Medicamentos

Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 12 novembro 2024
Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Em várias situações em nossas vidas precisamos usar antibióticos, tanto para tratamento de doenças quanto para a prevenção delas. Com os animais, isso também acontece. Alguns períodos das nossas vidas podem nos deixar suscetíveis a infecções virais, fúngicas, bacterianas e parasitárias, sendo necessário o uso desses antimicrobianos.

Antibióticos são classificados de acordo com seu mecanismo de ação e utilizados conforme testes de sensibilidade, onde é pesquisado seu efeito sobre diversos microrganismos. Dentro desse mundo chamado de “antibioticoterapia” temos a doxiciclina, tendo como um de seus nomes comerciais o Doxitec, de uso veterinário. O medicamento pode ser adquirido em lojas de produtos para pet e necessita ser prescrito pelo médico veterinário.

Mas você sabe para que serve o Doxitec? E como usá-lo? Pode ser usado em cães e gatos? Se ficou com essas e outras dúvidas, este artigo é para você! O PeritoAnimal vai te explicar tudo sobre o Doxitec! Não perca essa oportunidade de ficar atualizado sobre o assunto e boa leitura!

Índice
  1. Para que serve o Doxitec?
  2. Doxitec serve para cães e gatos?
  3. Como dar Doxitec para meu cachorro?
  4. Doxitec serve para doença do carrapato?
  5. Efeitos colaterais do Doxitec para cachorro

Para que serve o Doxitec?

O Doxitec é um antibiótico palatável oral, de amplo espectro de ação (age contra vários tipos de microrganismos), pertencente ao grupo das tetraciclinas, agindo sobre bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e organismos intracelulares. À base de hiclato de doxiciclina, é indicado para o tratamento das infecções dos tratos respiratório, gastrintestinal, geniturinário, pele e anexos. Combate também a erlichiose canina, entre outras enfermidades.

Seu uso se popularizou devido à utilização no tratamento da doença do carrapato ou erlichiose canina, mas pode ser utilizado para vários outras doenças. Como a doxiciclina possui um sabor não muito agradável para os pets, pois é um tanto amarga, o Doxitec foi formulado de forma palatável, ou seja, possui um sabor parecido com os biscoitos caninos, fazendo com que alguns pets aceitem a medicação sem muitos esforços.

Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais - Para que serve o Doxitec?

Doxitec serve para cães e gatos?

Sim. O Doxitec, cujo princípio ativo é a doxiciclina, pode ser utilizado tanto em cães como em gatos. O medicamento apresenta-se nas concentrações de 50mg, 100mg e 200mg, em forma de comprimidos palatáveis, ou seja, com um sabor atraente para os peludos e bigodudos.

Gatos e cães de pequeno porte geralmente utilizam o Doxitec de 50mg, que pode ser partido ao meio ou até em pedaços menores, caso seja necessário. As apresentações de 100mg e 200mg são mais apropriadas para animais maiores, com 20kg ou mais.

Os gatos são animais um pouco mais complicados para se administrar comprimidos. Certos animais não ingerem nem mesmo os comprimidos palatáveis, sendo necessário o uso de algum petisco para fazê-los engolir a medicação.

Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais - Doxitec serve para cães e gatos?

Como dar Doxitec para meu cachorro?

O Doxitec possui apresentação em forma de comprimidos palatáveis, que podem ser mastigados e possuem um sabor agradável para os pets. No entanto, alguns animais o rejeitam, principalmente aqueles mais enfermos e sem apetite.

Para esses casos, os comprimidos podem ser escondidos em algum alimento muito atrativo para o animal (patês, frutas, sachês ou pedaços de frango ou carne) ou mesmo colocados diretamente na boca, na base da língua, garantindo sua ingestão. Neste artigo do PeritoAnimal damos algumas dicas sobre Como dar um comprimido a um gato.

A dose indicada, tanto para cães quanto para gatos, é de 5mg por quilo, a cada 12 horas. No entanto, outras dosagens e duração do tratamento podem ser utilizadas, a critério do médico veterinário. Este medicamento necessita de receita para ser adquirido e somente o profissional poderá prescrevê-lo.

Não medique seu amigo peludo sem antes consultar o médico veterinário, pois isso pode ser perigoso para a saúde dele. O uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência bacteriana, tornando os tratamentos cada vez mais difíceis e complicados.

Doxitec serve para doença do carrapato?

Sim, a doxiciclina é a primeira opção para o tratamento da doença do carrapato. Essa doença infecciosa é causada pela Ehrlichia canis e acomete cães de todas as idades. Sua transmissão acontece pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus (carrapato marrom), caso esteja com sangue infectado.

No momento da picada, o agente será inoculado, infectando o sangue do hospedeiro e causando a doença. Os sintomas podem ser graves, necessitando de tratamento de suporte e o uso de antibiótico. Alguns animais ficam tão anêmicos que podem falecer em pouco tempo. O tratamento padrão com doxiciclina deverá ser realizado por 7 a 21 dias e só poderá ser interrompido com a autorização do médico veterinário, após comprovação da cura total.

Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais - Doxitec serve para doença do carrapato?

Efeitos colaterais do Doxitec para cachorro

O Doxitec pode causar alguns efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diminuição do apetite, anorexia e diarreia. O medicamento deverá ser administrado após o cachorro ter se alimentado, para que não cause náuseas ou gastrite. Caso esses efeitos adversos apareçam, comunique ao médico veterinário responsável, para que ele suspenda o uso ou ajuste a dose.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.

Bibliografia
  • Marques, D., Gomes, D.E. Erliquiose canina. Revista Científica Unilago, 2022. Disponível em https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/333. Acesso em 22/10/2024.
  • Bula do Doxitec. Disponível em https://syntec.com.br/produtos/doxitec-doxiciclina-syntec. Acesso em 22/10/2024.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Doxitec - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais