menu
Partilhar

Panacur para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 26 janeiro 2022
Panacur para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais

Ver fichas de  Gatos

Os pequenos felinos enfrentam, diariamente, ameaças parasitárias externas e internas. Ainda que vivam dentro de casa, podem sofrer infestações de parasitas internos como tênias ou vermes redondos, já que nossas roupas e sapatos podem carregar seus ovos. Panacur é o nome de um medicamento com princípio ativo antiparasitário útil para parasitas gastrointestinais em vários animais, incluindo gatos, e pode ser usado para tratar tanto os filhotes quanto os adultos. Pode ser encontrado na forma de pasta oral ou comprimidos.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para obter mais informações sobre o panacur para gatos, sua dosagem, para que serve e os efeitos colaterais.

O que é o panacur

Panacur é o nome de um medicamento antiparasitário para várias espécies domésticas, incluindo os gatos, que é comercializado em dois formatos para a espécie felina: pasta para ingestão oral e comprimidos orais.

O princípio ativo do panacur é o fenbendazol, um antiparasitário que pertence ao grupo dos benzimidazois, considerado um anti-helmíntico de espectro amplo. A ação do fenbendazol consiste em alterar a atividade da enzima fumarato redutase, que intervém no metabolismo do glicogênio do parasita, um nutriente essencial para a sua sobrevivência. O fenbendazol produz, portanto, uma redução do glicogênio disponível para o parasita, ocasionando a sua morte. Além disso, tem ação contra os parasitas adultas, larvas e ovos, sendo um desparasitante muito completo.

Onde comprar panacur?

É possível comprar panacur para gatos e outros animais em farmácias e clínicas veterinárias.

Para que serve o panacur em gatos?

O panacur em gatos, portanto, serve como anti-helmíntico para a desparasitação interna dos gatos. O panacur é útil para tratar as infestações por nematoides gastrointestinais tanto em filhotes como em gatos adultos. Os parasitas internos que podem ser eliminados pelo uso de fenbendazol em gatos são:

  • Toxocara cati
  • Toxascaris leonina
  • Ancylostoma tubaeforme
  • Aelurostrongylus abstrusus
  • Taenia spp.

Conheça todos os parasitas intestinais que afetam a estes animais e os sintomas causados por sua infestação nesse outro artigo: parasitas em gatos - tipos, sintomas e tratamento.

Dosagem do panacur para gatos

Há duas formulações de panacur para gatos: em formato de pasta e em comprimidos. A seguir, detalharemos a dosagem de cada medicamento que é indicada para estes animais.

Dosagem de panacur em pasta oral 187,5 mg/g

Cada seringa pode conter até 4,8 g de pasta, o que equivale a 900 mg de fenbendazol, com 18 aplicações, contendo cada uma 50 mg de fenbendazol. O uso da pasta oral de panacur é adequado para gatos que pesem até 6 kg. Caso o animal pese mais que isto, não basta utilizar apenas uma seringa, ja que a dosagem dessa pasta oral para gatos adultos é de 75 mg/kg/24h de fenbendazol durante dois dias seguidos. Levando em conta os mg de fenbendazol por aplicação de acordo com o peso do gato, a dosagem diária em gatos adultos será a seguinte:

  • Dosagem diária para gatos de 2 kg: 3 aplicações durante 2 dias.
  • Dosagem diária para gatos de 2,1 a 4 kg: 6 aplicações durante 2 dias.
  • Dosagem diária para gatos de 4,1 a 6 kg: 9 aplicações durante 2 dias.

Em filhotes, a dosagem de fenbendazol é de 50 mg/kg/24h de fenbendazol durante três dias seguidos. Levando em conta o uso do medicament por peso, a dose diária de panacur em filhotes seria:

  • Dosagem diária para filhotes de 1 a 2 kg: 2 aplicações durante 3 dias.
  • Dosagem diária para filhotes de 2,1 a 3 kg: 3 aplicações durante 3 dias.
  • Dosagem diária para filhotes de 3,1 a 4 kg: 4 aplicações durante 3 dias.
  • Dosagem diária para filhotes de 4,1 a 5 kg: 5 aplicações durante 3 dias.
  • Dosagem diária para filhotes de 5,1 a 6 kg: 6 aplicações durante 3 dias.

Dosagem de panacur comprimidos 250

O panacur em comprimidos pode ser administrado com uma pequena quantidade de sua ração habitual, especialmente se for úmida, ou maçerado em uma seringa com um pouco de água. A dosagem de panacur em comprimidos dependerá da frequência de administração (dose única, três ou cinco dias), seguindo a indicação a seguir:

  • Dose única: 1 comprimido por cada 2,5 kg de peso del gato.
  • Dose durante três dias consecutivos: 1 comprimido para cada 5 kg.
  • Dose durante cinco dias consecutivos: 1 comprimido para cada 12,5 kg.

Não perca esse outro artigo para saber como dar comprimido a um gato.

Contraindicações e efeitos colaterais do panacur em gatos

O Panacur é um medicamento seguro e sem contraindicações em gatos, em gatas gestantes ou lactantes e em gatos muito novos, podendo ser utilizado de forma eficaz e segura em qualquer momento da vida do animal.

Em contrapartida, determinados efeitos colaterais podem acontecer. Tanto o panacur em pasta oral quanto o panacur em comprimidos podem produzir alterações digestivas como desconforto abdominal, vômitos e diarreia leve, sendo este último sintoma mais moderado no caso da administração da pasta oral do que em comprimidos. Apesar de já ter sido vista reação alérfica relacionada ao panacur em comprimidos em alguns cães, o mesmo não aconteceu com a espécie felina.

Agora que você já conhece a ação desse antiparasitário e quais parasitas ele combate, siga aprendendo e descubra como vermifugar um gato também de forma externa.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Panacur para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica de PANACUR PASTA ORAL 187,5 mg/g PARA PERROS Y GATOS. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/1624+ESP/FT_1624+ESP.pdf>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica de Panacur comprimidos 250. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/p/1085+ESP/P_1085+ESP.pdf>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Panacur para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais
Panacur para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página