Simparic para gatos: para que serve, dose, como usar e efeitos colaterais
Ver fichas de Gatos
Pulgas são ectoparasitas comuns em cães e gatos. O controle desses parasitas nunca foi muito fácil, sendo necessário o tratamento do animal e do ambiente. Quem tem um amigo peludo em casa que já passou por uma infestação de pulgas, ou mesmo deixou o bichano andar pela rua e percebeu que ele voltou com esses bichinhos indesejáveis, sabe o trabalho que dá para se livrar deles.
Manter o gato longe desses parasitas fica complicado quando o amigo bigodudo tem acesso à rua e contato com outros animais e com lugares infestados, como as gramas. Mas para auxiliar no combate a esses insetos, temos vários produtos disponíveis no mercado. E justamente devido a essa grande variedade, é comum que o tutor tenha dúvidas na hora de comprar o produto.
Para auxiliar o tutor nessa tarefa, o PeritoAnimal elaborou este artigo que fala sobre o Simparic para gatos, um medicamento indicado para o tratamento, controle e prevenção de infestações de pulgas e carrapatos. Dessa forma, explicaremos para que serve o produto, qual a dose para os gatos, como administrar e possíveis efeitos colaterais. Fique informado sobre o assunto e não deixe o seu bichano ficar se coçando por aí por causa de pulgas! Boa leitura!
Para que serve o Simparic?
O medicamento Simparic é utilizado para prevenir e tratar infestações por pulgas (Ctenocephalides feliz e Ctenocephalides canis) e tratamento e controle de infestações por carrapatos (Rhipicephalus sanguineus, Amblyomma americanum, Amblyomma maculatum, Dermacentor variabilis, Dermacentor reticulatus, Ixodes scapularis, Ixodes ricinus, Ixodes holocyclus, Ixodes hexagonus, Haemaphysalis longicornis, Haemaphysalis elliptica).
O produto também é efetivo para o tratamento e prevenção da sarna sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, e demodécica, causada pelo Demodex canis, além de combater o ácaro de orelha (Otodectes cynotis).
O Simparic é um potente inibidor do receptor do neurotransmissor ácido gama aminobutírico (GABA) e do receptor de glutamato e age na junção neuromuscular dos insetos. Isso resulta em atividade neuromuscular descontrolada, levando à morte rápida de insetos ou ácaros.
Este medicamento tem grande afinidade por receptores GABA de insetos e isso aumenta a segurança em mamíferos como os cães e gatos. Ao combater e prevenir infestações de pulgas, o medicamento também evita que o gato contraia doenças como verminoses e anemia infecciosa felina. Vamos falar um pouco sobre essas doenças para que o leitor fique por dentro do assunto:
- Verminose por Dipylidium spp.: As pulgas são ectoparasitas comuns em cães e gatos e também funcionam como hospedeiro intermediário para transmissão de parasitas intestinais como o Dipylidium spp. Esse parasita é frequente no trato digestivo de animais domésticos, podendo causar doenças intestinais, além de ser uma importante zoonose. A prevenção da ocorrência desse verme requer um controle rigoroso das pulgas no animal e no ambiente, mas essa não deve ser a única forma de controle do parasito. Cães e gatos saudáveis e que não apresentam infestação por ectoparasitas também devem fazer controle de vermes intestinais, principalmente os animais que frequentam lugares públicos ou que vivem em ambientes abertos.
- Anemia infecciosa felina ou micoplasmose felina: a anemia infecciosa felina é causada pela bactéria Mycoplasma haemofelis. A principal forma de transmissão ocorre por meio de artrópodes, como pulgas (Ctenocephalides felis) e carrapatos (Rhipicephalus sanguineus), ou pela forma iatrogênica, por exemplo, pela transfusão de sangue. Para o tratamento, utilizam-se antibióticos, corticoides e fluidoterapia. A transfusão de sangue é realizada quando necessária. Animais tratados e recuperados da infecção podem virar portadores assintomáticos por tempo indeterminando, provavelmente pela vida toda.
Qual a dose recomendada de Simparic para gatos?
Segundo a bula do medicamento e alguns estudos, Simparic não pode ser usado em gato, sendo indicado apenas para cachorros. Para os bichanos, teremos outras opções seguras:
- Fipronil (Front Line, Effipro, Fiproban, Fiprolex Drop Spot, Effipro Spray e Neopet): vendido na forma de pipetas para aplicação no dorso do animal. Como os gatos costumam se lamber, a aplicação deverá ser realizada na região da nuca, dificultando a ingestão do produto. O produto é eficaz contra pulgas em cães e gatos, além de ser utilizado para o tratamento de sarna sarcóptica e otodécica.
- Imidacloprida (Advantage, Advocate5, Seresto): o produto atua seletivamente no receptor nicotínico da acetilcolina do inseto, levando à hiperexcitabilidade e morte de pulgas adultas por até 4 semanas. Já que os receptores dos vertebrados e insetos são estruturalmente diferentes, é considerada uma molécula segura para uso em cães e gatos.
- Nitempiram (Capstar): em estudo com cães e gatos experimentalmente infestados com pulgas, foi demonstrado que dentro de 30 minutos após a ingestão, as pulgas adultas se desalojam, e 6 e 8 horas após a ingestão, 95% e 100% das pulgas morrem, respectivamente. Seu efeito residual permanece por até 48 horas após a administração.
- Selamectina (Revolution): Comercializado na forma de pipetas de uso tópico, com formulações para cães e gatos, atua no controle de carrapatos (Rhipicephalus sanguineus e Dermacentor variabilis), e possui ação ovicida, larvicida e adulticida de pulgas (C. felis e C. canis), contribuindo para o controle ambiental. É ideal no controle da dermatite associada à picada de ectoparasitas. Pode também ser utilizado no tratamento contra piolhos e ácaros.
No vídeo abaixo você também encontra alternativas naturais para acabar com as pulgas em gatos:
Como usar o Simparic em gatos?
Como alertamos acima, não se deve usar Simparic em gatos, apenas em cães. No entanto, alguns estudos relatam que a dose de 10mg de saronaler por gato, em dose única, apresenta-se segura e eficaz para uso em gatos domésticos. Sempre consulte o seu veterinário de confiança antes de utilizar qualquer medicamento no seu pet.
Efeitos colaterais do Simparic para gatos
O uso de Simparic em gatos pode ocasionar intoxicação, com sintomas como náusea, vômito, diarreia, desorientação, apatia e falta de apetite.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Simparic para gatos: para que serve, dose, como usar e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Schneider, P. Infecção parasitária por Dipylidium spp. em cães que fazem uso mensal de antipulgas tópicos no município de Santa Cruz do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2011. Disponível em https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2013/05/patricia_schneider.pdf. Acesso em 19/07/2024.
- Coelho, P.C.M.S, Angrimani, D.S.R, Marques, E.S. Micoplasmose em felinos domésticos: revisão de literatura. Revista Científica de Medicina Veterinária, 2011. Disponível em https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/xVSGYVN1yT1a0Ll_2013-6-26-11-2-7.pdf. Acesso em 19/07/2024.
- Bula do Simparic. Disponível em https://consultaremedios.com.br/simparic-zoetis/bula. Acesso em 19/07/2024.
- Zardo, I.L., Pereira, M.L. Segurança, eficácia e praticidade dos ectoparasiticidas para pulgas e carrapatos de cães e gatos. Investigação, 2019. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/3342-Texto%20do%20artigo-12061-1-10-20190926.pdf. Acesso em 19/07/2024.
- Oliveira, P.C. Contribuições clínicas sobre o uso de sarolaner no tratamento das principais ectoparasitoses de cães e gatos. UFRRJ, Instituto de Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2019. Disponível em https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5829/2/2019%20-%20Priscila%20Cardim%20de%20Oliveira.pdf. Acesso em 19/07/2024.