Cerenia para cães - Para que serve, efeitos colaterais e dosagem
Ver fichas de Cachorros
Diante de um episódio de vômito, é comum que os cuidadores se perguntem o que podem dar a um cachorro para parar de vomitar. Bem, um dos medicamentos antieméticos mais frequentemente utilizados em cães e gatos é o Cerenia. Este é um medicamento veterinário cujo princípio ativo é o maropitant, que é utilizado para prevenir e tratar o vômito induzido por várias causas.
Se você deseja saber mais sobre o que é o Cerenia para cães, para que serve, efeitos colaterais e dosagem, não hesite em nos acompanhar nesse presente artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos tudo o que você precisa saber sobre este medicamento antiemético.
O que é Cerenia?
Cerenia é um medicamento veterinário cujo princípio ativo é o maropitant. É um antiemético, ou seja, um medicamento destinado a tratar o vômito. Seu efeito antiemético ocorre ao antagonizar os receptores de neurocinina (NK-1) presentes no centro do vômito, localizado no Sistema Nervoso Central. Ao antagonizar esses receptores, ele inibe a ligação da substância P, que é considerada o neurotransmissor chave envolvido nos vômitos.
Como o Cerenia pode ser administrado aos cães? Atualmente, o Cerenia está disponível para cães e gatos na forma de comprimidos e solução injetável.
Para que serve Cerenia nos cahorros?
Como já mencionamos, o Cerenia é um medicamento antiemético usado para tratar o vômito. Especificamente, é utilizado para prevenir ou tratar o vômito nas seguintes situações:
- Náuseas induzidas por quimioterapia.
- Vômitos induzidos por tontura nas viagens: conhecido como cinetose.
- Vômitos induzidos por outras causas.
Dosagem de Cerenia para cachorros
A dosagem de Cerenia em cães depende de dois fatores, por um lado, da via de administração e, por outro lado, do efeito desejado.
- A via de administração: pode ser administrado por via oral (em comprimidos) ou via parenteral (em solução injetável).
- O efeito desejado.
Dosagem de Cerenia por via oral (comprimidos)
A dosagem de Cerenia por via oral, ou seja, comprimidos, é a seguinte:
- Para a prevenção de náuseas induzidas por quimioterapia: a dosagem é de 2 mg por kg de peso. Para prevenir os vômitos, deve ser administrado com mais de uma hora antes, embora, como a duração do efeito seja de aproximadamente 24 horas, possa ser administrado na noite anterior ao tratamento quimioterápico
- Para a prevenção de vômitos induzidos por tontura em viagem: a dosagem é de 8 mg por kg de peso. O comprimido deve ser administrado ao menos uma hora antes de iniciar a viagem, embora, como o efeito persiste por pelo menos 12 horas, possa ser conveniente administrá-lo na noite anterior à viagem. O tratamento pode ser repetido durante, no máximo, 2 dias consecutivos.
- Para a prevenção ou o tratamento do vômito por outras causas: a dosagem é de 2 mg por kg de peso, uma vez ao dia. O tratamento com comprimidos não deve se prolongar mais de 14 dias.
Dosagem de Cerenia por via parenteral (solução injetável)
Cerenia solução injetável deve ser administrado por via subcutânea ou intravenosa, na dose de 1 mg por kg de peso, uma vez ao dia. A duração do tratamento por via parenteral não deve exceder 5 dias.
Para prevenir os vômitos, a solução injetável de Cerenia deve ser administrada mais de uma hora antes, embora, como a duração do efeito é de aproximadamente 24 horas, possa ser administrada na noite anterior ao tratamento quimioterápico. Vale ressaltar que a forma injetável não é recomendada para prevenir vômitos induzidos por tontura em viagens.
Uma vez detalhada a dosagem e a duração do efeito do Cerenia, é importante destacar que o maropitant pode se acumular no organismo após a administração diária, portanto, doses inferiores às recomendadas podem ser eficazes para prevenir ou tratar os vômitos.
Efeitos colaterais e contraindicações de Cerenia para cachorros
As reações adversas, ou seja, os efeitos colaterais que podem ocorrer associados à administração de Cerenia em cães, incluem:
- Letargia.
- Vômitos: nas duas horas após a administração da dose de 8 mg/kg.
- Dor no local da injeção: quando se injeta subcutaneamente.
- Reações anafiláticas: edema, urticária, eritema, dispneia, mucosas pálidas, colapso, etc.
As contraindicações do uso de Cerenia em cachorros são as seguintes:
- Vômitos por gastroenterites infecciosas ou por intoxicação: uma vez que, nesses casos, o vômito é um mecanismo de defesa utilizado pelo organismo para eliminar o agente patogênico ou a substância tóxica.
- Alergia ou hipersensibilidade ao maropitant ou a qualquer excipiente que inclua o fármaco
- Cachorro em tratamento com fármacos antagonistas dos canais de cálcio: como amlodipina ou diltiazem, pois o maropitant tem afinidade por esses canais.
Além disso, Cerenia deve ser administrado com precaução nos seguintes casos:
- Transtornos hepáticos: em cães com hepatopatias, o uso de Cerenia deve ser cuidadoso, pois o medicamento é metabolizado no fígado.
- Enfermidades cardíacas: em cães que sofrem de cardiopatias ou têm predisposição para desenvolvê-las, a administração deve ser feita com cautela, pois o medicamento pode afetar a função dos canais de cálcio e potássio.
- Filhotes com menos de 16 semanas (a dose de 8 mg/kg) ou com menos de 8 semanas (a dose de 2 mg/kg): a segurança do medicamento não foi estudada em filhotes dessa faixa etária nas doses mencionadas.
- Gestação e lactação: não foram realizados estudos de toxicidade em cadelas gestantes nem lactantes; portanto, nesses casos, recomenda-se utilizar unicamente após uma correta avaliação de riscos/benefícios.
Superdosagem de cerenia em cachorros
Os casos de superdosagem por Cerenia em cachorros podem ocorrer por dois motivos:
- Dosagem inadequada.
- Ingestão acidental: é a causa mais frequente de superdosagem.
Nos estudos realizados, após a administração oral de Cerenia em doses superiores a 20 mg/kg, foram observados sinais clínicos como:
- Vômitos.
- Excesso de salivação.
- Fezes aquosas.
Para evitar intoxicações por este, ou qualquer outro medicamento, lembre-se da importância de cumprir a dosagem prescrita pelo veterinário e manter qualquer medicamento, ou produto médico, fora do alcance de seus animais de estimação.
Em caso de superdosagem, ou suspeita da mesma, não hesite em dirigir-se com urgência a uma clínica veterinária, independentemente do aparecimento ou não de sinais clínicos associados.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Cerenia para cães - Para que serve, efeitos colaterais e dosagem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.
- Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (AEMPS). Ficha técnica o resumen de las características del producto: Cerenia solución inyectable. Disponible en: https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/EU%402%4006%40062%40005/FT_EU-2-06-062-005.pdf
- Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (AEMPS). Ficha técnica o resumen de las características del producto: Cerenia comprimidos. Disponible en: https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/EU%402%4006%40062%40001/FT_EU-2-06-062-001.pdf