Partilhar
Partilhar em:

Como saber se um gato está desidratado

Como saber se um gato está desidratado

Ver fichas de  Gatos

A desidratação deve-se a um desequilíbrio de água e eletrólitos no corpo do gato e isso pode provocar complicações graves e inclusivamente a morte caso não se trate. Quando o nível de líquido está abaixo do normal, o gato começa a desidratar.

Existem alguns sinais que podem ajudar a saber se o seu gato tem falta de líquidos e que podem poupar muitos desgostos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como saber se um gato está desidratado. Diante de qualquer sintoma de desidratação deverá proporcionar ao seu pet água fresca e levá-lo ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Soro caseiro para cachorros desidratados

O que pode causar a desidratação?

Às vezes é difícil aperceber-se da desidratação em um gato, uma vez que os sintomas podem ser sutis e talvez passem despercebidos. Assim sendo, é importante saber o que pode fazer caso o seu gato sofra desidratação, para estar mais atento e tomar medidas a tempo.

Existem algumas doenças que provocam esta condição, como por exemplo a diarreia, os vômitos, a febre, o sangramento interno, os problemas de urina, as queimaduras ou uma insolação, entre outras.

Se o nosso gato sofre algum destes problemas devemos vigiar de perto os sintomas de desidratação e chamar o veterinário se assim for necessário, além de nos certificarmos que lhe proporcionamos água para beber.

Verifique as suas gengivas

A umidade e o teste de re-enchimento capilar são os dois métodos para saber se um gato está desidratado. Para comprovar a umidade da gengiva deverá tocar nela com o dedo e de forma suave. Levante o lábio superior e faça-o rapidamente, uma vez que se demorar muito podem simplesmente secar devido ao ar.

Se as gengivas estão viscosas pode ser que o seu gato esteja na primeira etapa de desidratação. Se estão totalmente secas pode significar que o seu gatinho tem um desidratação severa.

O teste do re-enchimento capilar consiste em medir quanto tempo os capilares da gengivas demoram a encher-se de sangue novamente. Para isso, pressione a gengiva para que fique branca e observe quanto tempo demora a recuperar a cor normal. Em um gato hidratado isto irá demorar dois segundos. Quanto mais tempo as gengivas demorem a ficar rosadas, mais desidratado estará o seu gato. Isto acontece porque a desidratação reduz o volume de sangue, por isso o corpo tem mais dificuldade para encher os capilares.

Verifique a elasticidade da sua pele

A pele do gato perderá elasticidade e estará mais seca se este não estiver bem hidratado, por isso se quer saber se o seu gato está desidratado, pode verificar quanto tempo a pele demora a voltar ao lugar depois de a esticar.

Para isso, puxe suavemente a pele do lombo do seu gato e estique-a um pouco para cima, como se a separasse do corpo. Em um gato bem hidratado a pele voltará ao seu estado normal logo em seguida, enquanto que se o gato estiver desidratado demorará um pouco mais.

Este teste só é válido em gatos com um peso normal, sem problemas dermatológicos e que não sejam muito velhos, porque com a idade a pele perde elasticidade.

Verifique os olhos

Os olhos podem dar muita informação sobre se um gato está desidratado ou não. A falta de líquido faz com que os olhos fiquem mais afundados que o normal, além disso, estarão muito secos e, em casos de desidratação grave, a terceira pálpebra pode estar visível.

Verifique a sua temperatura corporal e a sua frequência cardíaca

Quando um gato está desidratado o seu coração funciona mais rapidamente, por isso a frequência cardíaca será mais elevada. Além disso, isto afeta a sua temperatura corporal, que pode estar mais baixa que o normal.

Pode pegar a pata do seu gato e sentir a sua temperatura. Se tem a mesma temperatura de sempre, não tem que se preocupar, mas se notar que estão mais frias que o normal talvez esteja desidratado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se um gato está desidratado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se um gato está desidratado

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se um gato está desidratado
1 de 6
Como saber se um gato está desidratado