babando muito por intoxicação
  8. Outras causas para um cachorro salivando muito
  9. Por que um cachorro com raiva fica babando?
  10. Cachorro salivando muito, o que fazer? - Diagnóstico
  11. O que fazer com um cachorro que está babando muito - Tratamento
Ver mais >>

Por que o cachorro baba?

A saliva nos cães faz parte do seu processo de digestão, ajudando-os a mover alimentos para o esôfago, e geralmente é um ato completamente natural. Além disso, a produção de saliva é uma forma de prevenir cáries caninas, pois contém agentes químicos antibacterianos que ajudam a manter os dentes saudáveis ​​e limpos.

É verdade que muitos tutores de cães e humanos não hesitam em beijar seus cães no rosto, independentemente de estarem babando ou não. No entanto, há momentos em que nos perguntamos se é normal que tenhamos um cachorro babando muito.

Por esse motivo, a seguir listamos algumas das causas pelas quais podemos estar diante de um cachorro que saliva muito e que começou a ficar babando muito de repente.

Cachorro babando muito devido a raça

Uma das causas pelas quais um cachorro baba muito pode ser a raça. Existem algumas raças de cachorros que babam constantemente devido às suas características físicas, como o dogue alemão, do buldogue francês, o são bernardo ou o basset hound. Isso se deve principalmente à forma dos lábios e da boca, pois esses cães possuem lábios caídos que cobrem os lábios inferiores e fazem com que o animal acumule um excesso de saliva sem nem mesmo perceber.

Cachorro babando muito por causa de ptialismo

Alguns estímulos externos também podem causar um excesso de salivação, conhecido como ptialismo ou hipersalivação. Isso ocorre quando as glândulas salivares do cachorro produzem mais saliva do que o animal pode engolir e o excesso de umidade na boca e nos lábios pode causar inflamação e irritação. O ptialismo pode ocorrer quando o cachorro cheira uma comida que gosta, já que a expectativa de comer pode fazer com que ele produza saliva.

Cachorro babando muito por causa das emoções

As emoções provocam nos cães estados de nervosismo ou mesmo medo. Quando falamos de estados de nervosismo, não nos referimos a estados negativos, mas a um momento em particular que pode entusiasmar o animal. Exemplos disso são a excitação sexual com uma fêmea ou um macho, ouvir a coleira para sair para passear ou ver alguém conhecido. Por outro lado, um clima muito quente ou um enjoo causado por uma viagem longa também pode estimulá-los. Neste caso, falamos de uma salivação excessiva em cães que é normal e momentânea, ao contrário da tratada no tópico anterior.

Talvez você também possa estar interessado neste outro artigo em que falamos sobre o que um cão sente quando os donos saem de casa.

Cachorro babando muito devido a desconfortos na boca

Quando a salivação persiste por muito tempo sem que o cão tenha recebido nenhum estímulo mencionado anteriormente, é necessário detectar o que está causando o problema de salivação, não apenas porque pode desidratar o animal, mas também porque geralmente é um sinal de que algo além não está funcionando corretamente no organismo do cachorro. Muitos tutores se perguntam se é normal ver o cachorro espumando ou o cachorro babando muito sem querer comer.

A primeira coisa que você deve fazer diante de um excesso de baba é avaliar cuidadosamente se há algo dentro da boca do seu cão que esteja causando o problema, como, por exemplo:

  • Problemas para engolir e comer: talvez seu cachorro tenha engolido algo que esteja incomodando-o no estômago ou esôfago, ou o objeto pode estar preso em seus dentes/gengivas;
  • Doenças dentárias: inflamações, infecções, dentes quebrados e outras doenças relacionadas à cavidade bucal podem fazer com que o cachorro babe mais do que o normal. Confira nosso artigo com dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro.
  • Presença de tumores: se você detectar qualquer inchaço anormal em alguma área da boca, consulte imediatamente seu médico veterinário.
  • Inflamações: a gengivite e a estomatite, que vêm acompanhadas de outros sintomas, podem causar excesso de salivação. Não deixe de conferir nosso artigo sobre gengivite em cachorros.

Em qualquer um desses casos, você deve dar atenção imediata ao seu cão (como tentar remover o objeto estranho de sua boca, desde que isso seja seguro), e depois levá-lo ao veterinário.

Cachorro babando muito por desidratação

Embora às vezes a saliva não seja um sinal alarmante, em outras ocasiões ela pode ser. Nesse caso, se perguntarmos "por que meu cachorro está babando muito?", a resposta pode ser desidratação. Em cachorros, essa desidratação vem acompanhada de falta de apetite, vômitos com ou sem diarreia, nariz seco, perda de elasticidade da pele, respiração ofegante e baixos níveis de energia, olhos fundos e secos e gengivas brancas ressecadas.

Para evitar a desidratação no cachorro, você deve controlar a quantidade de líquido que ele ingere ao longo do dia e sempre levar uma garrafa de água caso saia com ele. Além disso, a desidratação também pode ser resultado de um golpe de calor.

Cachorro babando muito por intoxicação

Outra razão pela qual os cachorros babam pode ser por uma intoxicação ou envenenamento. No caso de intoxicação, isso pode ocorrer porque o nosso cão comeu um alimento que pode provocar uma reação alérgica, desencadeando episódios de coceira, vômitos e tremores. No caso de envenenamento, os principais sintomas são:

  • Respiração ofegante;
  • Arritmia cardíaca;
  • Rigidez nos membros;
  • Desorientação;
  • Dilatação das pupilas e das narinas.

Isso pode ocorrer não apenas por ingestão de veneno, mas também com outras substâncias, como produtos de limpeza, por exemplo. De qualquer maneira, se o cachorro começar a babar muito de repente, essa situação pode ser fatal, portanto, leve-o urgentemente ao veterinário para poderem ajudá-lo.

Outras causas para um cachorro salivando muito

Após termos visto as principais causas que explicam um cachorro babando muito, a seguir listamos outras causas de salivação excessiva em cães:

  • Náuseas: seja por alguma doença ou indigestão;
  • Doenças neurológicas: pode impedir que o animal realize normalmente o processo de engolir a saliva;
  • Picadas: de algum inseto, sapo ou réptil;
  • Contato com urtigas: pode ocorrer que nosso amigo peludo toque ou morda sem querer uma urtiga e, para aliviar a coceira que sente na boca, comece a salivar e morder sem controle tudo o que está ao seu redor;
  • Tranquilizantes: se o seu cão está usando medicamentos tranquilizantes, pode ser que estejam fazendo um efeito excessivo e seus músculos estejam relaxando mais do que o normal.

Por que um cachorro com raiva fica babando?

Se o que causa da salivação excessiva do cachorro não se deve a nenhum problema em sua cavidade bucal, é chegada a hora de explorar outras possíveis causas. Uma delas é a raiva - nela, a salivação excessiva vem acompanhada de espuma na boca e um comportamento violento anormal. Nesse caso, o peludo precisa de atenção médica imediata, então você deve levá-lo ao veterinário.

A raiva é uma doença viral mortal transmitida através da saliva de um animal infectado para outros animais, até mesmo para humanos. A salivação em cães com raiva é devido à excitação e agressividade, além de convulsões e incapacidade de mastigar.

Cachorro salivando muito, o que fazer? - Diagnóstico

Quando se trata de um dos problemas já mencionados, a primeira coisa que devemos fazer e, sempre que houver dúvidas, é levar nosso amigo peludo ao veterinário. Esse profissional será responsável por realizar uma série de testes para descobrir a verdadeira causa para um cachorro espumando ou babando em exagero, como:

  • Um exame físico completo;
  • Se houver algum caroço na boca, lábios ou gengivas, será necessária uma biópsia;
  • Exame da cavidade bucal e dos dentes;
  • Exames de sangue para descartar anemia e infecções. Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre anemia em cães;
  • Em caso de suspeita de problemas metabólicos, será necessário um exame de urina e um perfil químico;
  • Exames para verificar o estado do fígado.

O veterinário determinará o melhor tratamento conforme os sintomas do cachorro.

O que fazer com um cachorro que está babando muito - Tratamento

É claro que o tipo de tratamento a ser adotado em um cachorro que baba muito dependerá totalmente da causa que tenha produzido a salivação excessiva no cachorro. Portanto, precisamos considerar as seguintes possibilidades:

  • Se for uma doença dentária: pode ser necessária a remoção do agente invasor ou a prescrição de anti-inflamatórios e antibióticos em caso de infecções. É provável que o veterinário recomende uma rotina de higiene bucal para o seu cão. Aqui você pode conferir alguns anti-inflamatórios naturais para cães;
  • Se for um tumor: somente a biópsia poderá determinar o estágio em que ele se encontra, e assim, analisar as possibilidades para encontrar o tratamento adequado;
  • Se for um objeto estranho no trato digestivo: será necessário realizar uma endoscopia e, após realizá-la, o veterinário determinará a melhor forma de remover o objeto.

Estes são alguns dos tratamentos que podem ser usados. Lembre-se sempre de dar ao seu amigo peludo a atenção médica que ele precisa. Não espere a situação piorar para levá-lo ao seu veterinário de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro babando muito, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro babando muito, o que pode ser?